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Os desafios do ensino de Literatura no Ensino Médio

Danieli Batista Sousa

Noemir Ferreira

Alessandra Crisley Silva de Sousa

Elizangela Pereira Martins

Jeice Keli Batista Sousa

 

DOI: 10.5281/zenodo.14236517

 

 

RESUMO

Esse texto tem como objetivo tratar sobre as dificuldades encontradas do educador conseguir desenvolver suas aulas de literatura com os alunos do ensino médio, onde o docente busca oferecer aos seus alunos conteúdos literários regionais para que se conheça um pouco mais da literatura brasileira .Dessa maneira será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com opiniões de diversos autores que relatam a importância do ensino da literatura n o ensino médio para que os educandos possam conhecer um pouco , mas sobre a literatura brasileira com a diversidade de culturas que podem ser encontradas no Brasil e dessa maneira pode se fazer perceber como é importante o desenvolvimento literário dentro do ambiente educacional.

 

Palavras-chave: Literatura. Regionalismo. Diversidade cultural. Educação.

 

 

Introdução

 

Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de relatar como na atualidade é importante para o conhecimento cultural o desenvolvimento da literatura dentro da escola principalmente no ensino médio.

Quando se entende a importância do desenvolvimento do regionalismo cultural trazido através da literatura onde diversos escritores brasileiros se fazem presentes nesse trabalho onde busca conhecer as histórias literárias que foram escritas por diversos escritores brasileiros.

As obras literárias desenvolvidas através de contos foram escritas por escritores conhecidos como José de Alencar , Machado de Assis, Aluísio de Azevedo esses autores ficaram conhecidos por seus contos e histórias do regionalismo brasileiro onde através delas pode se conhecer um pouco mais da cultura diversificada que existe no Brasil e assim é possível se perceber que a cultura brasileira tem sua diversidade e precisa ser trabalhada dentro das escolas principalmente com alunos do ensino médio.

Para se desenvolver esse artigo foi desenvolvida uma pesquisa com diversos autores que relatam a importância de se desenvolver a literatura no ensino médio para que dessa maneira possa estimular esses alunos o hábito da leitura e também conhecer um pouco mais da literatura brasileira e a sua diversidade.

Com essa pesquisa bibliográfica realizada pode se entender um pouco, mas de como ocorreu o desenvolvimento literário no Brasil quais foram os pontos marcantes para os autores descrevem sobre a literatura brasileira onde autores importantes se destacaram nesse processo trabalhando o regionalismo e a diversidade da cultura brasileira sempre se respeitando as diferenças que possam existir.

Assim será desenvolvida cada etapa desse artigo buscando trazer informações sobre a importância da literatura dentro do ambiente escolar para que se consiga desenvolver um trabalho com os alunos onde eles sempre se sintam motivados a buscar conhecimento criando o hábito da leitura e trazendo sempre o conhecimento.

 

 

Desenvolvimento

 

O educador ao se pensar em como desenvolver as atividades literárias com seus alunos no ensino médio deve se preocupar em como fazer com que o seu aluno se interesse por essa literatura que é rica e com uma diversidade cultural, é importante se entender que é preciso que o aluno se sinta motivado sempre em participar das aulas.

O processo de leitura é muito importante, pois é primeiro contato do aluno com o que está sendo ensinado a ele e assim será possível fazer que o aprendizado comece a ser desenvolvido através da leitura e assim se faz perceber como o educador precisa desenvolver o seu planejamento de suas aulas fazendo que essa criança que está no ensino fundamental aprenda através da leitura.

Na atualidade em que vivemos é possível se perceber que há uma ligação direta entre a leitura e o leitor, não é somente um processo de leitura a ser desenvolvido pelo aluno, mas também um processo cultural onde é possível se aprender a diversidade sem sair do lugar apenas através da leitura desenvolvida pelo educador em sala de aula, dessa forma o educando pode levar esse aprendizado para fora desse ambiente isso é importante estimular o desenvolvimento educacional do aluno.

