O USO DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Claudia Aranha Carvalho
Vanessa Galvani da Silva
Juciele de Araujo Ferreira
RESUMO
Este estudo teve por objetivo averiguar quais as dificuldades encontradas para trabalhar com a música em sala de aula e mostrar como ela pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico da criança, bem como o aprimoramento psicomotor e sócio afetivo da criança. O uso da música na sala de aula é um assunto de extrema importância, pois estudos mostram que, quando o educador se propõe a trabalhar utilizando a música como um instrumento incentivador no processo ensino e aprendizagem, é possível perceber que o desenvolvimento vai muito além do esperado, favorecendo o desenvolvimento criativo da criança, bem como o estímulo à sua concentração. Essa pesquisa foi realizada na Escola de Educação Infantil Maria Domingas Mazzarello, onde foram distribuídos questionários, contendo 18 perguntas cada um, os mesmos foram entregues para 11 professores, contudo, só foram recolhidos 10; objetivou-se saber qual a opinião dos professores sobre a música como instrumento incentivador no processo de ensino e aprendizagem. Os dados foram analisados através de gráficos e, posteriormente, interpretados e discutidos.
Palavras-chave: Música. Ensino. Aprendizagem
1 Introdução
Como a música pode ajudar no processo de desenvolvimento cognitivo/linguístico, bem como o desenvolvimento psicomotor e sócio-afetivo da criança? A música é algo que sempre está associada aos costumes e as tradições de um povo, ela é a extensão da emoção, do prazer e do bem-estar. Sua presença na vida das crianças contribui com a aprendizagem, e beneficia o desenvolvimento cognitivo/linguístico, a atenção, o raciocínio, o desenvolvimento psicomotor e sócio afetivo da criança. Verificou-se ainda que o trabalho com a música ajuda na melhoria da sensibilidade, na concentração e na memória, além de contribuir no processo de aprendizagem, também auxilia no raciocínio matemático, além de ajudar na estimulação de áreas do cérebro com possíveis deficiências.
A música apresenta há vários séculos, uma forma de diálogo entre as pessoas, por ela estar presente em todas as manifestações sociais e individuais do ser humano desde os tempos mais remotos. As tribos mais primitivas e os povos mais velhos utilizavam a música nos momentos importantes de sua vida, como casamento, funerais, festas religiosas entre outros momentos festivos ou tristes para manifestar seus sentimentos.
A utilização da música na educação infantil ajuda os professores a ampliar a conversa com os alunos e também instigar a atenção e a concentração em todos os campos do conhecimento. Exemplos de atividade como cantar fazendo gestos: bater palmas e pés são experiências extraordinárias para a criança, pois permite que desenvolva a coordenação motora, e é também importante para a aquisição da linguagem e oral e escrita.
O uso da música como recurso pedagógico pode ser usado em todos os anos do Ensino Fundamental, contudo o foco deste trabalho está voltado especificamente para os alunos de Educação Infantil e para que esse estudo atingisse seus objetivos, foi analisado o conhecimento dos professores em relação ao uso da música em sala de aula. Foram entrevistados através de questionários os professores da Escola de Educação Infantil Maria Domingas Mazzarello, com objetivo de constatar a opinião dos mesmos sobre utilização da música em sala de aula.
2. EMBASAMENTO TEÓRICO
Para fundamentar essa pesquisa utilizou-se a teoria da autora Brito (2003) que esclarece sobre como se dá o desenvolvimento da criança através da música, descrevendo o trabalho pedagógico musical que se realiza nos objetivos educacionais nos quais a música é tida como um método continuo de construção de aprendizagem linguística, que envolve entender, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir.
A partir desse fragmento de concepção concluiu-se que através da música o desenvolvimento da criança pode-se consistir em entendimento, trazendo mais atenção para a aula, e estimulando o desenvolvimento psicomotor, linguístico, criativo e sócio afetivo do aluno. A música é a forma de expressão mais universal que se conhece. Sua etimologia vem do grego e significa “arte das musas”. Mas a música vem além da Grécia antiga. Ela esteve presente em todas as civilizações do mundo antigo, como um elemento de coesão para a comunidade, pois fez parte durante séculos, de todos os rituais mais importantes da vida social de um povo. Ela é vista por muitas pessoas como a primeira da artes, tanto no que se refere a história do ser humano, quanto a sua importância na vida de todos nós. Ela é reconfortante e, muitas vezes quando nós precisamos, serve de auxilio ao nosso equilíbrio emocional. Quem sabe isso aconteça porque a música nos remete ao primeiro e, mais importante ruído sonoro da vida: as batidas do coração de nossa mãe; o som uterino que está gravado no inconsciente e representa abrigo, aconchego e tranquilidade.
