A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO EDUCACIONAL DE ENSINO
Pammella Christinna Barbosa de Assis
RESUMO
Entendemos que a realização do ensino sobre a educação ambiental no espaço escolar possibilitará melhorar o aprendizado dos discentes, trazendo conscientização da importância para manutenção da vida de um modo geral. Sabemos que a pessoa aprende quando há uma relação entre novas informações, com conhecimentos que já possua e desta maneira, partindo disso constrói novos significados. Os objetivos da educação ambiental, portanto, não estão relacionados à improvável supressão do efeito do homem sobre o meio, mas na busca da harmonia de suas ações com o ecossistema.
Palavras-chave: Educação ambiental; Sustentabilidade; Ecologia.
A educação ambiental tem o poder de transformar o mundo. Através da conscientização sobre os cuidados necessários que devemos manter para a manutenção do meio ambiente a sustentabilidade será colocada em prática, pois usando os recursos naturais de forma inteligente e sem agredir ao meio ambiente estaremos visando um futuro com grandes resultados.
A conscientização e a adoção de ações propiciarão, a médio e longo prazo, a garantia de um planeta com boas condições para a existência e o desenvolvimento das mais diversas formas de vida, inclusive da vida humana.
As crianças estão o tempo todo percebendo o espaço onde vivem. Elas estão atentas a tudo que acontece. Assim, a melhor maneira de trabalhar sustentabilidade com elas é ser sustentável, praticar ações sustentáveis o tempo todo, em todos os momentos da rotina escolar.
Com atitudes sustentáveis, pensando no meio ambiente e também no futuro catástrofes são evitadas, como extinções de espécies animais e vegetais, erosões do solo, assoreamento de rios, aquecimento global, etc.
DESENVOLVIMENTO
A importância do ensino sobre a educação ambiental no ambiente educacional de ensino
A Educação Ambiental tem por objetivo contribuir para a compreensão do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas, de maneira a sensibilizar a todos quanto à importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida, assim, incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das consequências dos impactos socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades fundamentais da humanidade ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos das gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável (EMBRAPA, 2011).
A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
Um dos objetivos nas aulas que trazem conteúdos como educação ambiental é conscientizar e responsabilizar os seres humanos por suas atitudes com relação ao meio ambiente, a fim de que estes atos não venham afetar devastadoramente um futuro próximo ou em longo prazo.
“O desenvolvimento de programas de educação ambiental e a conscientização de seus conteúdos depende deste complexo processo de emergência e constituição de um saber ambiental, capaz de ser incorporado às práticas docentes e como guia de projetos de pesquisa” (LEFF, 2001, P.18).
Observa-se a necessidade da construção de novas visões educacionais que integrem a saúde e o ambiente através de projetos realizados na escola.
O desenvolvimento de trabalhos realizados dentro do ambiente escolar aborda temas como educação ambiental, e educação para a saúde através dos aspectos nutricionais e alimentares.
A educação ambiental, com sua dimensão ampla, é uma grande aliada para direcionar as crianças à sustentabilidade. Logo agrega e fortalece as iniciativas da chamada educação para a cidadania, da ecopedagogia, da educação para sociedades sustentáveis, da educação para a gestão ambiental, enfim, das várias denominações e representações que recebe (TRISTÃO, 2004).
De acordo com o MEC (s/d, p. 2):
Por estes motivos, é essencial que as Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE auxiliem no dever atribuído constitucionalmente ao Estado de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente (C.F., art. 225 § 1º inciso VI) e na implementação das Políticas Nacionais de Educação Ambiental e de Meio Ambiente (estabelecidas pela Lei nº 9.795, de 27/04/99, regulamentadas pelo Decreto nº 4.281, de 25/06/2002, e pela Lei nº 6.938/81) que exigem também do ensino formal o dever de capacitar as pessoas, em todos os níveis e modalidades de ensino, para a participação ativa na defesa do meio ambiente.
A Educação Ambiental é um processo permanente e contínuo, que não se limita à educação escolar. Contudo, introduzi-la na escola, inclusive na Educação Infantil, é uma das estratégias para o seu desenvolvimento. Além de ser uma importante ferramenta, sua implementação está prevista na Política Nacional da Educação Ambiental, para todos os níveis de ensino, não como disciplina, mas como tema a ser incluído nos diferentes conteúdos programáticos.
