Buscar artigo ou registro:

 

 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Dariellen Godoi
Greise Godoi de Oliveira
Tania Justiniana de Souza Soares
Antonia Maria Custodio

 

 

RESUMO

A ludicidade está se tronando cada dia mais uma realidade dentro das salas de aulas, porém, muitos professores não sabem utiliza-la da maneira correta, sendo assim, diante da grande importância que a ludicidade pode representar na aprendizagem, o objetivo dessa pesquisa é identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil, analisar os benefícios da importância dos jogos no ensino/aprendizagem da educação e observar qual o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras na educação infantil, ou seja, o trabalho trouxe em seu bojo reflexões acerca da inserção de atividades lúdicas em sala de aula, salientando o que vem a ser essas atividades e o por que devem ser usadas como aliadas no processo de aprendizagem, trazendo afirmações de renomados autores que entendem que essas atividades colocam a criança em um ambiente familiarizado e consequentemente proporciona maior aprendizado Todos os objetivos foram alcançados e para alcança-los as metodologias foram: Aplicada, qualitativa e bibliográfica.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Brincadeiras; Jogos.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

O lúdico é uma metodologia pedagógica que ensina brincando, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade. Tanto os jogos como as brincadeiras proporcionam na educação infantil desenvolvimento físico, mental e intelectual.

O presente trabalho tem como intuito o estudo, A Importância do Lúdico através dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, com a área de concentração voltada para as Metodologias de Ensino.

Serão abordados nesse trabalho objetivos referentes, como, identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil, analisar os benefícios da importância dos jogos no ensino/aprendizagem da educação e observar qual o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras na educação infantil.

O trabalho tem como objetivo primordial estudar e refletir sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, numa perspectiva lúdica, no processo de ensino aprendizagem do aluno da educação infantil.

Os jogos educativos mostram a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e para a aquisição de conhecimentos dos educandos, pois criam novos desafios do cotidiano e do lúdico, levando a assimilação da criança à realidade ou, ainda, como forma de obter o conhecimento a sua maneira, podendo-se criar significados e sentidos novos a arte de aprender.

Os jogos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. “Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. E o jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem (FANTACHOLI [s/d p.6)”

O jogo por mais simples que seja, requer habilidades motoras fundamentais como andar, correr, saltar, arremessar e outras também habilidades cognitivas como percepção, esquema corporal, raciocínio lógico, ritmo, lateralidade, equilíbrio, socialização que são muito empregadas no nosso cotidiano tornando mais fácil o desenvolvimento durante atividades lúdicas. As crianças aprendem brincando, aumentando seu conhecimento através dos parceiros e podem vivenciar a aprendizagem. Quando uma criança joga ela toma decisões e faz escolhas imediatas tornando assim o jogo um elemento básico para a mudança de necessidade e consciência.

“O jogo é menos o que se busca do que o modo como se brinca o estado de espírito com que se brinca. Isso leva a dar muita importância a noção de interpretação, ao considerar a atividade como lúdica” (KISHIMOTO, 2002, p.21)

 

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

O presente projeto tem a área de concentração voltada para Metodologias de Ensino, enfatizando o tema: A Importância do Lúdico através dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.

O projeto tem como objetivo de estudo, estudar e refletir sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, numa perspectiva lúdica, no processo de ensino aprendizagem do aluno da educação infantil.

O objetivo que se pretende saber, ao final deste Estágio, seguindo essa linha de pesquisa sobre o tema delimitado, anteriormente A importância do Lúdico através dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, foi traçado por objetivos: Identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil; Analisar os benefícios da importância dos jogos no ensino/aprendizagem da educação e Observar qual o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras na educação infantil.

Os jogos é um momento mágico e espontâneo de interação na vida dos alunos da educação infantil que se divertem e aprendem através do raciocínio, da criatividade e da espontaneidade proporcionada por ele.

Na educação de modo geral, contudo na Educação Infantil, o brincar é um grande instrumento de aprendizagem, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social (FANTACHOLI, 2012).

Segundo Almeida (1995) A utilização de brincadeiras e jogos sãos sem dúvidas a forma mais natural de despertar na criança a sua atenção no processo pedagógico, levando as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Por intermédio do jogo e do brincar a criança expressa suas fantasias, seus desejos e suas experiências reais de um modo simbólico, onde a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade.

O jogo é algo natural, e está inserido no cotidiano da criança e auxilia no desenvolvimento físico, mental e intelectual. Proporciona prazer, socialização, imaginação e regras tornando a aprendizagem prazerosa e sem cobranças.

