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A importância das tecnologias na educação: professores profissionais da informação

Marinalva Almeida Gomes

Maria José de Figueiredo

Patrícia Santos Luz

 

DOI: 10.5281/zenodo.14187986

 

 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo geral refletir e apresentar a importância acerca das novas tecnologias educacionais como uma ferramenta didática no processo de ensino/aprendizagem oferecendo recursos e técnicas que auxiliem o trabalho educativo. Para tanto, é importante considerar que a tecnologia faz parte do contexto atual contemporâneo e deve ser inserida no trabalho pedagógico escolar uma vez que além de uma ferramenta técnica, é uma possibilidade didática de trabalho em sala de aula e o professor deve estar atualizado para romper os paradigmas, pois exige do profissional a consciência e a mudança de atitude. Desta maneira, este artigo parte de uma pesquisa bibliográfica e observações, portanto de maneira qualitativa visa alcançar os objetivos propostos. Neste contexto, constata-se que a tecnologia junto com educação favorece a cidadania, pois estimula a produção de saberes, democratiza o acesso à informação e ao conhecimento e potencializa a emancipação social. Portanto, a sala de aula não é mais o único espaço de aprendizagem, mas abre inúmeras possibilidades, sendo a tecnologia hoje uma ferramenta de fácil acesso e muito importante que a escola pode fazer seu papel de orientação para o sucesso dos alunos a fim de torná-los pesquisadores e com habilidades de usufruir dos inúmeros recursos que ela oferece. Visto que hoje consta-se com o aparelho celular, ferramenta hoje de fácil acesso a todos, mas existe lei de controle de sua utilização principalmente nos espaços escolares, que exige hoje um novo perfil de professor com novas metodologias. Diante dessa realidade é possível desenvolver um diagnóstico sobre a forma como os professores utilizam os recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

 

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Ensino. Professor. Aprendizagem.

 

 

Introdução

 

Utilizar as tecnologias como ferramentas pedagógicas podem auxiliar o aluno no processo de construção do conhecimento e informações. Para isso a capacitação e inclusão digital do profissional da educação são de suma importância, porque professor é a figura central da mediação do saber.

Sabemos que a tecnologia é algo muito ampla e que o professor às vezes não está habilitado para o trabalho com a mesma. Demo (2008, p.134 apud ANDRADE, p.16):” Temos que cuidar do professor, pois todas as mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor, ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal”.

 Diante da afirmação do autor e imprescindível estar sempre atentos pois         estamos em um mundo onde a tecnologia se faz presente cada vez mais na vida das pessoas e sem perceber estamos conectados com o mundo o tempo todo. A quantidade de informações, conhecimentos e as possibilidades de interação entre os indivíduos de diferentes classes sociais, traz inúmeras mudanças ao processo de ensino/aprendizagem.

Desta maneira, este artigo parte de uma pesquisa bibliográfica e observações vivenciadas no espaço escolar e também acadêmico essa relação com a tecnologia  sempre estiveram presente, portanto de maneira qualitativa visando alcançar os objetivos propostos, onde se deve refletir e apresentar as tecnologias e as suas ferramentas como uma das principais alternativas para avançar com o processo de construção do conhecimento no contexto educacional, facilitando cada vez mais a troca de experiência entre o professor mediador e o estudante.

Pois não basta apenas a escola adquirir recursos tecnológicos sofisticados e modernos, se faz necessário que seus educadores saibam como utilizá-lo de maneira eficiente. Sabemos que ainda existem resistência por parte de alguns professores principalmente aqueles que já estão na educação por mais de vinte anos, quanto ao uso dessas tecnologias, e a resistência enfrentada pelos educadores está na falta de habilidades para manusear essas tecnologias, e muitos não querem sair da sua zona de conforto, ou seja, estão acostumados a trabalhar com aqueles métodos considerado tradicional e não ousam buscar mudanças.

O uso dessas tecnologias deve vir antes de mais nada acompanhado da capacitação desses profissionais, principalmente dos educadores que hoje está sendo inserido no meio digital e enquanto os estudantes já nascem fazendo parte do mundo digital.