Quando o autor de um livro desenvolve sua escrita de um livro desenvolve uma mensagem que esse autor que repassa para o seu leitor quando o educando está trabalhando suas atividades ele consegue trabalhar a escrita e a sua fala isso é uma parceria que só pode acontecer quando se tem uma boa leitura para conseguir compreender a função dela no ambiente escolar.

FREIRE (1989) relata a importância do ato de ler e assim explica como deve ser estimulado diariamente o educando para desenvolver sua leitura pois através disso consegue se fazer que se tenha uma qualidade de ensino e o desenvolvimento esteja nesse processo e educador deve estar preparado para conseguir estimular esse aluno a querer ler cada vez mais aprender as diversidades através dos livros.

A literatura é muito importante, pois através dela pode se conseguir ter uma expressão criativa, reflexão e crítica social, compreensão e comunicação, é de suma importância todo esse processo, pois através dele o aluno começa a conhecer a diversidade cultural existente no Brasil e como essa cultura deve ser respeitada por todos.

Através da literatura pode se conseguir transmitir conhecimento de uma sociedade e através de sua cultura, é importante esse processo, pois assim consegue se entender como deve ser desenvolvido o conhecimento literário dentro do ambiente educacional e o educador de literatura é responsável por esse processo, pois dessa maneira se faz pensar em como a matéria de literatura deve se fazer presente dentro do ambiente educacional.

De acordo com KLEIMAN, (2002, p.51) relata como é importante o incentivo diário do educador para seu educando desenvolva a sua leitura para que dessa maneira seja possível se trabalhar os conteúdos e desenvolver o aprendizado no ensino fundamental e importante trabalhar a habilidade da leitura e a escrita de maneira correta.

O educador de língua portuguesa deve saber direcionar as leituras que serão trabalhadas em sala de aula onde seja possível estimular esse aluno a querer sempre praticar sua leitura e isso é algo importante fazer que o seu educando se sinta motivado a participar das aulas e não somente isso desenvolver o seu aprendizado.

A fala e a consequência da leitura de forma que se faz pensar que quando é desenvolvido a leitura o aluno fala o que está lendo e dessa forma fala e a escrita depende diretamente da leitura isso se faz perceber como é importante o trabalho do educador pensando sempre no bem estar do seu aluno e a sua evolução educacional.

Na teoria a leitura deve ser um ato prazeroso e estimulando o profissional de língua portuguesa deve pensar nisso e principalmente com ira colocar isso na prática trazendo livros conforme a necessidade de seu aluno onde possa ser trabalhada a leitura e com isso esse aluno queira cada vez mais ler e se desenvolver.

Segundo NOGUEIRA, Elza de Sá; O que pode a literatura na escola? Juiz de Fora, MG, 2023 é difícil o educador ensinar literatura dentro da sala de aula estimulando sempre o aluno a participar dessas aulas despertando a sua curiosidade é importante saber desenvolver as aulas sempre com criatividade.

De acordo com Nogueira:

 

Ensinar literatura é uma tarefa difícil quando consideramos essa dimensão, pois requer insistir no contato com o texto literário e não com paráfrases, o que inevitavelmente demanda mais tempo para selecionar material, ler, ouvir os alunos, reavaliar nossa própria relação com os livros que selecionamos. É importante pensarmos nas razões pelas quais acreditamos que nossos alunos devem ler determinado poema, conto, romance: está na lista de alguma universidade? Sugestão do livro didático? Exigência do Programa de ensino do colégio? É importante para nós? É incômodo, emocionante, explora e expande a riqueza da língua, toca em questões necessárias, difíceis belas? (2023;p.18)

 

Dessa maneira é possível analisar a importância da literatura no ensino médio, onde busca trazer conhecimento aos alunos e assim demonstrar para eles a diversidade cultural que existe no Brasil.

Assim a cultura enriquece o vocabulário, isso é importante, pois dessa maneira consegue se ter a diversidade de linguagem quando se pratica a leitura e assim consegue se ter o desenvolvimento e o conhecimento de novas palavras pode se introduzir novas palavras no vocabulário.

