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JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

  Jhanes Patricia dos Santos [1]

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Elizete Alves Ferreira [2]

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Iraci Alves Ferreira Gresele[3]

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RESUMO

O presente artigo visa analisar a importância do jogar e brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, sob a visão psicopedagógica. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolve integralmente. A atividade lúdica tem conquistado um grande espaço na Educação Infantil. O brincar é a essência da infância e seu uso permite o trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento e também a estimulação da afetividade na criança. A função educativa da brincadeira oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. Portanto, as disciplinas apresentada por meio de atividades lúdicas tornam-se envolvente e favorece a construção de significados de conhecimentos próprios do mundo da criança. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança.


PALAVRA CHAVE: Lúdico, brincar, aprender.

INTRODUÇÃO

 

As brincadeiras, em uma visão pedagógica estimula o desenvolvimento psicomotor, emocional, afetivo, cognitivo entre outras áreas de aprendizagem, mas é preciso que se identifiquem as necessidades individuais de cada aluno para que possa estabelecer uma estratégia que supra essas carências.

Deve-se entender melhor as necessidades e dificuldades mais imediatas da criança e utilizar as atividades lúdicas justamente na busca de possibilidades de aprendizagem e compreensão não só de conteúdos, mas de valores também. Portanto, ensinar por meio de brincadeiras é um caminho para o educador desenvolver aulas mais interessantes, descontraída e dinâmicas, podendo competir em igualdade de condições com os inúmeros recursos a que o aluno tem acesso fora da escola, despertando ou estimulando sua vontade de frequentar com regularidade a sala de aula e incentivando seu envolvimento no processo ensino-aprendizagem, já que aprende e se diverte, simultaneamente.

Nesta perspectiva, buscamos analisar sobre a contribuição das brincadeiras e jogos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, uma vez que, a utilização dos jogos e brincadeiras estimula a aprendizagem na educação infantil, por meio dos mesmos a aprendizagem acontece de maneira lúdica e significativa proporcionando ao educando o prazer em aprender.

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DOs jogos E BRINCAdeiras NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

O brincar é a essência da infância e seu uso permite o trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento e também a estimulação da afetividade na criança, a função educativa da brincadeira oportuniza a aprendizagem das crianças, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo de forma prazerosa, fazendo com que aconteça o aprendizado, o brincar está relacionado à construção do conhecimento, pois uma brincadeira criativa ou não deve sempre proporcionar prazer à criança, além de desenvolver muitas vantagens afetivas.

Para WAJSKOP (1999, p. 32) afirma que “[...] Do ponto de vista do desenvolvimento da criança, a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas."

Portanto a brincadeira é necessariamente na vida da criança, pois são inúmeras as potencialidades desenvolvidas num simples ato de brincar. O brincar está presente na vida da criança, isso é um processo natural, que acontece de maneira prazerosa e espontânea, e por meio delas que vão formando a sua personalidade, seu conhecimento, sua aprendizagem, trazendo para si, o que os adultos fazem em forma de brincadeiras.

Para Aguiar (1998, p.36) “[...] O jogo é reconhecido como meio de fornecer a criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades.”

No entanto as brincadeiras é algo que já faz parte da vida do ser humano, ou seja, do próprio desejo do indivíduo, por isso se faz necessário trabalhar brincadeiras que já fazem parte do cotidiano da vida da criança, pois é uma necessidade que pode ser preenchida e ao mesmo tempo sendo utilizada metodologicamente como conteúdos escolares, motivando o prazer no aprendizado, assim trabalhando suas potencialidades em todos os sentidos, bem como as áreas do conhecimento.

Para Kramer (1996. P. 81).

Com as brincadeiras envolvem a descoberta e a exploração das capacidades físicas, manifestando suas emoções, afetividades e sentimentos, no qual pode estar desenvolvendo sua identidade e autonomia diante do contexto social, porque cabe a nós professores considerar as brincadeiras são espaços essenciais de aprendizagem”.

 

O professor tem que impor brincadeiras, mas propor e promover situações que fazem com que a criança sinta o prazer de estar vivenciando aquilo que já faz parte de sua rotina. Deixando evidente que a participação do professor no momento das brincadeiras torna-se necessário, quando é de forma de mediação, orientação e incentivo para com as mesmas, fazendo com que se interessem cada vez mais no que é proposto ou inventado pelas crianças, sentindo alegria, vontade e satisfação naquilo que fazem.

O professor da Educação Infantil deve estar preparado tanto psicologicamente como profissionalmente, estar sempre em busca de novos conhecimentos para poder assim ampliar e melhorar sua prática pedagógica, sendo assim se faz necessário o uso do resgate de várias brincadeiras e jogos.

Desse modo o professor deve ser o mediador desse processo possibilitando um espaço que favoreça a criança desenvolver seu potencial criativo, e ao mesmo tempo aprendendo com suas brincadeiras ao longo do processo de sua alfabetização. Conhecendo movimentos, noções de espaços, tendo coordenação psicomotora, etc., no qual o professor estabelecerá várias brincadeiras e com objetivos para cada um deles que forem brincar com as crianças, porque as brincadeiras é um dos meios mais eficientes de ensiná-las, estimulando corpo e mente.

