Acolhimento e adaptação das crianças na Educação Infantil
Thauany Lemos Neves
Roseli Lemos Neves
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar a dificuldade da maioria das crianças em lidar com a adaptação no ambiente escolar e diante disto propor um projeto com metódos e estratégias para ajudar professores, profissionais da área da educação e também as famílias a lidar com essa fase de uma maneira acolhedora e atenciosa. Nesse contexto, propomos demonstrar que lidar com o processo de adaptação de maneira punitiva é prejudicial, sendo preferível adotar o diálogo com a criança, buscando compreender e atender às suas necessidades. Além disso, é fundamental ressaltar que, no ambiente escolar, todos os envolvidos devem atuar em colaboração, priorizando o bem estar e a segurança das crianças.
Palavras-Chave: Adaptação. Acolhimento. Criança. Escola. Professor e Educação Infantil.
Introdução
O projeto aqui apresentado que tem por tema “A adaptação das crianças na educação infantil, seu primeiro contato com a escola’’, consisti em demonstrar como é essa primeira fase que todos nós passamos e que para alguns pode ser completamente tranquilo já para outros pode causar vários problemas.
Embasado em citações e relatos de diferentes filósofos importantes para a pedagogia, vem nos mostrando que a escola pode ser um ambiente tranquilo e acolhedor a depender de sua equipe de funcionários que colocando sempre as crianças com maior importância saberá dar mais atenção a fase inicial de cada uma na escola.
A criança precisa sentir-se amparada e confortável, de modo a adaptar-se da melhor forma possível ao novo ambiente. De acordo com Andrade (2016, p. 18) “a maneira como as crianças são acolhidas na educação infantil pode ser algo marcante em toda sua vida”.
Podemos entender que esta fase de adaptação no ambiente escolar acaba por se tornar um momento difícil não só para criança, mas também para toda família, que acaba ficando preocupada de deixar o filho no ambiente escolar, ainda, mas quando a criança está chorando ou se recusa a ficar. Nesse momento se faz necessário a importância de um professor acolhedor e compreensivo para passar confiança a família e também ao aluno.
O processo de adaptação, na Educação Infantil, na maioria das vezes, é concebido pelos profissionais como um período de tempo e espaço determinados pela instituição, tendo como principal objetivo estimular os alunos a gostar da escola e querer ir para escola porque gosta do local dos colegas e professores.
Assim podemos notar um pouco dessa adaptação, nos relatos de Manzano e Pinto 2006:
Cada pequeno detalhe do processo de entrada em um espaço social por excelência, certamente, é uma experiência constitutiva do processo de formação do sujeito. Trata-se de uma espécie de transmissão que está posta em questão, a transmissão do que há de humano, de cultural e social disponível no mundo ao qual a criança acaba de adentrar. (MANZANO; PINTO, 2006, p.9).
A criança precisa se sentir bem acolhida e olhar o ambiente a sua volta como algo seguro e divertido, isso inclui preparar também a sala de aula com uma decoração e organização harmoniosa, exemplificaremos assim vários os fatores que ajudam na adaptação da criança na escola.
A criança precisar se adaptar a rotina da escola, aos horários, atividades que são feitas para assim aos poucos entender o motivo de estar ali e se organizar em seu espaço tempo, cada criança tem o seu tempo e o seu ritmo de adaptação por isso é importante observar cada um particularmente principalmente na fase de bebes que ainda não desenvolveram a fala eles precisam a todo tempo de nosso olhar e atenção. Neste projeto apresentaremos as situações problemas que uma ma adaptação provoca na vida dos alunos e também os meios como devemos lidar com ele e com essa fase da melhor maneira possível.
Tema
O tema escolhido para este projeto de ensino foi o acolhimento e adaptação das crianças na educação infantil, tendo em vista que as crianças nesta fase precisam de maior atenção e cuidados pois é uma etapa muito importante do ensino infantil que contribuí para todas as outras fases do desenvolvimento das crianças. Deste modo se o acolhimento for bem planejado e organizado, recepcionar e acolher bem os alunos constituíra-se como um fator responsável por amenizar o sofrimento e o estresse vivido durante o processo de adaptação e torná-lo mais tranquilo.
