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ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NAS SÉRIES INICIAIS

Isanira Amorim Pereira Rodrigues Magalhães
Marly Jóice Silva Dockhorn
Vivyan Dockhorn

 

 

RESUMO

O objetivo principal do presente artigo é voltado as atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor nas series iniciais, que destaca uma importante reflexão na sua contribuição no processo psicomotor do ensino-aprendizagem. Este artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, com o direcionamento fundamental dos principais artigos e autores que embasam o lúdico como um instrumento valioso nas series iniciais. Sendo assim, o processo de introduzir as atividades lúdicas na sala de aula, é essencial para o desenvolvimento psicomotor dos alunos, através das dinâmicas as aulas se tornam mais interessantes e motivadoras, que iram interagir nas brincadeiras e participar ativamente, favorecendo o desenvolvimento de habilidades importantes para o crescimento do aluno.

 

PALAVRAS-CHAVE: Atividades. Brincadeiras. Desenvolvimento. Lúdico.

  

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O estudo aborda a importância das atividades lúdicas que a análise do desenvolvimento psicomotor dos alunos nas séries iniciais. Pretende-se analisar quais os tipos de atividades que se vivencia na sala de aula, pode contribuir para um aumento no desempenho motor dos alunos.

A atividade lúdica desenvolve um papel muito influente, na identificação do corpo e socialização do indivíduo, contribuindo para o avanço motor dos alunos, pois o ato em si de brincar por mais que gere um modo natural, consegue desenvolver várias áreas ligadas ao comportamento de um ser humano, toda atividade produzida de caráter lúdico possui uma função, e saber usa-las acarreta de uma capacidade de poder praticar o uso de um bom desenvolvimento psicológico e motor.

Quando se trata das atividades lúdicas confundem ainda como se fosse um certo tipo de entretenimento, e não deve ser correlacionada apenas como só um simples entretenimento, mas sim de modo de um processo para que seja o desenvolvimento do aluno que  unifica com o contexto escolar, dessa jeito o aluno consegue manifestar sua criatividade, para construir seu próprio carácter. Em diversas escolas não há planejamento em projetos que possam estimular a construção do conhecimento psicomotor, que consequentemente age dificultando o ensino e a aprendizagem. A forma de trabalhar o lúdico na grade escolar ainda é de fato frágil e tem a necessidade de constante aprimoramento.

Neste contexto é importante ser elaborado hipóteses para obter uma melhora no problema que é enfrentado nas escolas, com o enfoque nas estratégias didáticas para explorar através dos meios e as condições que dispõem a ser favoráveis e consequentemente disponíveis, que espera atingir os objetivos que foram propostos nas atividades abordadas. O meio de ensino de um professor não se trata apenas de um mero conteúdo, mas sim de um conjunto que se forma o processo que consegue envolver um grupo de pessoas que eleva a construção de saberes. Introduzir através do meio de brincar, a família poderá fornecer ajuda aos seus filhos para desenvolverem suas aptidões e aflorar o seu potencial, que envolve as dimensões afetivas, cognitivas, sociais e psicomotoras deles.

Este artigo aborda como principal objetivo de avaliar qual o efeito das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor dos alunos das séries iniciais.

Justifica-se esse estudo que apresentou as dificuldades existentes de aprendizagem, que abordou por meio do estudo bibliográfico a existência das dificuldades e de como aplicá-las por meio de atividades que conseguisse atender as necessidades dos alunos de forma lúdica.

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

Atividades lúdicas

 

As atividades lúdicas possuem um dos pilares que é de fundamental e importante, na aprendizagem é proporcionado o conceito mais prático e simplificado de poder ensinar nas series iniciais de forma tranquila, interativa e prazerosa, pois a criança tem a liberdade de conseguir aprender brincado.

Segundo Santos, (2004) o lúdico é o que reflete para os jogos e divertimentos, as atividades de recreação, que proporciona prazer e diversão aos alunos que são envolvidos nas atividades elaboradas, o formulação do conceito das atividades lúdicas está correlacionado de acordo com os jogos e com o ato de introduzir a brincadeira no meio, possui o papel de  ser inovador  de conceitos importantes a respeito do ato de brincar e sua relevância no contexto escolar que é fundamental para o desempenho pedagógico do professor, contribuindo no auxilio aos alunos para que seja construido e desenvolvido no conhecimento das habilidades que são necessárias no processo de aprendizagem.