Quando a literatura é trabalhada dentro do ambiente educacional o educador faz com que o seu aluno começa a compreender a sua individualidade através do ato da leitura e começa a expressar os seus sentimentos e com isso se tem uma nova forma de se pensar a importância literária e o seu significado para o aprendizado do aluno.

Para ARAÚJO, Anna Claudia Chagas; A importância da literatura em sala de aula, São Paulo, 2013 é importante se trabalhar a leitura com os alunos e assim consegue se compreender como se faz entender que cada dia mais o educador deve trabalhar o conhecimento literário estimulando sempre a leitura e o educador deve sempre fazer que em suas aulas isso seja estimulado.

De acordo com Araújo:

 

Ler de forma significativa é importante para quem está imerso numa sociedade letrada porque propicia o reconhecimento de direitos e deveres pelos cidadãos, logo, contribui para o exercício da cidadania e para a produção de múltiplos conhecimentos. Partindo dessa necessidade do homem aprender a ler e acima de tudo, gostar de ler, pode-se dizer que a escola se torna parte responsável nesse processo, pois lhe compete a formação integral de seus alunos para que desenvolva sua autonomia e criticidade frente às exigências de uma sociedade tão complexa. (2013, p.12)

 

Dessa maneira é possível entender como é importante a prática da leitura dentro do ambiente educacional e o educador deve sempre estimular os seus alunos a praticar o hábito da leitura e assim introduzir a literatura nesse processo de desenvolvimento educacional.

Quando se introduz a literatura de maneira correta dentro do ambiente educacional desperta a imaginação dos alunos e assim começa a se trabalhar a criatividade quando se começa a conhecer o mundo através dos livros se percebe como é importante o processo literário.

A literatura ensina muito sobre a cultura tanto brasileira quanto mundial e assim é possível pensar em como cada vez mais é preciso resgatar a literatura para dentro do ambiente educacional para que assim seja possível conseguir obter resultados positivos no desenvolvimento social e cultural desses jovens.

De acordo com Nogueira (2023) é importante se ensinar a literatura e dessa maneira possa se praticar o desenvolvimento da leitura cultural onde se percebe que cada vez mais a leitura cultural é importante para se trabalhar, pois através dela consegue se trabalhar as diferenças culturas e ensinar a se respeitar essas diferenças onde se aprende que cada povo tem sua cultura e isso deve ser respeitado.

Quando se pratica a leitura literária se fala de muitos autores conhecidos que trazem em suas histórias, os mais conhecidos são Machado de Assis e Aluísio de Azevedo que com suas histórias estimula sempre os jovens a querer ler essas histórias culturais do passado onde a curiosidade é despertada para que assim seja desenvolvido o conhecimento da cultura do passado se trazendo para o presente.

Para BARBOSA, Adriani; A literatura na escola como instrumento de criticidade; Paraná, 2013 descreve como é importante o sistema literário nas escolas e assim se percebe como devem ser desenvolvidas as aulas dentro do ambiente educacional.

De acordo com Barbosa:

 

Ao privilegiar textos literários e oportunizar a experiência de temas sociais dentro do campo linguístico aguça-se o interesse do aluno pelo objeto lido. Possibilita-se, assim, o contato com a literariedade que o gênero contístico apresenta e criam-se condições para um alargamento de visão. Ao analisar um código abstrato, enquanto matéria, e ao relacionar a uma dada realidade concreta, utiliza-se para isso de múltiplos meios, faz-se a mediação entre literatura, conteúdo e a sociedade. Nessa interligação proporciona-se um ambiente para que o estudante se posicione criticamente. (2013, p.12)

 

A literatura é algo muito importante a ser trabalhado, pois dessa maneira consegue-se trazer a diversidade para dentro das salas de aulas com os alunos os educadores têm um papel muito importante nesse processo e assim se faz desenvolver a linguística dos alunos sempre pensando em como se trabalhar as obras literárias.