Enquanto algumas crianças podem perceber a escola como um lugar divertido e seguro, estabelecendo rapidamente o vínculo afetivo com professor e colegas. Outras podem enxergar a separação da família como um momento de muita angústia e sofrimento, fazendo da adaptação uma barreira entre o aluno e a escola.
Cabe assim ao professor acolher de maneira cuidadosa cada aluno promovendo a adaptação de uma forma natural e divertida, o objetivo do professor e profissionais deve sempre prezar por estabelecer um vínculo afetivo com a criança mostrando para elas que a escola é um lugar bom e que todas as crianças precisam permanecer nela.
Foi escolhido esse tema pois me identifico com ele e vejo que a fase de adaptação deve ser olhada com mais preparação pelos profissionais por isso a importância de um projeto que trabalhe isso desde antes de os alunos ingressarem na escola.
Justificativa
Este projeto se torna muito importante para vida de cada criança, pois por meio dele é possível evitar traumas e a resistência em permanecer na escola, para que a adaptação possa acontecer mais rapidamente é necessário que os funcionários da instituição preparem a escola para receber os alunos que irão à escola pela primeira vez, sendo um local novo e totalmente desconhecido onde os alunos, terão que desligar de sua família e ficar com pessoas estranhas, muitos alunos não aceitará esse novo ambiente. Por isso é necessário um trabalho especial com esse aluno para que ele possa ver que na escola é um lugar bom e com vários coleguinhas e os professores irão fazer o papel dos pais trazendo para criança carinho, atenção e segurança através de gestos e ações concretas.
Oliveira (2002, p.47) destaca a importância da adaptação do aluno na educação infantil. “As crianças mais pequenas têm a necessidade de maior zelo, bem como carinho e segurança, além de todos os cuidados básicos necessários a seu amplo desenvolvimento. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem atividades voltadas simultaneamente para o cuidar e educar”
Deste modo o cuidar e educar devem estar sempre juntos tanto no início como em todo ano letivo, os professores devem incentivar a amizade em sala de aula e também se tornar amigo de seus alunos evitando assim conflitos com as crianças e familiares, é importante sempre manter o dialogo com os pais e familiares pedindo que os mesmo também conversem com seus filhos em casa sobre a escola e como será esta nova rotina.
Sendo assim desenvolveremos um projeto que ajudará durante todo o ano escolar, pois a criança que se sente bem na escola terá um bom rendimento e desenvolvimento é fundamental se sentir confortável no local em que estamos e para as crianças isso é mais importante ainda principalmente para os bebes, com o projeto as famílias também poderão ver o cuidado da escola com seus filhos nesta fase e irão colaborar mutualmente para que seus filhos passem por essa fase da melhor forma possível.
Participantes
Este projeto se destina principalmente e diretamente aos alunos que estão em fase de adaptação escolar na fase da educação infantil abrangendo na maioria das vezes os bebes que estão na fase de ‘’creche I e creche II’’ pois são as turmas em que encontramos mais dificuldade com a adaptação como choros e resistência em ficar na escola.
A proposta na fase de preparação também se destina a professores, cuidadores, gestão e demais profissionais da escola, incluindo todos que estão ali diariamente e devem zelar pelo cuidado das crianças.
Posteriormente o plano se designa também envolve pais e familiares que ajudaram com seus filhos em casa por meio de conversas e diálogos de incentivo sobre a escola.
Objetivos
Objetivo geral
Mostrar a importância de que toda criança precisa se sentir segura e acolhida em sala de aula, garantindo assim a sua permanência na escola com vontade e alegria, e dessa maneira eles consigam se adaptar aquele ambiente sem que se sofra nenhum trauma de infância.
Objetivos específicos
Organizar a escola de maneira simples e acolhedora para que as crianças se sintam encantados e queiram permanecer no ambiente escolar.
Incentivar os professores sempre a fazerem brincadeiras e incluir todos para que se sintam importantes na escola.