 

Sabemos que as experiências positivas nos dão segurança e estímulo para o desenvolvimento. O jogo nos propicia experiências de êxito, pois é significativo, possibilitando a autodescoberta, a assimilação e a interação com o mundo por meio de relações e de vivências. (KISHIMOTO,1994, p. 26)

 

Os jogos e as brincadeiras dão uma aproximação à resolução e a superação das dificuldades, possibilitando assim melhoria do bem-estar da criança, pois as atividades lúdicas possuem um poder de libertação, de independência e de grande importância para a sua vida.

Isso se confirma com o que Winnicott, (1982, p. 163) diz:

 

A criança adquire experiência brincando. A brincadeira é uma parcela importante da sua vida. As experiências tanto externas como internas podem ser férteis para o adulto, mas para a criança essa riqueza encontra- se principalmente na brincadeira e na fantasia.

 

 

2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE

 

Segundo Kishimoto (2002) A atividade lúdica tem um papel fundamental na formação da criança, podendo ser utilizado como um rico recurso para as práticas pedagógicas. Lúdico, tem como significado brincar se complementado com jogos, brinquedos e brincadeiras, bem como o comportamento de quem á pratica, transformando e despertando na criança seu conhecimento.

A ludicidade é fundamental na área educacional, sendo um aspecto onde o professor pode promover a aprendizagem da criança de forma prazerosa, além de estimular o pensamento através de brincadeiras, com a ludicidade a criança encontra um apoio para superar as suas dificuldades tornando a aula mais agradável.

 

Lúdico é brincadeira, jogo, exercício ou imitação, portanto, o lúdico na Educação Infantil possibilita novos conhecimentos e ideias, fazendo com que a criança encontre o equilíbrio entre o real e o imaginário, como a curiosidade, a adrenalina, a competição, a diversão, o faz de contas, a música, entre outros, despertando nela vontade de participar da mesma (MASSA, 2015, p.113).

 

Na educação infantil a ludicidade quando trabalhada de forma adequada é extremamente benéfica para a construção do aprendizado das crianças, pois é através dos jogos e das brincadeiras que as mesmas desenvolvem e trabalham suas capacidades, tais como: imaginação, atenção e a imitação.

 A ludicidade na Educação Infantil faz com que a criança se movimente, estimulando seu próprio corpo, buscando soluções e inventando atividades lúdicas que transformam brincadeiras em conhecimento. Através da ludicidade a criança se envolve de forma completa na prática pedagógica, pois quando existe qualidade nos jogos lúdicos o envolvimento da criança se intensifica, melhorando seu desenvolvimento físico e cognitivo no processo como um todo.

“A Educação infantil e o lúdico se completam, pois o brincar está diretamente ligado à criança, porque o brincar desenvolve os músculos, a mente, a sociabilidade, a coordenação motora e além de tudo deixa qualquer criança feliz (MALUF, 2003, p.19) “.

 

 

2.2 JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

O jogo é uma atividade que contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança tanto na criação como também na execução. Os jogos são importantes, pois envolvem regras como ocupação do espaço e a percepção do lugar.

Kishimoto (1993, p. 15) afirma:

 

Os jogos têm diversas origens e culturas que são transmitidas pelos diferentes jogos e formas de jogar. Este tem função de construir e desenvolver uma convivência entre as crianças estabelecendo regras, critérios e sentidos, possibilitando assim, um convívio mais social e democracia, porque enquanto manifestação espontânea da cultura popular, os jogos tradicionais têm a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social.

 

Os jogos auxiliam o desenvolvimento motor, o desenvolvimento da linguagem, da percepção, da representação, da memória, do equilíbrio afetivo, da apropriação de signos sociais e das transformações significativas da consciência infantil.

É através das brincadeiras que acontece o acompanhamento do raciocínio lógico e motor da criança. É no brincar que acontece a aprendizagem da criança, é por meio das brincadeiras que as crianças podem ampliar a sua capacidade de inventar brincadeiras novas, para dar condições do desenvolvimento na diversidade das brincadeiras nas experiências através da troca com outra criança, com os professores ou com sua família.

Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998, p.25) “as brincadeiras que compõem o repertório infantil e que variam conforme a cultura regional apresenta-se como oportunidades privilegiadas para desenvolver habilidades no plano motor”.

A brincadeira desenvolve a autoestima das crianças, ajudando-as a vencer, de forma progressiva, suas aquisições com criatividade. Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conhecimentos gerais com os quais brincam.

Para Huizinga (1999,  p.15),

 

O jogo, o brincar, deve ter caráter de liberdade para as crianças irem muito além das suas fantasias, deve ser uma atividade voluntária e quando imposta deixa de ser uma brincadeira ou jogo, ou faz de conta.  É a brincadeira que as crianças aprendem com os outros pensam e agem, descobrindo assim uma forma mais rápida para a troca de ideias e o respeito pelo outro. Enquanto aprendem brincando também ensinam algo de sua vivencia, resultando na interação do aprender e ensinar a dividir os outros.