 

 

As tecnologias na educação

 

Segundo Kenski (2012, p. 22) “[...] a expressão “tecnologia” diz respeito a muitas outras coisas além das máquinas. O conceito tecnologia engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações”. E esse conceito de tecnologia engloba tudo o que é construído pelo homem a partir da utilização de diversos recursos naturais.

A utilização das novas tecnologias na educação atende às novas necessidades do aluno e professor em sala de aula, pois a tecnologia é útil ao aprendizado. O educador sempre tem como obrigatoriedade estar se aperfeiçoando há a necessidade de se atualizar, não somente no campo de seu conhecimento, como também na sua função pedagógica.

 Antigamente os métodos utilizados era aqueles que hoje se denomina de métodos tradicionais, são aqueles consolidados com o tempo e que apesar da evolução ainda existem nas salas de aula da maioria das instituições de ensino. Mesmo com avanço das tecnologias ainda é muito comum principalmente nas escolas públicas, os professores persistirem com os métodos tradicionais onde o educador ainda se coloca como o dono do saber e o aluno apenas como a gente que recebe os conhecimentos dito pelo professor.

Nos dias atuais com tanta modernidade, a tecnologia tem facilitado a vida do professor. Apesar das limitações que ainda existem em relação a essas tecnologias, dificuldades com o acesso à internet e até mesmo as dificuldades que esses os professores têm para manusear essas tecnologias em suas aulas, mesmo assim o aprendizado dos educandos tem se modernizado pois nossos alunos têm o direito de pesquisarem e dialogar com o professor durante suas aulas.

Sendo assim, a sala de aula é um espaço privilegiado, quando pensamos em aprendizagem ela é um ponto de partida e de chegada. É um espaço importante, que combina com outros espaços para ampliar as possibilidades de aprendizagem. Pessoas poderão ter mais oportunidades e poderão melhorar a atuação como seres sociais, no ambiente em que vivem se estiverem bem-informadas.

As vantagens promovidas pelas novas tecnologias de comunicação devem ser capazes de contribuir para que os seus usuários se tornem pessoas ativas e participantes da sociedade na qual vivem. A educação mesmo que de forma lenta vem se adaptando com a evolução das novas tecnologias e o computador passa a ser um suporte possível para o professor, um instrumento pedagógico que ele pode utilizar com todos os recursos tecnológicos colocados à sua disposição.

Por isso, inovar no ambiente escolar se faz necessário e está inovação pode acontecer através de discussões sobre a importância dessas tecnologias, através de técnicas e metodologias educacionais que promovam a busca pelo ensino e aprendizado inovador, cuidando para que haja a mediação e a troca constante entre o educador e o educando.

De acordo com DEMO, 2005 a educação de qualidade privilegia o aprender a aprender e a capacidade de intervenção alternativa, baseada numa cultura educacional que prioriza a atitude de ligação ostensiva entre teoria e prática, capacidade de questionamento crítico, participação evidente em atividades que fomentem a cidadania com base na construção de conhecimento.

E para que possamos ter uma educação de qualidade é preciso que o educador seja o mediador dos conhecimentos e que compreenda que a tecnologia é uma ferramenta principal para o aprendizado.

Segundo CORREIA,2012, o professor deve saber fazer uso das tecnologias, uma vez que estas devem contribuir para aquisição do aprender de forma integrada, além de atender às necessidades educacionais através de ações que desenvolvam o senso crítico e o raciocínio na busca da construção do conhecimento e na formação do novo cidadão.

Sendo assim, torna-se necessário repensar a organização do ensino básico, pois as tecnologias é uma das principais ferramentas para o aprendizado e que os nossos educandos têm acesso a uma enorme quantidade de informações e conhecimento que são adquiridos em contextos informais e esses mesmos conhecimentos podem ser utilizado a favor da aprendizagem formal.

No entanto, como aponta Kenski,2013, o avanço tecnológico não caminhou conjuntamente com mudanças estruturais na lógica do ensino superior e, consequentemente, nas estruturas curriculares pensadas para a formação de professores.