A Educação Ambiental, enquanto processo, visa ensinar e praticar a redução do consumo e a busca por produtos mais ecológicos, a fim de evitar e reduzir a geração de resíduos, entender realmente o que é ser sustentável, utilizar ferramentas na vida cotidiana, entender as relações do ser humano com o meio ambiente e como é possível causar menos impactos, entre outras ações, sempre respeitando a natureza e todos os seus elementos.
Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos responsáveis.
A escola é um espaço público que promove o processo de socialização, e prepara o aluno para a cidadania responsável. É um dos espaços fundamentais para a divulgação dos princípios da educação ambiental, permitindo o desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade, estabelecendo uma ligação mais significativa entre as informações veiculadas pelos meios de comunicação e o conhecimento prévio do aluno.
Segundo o PCN (Parâmetro Curriculares Nacional), a questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. (PCN,1997)
O professor é peça fundamental no processo de conscientização da sociedade no que concerne aos problemas ambientais, pois buscará desenvolver em seus alunos, hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.
“Uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares. Através de atividades como leitura, pesquisas e debates, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem, refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia, a essa riqueza que é patrimônio do planeta de todos que nele se encontram”. (SEIXEIRO,2011apud MUNHOZ 2004, p.81)
O tema Educação Ambiental nas escolas deve ser empregado em todos os níveis de escolaridade, pois tem como objetivo educar cidadãos para que possam agir de modo responsável e cuidar do meio ambiente, visando uma vida saudável no presente e no futuro. A obrigação da Educação Ambiental nas escolas contribui para que o aluno tenha mudanças de comportamento pessoal, adotando atitudes e valores de cidadania que contribuam ao crescimento social.
O Parâmetro Curricular Nacional (BRASIL, 1997) sugere que o tema ambiental seja trabalhado transversalmente na educação, ou seja, propõe que as questões ambientais permeiem os objetivos, conteúdos e orientação didática em todas as disciplinas, no período da escolaridade obrigatória. Ao mesmo tempo, nas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 – há indicações de mudanças curriculares no ensino formal onde a Educação Ambiental pode ser apresentada em outro nível (SEIXEIRO, 2011).
A incorporação da Educação Ambiental no processo educacional proporcionou uma discussão sobre as questões ambientais e as consequentes transformações de conhecimentos, valores e atitudes diante de uma nova realidade. Este conceito será continuamente construído por educandos e educadores num processo contínuo e permanente, através de uma perspectiva interdisciplinar, utilizando o conteúdo específico de cada matéria de modo analisar os problemas ambientais de outras regiões.
ARGUMENTAÇÃO
Entendemos que o ensino sobre a educação ambiental no espaço educacional de ensino possibilitará uma real mudança de hábitos, visto que os alunos são considerados multiplicadores de informações, sendo assim, conseguirão levar os ensinamentos para diversos ambientes como roda de amigos e para dentro de suas famílias. Deste modo, procurar-se por meio da prática de ensino e aprendizagem permitir que os educandos tenham acesso a informações relevantes a sua formação, adquirindo hábitos como a preservação do meio ambiente por meio da redução de dejetos eliminados rotineiramente.
A falta de conhecimento da população sobre a educação ambiental é um dos assuntos mais importantes a serem ensinadas as crianças, explorar sua relação com o meio ambiente e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico é de grande importância para sua vida e as futuras.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi possível perceber que o ensino sobre a educação ambiental no espaço escolar é uma excelente medida, uma vez que não gera custos adicionais, fazendo a utilização de algo que já tenha disponível e que provavelmente seria descartado de maneira errônea no ambiente por falta de conhecimento.
Com o ensino sobre a educação ambiental estaremos plantando em cada discentes uma mudança no comportamento que veremos um grande benefício não só no hoje como também a longo prazo.
REFERÊNCIAS
Educação Ambiental: O que é, conceitos e significado. Fia Business School. Disponível: https://fia.com.br/blog/educacao-ambiental/