Mostrar a importância da equipe gestora conversar com os colaboradores da escola para que todos fiquem atentos no momento de adaptação das crianças cuidando e zelando pelo bem estar e segurança de todas.
Problematização
A problemática apresentada neste projeto conta com pesquisas aprofundadas sobre a educação infantil e consiste em priorizar a importância da adaptação desde a creche ate os anos inicias no ensino fundamental.
No primeiro contato com a escola que acontece normalmente na creche 1, quando os bebes chegam, muitas vezes chorando, a forma de abordagem da professora é crucial neste momento, pois caso o profissional não saiba lidar com essa situação pode ser difícil tanto para as crianças quanto para o professor e também os pais.
Uma primeira impressão ruim da escola pode acarretar problemas para as próximas fases do desenvolvimento como: insegurança, medo, resistência da criança em ir para a escola e assim não ocorre o aproveitamento do aprendizado.
Os motivos que muitas crianças não aceitam ficar na escola de início envolvem basicamente os sentimentos e reações que surgem no momento da entrada na escola, tais como medo, a preocupação e a insegurança de deixaram sua família pois eles não têm noção que vão ficar na escola por um período e depois voltam com sua família.
Oliveira (2002, p.47) destaca a importância da adaptação do aluno na educação infantil. “As crianças mais pequenas tem a necessidade de maior zelo, bem como carinho e segurança, além de todos os cuidados básicos necessários a seu amplo desenvolvimento. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem atividades voltadas simultaneamente para o cuidar e o educar”
Trabalhando essa problemática iremos mostrar meios e estratégias que podem evitar esses traumas e complicações na fase inicial da criança da escola para trabalhar a adaptação com alunos na educação é necessária uma nova maneira de conquistar sua confiança, para que assim possa sentir segurança nos professores.
Referencial teórico
Iniciando sua jornada escolar
Ao iniciar a jornada escolar devemos incentivar nossas crianças a irem a escola, mostrar pra elas que a escola e um ambiente legal seguro e que todas as crianças precisam e devem estudar, quanto mais conversamos com nossas crianças despertamos neles um interesse por aquele ambiente, o objetivo na educação infantil deve ser despertar nos alunos o gosto pelas aulas e conforme o passar do tempo mostrar a eles a importância do estudo para seu futuro, como, oque eles querem ser quando crescer, qual profissão querem seguir o que admiram nos adultos, e assim ir despertando neles o interesse e o prazer de estar na escola.
O correto é mostrar para as crianças que não vamos tornar todas iguais e sim respeitar e valorizar as diferenças que trazem consigo mostrando para ela as importância de cada um pois a inclusão é a oportunidade de ter o olhar respeitoso e amoroso na sociedade, a beleza da humanidade está em sua diversidade incluir e criar espaço seguro para que as crianças se sintam amadas e acolhidas.
Também devemos aqui citar a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula que visa garantir de modo igualitário e dentro de um mesmo contexto escolar a permanência dessas crianças na escola, podendo usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos. Todas crianças devem brincar e aprender juntas para que se desenvolvam em um papel importante na sociedade, saber dividir, respeitar a vez do coleguinha, saber ouvir a professora, é na primeira infância que as crenças se desenvolvem também devemos entender que a verdadeira educação e aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.
Enquanto algumas crianças podem perceber a escola como um lugar divertido e seguro, estabelecendo rapidamente o vínculo afetivo com professor e colegas. Outras podem enxergar a separação da família como um momento de muita angústia e sofrimento, fazendo da adaptação uma barreira entre o aluno e a escola
Oliveira (2002, p.47) destaca a importância da adaptação do aluno na educação infantil:
“As crianças mais pequenas têm a necessidade de maior zelo, bem como carinho e segurança, além de todos os cuidados básicos necessários a seu amplo desenvolvimento. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem atividades voltadas simultaneamente para o cuidar e educar”.