A partir do momento em que o ser humano, nas mais remotas eras, descobriu e integrou as potencialidades sonoras de seu aparelho vocal e deu seus membros, com sua capacidade de pensar e criar construiu instrumentos que podia manipular com o objetivo de produzir sons diversos daqueles oriundos de seu próprio corpo. Assim estava inventada a forma primitiva do que hoje denominamos “instrumento musical”. (FERREIRA, 2010, p,151).
De acordo com Brito (2003), na educação infantil, a música é a linguagem onde o conhecimento se constrói com apoio e vivencias a serem orientadas. Todos nós devemos todos os dias poder tocar um instrumento, só por meio dessas práticas, seremos valorizados pelo processo construtivo. Essa produção deve acontecer através de dois eixos, a criação e a reprodução, que garantem três possibilidades de ação: a interpretação, a improvisação e a composição. Na escola é indispensável que a linguagem musical aprecie as tarefas vocais, a interpretação e a concepção de canções, brinquedos cantados e rítmicos, jogos que reúnem som, agitação e dança, jogos de improvisação, sonorização de histórias, preparação e execução de arranjos, construção de instrumentos e artifícios sonoros, registros e notação, escuta sonora e musical, ideias sobre a produção e a escrita. Brito (2003).
Quando apresentamos as músicas em um lugar sonoro e em diferentes circunstâncias admitimos que os bebês e crianças comecem, intuitivamente seu processo de musicalização, escutando os diversos sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente e do próprio corpo, há observação a descobertas e reações. UNESCO (2005).
Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolve - logo – com a música, já que ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos, ainda que de diferentes maneiras. Podemos dizer que o processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, [...] Nesse sentido, as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical têm grande importância, pois é por meio das interações que se estabelecem que os bebês desenvolvem um repertorio que lhes permitirá comunicar-se pelos sons[...] (BRITO, p,35, 2003)
Segundo Brito (2003), a criança é um ser” brincante “e, brincando faz a música, pois deste modo ela se relaciona com o mundo que se descobre a cada dia. Fazendo música ela metaforicamente, transforma-se em sons, num constante treinamento: receptiva, curiosa e bisbilhoteira a criança, analisa o objeto sonoro, e criativa encontra instrumento, inventa e imita melodias e rítmicos e ouve com prazer todos os tipos de música. Ela ainda afirma que o método de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio da relação com toda a variedade de sons do dia-a-dia, incluindo ai a presença da música.
É preciso que ensine as crianças a terem o hábito de expressar-se musicalmente desde de bebes. Brasil (1998), afirma que para as crianças de zero a três anos de idade, as tarefas com a música devem ser organizadas, e de uma forma que as crianças amplie as seguintes competências: ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; brincar com a música, imitar e reproduzir ideias musicais.
As atividades como cantar com gestos, dançar, bater palmas, pés são experiências importantes para criança, pois ela permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo e aquisição de leitura e escrita (PIAGET, 1996, p. 34).
A linguagem musical permanece presente na vida e na história dos seres humanos e há muito tempo convivemos com ela. Ela faz parte da educação do ser humano, pois desde o nascimento, a criança apresenta necessidade de desenvolver a sabedoria de ritmo, pois o mundo que a cerca, tem variedades de ritmos demonstrados por diversos aspectos: no relógio, no caminhar das pessoas, no voo das aves, nos pingos de chuva, no piscar dos olhos, numa orquestra de música, nas batidas do coração e até mesmo no falar das pessoas mais próximas.
Martins (2010), afirma que jamais devemos esquecer que a música é, além da arte de combinar os sons, um modo de nos aproximar uns dos outros, e interagir com outras pessoas, e assim necessitamos e devemos compreendê-la.
Para Brito (2003), ensinar através da música é um desafio, e para conhecer a opinião dos professores, ela ressalta que um trabalho pedagógico musical necessita ser organizado em conjuntos educativos, onde a música possa ser apreendida como uma metodologia contínuo de construção, e não dirigido somente aos músicos profissionais do amanhã, mas, a formação social, psíquica e intelectual da criança de hoje.