A evolução que as atividades lúdicas proporcionam é constante em relação ao aluno, pois com a brincadeira e o auxilio do brinquedo consegue envolver a um convívio social ao redor dele, podendo ser desenvolvido a afetividade e a sua devida saúde mental, que contribui para o processo do desenvolvimento do aluno, facilitando no processo de se expressar, de ser espontâneo que se permite a sonhar, fantasiar e por consequencia realizar os desejos de crianças, assim se da a construção do pensamento de meio lúdico (CEBALOS, 2011).

 

O espaço para o lúdico

 

Segundo Barbosa (2010, p. 7), o espaço para o lúdico é fator indiscutível que a ludicidade sempre está presente em várias formas e contextos, sendo em casa, na escola, ou em qualquer lugar que posso haver crianças. Para elas, o ato de brincar é algo que acontece da forma mais que natural, diferente de um adulto.

O espaço que se usa o lúdico no cotidiano de uma criança, seja na escola nas series iniciais é tornando uma aprendizagem do tipo que natural para elas, por é inserido no seu cotidiano e vivenciado no dia-a-dia. Sendo conjugado como algo que é relacionado ao ambiente que se está presente.

A criança e o lugar onde convive é relacionado diretamente ao seu espaço físico, que assim é um fator muito importante para sua aprendizagem, pois desse espaço é possível ser estabelecido relações do ensino e da aprendizagem de forma lúdica que obtém excelência na qualidade do ensino.

 

Desenvolvimento psicomotor

 

A ciência da psicomotricidade é o que se estuda sobre a relação do movimento humano e o intuito de ser realizado, que é ocorrido de forma onde haja a reciprocidade que se associa a operação que envolve o sistema nervoso sobre a musculatura que libera as sensações e emoções do indivíduo (BARBOSA; SILVEIRA; OLIVEIRA, 2014).

De acordo com Fonseca (2004) a psicomotricidade está sempre presente nas diversas atividades que é desenvolvida a motricidade das crianças, que envolve a colaboração do conhecimento e por sequência do seu próprio corpo.

O desenvolvimento psicomotor possui uma significativa importância para o processo de crescimento da criança, usa de estímulo ao desenvolvimento motor e cognitivo afetivo dos alunos (SILVA, 2013).

Para Santos (2009) que relata que a psicomotricidade como atuante de modo expressivo para a formação e sua estruturação do esquema corporal e tem como o objetivo primordial de incentivar a prática do movimento em diversas as etapas da vida da criança e sendo por meio das atividades eles, além de se conseguirem se divertir, criar, interpretam e se relacionam com as pessoas ao redor, e com a adaptação de um mundo em que vive de uma maneira mais lúdica.

A elaboração faz de um bom desenvolvimento psicomotor que pode proporcionar ao aluno certas aptidões que se tornam fundamentais, e pode conseguir um ótimo desempenho no âmbito escolar, a psicomotricidade consegue utilizar do movimento para poder atingir as outras aquisições mais sofisticadas, como as intelectuais (OLIVEIRA, 2007).

 

 

  1. JOGOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS

 

Quando é utilizado um tipo de jogo ou brincadeira lúdica na sala de aula, é necessário conhecer tal atividade, e um dos fatores que necessita de atenção especial por ter sua importância é conseguir deixar de modo claro e transparente aos alunos qual o objetivo da atividade proposta, que vem do ato que não é sobre ganhar ou perder, mas sim ver de modo lúdico o conhecimento a qual quer ser passado e conseguir elaborar um tipo de hipótese embasada no conhecimento prévio.

 

Atividades lúdicas que podem ser desenvolvidas com os alunos nas series iniciais.

 

Dança das cadeiras: Esta é um tipo de atividade  que desenvolve a psicomotricidade, que vem do desenvolvimento da afetividade e da  sua expansão de conseguir buscar o equilíbrio, contribui para o progresso de todos os aspectos psicológico, social, mental, cultural e físico das crianças, é uma atividade que propõe ser bastante divertida e que os alunos consigam participar de forma efetiva na brincadeira.