Sendo assim o cuidar e o educar deve andar de mãos dadas em uma escola, pois como aborda a BNCC eles são termos indissociáveis para o aprendizado de uma criança, a criança precisa se sentir segura e acolhida para assim ter o interesse de aprender coisas novas todos os dias, pois é claramente notável que após a fase da adaptação o desenvolvimento da criança da grandes saltos, sendo assim quanto mais tempo demorarmos na adaptação mais tempo essa criança se sentira insegura em aprender acarretando um atraso de aprendizagem comparado aos demais que passam rapidamente por essa fase.
Assim destaca o Referencial Curricular Nacional:
No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. Com os bebês muito pequenos, o principal cuidado será preparar o seu lugar no ambiente, o seu berço, identificá-lo com o nome, providenciar os alimentos que irá receber, e principalmente tranquilizar os pais. A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que ele usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a que ele está acostumado, ajudará neste processo. (RCNEIS, Vol.2, 1998, p.79)
É muito importante tranquilizar não somente as crianças mas também os pais, pois no processo de adaptação é importante que todos que tem contanto com a criança colaborem a incentivando a ir todos os dias, conversando com a criança em casa e explicando várias vezes a importância da escola e que depois de deixar os filhos lá eles retornaram para buscar, muitas crianças se sentem mais confiante ao ouvir por exemplo a mãe explicando que na escola será somente um período e logo ela voltara para casa.
PAPEL DO PROFESSOR NA ADAPTAÇÃO ESCOLAR:
Aqui devemos também priorizar o papel do professor na educação infantil pois sabemos que e um trabalho com grandes responsabilidades em especial na educação infantil onde a pratica pedagógica deve se voltada ao cuidado e carinho, pensando no desenvolvimento , sensações e emoções que serão capazes absorver e devolver ao seu entorno e assim o trabalho com a adaptação não é diferente, os professores devem tratar seus alunos com respeito e harmonia para que os mesmo possam adaptar ao novo ambiente.
O professor deve proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que assim, os alunos possam se adaptar ao novo meio, permitindo-se fazer novas aprendizagens e descobertas que contribuam para o seu pleno desenvolvimento 1662 físico, emocional e social. Permitindo uma nova vida em meio a sociedade, fazendo amizades, participando das rodas de conversas, isso é uma adaptação segura.
Como nos relata Cai ruga; Castro e Costa:
As crianças desta fase estão se constituindo subjetivamente e possuem formas específicas de se apropriar do mundo e da realidade que as cerca. São ávidas exploradoras e inicialmente fazem isso através da ação física, sugando, tocando, apertando, cheirando, mordendo, engatinhando e experimentando diferentes sensações. (CAIRUGA; CASTRO; COSTA, 2014, p. 10)
Para uma boa adaptação também deve se levar em conta a ação pedagógica professoras, pois pode ser considerada um dos fatores mais relevantes em termos de adaptação dos bebês e crianças à escolas. A qualidade dos cuidados depende em grande parte da habilidade das profissionais prestarem atenção em cada um e levarem em conta as reações individuais de cada criança, os professores também são grandes responsáveis em mostrar para as famílias de maneira harmoniosa e respeitosa o vínculo da crianças e escola a adaptação as regrinhas o horário escolar neste período é muito importante que os professores e familiares estejam sempre unidos para que juntos desenvolvam um trabalho bonito e seguro e agradável e acima de tudo respeitoso e educativo.
O professor por sua vez fica responsável de adotar medidas que motivem esses alunos a ficarem neste novo ambiente por meio de brincadeiras, jogos, histórias, atividades recreativas e um ambiente propicio a estimular interesse, entusiasmo, prazer e conhecimento realizando a interação do aluno ao novo, onde ele será incluso no ambiente escolar. É papel dos professores fazer com que seus alunos aprendam a conviver na escola, gostar dos colegas, dos professores, da escola no geral, pois um aluno que não adapta a escola ele não consegue aprender e nem tão pouco aceita aquela situação. A adaptação é o ponta pé inicial da vida do aluno na escola, pois se trata de um mundo novo em sua vida.