Quando se pensa em literatura é preciso saber desenvolver ela de maneira que se possa fazer que ela evolua os conteúdos possam ser trabalhos que se traga autores conhecidos que sabem desenvolver a literatura e através dela possa se conseguir fazer que os alunos dentro do ambiente educacional possa compreender a importância do desenvolvimento da leitura e assim pode se conseguir aprender que há cada dia o educador precisa evoluir a maneira que desenvolve a literatura com seus alunos.

De acordo com Araújo (2013) quando a literatura é desenvolvida de maneira que possa estimular o aluno a conseguir aprender e não somente isso os seus saberes sobre a literatura dentro e fora do ambiente escolar é muito importante conseguir fazer que a literatura vá além das salas de aulas com os alunos do ensino médio que possa se fazer entender que cada vez mais se consiga evoluir a forma em que se pode entender que a literatura é algo importante a ser passado adiante.

Para NOGUEIRA, Elza de Sá, O que pode a literatura na escola? Juiz de Fora MG, 2023 relata a importância de se conseguir desenvolver a literatura no ensino médio com alunos que estão começando a conhecer o desenvolvimento literários autores conhecidos por seus contos e histórias e como é importante a realização de atividades que estimulem o aprendizado do aluno.

De acordo com Nogueira:

 

É comum, especialmente no Ensino Médio, que ao propormos uma leitura percebamos manifestações de rejeição e, ao mesmo tempo, não é raro que um ou outro aluno esteja com um livro aberto sobre a mesa. Assim, muitas vezes, no ensino regular, os textos literários são apresentados em dissonância com o contexto socioeconômico e cultural dos discentes, o que contribui para o abismo que se abre entre o que esperamos dos estudantes e o que eles esperam da escola. Aliás, muitas vezes, o ensino de Literatura preconiza sua história e deixa de lado o próprio texto, por falta de tempo, porque o Programa precisa ser cumprido, porque a linha do tempo e as características do Romantismo, Barroco, Trovadorismo são muito mais apreensíveis e passíveis de avaliação que a potência de um poema, as perguntas que ele propõe sem formular, o insondável que espreita o leitor. (2023, p.17)

 

Ao se perceber que no ensino médio desenvolve a literatura de maneira que busca oferecer aos alunos condições de evoluir a sua leitura e não somente isso os seus conhecimentos em relação os acontecimentos literários histórias que se passaram no século passado onde grandes autores se destacaram e assim conseguiram fazer que cada vez mais possa ser trabalhada a evolução do conhecimento e a cada dia evolua os seus conhecimentos.

Ao se entender que o educador de literatura tem um papel importante no desenvolvimento literário e a cada dia deve se desenvolver essas aulas se pensando em como esse aluno pensa em desenvolver suas atividades literárias e não somente isso se sentir motivado em conseguir desenvolver suas leituras e com isso possa ser possível ele compreender a real importância de trabalhar as leituras de autores renomados que possam ajudar cada vez mais que aconteça a evolução do aprendizado.

Dessa forma os alunos são incentivados diariamente a conseguir se fazer que a escrita e a fala sejam desenvolvidas de maneira correta e a leitura faz parte desse processo diário em se fazer presente cada dia mais a escola deve se preocupar em como se trabalha a diversidade da leitura e com isso possa se construir a verdadeira forma de se trabalhar o desenvolvimento da leitura.

E FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler em três artigos que se completam, São Paulo, 1989, 3° edição relata como deve ser trabalhado a leitura do seu aluno de forma correta e isso que se descreve em um trecho de seu livro.

De acordo com FREIRE:

 

Do ponto de vista crítico, é tão possível negar a natureza política do processo educativo quanto negar o caráter educativo do ato político. Isto não significa, porém que a natureza política do processo educativo e o caráter educativo do ato político esgotem a compreensão daquele processo e deste ato. Isto significa ser impossível de um lado, como já salienta uma educação neutra, que se diga a serviço da humanidade dos seres humanos em geral, de outro, uma prática pública esvaziada de significação educativa. Neste sentido e que todo partido político sempre educador e , como tal sua proposta ostentica vai ganhando carne ou não na relação entre os atos de denunciar e anunciar.( FREIRE p. 15).

