A importância do lúdico na Educação Infantil
Herica Tolotti Machado Pereira
Sandra Vieira de Souza Moço
Jocelaine Carvalho Rodrigues
RESUMO
O presente trabalho elaborado para conclusão do curso de licenciatura em pedagogia relata o tema abordado, a importância do lúdico na educação infantil a fim de descobrir sua contribuição e melhor entender o desenvolvimento da criança através das atividades lúdicas, o lúdico faz parte da vida da criança desde o seu nascimento e a escola e um lugar privilegiado para trabalhar o lúdico, auxiliando no processo de ensino aprendizado, através dos jogos e das brincadeiras, do faz de conta a criança torna se mais sociável garantido sua integração e sobrevivência na sociedade. O referente trabalho apresenta referencial teórico com visão de autores que defendem este tema, destaca os métodos e materiais utilizados para a produção deste trabalho de graduação, os resultados e discussões referentes a essa temática, realizados através de pesquisas e coleta de dados adquiridos em todo o processo do estágio, assim como pesquisas em fontes bibliográficas e online.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Lúdico. Ensino Aprendizagem.
Introdução
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança na educação infantil através das atividades lúdicas.
A criança é um ser que está em constante desenvolvimento e é na escola em que a criança entra em contato com enumeras descobertas troca de interação com outras crianças, em busca do mesmo saber. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, passando a ser necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente.
As pesquisas realizadas têm demonstrado a importância de se trabalhar o lúdico na educação, pois através do lúdico a criança se desenvolve em seu aspecto físico, motor, cognitivo, social, emocional, garantido sua sobrevivência sua integração, ativa, critica, criativa, e participativa na sociedade.
A infância é idade das brincadeiras dos jogos do faz de conta, das descobertas, enfim uma fase em que a criança precisa de estímulos. A melhor forma de estimular acriança a aprender, é brincando, aprender a lidar com as diferenças, conhecer o ambiente e o próprio corpo e encontrar o seu lugar no mundo, através da música, da dança, histórias cantigas de roda, culturas, entre outros.
Através das atividades lúdicas o professor pode proporcionar momentos de alegria e aprendizagem tornando o ambiente escolar em um lugar prazeroso tanto para o aluno quanto para o professor sem perder seu caráter pedagógico, assim como os espaços lúdicos devem ser organizados com variedades de brinquedos para que a criança aflore sua imaginação, através do brincar livre e do brincar dirigido.
Uma pesquisa foi realizada com professores da educação infantil na escola Municipal Minuano localizada na zona rural no município de Terra Nova do MT para compreender como eles trabalhavam o lúdico em sala de aula e comprovar os benefícios que o lúdico traz para o desenvolvimento das crianças.
A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas e na internet, pesquisa de campo e a prática em sala de aula para compreender melhor o desenvolvimento da criança através das atividades lúdicas, tenho me referenciado em autores, como Almeida, Rossini, Miller Mello, Lima, Santos, Hunzinga, Cunha, Nascimento, Antunes, Cardoso, Referencial Curricular entre outros que serviram de referência para a produção deste trabalho de graduação para a conclusão do curso de licenciatura em pedagogia.
Fundamentação teórica
O lúdico tem sua origem na palavra latina ludus, que quer dizer jogo. Caso ficasse restrito ao seu significado puro e simples, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. Mas, de acordo com Almeida (2006), o lúdico passou ser reconhecido com uma das formas utilizadas para o estudo do comportamento humano. Assim a definição deixou de ser um simples sinônimo de jogo, porque as implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo.
O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, passando a ser necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente. A ludicidade está presente na vida do ser humano há milhares de anos. Os homens primitivos, mesmo de maneira rude e peculiar, já demonstravam curiosidade e envolvimento com as atividades lúdicas ao iniciar uma forma de comunicação por desenhos, símbolos e formas representativas seus traço e sinais deixados nas pedras eram como uma forma de expressão lúdica de comunicação.