 

 

Tecnologias que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula

 

Com a evolução das novas tecnologias o educador precisa mudar o seu jeito de planejar e de trabalhar em sala de aula. Essa mudança de atitude por parte do professor é quase que obrigatório pois os nossos alunos já não sentem estimulado em aprender de forma tradicional como era antigamente.

Com o intuito de fornecer aos educandos ferramentas para motivá-los a produzir conhecimento faz se necessário o professor estar sempre buscando capacitação para poder estar atualizado para trabalhar no cotidiano inserido com as novas tecnologias.

Mas é preciso ter muita cautela pois os educandos já possuem muita informação e conhecimento no diz a respeita das tecnologias é importante ressaltar que a tecnologia por si não muda o ensino ou a aprendizagem de cada educando o muda mesmo é a maneira de ele está sendo como ela é incorporada à aprendizagem e o professor e o principal veículo.

O papel do educador em sala de aula é mostrar para o aluno para que serve os seus conhecimentos adquiridos de maneira informal e formal direcionando-o para os caminhos que levam o aprendizado. 

Existem diversos recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelos educadores em sala de aula que facilita o aprendizado de nossos alunos, podemos citar inúmeros deles:

 

 

Data show

 

O Data show – ou os projetores de imagem em geral – é uma ferramenta tecnológica que é muito utilizado pelos professores em sala de aula da educação básica como um recurso pedagógico. As vantagens por essa ferramenta oferecida são muitas, mas também não podemos esquecer do excesso quanto ao seu uso.

Vale lembrar que essa ferramenta ela pode ser usada em sala de aula para facilitar o aprendizado de nossos alunos, mas sempre lembrando que não é uma ferramenta que possa vir substituir o professor.

Assim de acordo com Pereira,2017 o Data Show é um aparelho caro. Uma opção mais econômica é ligar o micro a uma televisão grande, usando um conversor digital/analógico, assim, os "slides" e as imagens enviadas pelo micro aparecerão na tela da televisão. (PEREIRA, 2017).

 

 

TV e Vídeo/DVD

 

A televisão é um dos meios de comunicação utilizado frequentemente pela nossa população. Essas ferramentas quando utilizado de maneira eficaz na educação proporciona ao educador e educando, além de fontes de informação, a possibilidade de incorporar e produzir novas ações e descobertas na construção do conhecimento na escola.

 Assim entendemos, o que transforma a tecnologia em aprendizagem não é a máquina em si ou os seus programas eletrônicos ou software que essas ferramentas oferecem, mas o professor com essas ferramentas consegue mudar o aprendizado basta saber utilizá-la de maneira adequada.

 De acordo com Moran,2007, ” a criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. A televisão e o vídeo/DVD são recursos tecnológicos bastante usados na educação básica”. (MORAN,2007).

 

Computadores

 

Atualmente os computadores têm se tornado uma ferramenta tecnológica de fácil acesso pela população em geral. Na educação com essa ferramenta não é diferente ela encontra-se em todos os níveis de educação básica. Os computadores têm se tornado uma ferramenta importante no ambiente escolar, tornando-se um dos principais meios de pesquisa, pois a facilidade de acesso a informações (pela internet jamais poderia ser conseguida sem a sua utilização).

Antigamente era uma ferramenta difícil de ser carregada, pois o mais comum que existia era o computador de mesa, mas isso tem mudado com a sua evolução, essa ferramenta tornou um objeto de fácil locomoção. Hoje em dia existem computadores de diversos tipos e os mais comuns são o laptop ou notebook e os computadores menores ainda como os chamados "palm" ou computadores de mão.

Na atualidade é grande o número de pessoas que se beneficia com o uso de computadores no trabalho. De acordo com Moran,

 

Cada vez mais poderoso em recursos, velocidade, programas e comunicação, o computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, ideias. Produzir novos textos, avaliações, experiências. As possibilidades vão desde seguir algo pronto (tutorial), apoiar-se em algo semidesenhado para complementá-lo até criar algo diferente, sozinho ou com outros. (MORAN, 2004, p.44)

 

Diante da sua importância o computador tem se tornado uma das ferramentas básica utilizado pela grande parte dos educadores que através da internet tem conseguido modernizar suas aulas.