 

Dessa maneira foi possível se perceber como é importante desenvolver a leitura de uma maneira mais facilitada com o seu aluno dentro da sala de aula e se percebe como é fundamental a importância da leitura e a escrita quando é preciso se fazer que aconteça o desenvolvimento da fala de uma maneira correta cada vez mais é possível se falar da forma que será trabalhado a leitura dentro da sala de aula pelo educador.

Segundo DUTRA (2011) quando e oferecido uma leitura de qualidade amplia o conhecimento de mundo do aluno sem ele sair da sala de aulas e possível se entender que e preciso trazer aulas onde o educando queira desenvolver o habito da leitura diariamente e consiga se oferecer a interação direta entre educador e aluno que se possa assim se ter a ideia da real situação na educação.

E preciso se preocupar em como será desenvolvido a aprendizagem da língua portuguesa do aluno e oferecer a ele condições para que consiga superar suas dificuldades e limitações de aprendizado do aluno e assim se faça entender que através da leitura o seu aprendizado irá ocorrer de forma natural onde irá acontecer à evolução da educação.

O ser humano desenvolve o seu processo de conhecimento do seu início de vida através da frase leitura, formação de letras ou palavras e dessa forma consegue se compreender como e importante se trabalhar a leitura para que dessa maneira aconteça o desenvolvimento do ser humano.

No ambiente escolar deve se desenvolver a fala e a escrita conforme o que se está lendo e no ensino fundamental isso é muito importante para se desenvolver de uma maneira correta e cada dia mais há uma preocupação em como será desenvolvida a leitura de uma maneira correta onde estimule o aluno cada vez mais a trabalhar a leitura.

Literatura significa fazer o aluno compreender as escolas literárias que existiram no século passado e com isso seja possível fazer que a leitura se torne um hábito diário na vida desse educando é importante sempre se estimular a evolução literária dentro e fora do ambiente educacional onde ele busca se ter a ideia da importância desse conhecimento literário adquirido ao decorrer das aulas.

De acordo com PAIVA, Aparecida; Literatura e leitura na formação escolar, Minas Gerais, 2005 relata como é importante o desenvolvimento da narrativa para que possa se formar um leitor e não somente isso e preciso saber desenvolver a leitura de maneira correta a literatura faz parte desse processo onde desenvolve o hábito da leitura e da narrativa do aluno.

De acordo com Paiva:

 

A narrativa exige que alguém a conte. Alguém está com a palavra. Nós costumamos pensar que este deve ser o autor da história, aquele que a viveu ou imaginou e, agora, a está contando para alguém. Mas quem é de fato dono de sua própria palavra? O autor não está solto e sozinho. Sua linguagem carrega os traços da sociedade em que vive, da memória de seu povo, de sua classe social, de sua família, de seus amigos. A linguagem não é propriedade particular, ela circula entre as pessoas que a produzem todos os dias, num trânsito incessante de que todos nós participamos. O autor toma posse dela temporariamente. Sua vontade sustenta a narrativa, mas sua voz não é exclusiva, nem explícita no texto. Ao desenvolver uma narrativa, ainda que seja a história de sua própria vida, o autor dá vez e voz a um narrador (ou a mais de um) que pode ser ou não personagem. Nem mesmo numa história de Machado de Assis, que costuma se dirigir diretamente ao leitor, comentando alguma coisa, podemos dizer que ali esteja a voz do autor. Aquela é a voz do narrador que, junto com os personagens, a situação e o ambiente narrados, faz parte da armação, do arranjo que o autor urdiu. O autor inventa um mundo e o(s) narrador(es) o apresenta(m), numa representação enunciativa. (2005, p.26)

 

Com isso é possível se entender que a cada dia mas é preciso saber trabalhar a literatura juntamente com ela vem o desenvolvimento da narrativa e com isso consegue se obter resultados positivos ao se desenvolver a leitura é importante se conseguir se ter um posicionamento literário se conseguir obter o conhecimento adquirido com autores renomados é importante saber se criar a ideia de como esses autores fazem para desenvolver essa literatura juntamente com a cultura adquirida.