Durante a idade média o sentimento de infância não existia, as crianças eram consideradas como um “adulto” em miniatura, as atividades lúdicas não eram reconhecidas embora sempre existissem, mas era considerada como uma travessura das crianças.
Os primeiros sinais de valorização da atividade lúdica tiveram início no século XXI, sendo resgatados pelos humanistas, que perceberam o valor educativo das atividades lúdicas.
A ludicidade é um mundo em que a criança está se descobrindo em constante desempenho. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz de conta, do jogo e das brincadeiras e invenções. E possível afirmar que o lúdico é um grande laboratório que merece toda atenção da família e dos educadores, pois é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade, simplicidade e criatividade. Através do jogo e das brincadeiras ocorre à descoberta de si mesmo e do outro, isto é, aprende-se. É no brincar que a criança tem a liberdade para criar e é pela criatividade, que aflora durante a brincadeira, que descobre seu eu. (Melo 2011).
Trabalhar com o lúdico em sala de aula e uma ferramenta indispensável, pois e através do lúdico que a criança se desenvolve se encontra com sigo mesmo e com os outros transformando a sala de aula em um momento mágico de imaginação de conhecimentos e descobertas fazendo com que a criança se sinta segura e confiante.
Através das brincadeiras as crianças se sentem acolhidas pelo educador e pelos coleguinhas o afeto e o carrinho neste momento se transbordam. Para Rossini (2001, p.15), “[...] a afetividade é à base da vida. Se o ser humano não está bem afetivamente, sua ação como ser social estará comprometida, sem expressão, sem força, sem vitalidade”.
A Escola e o lugar onde as crianças se encontram e os valores são vivenciados de forma mais profunda. E um lugar onde crianças e educadores convivem em clima de cooperação, amizade e afeto, dedicação, participando de experiências que em outros ambientes a criança não encontra.
Para Almeida (2011, p.1).
A afetividade e estimulada por meio da vivência, na qual o educador estabelece um vínculo de afeto com o educando. A criança necessita de estabilidade emocional para se evolver com aprendizagem. O afeto pode ser uma maneira eficaz para se chegar perto do sujeito e a ludicidade, em parceria, um caminho estimulador e enriquecedor para se atingir uma totalidade no processo de aprender.
Ensinar de forma lúdica é possibilitar o aprender brincando, pois através das braçadeiras as crianças se desenvolvem se socializa, fazem amigos, compartilhando, fazendo escolhas, expressando opiniões entre eles. Brincando de faz de conta com o mundo que o cerca a criança cria imagina, algo novo, desconhecido, as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Segundo o referencial curricular nacional para educação infantil (1998, p.27):
A brincadeira favorece a autoestima das crianças auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados, modelos de adultos, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformando-nos em um espaço singular de constituição infantil. Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca.
Os jogos e as brincadeiras estão presentes no dia a dia e em todas as fazes da vida dos seres humano, fazendo com que sua existência seja especial. De algum modo o lúdico se faz presente, sendo indispensável na convivência entre as pessoas. E por meio das brincadeiras se envolve e sente a necessidade de partilhar com o outro testando seus limites e conhecimentos, através da ludicidade a criança terá a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis para seu relacionamento social, como igualdade, cooperação, amor, dedicação, respeito para com o seu próximo e outras habilidades psicomotoras.
(Lima, 1992, apud Melo, 2011, p. 40)
Afirma que o brincar é a forma de atividade humana que tem grande predomínio na infância e sua utilização promove o desenvolvimento dos processos psíquicos, dos movimentos físicos acarretando o conhecimento do próprio corpo, da linguagem, da socialização e da aprendizagem.
Santos, (2006, P. 68). “diz que para a criança nada e mais importante do que os brinquedos, pois este proporciona um mundo do tamanho de sua imaginação”. Através das atividades lúdicas as crianças aprendem a resolver situações do cotidiano com facilidade, desenvolve seu senso crítico, estimula a aprendizagem. Brincando a crianças passa, a saber, elaborar mentalmente regras, normas, comportamentos e fatos que ocorrem a sua volta.
