Água como fonte da vida
Elenir Carmem Ransan Brasil
Taís Aparecida Berlanda Babolim
Introdução
O ensino da Educação Ambiental nas escolas tem que ser entendidas como um dever de todos os seres e como um procedimento onde a informação a inclusão de todos é muito importante: família, escola e comunidade, devem estar envolvidas. O tema “Água como fonte de vida” traz uma temática que fará que os alunos tenham um olhar mais aberto ao mundo onde vivemos com a participação de todos o que não deixa de ser um tema desafiador, pois requer teoria e prática para obter resultados.
Conhecemos a relevância do cuidado do meio ambiente e da preservação da água no planeta e da obrigação de mudar a conduta em relação ao mesmo, no sentido de gerar um modelo de costumes, originando imagens positivas evidentes junto à qualidade de vida de todos. É preciso descobrir novas atitudes de viver e se desenvolver, maneiras que preservem a água na Terra e que sejam, assim, sustentáveis em longo prazo.
Justificativa
O projeto com o tema “A Água como fonte de vida” que se propõe aqui precisará expor para os alunos uma visão aberta que apontam inúmeros problemas que o mundo vem encarando com relação à falta de água, portanto, o projeto deverá ser desenvolvido ter em vista e proporcionar aos alunos uma ampla variedade de experiências, com participação ativa, para que possam expandir a consciência sobre os pontos pertinentes à água no meio ambiente, e adquirir de um formato independente e autônomo de costumes e valores envolvidos à sua proteção, conservação e uso consciente da água no planeta.
Fazer os alunos a terem consciência de respeitar e melhorar o meio ambiente por meio de informações sobre valores, atitude e interesse ligado às mudanças de hábitos para que reduzam o desperdício de produtos e água para o bem estar do nosso planeta e com isso reconhecer a realidade e problemas no ambiente escolar para possíveis soluções Compreender as ações voltadas para a preservação do meio ambiente.
Fazer desse projeto que os alunos meio de experiências já vividas na escola possam levar para o seu âmbito familiar, para e que contribuam para a formação de cidadãos conscientes capazes para decidirem e agirem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a falta de água, entender que para isso acontecer a sua proteção ao meio ambiente constitui-se numa necessidade essencial, assim, como um empenho ético do homem para com as gerações atuais e futuras.
Objetivos gerais
Conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre o problema da falta de água no Planeta Terra ajudando-os as transformações no aprendizado de valores e atitudes ambientalistas adaptadas ao nosso dia a dia.
Específicos
- Auxiliar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando a falta de água.
- Entender as influências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- Conhecer que a qualidade de vida está atrelada às qualidades de saúde e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- Instituir, por meio de costumes habituais, medidas que valorizem a água, a partir de uma maneira crítica;
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
O projeto “Água como fonte de vida” foi executado na escola em todas as aulas foram abordados assuntos referentes ao tema com roda de conversa, filmes, revistas em que mostram reportagens da falta de água e poluição da mesma no intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. Foi conduzido um debate para que os alunos comentem seus conhecimentos prévios acerca do tema.
Visitas a alguns rios, lagos, açudes e a capitação de água bem como as instalações de depósito da água que chega as nossas casas com os alunos também foi um ponto muito importante para o desenvolvimento de produções textuais onde os alunos puderam expor seus conhecimentos em relação aos pontos visitados.
Nas aulas de ciências foi introduzido sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo. Em roda de conversa foi mostrado aos alunos, através do Globo Terrestre uma imagem do Planeta Terra, onde puderam visualizar a quantidade de água em nosso planeta.
Foi também proposto aos desenhassem um folheto de uma campanha, que vise a conscientização sobre o desperdício de água e a importância desse recurso. Este gênero textual é um importante meio de divulgação e conscientização, além de mostrar aos alunos a função social da escrita.
É muito importante para nós professores termos ações para acrescentar outros projetos como esse, pois expandiram os conhecimentos sobre nossa realidade, houve conscientização da importância da preservação da riqueza que temos e fundamental para a nossa vida com maior qualidade. Os alunos são a nossa riqueza aqui na unidade escolar através deles tem condições de expandir as ideias e as nossas ações em busca de melhor qualidade de vida e não deixar destruir a natureza, pois o homem é um grande degradador ambiental e não pensa no dia de amanhã, as consequências são geradas em torno de si próprias, se não mudar as atitudes, em pouco tempo o prejuízo será maior.
Resultados esperados
Com a realização deste projeto queremos proporcionar transformação de posturas das crianças em relação ao uso consciente da água, esperamos também que a conclusão do mesmo as crianças estejam cientes da importância da água tanto para os seres vivos e que consigam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para o seu meio social esses aprendizados, com uma construção de valores e melhoria de vida. A escola é a constituição básica de um ser humano, sem ela é difícil pensar nesta constatação. Entende-se que a educação engloba os processos de ensinar e aprender
Os resultados devem ser compreendidos como parte do processo da educação escolar. Devendo ter como finalidades acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. O seu aprendizado deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Portanto, devemos analisar no transcorrer dessa aula se o aluno: distinguiu a importância da água para a vida dos seres vivos, aprendeu sobre a necessidade de economizar e preservar a água do planeta. É indispensável, também, nessa aula que o aluno demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registrar a participação dos alunos e anotar quais foram às intervenções, para eles avançarem sobre o sistema da escrita.
Referências
Dia a dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto.
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde.
Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.