Papel da família no processo de adaptação escolar
Sabemos que o papel da família e de grande importância na etapa de adaptação escolar da criança, pois desde o nascimento a criança tem todo contato com os pais e algumas já se sentem inseguras apenas por sair de casa, imaginemos uma criança sendo separadas dos seus pais pela primeira vez, mesmo que por pouco tempo na escola a primeiro momento eles não irão entender qual propósito daquela situação e assim se inicia um grande trabalho onde deve haver mutua colaboração da família e escola para explicar todos os dias a criança e apresentar a sua nova rotina até que eles se sintam seguros no ambiente novo e aos poucos vão entendendo que a escola é apenas por um período e é um momento de aproveitar e não para ter medo. As crianças expressam suas dificuldades de adaptação de diversas maneiras.
De acordo com Rapoport e Piccinini (2001) o choro é um dos principais meios de expressão das crianças. A pouca interação com o ambiente e a agressividade também indicam, geralmente, desconforto da criança. Tais reações constituem formas de externalização de sentimentos pela criança diante da situação desagradável e da consequente separação da família.
É preciso manter a calma e a paciência nas primeiras semanas ao deixar a criança na escola o adulto deve lhe passar segurança mostrando que esta tudo bem, é comum ver as mães chorando junto ao deixar o filho na escola pela 1º primeira vez mas esse é um detalhe que é bom ser evitado para que a criança veja que está tudo bem, antes mesmo de começar a ir para a escola é importante os pais conversarem em casa incentiva-los a brincar e conversar com os coleguinhas, envolver a criança junto nos preparativos dos materiais escolares e também a roupa de usar durante a aula desta forma a criança se sente parte do que esta acontecendo ajudando a se sentir cuidada e incluída.
Neste processo as famílias também precisam se adaptar, já que irão iniciar o compartilhamento dos cuidados e educação da criança com a escola, o que pode gerar muitos questionamentos e até mesmo conflitos. De acordo com Winnicott (1979) as professoras precisam utilizar de seu conhecimento para respaldar as mães e assegurá-las do bom atendimento aos seus filhos. Isto fará com que se sintam seguras para colaborar com a adaptação, transmitindo aos filhos segurança, coragem e afeto.
[...] a professora tem responsabilidade e oportunidade duplas. Tem a oportunidade de dar assistência à mãe na sua descoberta das próprias potencialidades maternas, e de assistir à criança para que supere os inevitáveis problemas psicológicos com que o ser humano em desenvolvimento se defronta. (WINNICOTT, 1979, p. 220)
A escola representa na vida da criança um complemento da ação familiar, assim como definido na Constituição Federal de 1988, no Art. 29 e dentro da própria teoria winnicottiana. Desta forma a adaptação envolve não apenas a criança, mas sua família, como já destacado. Isto porque, como já especifica o termo "complemento", a instituição não agirá sozinha e a família precisa se sentir à vontade na escola para colaborar. Por isso durante o período de adaptação é fundamental a escola demonstrar consideração sobre as inquietações dos familiares e da criança, fazendo um acolhimento por meio da escuta, saber ouvir a família e acalma-la quando preciso, normalmente as famílias tem muitas perguntas sobre o funcionamento da escola e professores é importante saber responder com carinho e claramente para que enquanto estão em casa as famílias fiquem tranquilas de deixar seu filho na escola, na hora de buscar é importante responder as dúvidas e contar aos pais como foi o dia e comportamento da criança.
Metodologia
A proposta do projeto “Acolhimento e Adaptação das Crianças na Educação Infantil” visa promover uma educação acolhedora mostrando assim para nossas crianças que a escola não é um local para se ter medo e sim para aprender e fazer amizades com isso o projeto cuidara dos detalhes para uma boa acolhida das crianças na escola priorizando o bem estar dos mesmos onde a meta é causar uma boa impressão das crianças pelo ambiente escolar.
A metodologia escolhida para este processo contará com a ludicidade a fim de promover algo divertido e interativo para as crianças onde elas possam usar a sua imaginação, e também a direção escolar estará orientando os professores, dando ideias e informação para que possam lidar de forma correta essa fase de adaptação das crianças.
O projeto será realizado durante o primeiro bimestre do ano letivo visando que é a época de adaptação das crianças na escola, podendo ser retomado métodos do projeto durante o ano conforme as matriculas de novos alunos e necessidades da escola.