De acordo com Brasil (1998), a música é um importante meio de socialização, e é algo de fácil acesso as crianças, por isso necessita ser muito estimulado essa habilidade na criança. Portanto, a linguagem musical que se manifesta em diversas formas sonoras capazes de expressar e comunicar as percepções, sentimentos e pensamentos, por meio de preparativos e relacionamentos expressivos em meio ao som e ao silencio, nesse sentido, a música beneficia o desenvolvimento da socialização e estimula a participação e a colaboração entre as crianças.
[...] É preciso lembrar que a música é a linguagem cujo o conhecimento se constrói com base em vivências e reflexões orientada. Desse modo, todos devem ter o direito de cantar, ainda que desafinado! Todos devem poder tocar um instrumento, ainda que não tenham, naturalmente, um senso rítmico fluente e equilibrado, pois as competências musicais desenvolvem-se com a prática regular e orientada, em contextos de respeito, valorização e estímulo a cada aluno, [...] As colocações expostas assume valor maior quando lembramos que a música deve ser parte da formação das crianças que apresentam necessidades especiais. (BRITO, 2003, p, 53).
É extremamente importante trabalhar com atividades que envolva a música, por ela ser um maravilhoso instrumento para estimular o desenvolvimento social, linguístico e cognitivo da criança, afirma Brasil, (1998).
As atividades musicais grupais beneficiam a autoestima, bem como a socialização infantil, pelo ambiente de compreensão, participação e cooperação que podem proporcionar. Weigel (1988).
Para Jeandot (1997) como recurso auditivo a música permanece presente desde o nascimento da criança e continuará contribuindo no seu desenvolvimento e compreensão do mundo. O som prende a atenção das crianças e o contato com o objeto sonoro viabiliza a influência mútua com o mundo, pois o objeto produz um determinado som e despertará a criança para atitudes e modos gestuais variados.
A música vai além daquilo que escutamos. Brescia (2003), demonstra que a terapia musical foi empregada para melhorar a coordenação motora nos casos de paralisia cerebral e distrofia muscular. Ela é usada para treinar o controle da respiração e da dicção nos casos em que existe distúrbio da fala. As crianças mentalmente deficientes e autistas na maioria das vezes reagem a música, quando todas as tentativas de apoio falhou. A música é um veículo expressivo para o alívio das articulações emocionais, superando dificuldades de falta de linguagem.
Devem-se valorizar os brinquedos populares, como a matraca o roi-roi ou berra-boi, os piões sonoros, além dos tradicionais chocalhos de bebês, alguns dos quais com timbre muitos especiais. Pios dos pássaros, sinos de diferentes tamanhos, brinquedos que imitam sons de animais, entre outros, são matérias interessantes que também podem ser aproveitados na realização de atividades musicais. [...] É importante misturar instrumentos de madeiras, metal ou outros matérias explorando as diferenças entre os sons produzidos por eles, [...]. (BRITO, p. 64, 2003)
As atividades pedagógicas propiciadas por meio da linguagem musical falam a respeito da semelhança entre o sujeito e o objeto do conhecimento. A maneira de conceber o processo e o objeto dessa aprendizagem é que irá valorizar a ação pedagógica introduzida na prática social concreta, tornando-a, dessa forma, intercessora entre o individual e o social. Loureiro (2003)
Para que a música exerça toda sua influência no desenvolvimento da criança na educação infantil, deve tomar muito cuidado na hora de trabalhar com ela, pois muitas vezes os professores a torna rotineira e de forma estereotipada. Como afirma Brasil, (1998, p, 45) “a música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns alheios às questões próprias dessa linguagem”.
Segundo Jeandot (1997), os educadores devem “[...] expor a criança à linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música”. Ou seja, é preciso estudar a música e explorar as informações nelas contidas. Deve explorar, da mesma forma, músicas de outras culturas, civilização, grupo social, comunidade, pois cada um tem sua própria expressão musical. Antes destas ações, é preciso que o educador pesquise o universo
De acordo com Brito (2003), o professor necessita agir continuamente e viver munido de informações e experiências que irão enriquecer e ampliar a experiência e o conhecimento das crianças, não somente do ponto de vista musical, mas integralmente, o que deve ser prático e prioritário de toda proposta pedagógica, principalmente na etapa da educação infantil.
Rosa (1990), afirma que devemos estar atento e valorizar todas as formas de expressão escolhidas pelas crianças, pois a mesma comunica-se especialmente através do corpo. É importante que o educador propicie momentos onde a criança descubra, analise e compreenda os ritmos do mundo, através da observação e do contato com instrumentos musicais, como a dança, o folclore, etc.