Seguindo (Huizinga, 1996, apud, Melo 2011, p.46).
Através das atividades lúdicas a criança desenvolve seu senso de companheirismo, aprende a conviver em grupo, aprende a ganhar e/ou perder, a respeitar regras esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com frustrações, viver personagens diferentes, amplia sua compreensão sobre os diferentes papeis e relacionamentos humanos e, sobretudo, se prepara para lidar com sua realidade.
Inúmeras brincadeiras o educador pode e deve explorar no ambiente escolar, para as crianças nada e mais importantes do que as brincadeiras e seus brinquedos, pois estes proporcionam um mundo tamanho de sua imaginação. Para que uma criança se torne um adulto saudável bem ajustado e necessário que seu corpo esteja ativo sua mente alerta curiosa, seu ambiente atrativo e sua relação com outras pessoas se efetivem de modo natural. Tudo isso pode ser conseguido se as brincadeiras e os jogos forem às estratégias escolhida para nortear o Dia das Crianças. Santos, (2006).
Nesta fase as atividades lúdicas são bem aceitas através das músicas as crianças fazem imitação, gestos, estimula a linguagem, cantar, dançar, fazer o uso de a literatura infantil, contar história com dramatizações, resgatando as brincadeiras antigas, como esconde-esconde, amarelinho, corrida de saco, cabra sega, pega-pega, as cantigas de roda e outras de forma lúdica, como a confecção de brinquedos com material reciclável, conhecer os diversos tipos de cultura, o professor está ensinando, educando e conscientizando de forma lúdica, as crianças se envolve e seu aprendizado acontece de forma natural. Santos, (2001, p.117), “uma aula lúdica e uma aula que se assemelha ao brincar - atividade livre e criativa, imprevisível capaz de absorver a pessoa que brinca”. Segundo o referencial curricular nacional para educação infantil (1998, p.28):
O brincar apresenta – se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantes implicados. Essas categorias incluem: o movimento as mudanças da percepção resultantes essencialmente, da mobilidade física das crianças; a relação com os objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e associação entre eles; a linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para brincar.
O lúdico contribui para o desenvolvimento global da criança possibilitando a elas enumeras descobertas fazendo de sua aprendizagem momentos especiais. É importante que os educadores entendam que as brincadeiras são elementos de suma importância na infância, é através do brincar que a criança terá condição de construir sua própria identidade.
Segundo Referencial Curricular Nacional vol.2, (1998, p. 22)
Brincar é uma das atividades fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem algumas capacidades importantes, tais como a atenção a imitação, a memória a imaginação amadurece também algumas capacidades de socialização, por meio da interação, de regras e papeis sociais.
Vivemos em um período em que a sociedade está em constante transformação e a atividade lúdica representa um fator de grande importância na socialização da criança, pois é brincando que o ser humano se torna apto a viver e num mundo culturalmente simbólico e social. Brincar exige grande concentração durante um grande intervalo de tempo. Basicamente, é o mais completo dos processos educativos, pois influencia o intelecto, a parte emocional e o corpo da criança. Santos (2001).
Oliveira, (1988, p.110), diz que:
...a brincadeira infantil constitui uma situação social onde, ao mesmo tempo em que há representações e explorações de outras situações sociais, a forma de relacionamento interpessoal das crianças ou eventualmente entre elas e um adulto na situação, formas esta que também se sujeita a modelos, a regulações, e onde também está presente a afetividade: desejos satisfações, frustrações, alegria, dor.
A prática pedagógica através das atividades lúdicas proporciona mudanças significativas num contexto educacional e social, pois acriança está em constante transformação.
O lúdico e a aprendizagem
Trabalhar as atividades de forma lúdica a criança sente mais prazer em aprender, pois a brincadeira estimula o aprendizado de forma descontraída, ela nem percebe e está aprendendo.
