Nutrição escolar: desafios na escola do campo
Joana Ribeiro Pereira
RESUMO
O presente artigo explora e evidencia a devida importância nutricional nas escolas do campo, com um olhar aguçado para as crianças da educação infantil. Sendo destacado como fundamental a alimentação saudável e balanceada, seja no desenvolvimento físico e mental das crianças, sendo levado em consideração o contexto socioeconômico das comunidades e sua cultura local rural. A pesquisa realizada relaciona a importância da alimentação escolar no campo, pois promove a saúde e o aprendizado, incentivando as práticas sustentáveis que gera um impacto positivo na comunidade em geral. Citando os desafios enfrentados pelas escolas do campo, como a infraestrutura escassa, dificuldade do acesso aos alimentos frescos e variados, a necessidade de profissionais qualificados em nutrição escolar e os seus desafios da cultura a qual a escola está inserida que enrijecem a mudança de hábitos alimentares saudáveis. Com tudo isso este artigo salienta algumas soluções, como o incentivo ao início da agricultura familiar, capacitações dos profissionais envolvidos no processo educacional alimentar. Finalizando com os benefícios de uma alimentação saudável nas escolas do campo, melhorando o rendimento escolar, prevenindo doenças e o fortalecimento da comunidade onde a escola está inserida. Através disso, o artigo sugere algumas soluções, como o incentivo à agricultura familiar, a educação nutricional e a capacitação dos profissionais envolvidos.
Palavras-chave: Alimentação escolar no campo. Práticas sustentáveis. Mudança de hábitos alimentares. Rendimento escolar.
Introdução
O presente estudo abordado neste artigo, objetiva a importância da nutrição escolar com o enfoque nas escolas do campo. Onde há especificidades das localidades rurais, que o público-alvo deste estudo são as crianças da educação infantil.
A alimentação saudável e adequada promove o desenvolvimento integral da criança, visando a importância das condições socioeconômicas e culturais que se relaciona com a comunidade a qual está inserida.
No âmbito escolar do campo, a prática de uma alimentação equilibrada e saudável tem impacto no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, visando incentivar as práticas sustentáveis e saudáveis, que expande a ser praticadas em casa.
Este artigo direciona a explorar um assunto pouco relacionado que são os desafios de ter uma alimentação adequada nas escolas da zona rural, onde há especificidades de cada região e localidade.
Segundo a socióloga e pesquisadora na área de educação e alimentação escolar Maria Emília Pacheco "A alimentação escolar no campo é um direito que vai além da nutrição; ela é fundamental para a promoção de saúde, aprendizagem e inclusão social. Ao garantir uma alimentação de qualidade nas escolas rurais, estamos também valorizando a agricultura local e combatendo a desigualdade alimentar."
A garantia de ser entregue uma alimentação balanceada e saudável com a melhor qualidade é um desafio a ser estabelecido as merendeiras, onde estão sendo direcionadas por nutricionistas e dependendo da merenda a ser entregue na instituição escolar.
A alimentação é de suma importância para ser valorizada a cultura da região e onde há uma desigualdade alimentar, pois quando se observa a realidade da família de cada criança é percebido que há uma certa desigualdade, onde a escola está como base principal da alimentação daquela criança, da importância de ir para escola estudar e principalmente obter sua alimentação principal do dia.
Desenvolvimento
Nutrição escolar: A sua importância
Ao discorrer sobre a nutrição escolar, é de grande valia ressaltar sua importância em desempenhar um papel fundamental na saúde e no aprendizado da criança. Pois, quando é ofertada uma alimentação inadequada, acontece de estabelecer um desenvolvimento cognitivo e físico negativo, onde é um influenciador na sua aprendizagem e na qualidade de vida.
De acordo com a nutricionista – Maria Clara Di Pierro que objetiva o estudo da alimentação escolar saudável, como papel fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, onde com uma dieta equilibrada e nutritiva pode haver melhora na concentração, no aprendizado e no seu desempenho escolar. Ao conseguir garantir que as crianças consigam o acesso a alimentos saudáveis é um investimento no futuro delas e no bem-estar da sociedade como um todo.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo Governo Federal, tem como objetivo a garantia de poder ofertar uma alimentação adequada para os alunos da rede pública, incluindo aqueles das escolas rurais. No entanto, as escolas do campo enfrentam desafios próprios, como a falta de infraestrutura, dificuldades no acesso a alimentos frescos e a carência de conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis.
Desafios da nutrição escolar no campo
Quando se argumenta sobre educação do campo, encontramos desafios, que geralmente não ocorrem em escolas situadas dentro da zona urbana, citando alguns desses desafios encontrados temos o acesso limitado a alimentos frescos e variados: Pois nas regiões rurais, muitas vezes os alimentos disponíveis são limitados onde se tem uma oferta reduzida de produtos frescos, como frutas, legumes e verduras. Que ocasiona em algumas realidades, à falta de infraestrutura de transporte, que gera a dificuldade da entrega de alimentos de qualidade nas escolas.
A existência de uma baixa diversidade alimentar: Ocorrendo de ter o cardápio escolar paras as escolas do campo restrito, devido ser fornecido um orçamento limitado e à dificuldade de aquisição de alimentos variados. Onde diversas escolas carecem da agricultura familiar local, mas a produção pode não ser suficiente para atender às demandas nutricionais adequadas, tendo regiões que não possuem agriculta familiar local para ser fornecida.