Quebra cabeça: Este tipo de atividade consegue permitir uma abrangente agilidade, que exercita o raciocínio lógico e dispõe a melhora da coordenação motora que estimula a capacidade de raciocínio. Durante a brincadeira a interação das crianças é fundamental para que haja a colaboração, competitividade, para que as conquistas compartilhadas de acertos e erros com os demais seja para o enfoque de ensiná-los.

Complete o desenho.  Esta atividade usa como estímulo a criatividade e a coordenação motora das crianças como principal fator para poder ser executada. Sendo uma atividade de caráter criativo, é normal acontecer de ter algumas exceções de alunos de conseguirem completar o desenho com o formato proposto, mas é uma atividade que gera empolgação e consegue trabalhar o lúdico fazendo surgirem novos desenhos nos formatos que é dado a eles.  

Massa de modelar. Esta é um tipo de brincadeira que almeja o aumento da concentração, para que seja trabalhada a coordenação motora da criança, usa da imaginação que é um ótimo recurso para o modo de aprendizagem lúdica para conseguir ensinar as cores, os tipos de formas geométricas, as letras e os números adaptados. É uma atividade de caráter fácil e que libera um modo prazeroso das crianças aprenderem a coordenação motora, que consegue criar vários tipos e formas da sua imaginação que consegue transparecer.

Brincadeiras cantadas. É um tipo de brincadeira que é representada bem a forma lúdica de aprendizagem, pois é através da música e do ritmo que as crianças conseguem desenvolver diversos tipos de habilidades que ao mesmo tempo também consegue expressar o tipo de linguagem, afetivo, socialização, desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Apresentações e com cantorias apresentadas pelos alunos e instruídas pelo professor regente. Com o objetivo deles se divertirem no momento que é expresso a aprendizagem lúdica de forma leve e espontânea.

Boliche. É um tipo de jogo que trabalha a noção espacial, lateralidade e concentração. Voltado a todos os alunos queiram jogar ao mesmo tempo, porque consegue promover uma agitação que pode atrapalhar um pouco a criança com a concentração, por ser um jogo que requer de um pouco de força e velocidade é capaz que nem todos os alunos consigam derrubar todos os boliches.

 

 

  1. CONCLUSÃO

 

O objeto desse estudo foi promover o conhecimento sobre a importância da aprendizagem lúdica nas series iniciais, que foi abordado por meio de pesquisas expondo a sua devida importância.

 As atividades lúdicas requerem um pouco mais de valor pelo profissional da educação no âmbito escolar, mas principalmente na sala de aula com os alunos das series iniciais, pois é o lugar onde as crianças tem mais dificuldades de exercer a aprendizagem com as relações afetivas, que promovera trocas entre os mesmos e ajudando-os na busca de conhecimento unificado.

A utilização dos tipos de atividades lúdicas encadeia uma importante melhoria na imaginação, do que se é desenvolvido o uso da linguagem, da criatividade, do pensamento e da concentração das crianças que possuem uma maior dificuldade de conseguir o êxito da aprendizagem, inserindo esses tipos de atividades no cotidiano deles, não é uma tarefa de fácil aplicação, pois seria preciso abranger vários aspectos que precisaram ser melhorados dentro do âmbito escolar.

Assim foi de fácil compreensão a visualização do importante papel do lúdico que aliado a aprendizagem em forma de brincadeiras, atividades e jogos, auxílio de diversas formas no desenvolvimento e autonomia do aluno.

 

 

6- REFERÊNCIAS

 

BARBOSA, Caroline Barreto Brunelli; SILVEIRA, Silvia Helena Piantino; OLIVEIRA, José Eduardo Costa de. Psicomotricidade e desenvolvimento humano. 2014.

 

BARBOSA, Ana Paula Montolezi. LUDOTECA: UM ESPAÇO LÚDICO. 2010. Disponível em:http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/ANA%20PAULO%20MONTOLEZI.pdf. Acesso em 20 de setembro de 2020.

 

CEBALOS et al. Atividade lúdica como meio de desenvolvimento infantil. 2011.

 

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e reeducação um enfoque psicopedagógico.Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

 

SANTOS, S. M. P. dos.  A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento psicomotor. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes, 2009.

 

SILVA, Luiz Mario. A criança e o brincar. 2009. Monografia (Pós-graduação), Decanato de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mesquista, 2009.