Sabemos que é no ato de brincar que toda criança se apropria da realidade e do conhecimento imediato atribuindo–lhe significado, pois toda brincadeira é um aprendizado. Para (Moyles 2002 apud Muller 2008, p, 33), “o brincar ajuda os participantes a desenvolverem confiança em si, em suas capacidades e em situações sociais”. Neste sentido, ajuda-os a julgar as muitas variáveis presentes nas interações sociais e a ser empáticos com os outros.
Antunes (2004, p.30) “não se separa a ideia do brincar da ideia do aprender”. Devemos estimular as crianças e explorá-las da melhor forma possível valorizando os pequenos e grandes estímulos, dar oportunidades de escolher e criar suas próprias brincadeiras e ainda com seus próprios brinquedos trazidos de casa, através do brincar livre. Moyles (2002, p. 33) afirma: “Por meio do brincar livre, exploratório, as crianças aprendem alguma coisa sobre situações, pessoas, atitudes e respostas, materiais, propriedades, texturas, estruturas, atributos visuais e auditivos”. A criança necessita desses momentos para se descobrir e tomar suas decisões.
Através do brincar dirigido o professor conduz as brincadeiras de modo auxiliar no processo de ensino aprendizagem introduzindo de forma lúdica atividades que venha atingir os objetivos propostos e ser alertado pelo professor no que haver necessidade. Moyles (2002, p.33) destaca: “Por meio do brincar dirigido, as crianças têm outra dimensão e uma nova variedade de possibilidades estendendo-se a um relativo domínio dentro daquela área ou atividade”. Neste sentido, o brincar dirigido é uma possibilidade de a criança ampliar seus conhecimentos e assim propiciar avanços para a sua aprendizagem.
A tarefa do professor é proporcionar situações de brincar livre e dirigido que atendam às necessidades de aprendizagem das crianças, mediando ou iniciando este processo. Após este trabalho, temos a parte mais importante desta tarefa, que é observar e avaliar e está aprendizagem, para a partir daí, dar sequência aos estímulos e, em consequência, novas aprendizagens. O professor se torna um organizador efetivo da situação de aprendizagem, na qual ele reconhece, apoia as oportunidades para a criança aprender á sua própria maneira, em seu próprio nível e a partir de suas experiências passadas. MULLER, (2008, p.34).
O brincar se sobressai em diversos aspectos, que determinadas matérias não consegue atingir, a atitude, a motivação, a perseverança, a concentração, a cooperação, a reflexão, a autonomia e o divertimento são alguns desses aspectos. Estas áreas citadas é que irão determinar o que a criança irá aprender. Através das atividades lúdicas a criança faz associação de uma infinidade de elementos que contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento Infantil. Muller (2008).
A utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista, primeiramente, com cautela e clareza. Brincar é uma atividade essencialmente lúdica; se deixar de sê-lo, descaracterizar-se-á como jogo ou brincadeira. Como atividade infantil, na qual há construção de conceitos, eles podem e devem ser utilizados na escola [...]. Lima (1999, apud, Melo 2011, p.44).
As atividades lúdicas fornecem para a criança subsídios importantes para o desenvolvimento da criança enquanto individuo, para a construção do conhecimento.
Espaço lúdico
Os espaços lúdicos são lugares organizados onde a alegria, a liberdade, a fantasia se encontram, onde permitem um brincar diferenciado com variedades de brinquedos para as crianças esses lugares são chamados de brinquedoteca.
No Brasil, as brinquedotecas surgiram na década de 1980; com o objetivo de estimular as crianças a brincarem livremente, as atividades são supervisionadas e orientadas pelo ludo educador, conhecido também como ludotecário, brinquedista ou recreacionista.
Sabemos que o brincar tem grande valor na vida da criança, pois a criança vai aprendendo sobre o mundo que as rodeia, ele é um elemento mediador do crescimento físico, emocional, cognitivo, social, linguístico, desenvolve a cooperação, desperta para convivência em grupo e em seu desenvolvimento geral e seu amadurecimento emocional.