A pouca demanda de capacitação dos profissionais de nutrição: tendo dificuldade de abranger todas as escolas rurais, há uma escassez de profissionais qualificados em nutrição escolar. A capacitação desses profissionais já inseridos na rede educacional na parte nutricional é essencial, para que haja responsáveis capacitados pela alimentação nas escolas, gerando a garantia das necessidades nutricionais dos alunos, atendendo-os de maneira eficiente.
Os desafios culturais e seus hábitos alimentares: quando é pesquisado sobre os hábitos alimentares das populações rurais, diversas vezes estão enraizados na sua cultura local, dificultando a ser implementado certas mudanças nas suas práticas alimentares.
Intervenções de melhoria na nutrição escolar do campo
Quando se trata de nutrição escolar todos os profissionais relacionados a essa área possuem o mesmo intuito que é levar uma alimentação adequada, equilibrada, saudável e nutritiva para as crianças. Todos os integrantes dessa equipe são de suma importância para que seja entregue o resultado almejado.
Apesar de todos os desafios já supracitados, pode ser levado em consideração algumas melhorias para sanar essas carências apresentadas. A alimentação que é entregue a cada escola do campo, necessita do envolvimento e apoio de todos a sua volta, sendo eficaz ter um incentivo a agricultura familiar da sua região, onde oportunizam as pessoas locais e a compra de sua produção, estando mais perto e servindo de exemplo a essa escola da zona rural. Produzindo de forma sustentável e diversificada formando parceria a instituição escolar.
Evidenciando ao ministrar na escola e na comunidade a educação nutricional, onde leva a informação e conscientização das crianças e de seus responsáveis para obter uma alimentação saudável, que para a formação integral da criança é fundamental. Podendo ser através de palestras, cursos, atividades escolares onde envolvam a nutricionista, merendeira, professores, crianças e a comunidade em si.
A formação dos profissionais que são habilitados a estarem nessas funções, como nutricionista e merendeiras para que possam trabalhar com autonomia e conhecimento adequado, com planejamento para poder levar uma alimentação balanceada e de forma que todos os nutrientes necessários estejam presente na alimentação escolar do campo.
O enfoque na continuidade na sua tradição cultural da localidade presente da comunidade, respeitando e incluindo no planejamento alimentar de acordo com os costumes da região. Incorporando alimentos regionais que a população inserida da comunidade já adere na sua alimentação, sendo a escola a extensão dos costumes presentes do seu ambiente familiar.
Benefícios de uma alimentação saudável no campo
Ao ser implementada de forma adequada uma alimentação saudável no âmbito educacional da zona rural, desenvolve diversos benefícios para os alunos e a comunidade na qual essa escola está inserida.
Destacando esses benefícios uma melhora considerável no rendimento do ensino aprendizagem, pois uma alimentação adequada melhora o desenvolvimento cerebral do indivíduo, como a concentração e a memória sendo beneficiadas.
A prevenção de doenças também inclui nos benefícios adquiridos, pois a promoção de alimentação nutritiva e balanceada ajuda a prevenir doenças como diabetes, obesidade, desnutrição, hipertensão e alguns distúrbios alimentares.
O fortalecimento da sua comunidade, ao ser implementado as melhorias e evidenciando a comunidade como a produtores de alimentos orgânicos e sustentáveis, fortalece a economia local, desenvolvimento sustentável e sua tradição estando presente e a continuidade para as gerações futuras.
Conclusão
Portanto, foi destacada a importância da nutrição escolar nas escolas rurais como fator essencial, com o enfoque voltado ao desenvolvimento saudável das crianças. Esclarecendo que a alimentação equilibrada e nutritiva é primordial para o crescimento físico e mental dos alunos, que reflete diretamente no seu aprendizado e sua qualidade de vida. Considerando que as escolas no campo enfrentam certos desafios que são importantes, como a falta de infraestrutura adequada, o acesso ineficiente de alimentos frescos e variados, a carência de profissionais qualificados e as barreiras que influenciam os hábitos alimentares culturais da localidade.
Apesar desses fatores expostos, o presente estudo apresentou práticas para que aconteça melhorias na nutrição escolar do campo, como ser incentivada a comunidade com a agricultura familiar, promoção de obter educação nutricional e a capacitação dos profissionais que estão inseridos no processo nutricional educacional. Essas ações fortalece o bem-estar das crianças e as comunidades rurais, que é de fator essencial para o incentivo das práticas sustentáveis e de uma alimentação mais saudável. Ao ser implementado uma alimentação escolar saudável, que tem o respeito dos costumes e as particularidades da região, sendo notório a possibilidade sanar a desigualdade alimentar e obter uma melhora no desempenho escolar, oportunizando um futuro saudável e promissor para as crianças e as suas famílias.
Contudo, a nutrição escolar no campo é ir além de apenas fornecer alimentos. Ela é o direito de um pilar fundamental para que seja desenvolvido o meio educacional, social e econômico nas comunidades rurais. Onde visa garantir que as crianças tenham uma alimentação necessária para seu pleno crescimento, é de suma importância que todos os envolvidos nesse processo educacional nutricional consigam atuar de forma integrada e comprometida.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Disponível em: [http://www.fnde.gov.br].
MARTINS, A. C.; FERREIRA, S. F. A nutrição escolar e o impacto no desenvolvimento infantil. *Revista Brasileira de Educação em Saúde*, v. 19, p. 55-62, 2022.
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PEREIRA, T. L.; GOMES, P. R. Desafios e estratégias de nutrição escolar no campo. *Revista de Educação Alimentar*, v. 14, p. 101-109, 2021.