Antes de iniciar o ano letivo será feita com os professores e funcionários uma reunião para tratar somente deste projeto, na reunião os gestores irão fazer uma palestra explicando com demonstrações em slides a proposta para aquele primeiro bimestre.
O primeiro meio a ser apresentado para um bom acolhimento das crianças na escola é a preparação do ambiente da escola começando desde o portão principal até a sala de aula onde devem usar uma decoração acolhedora para as crianças com por exemplo, balões coloridos, cartazes de boas-vindas, lembrancinhas e painéis para fotos.
Outra questão importante nos primeiros dias de aula é a forma de abordagem das crianças pelos professores e funcionários é importante sempre receber com um sorriso no rosto, um abraço, um carinho, sempre demonstrando afeto e simpatia, os professores também podem usar de roupas atrativas, coloridas e divertidas durante a primeira semana de forma a despertar a atenção dos bebês que normalmente chegam chorando em seus primeiros dias.
Ao chegar na sala de aula os professores e cuidadores devem preparar brinquedos ou jogos divertidos, para receber as crianças como peças de encaixe, blocos, ou massinha de modelar enfatizando o lúdico que ajuda a acalmar nesta fase, pois quando estão brincando as crianças se sentem a vontade e aos poucos vão perdendo a insegurança de estar longe de casa.
Após os primeiros 15 dias a maioria dos bebes já estão adaptados com a escola, mas sempre ainda tem algum que chora um dia ou outro para vir a escola para isso teremos outra proposta que contará com ajuda dos coleguinhas de sala para ajudar o mesmo a se sentir bem.
É muito importante manter a família das crianças como aliada neste processo, a direção escolar sempre vai orientar os professores a manter a conversa e o dialogo todos os dias, o professor de sala irá perguntar os hábitos e horários da criança para poder adaptar melhor a rotina deste na escola e também vai procurar sempre informar os pais como foi o dia do aluno na escola nunca deixando alguma informação importante de lado.
Para o 2º mês do ano letivo teremos uma proposta divertida para fazer as crianças gostar cada dia mais de ir à escola que será um mascote para a turma sendo algum bicho de pelúcia, este mascote servirá para que as crianças despertem o sentimento de cuidado e trabalho em grupo.
A cada dia um aluno irá levar a mascote para dormir em sua casa la ele deverá cuidar do bichinho e dar carinho, assim mostraremos para criança a importância de se sentir bem em um ambiente diferente pois cada um terá a oportunidade de ajudar a mascote a se adaptar em suas casas.
Ao final do primeiro bimestre espera-se que todas as crianças já estejam adaptadas e fazendo amizades entre si, a proposta é sempre manter uma turma harmoniosa em que uns ajudam os outros.
Os professores regentes podem retomar métodos do projeto a cada vez que receber um aluno novo e também poderá manter o projeto da mascote por quantos tempo achar viável e necessário.
Sugestões de jogos e brincadeiras
Estatua: "Estátua” é uma brincadeira que exercita equilíbrio, atenção e paciência. Os participantes dançam ao som da música e, quando a música para, devem congelar na posição, desafiando a capacidade de permanecer imóvel.
Dragão: "Dragão" envolve crianças formando uma fila, imitando um dragão. A brincadeira destaca o espírito de equipe, coordenação e interação, enquanto a "cabeça" do dragão tenta pegar o "rabo".
Morto e vivo: "Morto e Vivo" desafia a concentração e equilíbrio. As crianças seguem comandos de "morto" e "vivo", eliminando aqueles que não conseguem seguir as instruções. O último em pé vence.
Circuito de obstáculos: O circuito de obstáculos oferece uma competição saudável, onde as crianças precisam completar um trajeto com obstáculos. A atividade aprimora a consciência corporal, lateralidade, coordenação, equilíbrio e agilidade.
Esconde-Esconde: Uma brincadeira clássica onde as crianças se escondem enquanto outra conta. Estratégia, pensamento lógico e observação são desenvolvidos, promovendo também a interação entre os participantes.