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As relações prazerosas e enriquecedoras, própria de um ambiente de brinquedoteca, possibilitam ao aluno elevar sua autoestima e se envolver com o objeto do conhecimento de forma lúdica, descobrindo o prazer de aprender. Nesse sentido, é também uma fonte de pesquisa e de material atraente que o professor pode dispor. CUNHA, (1994, apud. Santos, p.212).
Através da observação das crianças nesses espaços lúdicos o professor tem como reformular seu trabalho de acordo com o desenvolvimento das crianças, pois são diversos os brinquedos e o professor poderá acompanhar para saber em qual deles a criança apresente mais dificuldade. Para as crianças os ambientes devem ser adequados e ricos em estímulos e ser agradável valorizando as experiências grupais e individuais. Santos (2000, p. 58).
[...] falar sobre os mais diversos espaços que se destinam a ludicidade, ao prazer, às emoções, as vivências corporais, ao desenvolvimento da imaginação, da criatividade. Da autoestima, do autoconceito positivo, da resiliência, do desenvolvimento do pensamento, da ação da sensibilidade, da construção do conhecimento e das habilidades.
As brinquedotecas são lugares encantadores, lá as crianças brincam se diverte e se encantam esses espaços além da escola podem ser encontrados em lojas, chopes, hospitais e outros.
Nascimento (2006, apud, Melo, 2011, p.180):
Quando falamos em brinquedoteca estamos falando de magia, de um convite ao brincar, de desafios, de estruturas cognitivas a se organizar esse desenvolver. Estamos falando de um mundo que proporciona não apenas brincadeiras divertidas, mas desenvolvimento físico, cognitivo, social e moral.
Na sala de aula podemos transformar um cantinho em um espaço lúdico pedagógico, onde irá chamar a atenção das crianças, esse espaço deve ser atraente, colorido, tornando o ambiente agradável, acolhedor, desafiador e estimulante para que aprendizagem ocorra de forma lúdica, pois através do lúdico a criança aprende com mais facilidade, sente acolhida e isso facilita sua aprendizagem.
Para Cardoso (2005, apud, Melo, p.186):
O educador que trabalha dentro da perspectiva lúdica procura transformar a sua sala de aula em um ambiente cuidadosamente planejado para propiciar atividades lúdicas. Um espaço importante em sala de aula são os chamados cantinhos pedagógicos ou cenários lúdicos.
Um ambiente acolhedor facilita a socialização da criança com o meio, a troca de saberes, e as experiências adquiridas através das brincadeiras estimulam seu aprendizado. “[...] a garantia de um espaço da brincadeira na pré-escola é a garantia de uma possibilidade de educação da criança em uma perspectiva criadora, voluntária consciente.” WAJSKOP (1999 apud, Melo, 2011, p.183).
Qualidade dos espaços e objetos é elemento essencial no desenvolvimento da indenidade pessoal, não nos vemos como indivíduos soltos no espaço em um vácuo, mas como indivíduos que vivem em determinado momento histórico-social, morando em certos lugares e possuindo certos objetos.
Dessa maneira a identidade pessoal está essencialmente ligada à noção de identidade de lugar, que consiste em conhecimento, acumulando de pensamentos, memória, crenças, valores, ideias, gosto, e sentido, sobre o mundo no qual a pessoa vive. Certos espaços e lugares, por serem familiares, próprios, úteis, sobre os quais podemos ter controle, favorecem a integridade do sentido de si.
Todos nós temos memórias de lugares e lembranças da infância. Quando visitamos a nossa escola, ou a casa onde crescemos, geralmente sentimos saudade e então veem à nossa cabeça, lembranças de várias experiência significativas de nossa vida, acompanhado por um sentimento profundo de ligação afetivas a determinados lugares e espaços importante que os ambientes escolares oferecem, oportunidade para as crianças desenvolverem sua individualidade, permitindo lhe ter seus próprios objetos, personalizar seu espaço e se possível participar da organização do mesmo. Oliveira. (2007).