Brito (2003), nos fala que música é um fator muito importante na vida do indivíduo. Todos ouvem, apreciam, compartilham, mas poucos sabem de sua importância e em que ela pode contribuir. Ela nos traz alegria e tristeza, sensação de vitória, recordações e saudades, é lazer. A música é algo que nos toca. É importante na vida dos seres humanos. Sendo assim, a música possui um papel fundamental no processo de socialização.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Área de Estudo
Para o levantamento de informações, utilizou-se o método hipotético-dedutivo, no qual foram levantadas hipóteses para posteriormente serem analisadas e interpretadas. Com o objetivo de conhecer a opinião dos professores sobre o referido tema, foram pesquisados 10 professores da educação infantil. Foi utilizado um questionário contendo 18 perguntas abertas e fechadas. Os questionários foram devolvidos e devidamente respondidos, estes foram lidos, tabulados através de regra de três simples e apresentados em gráficos.
A instituição educacional pesquisada foi a Escola de Educação Infantil Maria Domingas Mazzarello, localizada no município de Alta Floresta MT, no ano de 2013.
Esta pesquisa possibilitou a reflexão sobre a música, e comprovou as que é um ótimo instrumento a ser trabalhado com as crianças, auxiliando no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança. A música também influencia no desenvolvimento criativo das crianças bem como estimula a sua concentração.
Nas áreas trabalhadas pelos professores dos anos iniciais, a música e uma forte ferramenta, que os educadores usam nas atividades pedagógicas que são trabalhadas em sala, é um elemento importante no desenvolvimento do aprendizado dos educandos.
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Essa pesquisa teve a finalidade identificar como é feito o uso da música no desenvolvimento linguístico das crianças de educação infantil em sala de aula, e como os professores fazem uso dessa ferramenta que está cada vez mais presente no nosso cotidiano.
Neste primeiro momento as perguntas elaboradas retrata a respeito do perfil dos professores, se os mesmos se sentem preparados para trabalhar com a música nas salas de aula ou tem alguma dificuldade, e qual a sua concepção de conhecimento sobre músicas infantis.
A seguir, serão apresentados, analisados e discutidos os principais dados da pesquisa através de gráficos.
Para traçar o perfil dos entrevistados utilizarei as perguntas 1, 2, 4 e 5 que dizem respeito ao sexo, idade, formação e quanto tempo trabalham na escola de educação infantil, constatou-se que 100% são do sexo feminino, 10% com idade entre 32 a 35 anos, 20% de 24 à 27 anos, 20% de 28 à 31 anos e 50% com mais de 36 anos. Através da pesquisa foi analisado a formação dos professores, e constatou-se que 50% dos professores tem especialização e que 20% está cursado e 30% tem o ensino superior completo. Analisando o gráfico a quanto tempo os professores trabalham na educação infantil foi constatado que 40% tem de 04 a 05 anos, 30% tem de 06 a 08 anos, 20% de 01 a 02 e que a minoria com 10% tem mais de 09 anos no exercício da docência na educação infantil.
Estes dados confirmam que a educação nos anos iniciais ainda é uma atividade atribuída principalmente à mulher devido o trabalho de cuidar e educar e a concepção de que a mulher tem todas as características maternas para atender as necessidades educacionais da criança nesta etapa da escolaridade.
O gráfico 1 teve a função de analisar com os entrevistados, os professores, se os mesmo fazem o uso da música em sala de aula?
Gráfico 1: Você faz uso da música em sala de aula?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Como mostrado no gráfico, a grande maioria com 90% fazem uso da música em sala de aula, somente 10% responderam que não costuma fazer uso da música em sala.
Segundo Brito (2003, p.31):
É difícil encontrar alguém que não se relacione com a música [...]: escutando, cantando, dançando, tocando um instrumento, em diferentes momentos e por diversas razões. [...] Surpreendemo-nos cantando aquela canção que parece ter “cola” e que não sai da nossa cabeça e não resistimos à, pelo menos, mexer os pés, reagindo a um ritmo envolvente [...].
Para tanto, não é mero acaso que a música é empregada nos diversos campos da atuação humana. Ela está presente em filmes, anúncios públicos, telejornais, desenhos animados, programas eletrônicos e novelas, dentre outros, sempre com o objetivo de sensibilizar, de provocar emoções.
Gráfico 2: Você acha importante a utilização da música na escola? Justifique.