Segundo KISHIMOTO (1994, p.13)

O jogo como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, passa a ser considerado nas práticas escolares como importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações lúdicas como jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola”.


Desta forma cabe ao professor, explorar essa fase de desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, embora cada ser tenha seu próprio tempo de desenvolvimento, depende principalmente do estímulo recebido na pré-escola como também no meio em que vive, os quais poderão favorecer o desenvolvimento da aprendizagem.

Segundo WAJSKOP (1995, p.68):

"Brincar é a fase mais importante da infância – do desenvolvimento humano neste período – por ser a auto ativa representação do interno – a representação de necessidades e impulsos internos". Com a brincadeira a criança aumenta sua sensibilidade visual e auditiva, desenvolve habilidades motoras e cognitiva”


É brincando que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao próximo. É por meio do universo lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.

 

ZANLUCHI (2005, p. 91) afirma que:

A criança brinca daquilo que vive; extrai sua imaginação lúdica de seu dia-a-dia”, portanto, as crianças, tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida”.


Desta maneira podemos com certeza fazer uma educação diferenciada, acerca das brincadeiras, assim, segundo SANTOS ( 2000, P.110)

Pensando ser o brincar uma atividade natural da criança, propomos aos educadores infantis o repensar da prática do lúdico nas creches e nas instituições infantis. Assim, acreditamos ser de suma importância à valorização do lúdico na formação do profissional de educação infantil”.

 

 

As atividades metodológicas da Educação Infantil devem ter objetivos definidos, bem como estarem adequadas a cada estágio de desenvolvimento das crianças evitando atropelo ou queima de etapa no desenvolvimento cognitivo das mesmas. Considerando o contexto social, a criança é potencialmente produtora de seu conhecimento, sendo o professor um dos parceiros privilegiados nesta produção, assim propiciando brincadeiras para o aprendizado destas crianças.

Embasado em diversas leituras bibliográficas foi possível confirmar que quando a criança brinca ou joga, ela está construindo seu conhecimento, e, através dos papéis que representa, desenvolve ao mesmo tempo dois vocabulários fundamentais para o desenvolvimento linguístico e psicomotor da criança, bem como a sua inserção no contexto social em que convive, desta forma a mesma inicia sua integração social, aprendendo a conviver com os demais, bem como se situar frente ao mundo que a cerca.



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Para concluir sobre os jogos e brincadeiras na educação infantil devem fazer parte do cotidiano escolar, como fator principal no ensino-aprendizagem desenvolvendo todas as capacidades de aprendizagem da criança.

A educação infantil é o momento de muita brincadeira, mas que tenha objetivos para cada uma delas, e que sejam usadas como instrumentos pedagógicos, porque o ser humano cresce na medida em que enfrenta desafio, por isso é importante que desafiassem as crianças através de brincadeiras, construindo regras, conceitos, companheirismo. Por meio das brincadeiras, dar importância e valorizar a autoestima da criança e que a escola seja atrativa e tenha emoções para ser vividas.

Desse modo propõe-se que as brincadeiras e jogos ficam fazendo parte das metodologias curriculares da escola direcionados ao assunto de vários conteúdos, consequentemente terá um melhor desempenho no que se refere à aprendizagem e o prazer de aprender e estar na escola.

Quando propomos jogos e brincadeiras como método de ensino- aprendizagem na educação infantil, alfabetização e letramento, queremos demonstrar o quanto a criança se envolve com as brincadeiras e jogos, as quais lhe proporcionam a descoberta e exploração das capacidades físicas e intelectuais, manifestando suas emoções, afetividades, anseios e sentimentos.

E para finalizar como dizia, BERTOLDO (2000, p.11) “[...] Sob o ponto de vista do desenvolvimento da criança, a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas”.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGUIAR, João Serapião de. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola. Campinas: Papirus, 1998. AGUIAR, J.S. Jogos para o ensino de conceitos. Campinas: Papirus, 1998, p.33-40.

BERTOLDO, Janice Vidal RUSCHEL, Maria Andréia de Moura, Jogar e Brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento. Revista do professor. Porto Alegre: Cpoec-jan/mar.2000.

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel. Infância: Fios e Desafios da Pesquisa.SP: Papirus, 1996.

KISHIMOTO , Tizuko M. O jogo e a educação infantil . São Paulo: Pioneira, 1994.

Santos, Santa Marli Pires dos. (org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 3ª ed., São Paulo: Cortez, 1999

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995.

ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e educação. Londrina: O autor, 2005.


[1] Formada em Pedagogia pela Finom- Faculdade Noroeste de Minas e pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Uniseb.

[2] Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), especialização em Psicopedagogia Institucional pelo ICE- Instituto Cuiabano de Educação; Alfabetização e Educação Infantil pelo ICE- Instituto Cuiabano de Educação. Trabalho na Escola Municipal  Selvino Damian Preve na cidade de Santa Carmem-MT nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

[3] Formada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), especialização em Língua Portuguesa e Literatura pelo ICE- Instituto Cuiabano de Educação. Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e Escola Municipal Selvino Damian Preve, na cidade de Santa Carmem- MT.