 

Os jogos e brincadeiras exploram duas vertentes na educação infantil que precisam ser destacadas que são a imaginação e as regras, pois através deles as crianças criam soluções para desenvolver os problemas propostos. Assim podem ser considerados procedimentos metodológicos de suma importância para a aprendizagem.

 

Os jogos e brincadeiras são instrumentos metodológicos através dos quais os educadores podem estimular na criança o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, moral, linguístico e físico-motor; como também propiciar aprendizagens curriculares específicas (MAFRA 2008, p. 16).

 

Os jogos e as brincadeiras sempre fizeram parte histórica da humanidade, inicialmente não sendo vistos como recurso lúdico, mas sim como forma de sobrevivência e distração, sofrendo adaptações ao longo dos séculos conforme as necessidades particulares de cada povo.

 

 

3 METODOLOGIA

 

Na confecção de trabalhos científicos, é essencial a utilização de metodologias para se basear em informações dotadas de veracidade, pois a metodologia é a responsável por fornecer a direção a ser seguida pelo autor do trabalho, trata-se ela de uma espécie de conjunto de regras a serem seguidas.

A metodologia é o que tornará possível, de acordo com Demo (1994), a definição dos passos metodológicos determinantes do caminho que o pesquisador vai seguir, identificar as partes, métodos, técnicas, leituras, discussões e a base teórica a serem trilhadas durante a busca. O questionamento deve ser sempre o método da pesquisa.

Sendo assim, vários procedimentos metodológicos foram utilizados, quanto à finalidade, foi utilizada a pesquisa aplicada, trata-se ela de um método de pesquisa que gera conhecimento através da intervenção na prática, como é o caso do presente trabalho, que teve como objetivo demonstrar a importância das atividades lúdicas na educação, salientando os benefícios que esta modalidade de ensino pode proporcionar.

A pesquisa aplicada é aquela em que o pesquisador é movido pela necessidade de conhecer para a aplicação imediata dos resultados. Contribui para fins práticos, visando à solução mais ou menos imediata do problema encontrado na realidade. Na pesquisa aplicada o pesquisador busca orientação prática à solução imediata de problemas concretos do cotidiano. (BARROS; LEHFELD, 2014).

Sendo assim, no caso em tela, busca amenizar as deficiências na aprendizagem através da inclusão de atividades lúdicas, buscando orientações práticas para inclusão dessa modalidade de ensino.

Já quando a natureza, o método foi a pesquisa qualitativa, buscando explicações e compreensões das relações humanas, voltadas para as experiências dos alunos com o lúdico. Na pesquisa qualitativa, o pesquisador é um interpretador da realidade (Bradley, 1993).

Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica, consistente na pesquisa feita em materiais já elaborados por outros autores a respeito da temática.

 

[...] elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de: livros, revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, jornais, boletins, monografias, dissertações, teses, material cartográfico, internet, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa. Na pesquisa bibliográfica, é importante que o pesquisador verifique a veracidade dos dados obtidos, observando as possíveis incoerências ou contradições que as obras possam apresentar (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 54)

 

Ela possui como finalidade aprimorar conhecimentos através da análise de posicionamentos de diversos autores sobre o assunto, consiste em uma forma de enriquecer o trabalho através de informações seguras.

Para Andrade (2010, p. 25):

 

A pesquisa bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas. Uma pesquisa de laboratório ou de campo implica, necessariamente, a pesquisa bibliográfica preliminar. Seminários, painéis, debates, resumos críticos, monográficas não dispensam a pesquisa bibliográfica. Ela é obrigatória nas pesquisas exploratórias, na delimitação do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citações, na apresentação das conclusões. Portanto, se é verdade que nem todos os alunos realizarão pesquisas de laboratório ou de campo, não é menos verdadeiro que todos, sem exceção, para elaborar os diversos trabalhos solicitados, deverão empreender pesquisas bibliográficas.

 

Sendo assim, através das modalidades metodológicas expostas, o presente trabalho buscou de forma breve trazer a importância da inclusão do lúdico na educação através de métodos de pesquisa seguras, garantindo ao leitor segurança.

 

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

O presente trabalho teve o objetivo de demonstrar os benefícios que a atividade lúdica pode trazer para o aluno quando se trata de aprendizagem, através das inúmeras pesquisas bibliográficas para confecção do presente trabalho, foi possível compreender que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que ensina brincando, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade, sendo responsáveis por proporcionar na educação infantil desenvolvimento físico, mental e intelectual da criança. Vygotsky (1984, p.97) comenta sobre o desenvolvimento das crianças através dos jogos e brincadeiras:

 

A brincadeira cria para as crianças uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra coisa senão a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz.