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Mediante a pesquisa sobre a importância da utilização da música na sala de aula, foi constatado que 30% dos pesquisados responderam que sim, argumentando que com a música é mais fácil para o educando aprender novas palavras, e outros 30% responderam que sim, pois muitas crianças desenvolve o aprendizado através da música.
A música traz satisfação e bem estar, por isso deve ser rotina na sala de aula, através da música a criança aprende com alegria e tudo fica mais prazeroso.
As crianças podem aprender conceitos musicais através de uma atividade divertida, que a estimule, nos mais diversos aspectos: oral, corporal, sensibilidade de escuta, discriminação auditiva e principalmente a criatividade. Ouvindo e, depois, criando histórias, elas estimulam sua capacidade inventiva, desenvolvem o contato e a vivência com a linguagem oral e ampliam recursos que incluem o vocabulário, as entonações expressivas, as articulações, enfim, a musicalidade própria da fala. (BRITO, 2003, p. 161).
A música é uma atividade expressiva, na qual aluno aprende com prazer, aumenta o interesse e a motivação e o aprendizado fica mais dinâmico e lúdico, pois ajuda o aluno trabalhar suas emoções e a resolver conflitos emocionais.
Ao serem questionadas quanto a utilização da música nas diferentes áreas do conhecimento (gráfico 3), 50% responderam que utilizavam a música em todas as áreas ou disciplinas, outros 30% responderam que trabalham com as crianças a música nas áreas de Português e educação física,
Gráfico 3: Você acha importante a utilização da música na escola? Justifique.
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Para BRITO (2003), cada criança é única e percorre seu próprio caminho no sentido da construção do seu conhecimento em toda e qualquer área e cabe ao professor respeitar a individualidade da criança, estimulando com seriedade a vivência musical de cada aluno, e os caminhos pelos quais percorre para chegar ao conhecimento. Como enfatiza Rosa:
A linguagem musical deve estar presente nas atividades [...] de expressão física, através de exercícios ginásticos, rítmicos, jogos, brinquedos e roda cantadas, em que se desenvolve na criança a linguagem corporal, numa organização temporal, espacial e energética. A criança comunica-se principalmente através do corpo e, cantando, ela é ela mesma, ela é seu próprio instrumento (ROSA 1990, p. 22-23).
Ao acompanhar a música com gestos ou dançar a criança estará trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela estará descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive, ou seja a música bem ministrada em sala de aula se torna um ótimo instrumento no desenvolvimento criativo da criança, envolvendo-a no mundo da imaginação.
Foi verificado que 100% dos entrevistados tem conhecimento da importância e da necessidade da música para o desenvolvimento linguístico do aluno, argumentando seu ponto de vista.
Gráfico 4: como você analisa o ensino através da música?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
No gráfico 4 foi solicitado aos entrevistados que justificassem a sua resposta, da pergunta anterior, ao analisar as respostas, percebe-se que 30% responderam em branco, e outros 30% responderam que a música desenvolve a linguagem e a coordenação motora do aluno. O ensino através da música abre espaço para que os alunos possam se comunicar apreciando vários contextos culturais.
Brasil afirma que o:
“[...]trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. (BRASIL, 1998 pg.47).
Com a música o educador pode desenvolver um projeto interdisciplinar trazendo para a aula novas palavras, culturas e brincadeiras, no intuito de sensibilizar a criança para a diversidade de ritmos e estilos musicais.
Gráfico 5: como você analisa o ensino através da música?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Diante do grande aprendizado que o aluno obtém com a música os educadores responderam que trabalhando com música em sala de aula 40% falaram que tem ótimos benefícios, 10% que por meio da música a criança entra em contato com mundo letrado e lúdico. Brito comenta que:
Dessa forma, a avaliação na área deve, prioritariamente, ser remetida aos conteúdos proposto durante o período de trabalho, com o cuidado de comparar o aluno com ele mesmo, ou seja, com seu processo de realização, considerando seu ponto de partida e de chegada. (BRITO,2003, p.198).
Muitas crianças expressam-se através da música, que é uma grande contribuinte para o enriquecimento do ensino, e ampliando o vocabulário, desenvolvendo a linguagem, interagindo e socializando-o uns com os outros.
Gráfico 6: Quais recursos tecnológicos você utiliza para trabalhar com a música?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Consta-se aqui que, o material mais utilizado com 90% é a Tv, data Show e aparelho de som e slide. Hoje as escolas podem contar com aparelhos tecnológicos que podem auxiliar o educador facilitando a aprendizagem e propiciando situações enriquecedoras.