Brincadeiras musicais: Brincadeiras com instrumentos musicais são essenciais para o desenvolvimento da coordenação motora da criança além de apresenta-la novos sons e formatos.
Acertar a Bola: Uma boa estratégia para preparar a criança para os primeiros passinhos e estimular a coordenação motora do pequeno é colocar uma bola em sua frente e pedir para que ele a chute acidentalmente quando andarem.
Caixas temáticas: A atividade visa usar caixas decoradas com temas interessantes para as crianças, ela é muito divertida principalmente para os bebes pois estimula sua curiosidade as crianças adoram encaixar brinquedos ou tirar e colocar objetos da caixa.
O professor também pode pesquisar e incrementar novos jogos e brincadeiras a partir da observação das características e desenvolvimento dos alunos de sua turma.
Cronograma
Este projeto é proposto para ser realizado durante o primeiro bimestre do ano letivo com crianças de 1 à 3 anos. As atividades propostas foram elaboradas pensando no dever dos professores de despertar nas crianças o sentimento de acolhida e bem estar na sala de aula, superando a faze de adaptação de maneira acolhedora e divertida.
Atividades |
1º Quinzena |
2º Quinzena |
3º Quinzena |
4º Quinzena |
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Reunião explicativa para tratar do projeto. |
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Preparação do ambiente escolar com decorações. |
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Brinquedos e jogos para receber as crianças |
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Incentivar os colegas de sala a acolher as crianças que ainda não se adaptaram |
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Manter o dialogo com a família durante toda adaptação |
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Mascote da turma |
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Recursos
Determinados recursos materiais como: Peças de encaixe, blocos de madeira, massinha, cartazes, TNT, fantasias, fantoches, animais de pelúcia, lápis de cor, papel sulfite, tinta guache, giz de cera, cartolina, data show, pen drive, televisão, brinquedos.
Determinados recursos humanos como: Mimica, entonação de voz, movimentos corporais, atuação, danças, diálogo, abraço.
Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação direta dos alunos englobando toda a escola nesse processo de desenvolvimento, a fim de verificar como esta o andamento da adaptação das crianças, relatar sempre os avanços que o projeto tem feito nessa etapa do período escolar, e também sempre tomando as medidas para melhoria dos meios que não estejam dando certo aprimorando as atividades conforme os alunos se relacionam com o projeto.
Considerações finais
Conclui-se que este projeto ajudará a escola a acolher melhor seus alunos e a socializar com os pais e famílias visto que essa faze de adaptação é muito difícil para ambos e através deste projeto podemos interagir juntamente com as famílias que não sabem lidar com os filhos neste início do ingresso escolar e muitas vezes preferem deixar as crianças em casa adiando este processo cada vez mais.
O projeto evitará que a criança tenha uma primeira má impressão da escola fazendo assim com que não ocorra vários conflitos entre pais, professores, crianças e demais envolvidos nesse processo de adaptação escolar.
Diante deste plano será despertado nos alunos a vontade de vir para a escola e o gosto em permanecer nela, conclui-se assim que quando a própria criança toma a iniciativa de ir a escola, chama seus pais quando chega perto da hora por exemplo, pega sua mochila e vai animado para a escola isso ajuda não somente na questão afetiva mas em todo seu rendimento escolar evitando possíveis traumas e atrasos escolares futuramente.
A inspiração deste projeto veio de uma experiencia própria visto que na minha infância sofri muito com a adaptação escolar e não tive uma boa experiencia com a escola pois era uma época que não tinha a atenção que as crianças precisam pois era uma sala multiseriada com vários conteúdos e apenas uma professora para administrá-los, isso acarretou em vários problemas futuros que passei na escola e hoje em dia olho com um olhar muito importante para essa fase do ensino pois é o início de tudo e se o inicio ocorrer bem todo o resto do processo também ocorrerá por isso cabe a nós professores zelar pelo bem estar daqueles que muitas vezes não sabem lidar com seus próprios sentimentos e passar para as nossas crianças a confiança que elas precisam.
Referências
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