Um espaço agradável faz com que a criança se desenvolva com naturalidade sente se acolhido afetivamente no ambiente escolar, adquirindo conhecimento para a vida adulta desenvolvendo, competência e habilidade.
Material e métodos
Inicialmente para realizar o trabalho de graduação recebi orientação do meu professor em sala, posteriormente recorri aos meus cadernos de estudos, fiz pesquisas na internet, pois este é um meio que amplia nosso conhecimento, pois em pouco tempo podemos conhecer, obras de inúmeros autores, utilizei os PCNS, livros da biblioteca para ampliar ainda mais meus conhecimentos, revista da criança do ministério da educação, pois a pesquisa é um momento de reflexão que nos permite descobrir algo de maneira mais crítica em qualquer campo do conhecimento. Como material de trabalho utilizei pen-driv máquina fotográfica, lápis, caneta, impressora folha de papel a4, Eva, tesoura, cola, garrafa pet barbante, CDs, DVD, livros de histórias infantil, jogos, e outros para dar suporte ao meu trabalho.
Para a realização do estágio entreguei toda a documentação, como, carta de apresentação e termo de compromisso, em seguida realizei a observação in LOCO depois fiz regência de classe nas (séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil) para cumprimento do meu estágio relacionado com o meu trabalho de graduação, (A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇAO IMFANTIL).
Logo para compreender melhor o meu tema elaborei uma pesquisa de campo com sete questões que apliquei a três professores da educação infantil, da escola Municipal Minuano, localizada na zona rural de Terra Nova do Norte-MT onde o foco principal foi o conhecimento e o contato com (A IMPORTÂCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL), a fim de detectar quais eram os conhecimentos que os professores detinham e como utilizavam em sala de aula.
Para uma melhor compreensão, segue em apêndice a cópia da pesquisa.
Resultados e discussões
A educação infantil é a fase e mais importante da vida da criança, pois é nessa fase que a criança precisa de cuidados carinhos atenção, e é muito importante a ludicidade para aprender brincando.
Analisando as pesquisas realizadas no decorrer deste trabalho e ter vivenciado a prática em sala de aula percebi então que o lúdico não é um simples brincar, ele deve ser frequente, pois enquanto brinca ou joga a criança se desenvolve em vários aspectos, intelectual, físico, social, dando a elas condições especiais para o seu desenvolvimento global.
A educação lúdica além de influenciar na formação da criança contribui na preparação para vida adulta, tornando mais participativo na sociedade.
Segundo (Cunha 2001 p.131) “brincando a criança está nutrindo sua vida interior descobrindo sua vocação e buscando um sentido para a vida”. Através da ludicidade o professor passa conhecer melhor seus alunos para que seus planejamentos venha a atender as necessidades do mesmo, atividades que venha diminuir a timidez , acalmar os mais agitados, diminuir a agressividade , ajudar na aprendizagem, no companheirismo, são inúmeras as habilidades que as atividades lúdicas produz na vida das criança, ela constitui num dos mais completos veículos educacional na formação e no desenvolvimento das crianças as atividades deve ser prazerosa, permitindo um trabalho pedagógico que produz aprendizagem e conhecimento e desenvolvimento. Segundo, Velasco (1996, p.53) “o brincar promove a atenção a concentração da criança induzindo a criatividade e o conhecimento de novas situações, palavras e habilidades”.
Pela pesquisa realizada sobre (a importância do lúdico na educação infantil) foi possível verificar pelas respostas dos professores que mudanças importantes ocorrem no comportamento dos alunos através das atividades lúdicas como a interação a socialização, se relacionam de forma mais livre além do seu desenvolvimento físico e motor.
Quando questionei sobre brincadeiras antigas os professores ressaltaram que trabalhar as brincadeiras antigas é estar resgatando os bons costumes de brincar desenvolvendo em todos os aspectos. Realmente essas brincadeiras trás grande importância no desenvolvimento das crianças. Santos 2001 “os jogos e brinquedos tradicionais infantis resgata um passado valiosíssimo, lembranças jamais esquecidas de um tempo de criança, portanto de aprendizagem de amizade de afetividade”.