Observa-se sempre que a leitura e uma ferramenta que deve estar presente diariamente na vida do ser humano e dessa forma ele e inserido na sociedade atual onda é fundamental praticar a leitura para que saiba se desenvolver plenamente.

Através da leitura o aluno automaticamente a sua escrita e dessa forma consegue desenvolver suas ideias e não somente isso e desenvolvido também os seus pensamentos e amplia sua visão de mundo algo muito importante que o educando sai do fundamental desenvolvendo de maneira correta sua leitura e escrita.

Deve se desenvolver a habilidade da leitura de maneira que se possa fazer que a leitura se torne algo presente na vida do educando em sala de aula e assim o educador de língua portuguesa deve sempre planejar suas aulas pensando em como a leitura se fara importante para o desenvolvimento do seu aluno e com isso faça que todas as suas habilidades sejam trabalhadas de forma concretas para o seu desenvolvimento educacional e social.

Para Barbosa (2012) quando se entende a realidade literária trabalhada dentro do ambiente educacional se pensa em como o educador deve saber desenvolver esse papel e não somente isso a melhor maneira de se desenvolver as aulas onde possa estimular o saber literário e narrativo assim se pensa em como trabalhar a ideia de como se faz perceber a literatura e o desenvolvimento de atividades onde se conseguir trazer a cultura literária para dentro da sala de aula principalmente no ensino médio.

De acordo com CORSINO, Patrícia, Ministério da educação, Crianças como leitoras e autoras, Brasília, 2016 relata como deve ser trabalhado a leitura com o aluno no ambiente escolar e dessa forma conseguir evoluir a cada dia mais a leitura e a escrita sejam trabalhadas juntamente.

De acordo com Corsino:

 

Assumir esse novo paradigma significa romper com uma visão linear de desenvolvimento, com etapas universais a serem percorridas. Significa também considerar que as crianças, com suas produções singulares, criativos e imprevisíveis, podem apresentar diferentes processos tantos individuais quanto culturais, já que são sujeitos situados sócio- historicamente, com traço cultural, de seu grupo de gênero, etnia, religião. Tais concepções deslocam a exclusividade do olhar sobre as crianças seguindo uma perspectiva da falta da incompletude e trazem outras dimensões mais positivas. (CORSINO, p.15, 2016).

 

Dessa forma pode se entender como a leitura ajuda o educando a compreender um mundo novo onde a diversidade faz parte onde no ensino fundamental e algo que faz parte do desenvolvimento do aprendizado do aluno a cada dia é importante praticar o hábito da leitura e com isso estimular o trabalho em equipe o respeito ao próximo.

A linguagem é algo importante para o ser humano através do ato da fala é possível desenvolver uma comunicação conhecer algo novo trabalhar a diversidade, se compreender as diferenças e com isso as diferenças e com isso se cria a ideia de como se fazer que a realização da linguagem seja algo fundamental no planejamento das aulas do educador de Língua Portuguesa o entendimento e o desenvolvimento educacional fazem parte desse processo.

A linguagem se desenvolve através da linguagem juntamente com a literatura é possível se entender como é importante esse processo não somente juntamente com a literatura pode se desenvolver as aulas de língua portuguesa que no ensino médio se torna indispensável para se obter o desenvolvimento pleno do conhecimento adquirido dentro da escola através da prática da leitura.

Deve se desenvolver estratégia onde o aluno busque maneiras de conseguir trabalhar a escrita e fala justamente isso é importante para que se possa entender como é fundamental se ter um desenvolvimento dessas duas parcerias inseparáveis para que assim possa ser elaboradas aulas de Língua Portuguesa assim pode se entender o real sentido do desenvolvimento literário onde consiga fazer que o aluno participe das aulas.