 

 

Internet

 

Hoje em dia com o acesso à internet, as pessoas têm um enorme número de informações o tempo todo. Mesmo que de forma limitada a internet atende uma grande parte da população brasileira.  Nas escolas públicas ou privadas utilizar a internet na sala de aula ou como ferramenta de apoio ao aluno, tem proporcionado uma melhoria no ensino/aprendizagem.

E essas informações que são adquiridas através do acesso à Internet podem ser transformadas em sala de aula em conhecimento, para isso é necessário que o professor saiba conduzir seus alunos para   esses conhecimentos.

Dispondo sobre as informações que adquirimos no dia a dia e com o conhecimento que adquirimos em sala de aula, Moran nos diz:

 

Há uma certa confusão entre informação e conhecimento. Temos muitos dados, muitas informações disponíveis. Na informação, os dados estão organizados dentro de uma lógica, de um código, de uma estrutura determinada. Conhecer é integrar a informação no nosso referencial, no nosso paradigma, apropriando-a, tornando-a significativa para nós. O conhecimento não se passa, o conhecimento cria-se, constrói-se (MORAN, 2007, p.54).

 

Com acesso a tantas informações no cotidiano com o uso da internet, a sala de aula tem deixado de ser o único espaço de aprendizagem. E que o professor não é mais visto como aquela pessoa que ensina, mas como aquele que facilita o aprendizado. Em meio a tantas informações adquiridas, cabe ao professor informar e orientar os seus alunos sobre as vantagens e os perigos que a internet oferece.

 

 

Pen drive

 

O pen drive é um pequeno dispositivo portátil que é utilizado para armazenamento de informações que podem ser visualizados na tela da TV e ao computador através de uma entrada USB.

Esse dispositivo é capaz de armazenar arquivos digitais, entre eles imagens, vídeos, áudios ou também transferir dados já foram armazenados para outro equipamento. Uma de sua importância se destaca é a sua usabilidade, que permite a utilização e a reutilização dos dados armazenados em várias bases tecnológicas e plataformas.

Atualmente essa ferramenta tem sido usada frequentemente pelos professores da educação básica. E que segundo Pereira,2017 “com a TV Pen drive, instaladas em todas as escolas da rede estadual de ensino, os professores poderão utilizá-las para o planejamento e execução das aulas, gravando em um pen drive, trabalhos, exercícios, atividade e outros materiais didáticos para expor em sala” (PEREIRA et al, 2017)

 

 

O celular

 

Por volta do final do século XX e início do século XXI ocorreram várias transformações em decorrência de movimentos que mudaram a questão política, econômica, cultural e outras. Com a evolução do capitalismo no mundo e seus interesses econômicos ao investir mais pesquisas científicas e no desenvolvimento de novas tecnologias, vieram a incentivar as várias mudanças nessa emaranhada inter-relação de informações e do mercado internacional, cada vez mais globalizado.

A conexão na internet se anuncia não só pelos computadores, mas, além disto, principalmente pelos telefones celulares (Iphones ou Smartphones), entendida como rede entre pessoas, mostrando-se como um dispositivo de comunicação propício à conexão. Estes telefones dispõem de vários recursos segundo Bento (2013, p. 3) “calculadora, relógio, calendário, rádio, câmera fotográfica, jogos. Conforme o nível de sofisticação do aparelho os aplicativos aumentam”.

Isso varia demais dependendo da sua marca, estas são várias, das mais ricas até as menos faladas, como tudo é questão de aparência, a juventude e todos nós somos influenciados a ir procurar de aparelhos com marcas como Sony, Apple, Samsung, Motorola, Nokia, Black Berry, já que estes possuem melhores processadores, memória, câmera digital e designe moderno e único.