Sobre a importância de as crianças brincarem livremente foi constatado que brincando de faz de conta a criança torna-se autônoma, sociáveis construindo sua personalidade seu eu, pois na minha prática em sala de aula pude perceber que realmente com a brincadeira a criança constrói sua autonomia, cria, imagina algo desconhecido.
Ao questionar sobre trabalhar o lúdico na contação de histórias as professoras ressaltaram, que é uma forma da criança se interessar pelo que está ouvindo, pois aguça sua imaginação desenvolve o pensar, desperta o desejo de criar e representar suas vontades, os educadores trabalham ainda às atividades lúdicas por meio dos jogos cantigas de roda entre outros, pois a escola tem lugar adequado para se trabalhar, mas de brinquedos ainda é carente. Eu acredito que o professor deve ser criativo e procurar meios que supere está necessidade, pois a criança transforma qualquer objeto em brinquedo, e se sente com esse realizado.
Ao trabalhar com as crianças as atividades lúdicas percebi que é um momento de prazer e aprendizagem tanto para o aluno quanto para o professor, pois a uma maior iteração, participação fazendo daquele momento, especial.
Quando questionei sobre a formação continuada se erra importante na carreira de um profissional que trabalha na educação, os professores responderam que sim, pois um bom profissional não deve parar de se qualificar, concordo plenamente com este argumento pois a sociedade está se transformando rapidamente e devemos acompanhar esse desenvolvimento se qualificando.
De acordo com as pesquisas realizadas percebe-se que os professores têm conhecimento sobre a importância do lúdico na educação infantil, mas no seu planejamento não abrange totalmente a diversidade lúdica, logo, se faz necessário uma formação continuada na busca de somar essas dificuldades.
Conclusão
Através das pesquisas realizadas para elaborar meu trabalho de graduação para conclusão do curso de pedagogia, percebi então que o lúdico tem grande importância na educação infantil, através dos jogos da brincadeira de roda o faz de conta proporciona para as crianças momentos de prazer e aprendizagem, pois a brincadeira e algo especial da criança elas se desenvolve de maneira individual e coletiva, contribui para a socialização da criança.
O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, motor, em todos os aspectos, construindo conhecimento para a vida adulta, pois a criança que brinca tem mais afetividade, torna se autônoma, construído sua identidade, através da relação com outras crianças sendo capaz de exercer sua cidadania com competência.
A educação de forma lúdica e responsável por uma qualidade de vida saudável onde a criança através da brincadeira aprende a respeitar, esperar sua vez com mais tranquilidade, sabemos que no mundo em que vivemos os pais tem pouco tempo para os filhos e fica para o professor a responsabilidade de ensinar e educar, desta forma cabe ao professor planejar brincadeiras para que venha suprir essas necessidades visando o desenvolvimento da criança.
Os jogos e brincadeiras e fundamental para a criança estimula a aprendizagem faz com que ela aprenda de maneira alegre e descontraída e sinta acolhida no ambiente escolar,
As brincadeiras de roda as histórias infantis são brincadeiras que em casa as crianças têm pouco contato devido o aumento dos brinquedos eletrônicos a televisão, entre outros, na escola o professor precisa resgatar essas brincadeiras, pois muitas delas as crianças nem conhece e essas ajudam na socialização e no companheirismo da criança.
O professor precisa transformar o brincar em trabalho pedagógico, e estimular a participação coletiva desafiar o aluno a buscar soluções, ter um pensamento crítico para tomar suas decisões.
Diante desta pesquisa e do embasamento teórico utilizado pode se concluir que o lúdico tem um papel fundamental na vida da criança, pois é uma ferramenta que o professor pode utilizar de forma diferenciada e proveitosa introduzindo conteúdos de forma prazerosa, que estimula a criança a aprender brincando, com uma simples brincadeira a criança está aprendendo enumeras habilidades que resultarão em benefícios para seu desenvolvimento como cidadão.
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