O Ensino do Basquetebol na Educação Física Escolar: Proposta de Plano de Aula para o 2º Ano do Ensino Médio
Jenifer Halana de Melo Euzébio
Resumo
Este trabalho apresenta um plano de aula para o ensino do basquetebol no 2º ano do Ensino Médio, com foco nos elementos conceituais, procedimentais e sociais do esporte. A proposta pedagógica contempla desde a origem e regras gerais da modalidade até práticas corporais que desenvolvem habilidades motoras específicas, como dribles e recepção de bola. O conteúdo pode ser adaptado tanto para o ensino remoto quanto para o presencial, sendo que, nas aulas práticas, os estudantes realizam atividades de domínio motor com o uso de bola e interação em duplas. A avaliação é contínua e formativa, baseada na observação da participação, engajamento, construção de ideias e socialização dos alunos durante o processo. O plano visa promover a apreciação crítica do basquetebol como fenômeno esportivo relevante na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Educação Física. Basquetebol. Ensino Médio. Planejamento Didático. Habilidades Motoras.
Desenvolvimento
Relato
Com base em seus aprendizados nesta aula, elabore o conteúdo de ensino de EDUCAÇÃO FÍSICA do 2° ano do Ensino Médio.
TEMA: BASQUETE
Ementa: Este plano de aula de educação física aborda os elementos conceituais do basquete, como: a sua origem e as regras gerais, além de descrever os aspectos gerais úteis para aprender a jogar e sugestões para apreciação do esporte, com etapas adaptadas para o ensino remoto e práticas que poderão ser realizadas apenas no ensino presencial.
Objetivos: Espera-se que os e as estudantes sejam capazes de descrever e relacionar conhecimentos acerca do basquete, tendo por base conceitos e procedimentos específicos sobre o esporte, desenvolver habilidades motoras para os fundamentos do basquete.
Conteúdo programático: Elementos conceituais: origem do basquetebol e regras gerais; Elementos procedimentais: aspectos gerais úteis para aprender a jogar basquetebol; Elementos sociais: apreciação do basquetebol na condição de fenômeno desportivo na sociedade atual.
Materiais utilizados: Aplicação presencial: quadra com cesta de basquete, bolas de basquete, bolas de outras corridas para frente ou para traz e lateral quicando a bola de basquete e alternando com o braço direito e esquerdo, e ao apito do professor deverão tocar uma linha da quadra, os alunos serão divididos em duplas onde um aluno jogará a bola para cima e o seu parceiro tentará pegá-la com as duas mãos e mais ou menos na altura da cintura, os alunos deverão quicar a bola e fazer um movimento de rotação da bola pelo corpo utilizando as duas mãos.
Avaliação: A avaliação acontecerá mediante observação da participação e envolvimento dos alunos na realização das atividades. O professor irá avaliar nos alunos alguns critérios como: A participação dos alunos em meio à apresentação das atividades físicas e a conversa sobre o assunto em questão, a interação dos alunos e a exposição de suas ideias frente à atividade proposta, quais conhecimentos a respeito das atividades eles possuem, quais dúvidas eles apresentam a respeito do proposto, qual o ponto de vista dos alunos após interagir com o corpo nas atividades físicas.
Observação: Além de todos esses fatores analisados, temos em mente que todas as atividades propostas neste plano de aula contribuem para que os alunos interajam entre si se socializando e que pensem e reflitam sobre questões do cotidiano.
Conclusão
A proposta de ensino do basquetebol para o 2º ano do Ensino Médio, conforme apresentada neste plano de aula, busca ir além da mera prática esportiva, promovendo um aprendizado significativo que envolve aspectos históricos, técnicos e sociais da modalidade. Ao integrar os alunos em atividades que exigem cooperação, coordenação e reflexão crítica, o plano favorece não apenas o desenvolvimento físico, mas também o cognitivo e o socioemocional. O ensino do basquetebol, portanto, contribui para a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte enquanto prática cultural e ferramenta pedagógica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2025.
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