O estudo do uso dos aparelhos celulares pode ser justificado, numa primeira análise, pelo número expressivo de usuários de aparelhos celulares no país, como mostra Wikipédia, podendo se constituir em uma ferramenta para a inclusão digital.

Com o avanço das tecnologias digitais e das telecomunicações tem feito com o que com que o telefone celular, entre em cena como um dos mais importantes veículos de comunicação sendo atribuído várias funções não ficando limitado na realização e recebimento de chamadas, mas como uma poderosa ferramenta de comunicação e relacionamento, a partir de serviços baseados em internet e geolocalização.

Nenhum outro aparelho hoje consegue agregar tantas funções em torno de um acervo que nos leva a refletir sobre o que é convergência: mobilidade, portabilidade, multimodalidade e interatividade, entre outras que poderiam ser associadas. Nas escolas hoje ainda muito se ignora o avanço da tecnologia, em nosso dia a dia estamos cercados de parafernálias tecnológicas que não devemos nos omitir dessa realidade.

Hoje, as crianças estão ligadas a esses avanços tecnológicos desde muito cedo bonecas, carrinhos, bolas, patins, videogames e outros estão ficando a margem das brincadeiras de crianças acima de quatro anos, elas também querem fazer parte desse mundo tecnológico. Para elas isso é um fascínio.  As crianças, cada vez mais cedo, vêm despertando o interesse pelo celular.

De acordo com Lévy (2013) o aluno precisa do direcionamento do professor para utilizar o celular em sala de aula de forma consciente, mas para que o professor possa fazer esse direcionamento ele tem que estar preparado, por isso é fundamental que o professor tenha formação para lidar com as novas tecnologias, seja ela qual for, para assim aproveitar da melhor maneira o seu uso a favor do processo de ensino aprendizagem. É o professor quem conduz a sala de aula, por conseguinte é ele quem diz quando o aluno deve utilizar o celular, quando deve desligar e guardá-lo em sua bolsa.

Já conhecem os modelos, as funcionalidades, e hoje já são frequentemente pedidos. Serve mais para elas escutarem músicas, tirar fotos, filmar, sem bluetooth para não receber vídeos impróprios, etc. Os modelos mais sofisticados são os Smartphones, IPhones, mas a cada mês surge novos modelos mais sofisticados, numa guerra de concorrência entre as empresas.

São muitas as opções que o celular pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem na escola atualmente:

* Utilização da filmadora do celular em trabalhos que pedem para o aluno entrevistar uma pessoa, e o gravador como uma maneira de corrigir o próprio modo se falar, como uma autoajuda melhora a fala em relação a linguagem correta.

* Pesquisas pela internet, através de site de buscas assuntos pertinentes à disciplina;

* Trabalhos com fotografias:

*Produção de um jornal da sala/escola e usar as fotografias para ilustrar as matérias escritas e entrevistas colhidas pelos alunos;

*Documentário sobre as aulas externas e passeios mantendo um diário de bordo da turma;

*Fotografias das páginas importantes do livro ou aquelas que foram explicadas pelo professor;

*Fotografias da lousa para obter as anotações colocadas pelo professor durante as aulas;

*Utilização da agenda do celular para marcar datas de provas, entregas de trabalho ou outras datas que considera importante que os alunos se lembrem de já que ele é uma agenda que tem até mecanismo de alerta;

*Criação de um serviço de envio de mensagens de aviso por e-mail ou via torpedos. Pelo celular é possível receber atualizações de sites, blogs e até mesmo de mensagens do Witter, bem como fazer o caminho oposto.

*Criação de um serviço de leitura de notícias e de publicação de notícias e disponibilizar para os alunos;

*Trabalhos com o gravador de áudio:

Registro através do celular de sons, imagens (fotos) e ambos (filmes) assuntos pertinentes às aulas de língua portuguesa, permitindo assim o aluno a prestar atenção no professor, enquanto está fala e escreve, em vez de repartirem a atenção entre o que o docente diz e o que eles estão copiando nos cadernos.

