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O Ensino do Basquetebol na Educação Física Escolar: Proposta de Plano de Aula para o 2º Ano do Ensino Médio

Jenifer Halana de Melo Euzébio

 

DOI: 10.5281/zenodo.15685628

 

 

Resumo

Este trabalho apresenta um plano de aula para o ensino do basquetebol no 2º ano do Ensino Médio, com foco nos elementos conceituais, procedimentais e sociais do esporte. A proposta pedagógica contempla desde a origem e regras gerais da modalidade até práticas corporais que desenvolvem habilidades motoras específicas, como dribles e recepção de bola. O conteúdo pode ser adaptado tanto para o ensino remoto quanto para o presencial, sendo que, nas aulas práticas, os estudantes realizam atividades de domínio motor com o uso de bola e interação em duplas. A avaliação é contínua e formativa, baseada na observação da participação, engajamento, construção de ideias e socialização dos alunos durante o processo. O plano visa promover a apreciação crítica do basquetebol como fenômeno esportivo relevante na sociedade contemporânea.

 

Palavras-chave: Educação Física. Basquetebol. Ensino Médio. Planejamento Didático. Habilidades Motoras.

 

 

Desenvolvimento

 

Relato

 

Com base em seus aprendizados nesta aula, elabore o conteúdo de ensino de EDUCAÇÃO FÍSICA do 2° ano do Ensino Médio.

TEMA: BASQUETE

 

Ementa: Este plano de aula de educação física aborda os elementos conceituais do basquete, como: a sua origem e as regras gerais, além de descrever os aspectos gerais úteis para aprender a jogar e sugestões para apreciação do esporte, com etapas adaptadas para o ensino remoto e práticas que poderão ser realizadas apenas no ensino presencial.

 

 

Objetivos: Espera-se que os e as estudantes sejam capazes de descrever e relacionar conhecimentos acerca do basquete, tendo por base conceitos e procedimentos específicos sobre o esporte, desenvolver habilidades motoras para os fundamentos do basquete.

 

 

Conteúdo programático: Elementos conceituais: origem do basquetebol e regras gerais; Elementos procedimentais: aspectos gerais úteis para aprender a jogar basquetebol; Elementos sociais: apreciação do basquetebol na condição de fenômeno desportivo na sociedade atual.

 

 

Materiais utilizados: Aplicação presencial: quadra com cesta de basquete, bolas de basquete, bolas de outras corridas para  frente ou para traz e lateral quicando a bola de basquete e alternando com o braço direito e esquerdo, e ao apito do professor deverão tocar uma linha da quadra, os alunos serão divididos em duplas onde um aluno jogará a bola para cima e o seu parceiro tentará pegá-la com as duas mãos e mais ou menos na altura da cintura, os alunos deverão quicar a bola e fazer um movimento de rotação da bola pelo corpo utilizando as duas mãos.

 

 

Avaliação: A avaliação acontecerá mediante observação da participação e envolvimento dos alunos na realização das atividades. O professor irá avaliar nos alunos alguns critérios como: A participação dos alunos em meio à apresentação das atividades físicas e a conversa sobre o assunto em questão, a interação dos alunos e a exposição de suas ideias frente à atividade proposta, quais conhecimentos a respeito das atividades eles possuem, quais dúvidas eles apresentam a respeito do proposto, qual o ponto de vista dos alunos após interagir com o corpo nas atividades físicas.

 

 

Observação: Além de todos esses fatores analisados, temos em mente que todas as atividades propostas neste plano de aula contribuem para que os alunos interajam entre si se socializando e que pensem e reflitam sobre questões do cotidiano.

 

 

Conclusão

 

A proposta de ensino do basquetebol para o 2º ano do Ensino Médio, conforme apresentada neste plano de aula, busca ir além da mera prática esportiva, promovendo um aprendizado significativo que envolve aspectos históricos, técnicos e sociais da modalidade. Ao integrar os alunos em atividades que exigem cooperação, coordenação e reflexão crítica, o plano favorece não apenas o desenvolvimento físico, mas também o cognitivo e o socioemocional. O ensino do basquetebol, portanto, contribui para a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte enquanto prática cultural e ferramenta pedagógica.

 

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2025.

 

DAOLIO, J. Educação Física e cultura: interfaces e interlocuções possíveis. Campinas, SP: Papirus, 2004.

 

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1999.

 

TUBINO, M. J. G. Esporte: educação e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 1987.