É necessário desenvolver também nas crianças o senso de ritmo, pois o mundo que nos rodeia vive em abundância de ritmos evidenciados sob diversos aspectos: no relógio, no caminhar das pessoas, no canto dos pássaros, nas chuvas, na batida do coração, num motor, no piscar de olhos, no bater de palmas, e em muitas brincadeiras. Como escreve Rosa.
A [...] percepção de mundo é multidimensional e simultânea. Aberta a todos os canais, a criança pequena vive intensamente cada descoberta, colocando-se por inteiro em cada situação. Quando brinca, e brinca com toda a sinceridade, pinta, desenha, a criança explora sons, inventa músicas [...] (ROSA, 1990, p.22).
O papel do educador mediador é levar o educando a explorar o mundo em sua volta, pois a partir do momento em que o aluno descobre a música ao seu redor o aprendizado passa a ter significado.
Gráfico 7: Cite algumas das principais música em sala de aula:
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Diante dos resultados pode-se afirmar que a maioria das músicas utilizadas em sala de aula com 90% das respostas, são as cantigas populares, parlendas e músicas infantis, sendo assim, constatou-se que a música e uma ferramenta de suma importância para o aprendizado dos alunos. A música é então considerada fonte de sabedoria, indispensável a educação do homem, afirma LOUREIRO (2003, p. 35).
Portanto ela deve ser praticada de modo atraente, de uma forma que torne mais suave e encantadora para atrair a atenção da criança.
Outro aspecto importante que foi perguntado aos professores foi; O que necessita fazer para melhorar a aprendizagem do aluno através da música em sala de aula, ficou constatado que 30% responderam que tem que utilizar a música sempre com um objetivo, e outros 20% responderam que seria o envolvimento da escola com a música.
De acordo com Jeandot.
Cabe ao educador enriquecer seu repertório musical com discos e materiais para serem explorados, observar o trabalho da criança e planejar atividades que envolvam músicas de diferentes povos, épocas, e de diferentes compositores. Seu trabalho deve ser criativo, despertando a motivação da criança, imaginando novas possibilidades de aprendizagem e facilitando as atividades dos alunos, quando solicitado. (JEANDOT, 1993.p,21).
Trabalhar com a música acrescenta o potencial cognitivo do aluno, e é uma maneira lúdica agradável e divertida de aprender fornecendo à criança um ambiente agradável, motivador, esquematizado e enriquecido, que permite a aprendizagem de várias capacidades, trabalhando também o desempenho, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística, coordenação motora, dentre outras.
Pode-se verificar no gráfico abaixo, o seguinte questionário. Quais dificuldades você encontra para trabalhar com a música em sala de aula.
Gráfico 8: Quais dificuldades você encontra para trabalhar a música em sala de aula?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Conforme os pesquisados, a grande maioria com 80% responderam que não tem nenhuma dificuldade em trabalhar com a música em sala de aula, e10% responderam que maior dificuldade que tem é com a voz.
De acordo com Martins Ferreira:
“[...] valerá muito ao professor utilizar a música em suas aulas, mas é preciso dedica-se ao seu estudo, procurando compreende-la em sua plenitude, desenvolvendo o prazeroso trabalho de sempre escutar os mais variados sons em sua combinatória, e também ler o que for possível a respeito [...]” (FERREIRA,2010, p.13-14).
Qualquer que seja a teoria seguida pelo professor é necessário uma verdadeira ação por parte do educador, para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz.
Dando continuidade à discussão da pesquisa, passa-se a discutir as hipóteses. A hipótese que diz a respeito do aprendizado e o desenvolvimento cognitivo/linguístico da criança.
Gráfico 9: A música contribui com o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo/ linguístico da criança: Você concorda com essa afirmativa? Justifique.
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Após a análise da pergunta: A música contribui com o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo/ linguístico da criança. Verificou-se que 40% dos pesquisados responderam que sim, através da música a criança expressa seus sentimentos e sensações, e 20% que sim, pois ela se expressa de forma lúdica e espontânea. Portanto por ser um método lúdico, a criança aprende, e desenvolve a memorização, ampliando o vocabulário e ampliando a linguagem.
A criança da educação infantil necessita de atividades que promovam desenvolvimento motor, cognitivo e a socialização, que trabalhe a diversidade e a musicalização se bem trabalhada pode englobar todos esses aspectos, porém esse trabalho para que ocorra com mais êxito deve ser ocorrer juntamente com as outras ares do conhecimento. “E na pré-escola, toda situação que desafie a curiosidade, a imaginação e a iniciativa própria da criança. (WEIGEL, 1988, p. 18).