O mesmo vale para as suas explicações importantes que podem ser gravadas como sons ou como filmes. Imagine o quanto é mais interessante para o aluno “assisti-lo” ou mesmo “ouvi-lo” na hora de estudar do que apenas conferir anotações, nem sempre fiéis, feitas nos cadernos.

*Produção de jornal falado;

*Letras de músicas: o professor pode permitir que os alunos escutem sua rádio favorita e selecionem músicas que gostem em língua estrangeira. Eles podem buscar a letra escolhida na Web e traduzi-la com o auxílio de um dicionário.

*Trabalhos com áudio e vídeo: por mais que o vídeo tenha seu áudio original, o docente pode trabalhar de outras formas:

* Registros através de fotos, vídeos e gravador de voz eventos da escola como Feira de Ciência, apresentação, desenvolvimento e culminância de projetos temáticos da escola, etc.;

*Utilização os recursos do aparelho celular para registrar atividades feitas com os alunos uma vez que ele é uma câmera fotográfica digital, uma filmadora digital e um rádio gravador digital;

*Envio de MS de trabalhos produzidos, por exemplo, podendo exercitar a escrita correta e o hábito de pensar e construir suas respostas.

Reconhecer a importância do celular em nossas vidas é notório, porém não podemos entregá-lo nas mãos de nossos filhos pequenos sem antes orientá-los, afinal vivemos em um mundo que existem regras. O mau uso do celular pode trazer seríssimos problemas tanto educacionais, psicológicos, quanto problemas de saúde.

 

 

O uso do celular na sala de aula e a legislação vigente no Brasil

 

Sabemos que o ser humano contemporâneo está envolvido com tanta tecnologia e globalização que na maioria das vezes acaba sem saber o que fazer com tantas informações que são adquiridas no dia a dia e quem sempre esses conhecimentos são importantes para a vida cotidiana.

 Na educação esses conhecimentos e informações adquiridas no dia a dia são pautadas com o propósito de nos fazer competir e ascender profissionalmente.

Segundo a pesquisa que foi feita no ano de 2015 pela Teleco, empresa que presta serviços sobre Telecomunicações e Internet, o Brasil terminou junho de 2015 com 282,5 milhões de celulares e densidade de 138,23 celulares a cada 100 habitantes. De acordo com esses dados chega a ser espantoso, presença do aparelho em nossa sociedade é algo que ultrapassa os perfis modernos de uma “cultura de consumo” perfazendo uma presença utilitária agregada à identidade do próprio indivíduo.

Dentro das salas de aula o uso dessa tecnologia é algo que tem preocupado a maioria dos nossos educadores pois essas ferramentas tem que ser algo que sirva de apoio no meio educacional, mas por outro lado tem preocupado o seu uso excessivo desse equipamento.

De acordo com esses dados e sobre o excesso no uso de celular em sala de aula é que em 2008, foi promulgada a lei nº 5.222 que proíbe o uso do celular nas salas de aula das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

 O projeto de lei que originou a norma diz que o uso do celular pode desviar a atenção dos alunos durante o período de aulas, além de possibilitar fraldes durante as avaliações, pode também provocar conflitos entre professores e alunos e até conflitos entre os próprios alunos e isso acabaria afetando o rendimento escolar.

Diante de todo esse contexto, fica claro o duplo contravalor no uso do celular em sala de aula. E essa proibição só geraria mais desvantagens do que vantagem quanto ao seu uso, especialmente por alunos de escolas públicas, proibir o uso do celular só favorece a exclusão dos que já se encontra excluídos e de outra forma propiciaria um retrocesso nos padrões de ensino que possibilitem a produção e o compartilhamento de conhecimentos através da socialização desses alunos.

Sendo assim devemos nos lembrar que o espaço da escola é um espaço público. A luta deveria ser, portanto, pela garantia do acesso igualitário, ao consumo e uso reflexivo do celular, problematizando-se assim as representações sociais nele existentes.

Conforme afirma Werneck (2003): “Quanto mais desenvolvido, mais educado, mais instruído, mais decide o sujeito sobre a sua escala de valores e, assim, sobre sua produção cultural,” (WERNECK,2003).