Muitos autores relatam a importância do ato de ler e FREIRE, Paula, A importância do ato de ler, São Paulo, 1989, 23° edição relata como é importante a leitura para o desenvolvimento do aluno através disso se pratica a escrita e fala.

De acordo com FREIRE:

 

Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje, dizer algo do processo em que me inserir enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolva uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que posterior leitura desta não possa rescender da continuidade da leitura daquela. (FREIRE, 1989, p. 9).

 

Foi importante compreender a ideia de FREIRE, onde é possível se entender que a leitura faz a evolução da escrita e fala para que seja possível assim dar oportunidade de o aluno conseguir se expressar a leitura faz parte do desenvolvimento do seu aluno.

Com isso foi possível se fazer a compreensão de como a educação no ensino fundamental ajuda o aluno a entender um pouco mais de como a língua portuguesa faz parte do desenvolvimento do aprendizado da criança que está evoluindo a sua leitura.

Através da leitura pode se desenvolver as habilidades do seu aluno isso é importante seu aluno isso é importante para poder se obter resultados positivos e cada vez mais se percebe o real sentido da leitura na vida do ser humano cada dia mais e importante o educador ficar atento como seu aluno está desenvolvendo a sua leitura.

As diversas formas de se trabalhar a leitura e uma é um tema que vem se deslocando diariamente ainda mais no momento em que está vivendo e a tecnologia que facilita o contato entre o educador e o docente e na atualidade é importante o desenvolvimento do hábito da leitura e dessa forma fica mais fácil se trabalhar o desenvolvimento do hábito da leitura.

O escritor BAUMBERGER (2000) fala da importância do hábito da leitura diariamente ajuda no processo mental e atua diariamente no intelectual e isso é importante para que possa se leitura para que trabalhar para que possa ser trabalhada a leitura e assim ser desenvolvida diretamente a fala e a escrita e com isso o desenvolvimento da leitura é muito importante nesse processo trabalhar as habilidades e o raciocínio direto.

 

 

Considerações finais

 

O educador enfrenta desafios diários dentro da sala de aula e não seria diferente no ensino médio, um dos desafios enfrentados pelos docentes é de como ensinar a literatura aos seus alunos e ao mesmo tempo motivar a querer aprender mais sobre o universo cultural sempre se preocupando em como esse ensino será passado.

A literatura é fundamental para o desenvolvimento da leitura e da cultura dos alunos, grandes escritores literários passam o seu conhecimento através de contos literários e isso é importante, pois através da exposição cultural pode se fazer passado e presente trabalhar juntos e nesse momento se faz pensar em como o educador deve desenvolver a literatura com o seu aluno dentro e fora da sala de aula.

Por isso foi desenvolvido esse artigo para que se possa compreender a importância da literatura e não somente isso assim se percebe como devem ser desenvolvidas as atividades literárias dentro do ambiente escolar é muito importante esse processo para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

O aprendizado adquirido foi muito grande e é importante se entender qual o papel do educador no ensino médio em relação ao desenvolvimento da aprendizagem literária do seu e não somente isso trabalhar essa literatura de maneira que motive seu educando a cada dia mais querer participar das aulas.

 

Referências

 

ARAÚJO, Anna Claudia Chagas; A importância da literatura em sala de aula, São Paulo, 2013 

 

BARBOSA, Adriani; A literatura na escola como instrumento de criticidade; Paraná , 2013

 

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000

 

CORSINO, Patrícia, Ministério da educação, Crianças como leitoras e autoras, Brasília, 2016

 

DUTRA, Vânia L. R. Abordagem funcional da gramática na Escola Básica. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011. Disponível em: www.abralin.org. Acesso em. abril 2024

 

FREIRE, Paula, A importância do ato de ler, São Paulo, 1989, 23° edição

 

NOGUEIRA, Elza de Sá; O que pode a literatura na escola? Juiz de Fora, MG, 2023

 

KLEIMAN, Ângela. O impacto da leitura para o aprendiz adulto. Revista Pátio, 2011.

 

PAIVA, Aparecida; Literatura e leitura na formação escolar, Minas Gerais, 2005