As atividades musicais dentro da educação infantil devem ocorrer de forma lúdica, de modo que a criança brincando, possa ao mesmo tempo, estar aprendendo estimulando os sentidos e se tornando sensível musicalmente.
Sabendo da importância da música a ser trabalhada em sala de aula, foi perguntado aos docentes, que sugestão eles dariam de música para ser trabalhada em sala de aula?
Como mostra o gráfico abaixo, percebeu-se que 30% responderam que mostrar vídeos de músicas, ouvir e cantar, fazer encenações e coreografias. E 20% responderam que apresentam em forma de teatro.
Gráfico 10: Que sugestão você daria para trabalhar com a música em sala de aula?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
O modo como a música pode ser trabalhada na educação infantil, pode ser bem diversificada, pois existem muitos métodos de ensino envolvendo a música, entretanto Jeandot nos fala que:
Os educadores devem “[...] expor a criança à linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música”. Ou seja, é preciso estudar a música e explorar as informações nelas contidas. Deve explorar, da mesma forma, músicas de outras culturas, civilização, grupo social, comunidade, pois cada um tem sua própria expressão musical. Antes destas ações, é preciso que o educador pesquise o universo musical que a criança pertence, e encorajar atividades relacionadas com a descoberta e com a criação de novas formas de expressão através da música. (JEANDOT 1990, p. 70),
Trabalhar com textos, cantando e ouvindo músicas, podendo também levar alguns instrumentos musicais para fazer a demonstração para as crianças e um exemplo de atividades expressivas onde o aluno aumenta o interesse e a motivação.
No gráfico 11, consta as opiniões dos entrevistados, quando perguntado, qual a influência da música no desenvolvimento psicomotor e sócio-afetivo da criança, essa pergunta corresponde a uma das hipótese. Verificou-se que 40% responderam que a música aproxima as crianças umas das outras, e 20% responderam que, a música trabalha os movimentos e expressões corporais, através da comunicação.
A música pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica que dá suporte aos educadores para trabalharem com as dificuldades de aprendizagem na educação infantil, elevando sua autoestima e a afetividade. Ou seja a música proporciona ânimo para a criança participar de várias brincadeiras.
Gráfico11: Qual a influência da música no desenvolvimento psicomotor e sócio-afetivo da criança?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013.
Segundo Weigel (1988, p.15). “Sempre que a coordenação motora se desenvolve, a expressividade rítmica melhora. E a criança que tem boa expressividade rítmica terá favorecida a sua coordenação motora”.
Sendo assim elas ampliam cada vez mais a coordenação motora que reflete no transcorrer da vida de cada criança, seguindo o movimento e o ritmo a que estão expostos.
A alegria, a tristeza, a raiva ou a ansiedade são também sentimentos afetivos que se manifestam através das nossas expressões faciais, corporais e também através dos comportamentos.
Sabendo dos benefícios da música nas aulas de educação infantil, torna-se bem mais fácil ampliar modelos de trabalhos pedagógicos que permitam introduzir-se no mundo da criança, e assim colaborar para o seu desenvolvimento integral.
No gráfico abaixo que diz a respeito a uma das hipótese, foi questionado de que maneira a música favorece o desenvolvimento criativo da criança, bem como o estimulo a sua concentração.
Gráfico 12: De que maneira a música favorece o desenvolvimento criativo da criança, bem como o estimulo a sua concentração?
Fonte: CARVALHO, Claudia Aranha Questionário. Alta Floresta/ MT. 2013
Dos entrevistados 30% responderam que favorece ajudando a melhorar a concentração, a memorização e coordenação motora. E 20% responderam que ela envolve a criança no mundo da imaginação. Para Piaget:
[...] A música, além de suas próprias atribuições, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda, na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança. A criança que escuta bem, fala bem (PIAGET, 1996, p. 34).
Na fase da educação infantil, a música torna-se então uma grande colaboradora da criança, em seu próprio conhecimento, as crianças a todo o momento, ficam em contato com a música, por isso compete ao professor mediar de que modo ela será usada dentro de sala de aula. Deste modo, a música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e adequado à aprendizagem, propiciando uma alegria que seja vivida no momento presente e isso é a dimensão essencial da aula, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por esse ambiente.