E para garantir esse acesso igualitário de conhecimento e informação entre todos os alunos sem distinção da classe social, o celular é uma das tecnologias de mais fácil acesso por as classes. Portanto proibia-la o seu acesso só traria desvantagem para a educação.

Sendo assim vale ressaltar que o educador é o mediador em sala de aula e é ele quem vai conduzir seus alunos sobre o uso de celular em sala de aula somente em suas atividades didáticas.

 

 

Metodologia

 

Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações, portanto, de natureza qualitativa visando alcançar os objetivos propostos, organizando de forma a investigar, como a tecnologia possa a contribuir com as aulas dos professores e oportunizarão estudante possibilidades de inovar e mostrar o que sabem e o que querem fazer através de criações de reproduções, entre outras.

Ainda de acordo com o que diz o autor Silva 2008, p. 29 [...] pode-se dizer que as investigações qualitativas elas têm-se preocupado muito com o significado dos fenômenos e processos sociais, sempre levando em consideração as movimentações, crenças, valores, representações sociais e econômicas, que permeiam a rede de relações sociais.

Nesta pesquisa foram abordados a frequência e uso das novas tecnologias, o treinamento para usá-las, em que nível elas facilitaram o processo ensino-aprendizagem, o gosto pelo seu uso, atividades desenvolvidas e a facilidade para usá-las, comparando escolas que usam e as que não as usam.

E sempre buscando o intuito de tornar as aulas sempre atrativas devido ao contato dos alunos com a tecnologia, tendo em vista que este contato vai além de ser prazeroso para os estudantes se for trabalhado de forma correta, promove o bom aprendizado dos conteúdos e estimula o raciocínio lógico das atividades.  

 

 

Considerações finais

 

A tecnologia quando utilizada de maneira eficaz pela sociedade é uma realidade que traz inúmeros benefícios para o seu usuário. Na educação, quando incorporada ao processo de ensino e aprendizagem ela proporcionara novas formas de ensinar e, principalmente novas formas de aprender, exigindo novas formas de acesso ao conhecimento e transformando em cidadãos críticos, criativos, competentes e dinâmicos.

Sabemos da importância das tecnologias para a educação e que diante dessa evolução tecnológica e possível desenvolver um diagnóstico sobre como os professores têm utilizado esses recursos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Percebe-se que o uso dessa ferramenta didática possibilita ao processo de ensino e aprendizagem uma aula mais dinâmica, interativa, atrativa e contextualizada com a realidade dos alunos. 

 As tecnologias educacionais fazem parte do cotidiano dos alunos, e que sua inserção na sala de aula possui diversas vantagens ao ensino e que quando aproveitada de maneira eficiente e responsável torna-se a peça-chave para o aprendizado e assim construindo uma educação de qualidade e significativa.

Acreditamos também que existe a necessidade de políticas mais democráticas dentro das escolas que busquem trabalhar com essa tecnologia que é trazida pelos alunos para sala de aula, desenvolvendo estudos mais dinâmicos, buscando trabalhar o lado reflexivo e crítico do educando.

Portanto, a relação educação e tecnologia necessita de uma análise mais aprofundada, pois a tecnologia está nas mãos dos alunos, nas salas de aula, sem, no entanto, ser ainda ser usada de forma criativa para melhorar a educação e o aprendizado.

Se a tecnologia que os alunos trazem para sala de aula serve como forma de distração em relação ao conteúdo aplicado, há à necessidade de rever tais atitudes, para que os estudantes possam aprender a pesquisar e analisar informações adquiridas com os aparelhos que trazem para a aula e assim o ensino se tornará mais interessante a eles, pois os meios tecnológicos mudam a rotina dos mesmos.

Portanto, é de extrema importância a utilização das tecnologias em sala de aula, pois elas estão tomando espaço e a cada dia os nossos educandos mais se aprimora nesse desenvolvimento acelerado, que exige conhecimento e desenvoltura.

 

 

Referências

 

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