 

A partir disso, entende-se a importância tanto dos jogos quanto das brincadeiras para a criança, já que é nos primeiros anos que elas se apropriam da cultura ao seu redor, é na infância que ela é introduzida socialmente, desenvolvendo a linguagem e seu comunicando com outros. “A brincadeira aparece como a atividade que permite à criança a apropriação dos códigos culturais e seu papel na socialização foi, muitas vezes, descartado”. (BROUGÈRE, 2010, p. 65).

Ficou demonstrado que através do lúdico, desafios são criados para a criança, levando a assimilação da criança à realidade ou, ainda, como forma de obter o conhecimento, criando significados e sentidos novos a arte de aprender.

Conclui-se também a importância do professor mediante a inserção do lúdico na educação infantil, devendo estes reconhecer o lúdico como uma estratégia pedagógica.

O sentido real, verdadeiro, funcional, da educação lúdica estará garantido se o educador estiver preparado para realizá-lo. “Nada será feito se ele não tiver um profundo conhecimento sobre os fundamentos essenciais da educação lúdica, condições suficientes para socializar o conhecimento e predisposição para levar isso adiante” (ALMEIDA, 2000, p.63).

Chegou-se ao entendimento que o lúdico vem cada dia mais ganhando espaço nas salas de aula das escolas brasileiras, sendo uma ação de extrema importância pois contribui para construção do indivíduo.

 

 

5 CONCLUSÃO

 

O presente trabalho foi realizado em etapas, cada etapa foi de extrema importância para minha vida acadêmica e como futura pedagoga. Inicialmente com auxílio do AVA (ambiente virtual de aprendizagem) tive que escolher uma temática, como futura professora vejo que tenho que explorar ferramentas que facilitem a aprendizagem dos alunos, sendo assim, decidi falar sobre a ludicidade, e dentro desse tema tracei os seguintes objetivos: identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil, analisar os benefícios da importância dos jogos no ensino/aprendizagem da educação e observar qual o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras na educação infantil.

Diante das inúmeras pesquisas e correções feitas pela tutora Joice, pode alcançar todos meus objetivos inicialmente propostos, compreendi que a ludicidade consiste na inserção de jogos e brincadeiras na sala de aula e que estes são considerados importantes porque trabalha com a imaginação da criança.

Souza (2015, p.1), esclarece que “o lúdico é importante porque contribui de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, auxiliando na aprendizagem, no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.”

Jogos e brincadeiras acabam colocando as crianças em situações nas quais estão familiarizadas e consequentemente elas vão aprender de maneira mais prazerosa, por que toda criança gosta de jogos e brincadeiras.

Segundo Ribeiro (2013, p.1), “o lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.”

Aprendi também que é fundamental que o professor elabore essas atividades de acordo com os objetivos específicos, não é só sair colocando jogos e brincadeiras aleatórios para passar o tempo, é fundamental que nos planos de aula sejam estabelecidas metas e que o professor observe a individualidade de cada aluno.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

 

ALMEIDA, Paulo N. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

 

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica, 3.ed. São Paulo; Pearson Prentice Hall, 2014.

 

BRADLEY, Jana. Methodological issues and practices in qualitative research. Library Quarterly, v. 63, n. 4, p. 431-449, Oct. 1993.

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

 

DEMO, Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2009.

 

FANTACHOLI, Fabiane Das Neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Disponível em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78 acesso em: 02 de junho de 2017.

 

FANTACHOLLI, F.N. A importância do brincar na educação infantil. Monografias Brasil Escola. 2012. Disponível em: < http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/aimportancia-brincar-na-educacao-infantil.htm> Acesso em: 30 de outubro de 2016.

 

Huizinga, J. (1999). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo.

 

KISHIMOTO, Tikuzo Morchida, O brincar e suas teorias. São Paulo:  Pioneira Thomson Learning, 2002

 

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994

 

KISHIMOTO, TizukoMorchiba. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson

Learning, 2003. Jogos tradicionais infantis: O jogo, A criança e a Educação. Petrópolis: Vozes,1993

 

MASSA, Monica de Souza. Ludicidade: da Etimologia da Palavra à Complexidade do Conceito.APRENDER - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.111-130 2015. Disponível em: https://moodle.ead.unb.br/mod/assign/view.php?id=115298 Acesso em: 07/04/2018.

 

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

 

MAFRA, Sônia Regina Corrêa .O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual. 2008. Disponível: em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf Acesso em 27 de março de 2017.

 

RIBEIRO, Suely de Souza. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. 2013. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia Acesso em 19 de novembro de 2021.

 

SOUZA, Eulina Castro de. A importância do lúdico na aprendizagem. 2015. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/A-import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-na-aprendizagem.aspx acesso em 19 de novembro 2021.

VIGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 

WINNICOTT, D.W. A criança e seu mundo. 6. Ed. Rio de Janeiro. LTC,