Para as crianças, a música deve ser apresentada de forma lúdica, num processo de alfabetização, ensinando as letras, brincado com as palavras em forma de música, o que é uma forma de chama a atenção daqueles alunos que ficam inquietos em sala de aula.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que a música está ligada ao ser humano desde muito cedo. Com base nos dados demonstrados durante o projeto, evidencia-se que as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a pratica da musicalização. A música é conhecida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, ideias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive.
A música ajuda na formação do aluno de forma fácil e eficaz, com a música o aluno aprende brincando e com mais facilidade, além de estimular seu interesse na hora das atividades realizadas em sala de aula. Nesse sentido faz-se necessário a sensibilização dos professores para que tenha consciência sobre as possibilidades que a música oferece para o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos, pois ela fala diretamente ao corpo, a mente e as emoções.
Sendo assim se faz necessário a utilização diária da música em sala de aula, beneficiando o aprendizado significativo aos seus alunos, contribuindo para seu desenvolvimento musical, proporcionando estimulo a sensibilidade e a criatividade, bem como a liberação de emoções e sentimento visando a sua inclusão social.
Verificou-se com as hipótese levantadas que os professores da educação infantil sabem da importância da música no desenvolvimento cognitivo da criança e utiliza para facilitar o desempenho no processo de ensino-aprendizado do aluno, bem como na aquisição da linguagem, ampliando assim seu vocabulário.
Percebeu-se no decorrer da pesquisa que a música tem um papel fundamental no desenvolvimento psicomotor e sócio-afetivo da criança, pois as atividades com música fazem com que os alunos desenvolva a criatividade, bem como estimula a sua concentração, tendo mais prazer em fazer suas atividades e assim fortalecer sua auto- estima e enriquecer seu conhecimento.
Assim sendo, pode-se concluir que esta pesquisa pode auxiliar aos professores que acreditam que a música faz a diferença no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Mas que no entanto, a música precisa ter um estudo mais aprofundado pelos profissionais da educação infantil e assim ser vivenciada pelas crianças.
THE USE OF MUSIC IN LINGUISTIC DEVELOPMENT OF CHILDREN IN CHILDREN EDUCATION
ABSTRAT
This study aimed to find out the difficulties encountered in working with music in the classroom and to show how it can contribute to learning, favoring the cognitive / linguistic development of the child, as well as the psychomotor and affective partner improvement of the child. The use of music in the classroom is a matter of extreme importance, since studies show that when the educator proposes to work using music as an incentive instrument in the teaching and learning process, it is possible to perceive that the development goes far beyond expected, favoring the child's creative development, as well as stimulating their concentration. This research was carried out at the Maria Domingas Mazzarello School of Infantile Education, where questionnaires were distributed, containing 18 questions each, which were delivered to 11 teachers, however, only 10 were collected; the objective was to know the teachers' opinion about music as an incentive instrument in the teaching and learning process. The data were analyzed through graphs and later interpreted and discussed.
Keywords: Music. Teaching. Learning
REFERÊNCIAS
BEYER, Esther, KEBACH, Patrícia, SPECHT, Ana Claudia, et. AL. Pedagogia da musica: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.
BEYER, Esther, S. T. A abordagem cognitiva em música: uma crítica ao ensino da musica, aparti da teoria de Peaget. Rio Grande do Sul, 1988.
BRASIL, Ministério da Educação e o Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, VOL.3, 1998.
BRESCIA, V, L, P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, Teca, Alencar de. Música na Educação infantil. São Paulo:Peiropolis, 2003.
CHIARELLI, L, K, M; BARRETOS, S. DE J. A Importância da músicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista recre@arte. N.3, 2005.
FERREIRA, Martins, Como usar a música na sala de aula. São Paulo: 2010.
JEANDOT, N. Explorando o universo da música. São PAULO: 1997.
LOUREIRO, Alicia, Maria, A. O ensino de música na escola fundamental. Papirus, 2003.
ROSA, L, S, S. Educação musical para a pré-escola. São Paulo: Ática, 1990.
SWANWICK, Keith.. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: 2003.
UNESCO, BANCO MUNDIAL, FUNDAÇÃO MAURICIO SIROTSKY SOBRINHO. A criança Descobrindo, interpretando e Agindo sobre o Mundo. Brasília, 2005.
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de música. Porto Alegre: Kuarup,
1988.
ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2005.
______. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica cientifica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Fundamentos da Metodologia Científica. 6. ed.
São Paulo: Atlas, 200.
TOBIAS, José Antonio. Como Fazer sua Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Ave Maria, 2006.