Contação de história na Educação Infantil com crianças de 2 a 3 anos no espaço da creche
Fabiana Pereira
Aline Regina Pereira de Lima
Mábia Gonçalves Ferreira
Sirlene de Paula Carneiro
DOI: 10.5281/zenodo.14170866
RESUMO
O presente artigo sobre a Contação de História na Educação Infantil com Crianças de 2 a 3 anos no espaço da Creche, visa desta forma, sustentando a tese de que a contação de história é um ato primordial nos primeiros anos de vida da criança e que a mesma aprende enquanto ouve um conto ou uma história. O tema abordado se deu através do encantamento pela história e por ela ter feito parte da minha infância pois, quando pequena viajava no mundo da imaginação, todas as vezes que ouvia alguém contando uma história, um conto, uma lenda. O interesse em saber mais sobre esse tema, surgiu a partir da minha formação acadêmica e o contato com as crianças na educação infantil, com essa experiência fui percebendo a importância da contação de história nos primeiros anos de vida das crianças.
Palavras-chave: Educação infantil. Creche. Crianças. Contação de histórias.
1 INTRODUÇÃO
O tema abordado despertou bastante interesse por ser um ato primordial durante a vida desde a gestação, onde os pais contam histórias para os bebês ainda na barriga da mãe, sua relevância se faz presente no cotidiano escolar das crianças, onde a professora prepara um cantinho para que se tenha um momento com os alunos para serem introduzidos o despertar da curiosidade, fantasia e momentos de muita imaginação, através dos livros com a contação de histórias.
A problemática que instigou este estudo foi: Quais são as metodologias utilizadas para a inserção das histórias apropriadas para essa determinada idade? Objetivo geral deste estudo foi de identificar como as professoras da Creche realizam a contação de história na sala de aula para crianças de 2 a 3 anos de idade.
Metodologia
Foi feita uma pesquisa de campo com o intuito de coletar dados com as professoras da Creche Criança Feliz, localizada no Município de Matupá, Mato Grosso.
A pesquisa foi dividida em dois momentos, pesquisa bibliográfica, no segundo momento pesquisa de campo e análise de dados. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto por nove questões fechadas e três abertas.
Gráfico 1. Tempo de experiência:
Refletir sobre a educação pré-escolar implica levar em consideração a criança, como sujeito desejante, ativo, consciente, filiado a determinado grupo social e familiar e, portanto, um sujeito histórico, condicionado a determinantes socioculturais. Um sujeito singular em sua maneira de estar no mundo e de adaptar-se, ao mesmo tempo que precisa instrumentalizar-se para modificar e reconstruir sua própria realidade. ” (AROEIRA; SOARES; MENDES, 1996).
Gráfico 2. Turma a qual a professora leciona.
Abramovich (1997, p. 16) destaca o quão importante é para a “[...] formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o início de aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo [...]. ”
Gráfico 3. Melhor lugar para praticar a contação de histórias
De acordo com o RCNEI vol. III (BRASIL, 1998, p.135) A importância dos livros e demais portadores de textos é incorporada pelas crianças, também, quando o professor organiza o ambiente de tal forma que haja um local especial para livros, gibis, revistas etc. que seja aconchegante e no qual as crianças possam manipulá-los e “lê-los” seja em momentos organizados ou espontaneamente.
Gráfico 4. Diferença entre ler e ouvir histórias
Todas as alternativas (movimentando o corpo, falando com naturalidade, gestos e variações de voz).
O desenvolvimento da capacidade de se relacionar depende, dentre outras coisas, de oportunidades de interação com crianças da mesma idade ou de idades diferentes em situações diversas. Cabe ao professor promover atividades individuais ou em grupo, respeitando as diferenças e estimulando a troca entre as crianças. (BRASIL, 1998, p. 32).
Gráfico 5. Melhor forma de contar a história
O desenvolvimento da capacidade de se relacionar depende, dentre outras coisas, de oportunidades de interação com crianças da mesma idade ou de idades diferentes em situações diversas. Cabe ao professor promover atividades individuais ou em grupo, respeitando as diferenças e estimulando a troca entre as crianças. (BRASIL, 1998, p. 32).
6. Ao serem questionados sobre, para que serve a contação de história para as crianças, 100% respondeu que serve para transmitir conhecimento e estimular a imaginação dos alunos. Nesta fase a contação de história é muito utilizada, pois as crianças ficam atentas para saberem o desfecho da história.
Para Fonseca (2013, p. 143)
Há contadores de histórias que não usam ou não gostam de usar objeto algum. Se você não se sentir à vontade ao manuseá-los é melhor não usar, isso ficará artificial e pouco convincente em sua apresentação. Se optar por utilizá-los, a sugestão é que sejam poucos e que possam dar “asas à imaginação” dos ouvintes. Por exemplo, se for contar uma história de um pássaro podemos utilizar uma pena ou um lenço para representá-lo. A intenção não é oferecer a imagem pronta, mas apenas uma sugestão para que cada um imagine o seu pássaro.
7. Quando indagadas sobre na sua opinião, a contação de história influência no desenvolvimento da aprendizagem da criança? Justifique.
Professora 1: Com toda certeza, é ali que a criança poderá aprender ao apreço sobre o mundo imaginário e assim despertara o interesse em ler e se envolver neste mundo.
Professora 2: Sim, pois estimula a criança
Professora 3: Sim, incentiva a leitura para que se tornem adultos leitores.
Professora 4: Sim, porque leva a criança a imaginar e vivenciar os fatos como uma fonte de conhecimento
Professora 5: Sim, a criança vai se concentrar, atenção, movimento corporal, socialização percepção auditiva e visual.
Professora 6: Bastante
Professora 7: Sim, influencia na leitura.
Professora 8: Sim, pois é um momento que se pode aprender sobre vários lugares, através da história a criança cria muitos momentos através da imaginação.
Professora 9: Sim, pois a contação de história faz parte do mundo infantil, nada melhor do que utilizar está maravilhosa ferramenta para expandir o conhecimento dos alunos
Professora10: Com certeza, estimula a imaginação, atenção e desenvolvimento da oralidade.
Gráfico 8. Como você trabalha a contação de histórias?
De acordo com Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998). O educador, nessa etapa se caracteriza como mediador do processo de ensino e aprendizagem: precisa ouvir e sentir as crianças, o que pensam, observar do que brincam e como brincam, as suas concepções, o seu desenvolvimento, pois nessa fase inicia-se a formação de uma base de valores, que proporcionarão às mesmas a busca e a vontade de aprender, mas também ser.
Gráfico 9. Quais métodos você utiliza para contar história?
De acordo com Rodrigues (2005, p. 4)
A contação de histórias é atividade própria de incentivo à imaginação e o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor. Os fatos, as cenas e os contextos são do plano do imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real.
10. Qual é a reação das crianças em relação ao comportamento da contadora durante a contação das histórias?
Professora 1. As crianças ficaram atentas ao que será contado pela professora e assim poderão experimentar as emoções das histórias.
Professora 2. As crianças gostam quando a história é contadora de maneira diferente. E quando a contadora mostra interesse na história e não contar só por contar.
Professora 3. Sim, vivenciam um momento de descontração fantasia e prazer.
Professora 4. Eles ficam atentos quando lhe chama a atenção, questionam e se interessam pelas imagens.
Professora 5. De concentração, atenção e interação.
Professora 6. Interage junto com a professora.
Professora 7. Sim eles interagem no momento da contação.
Professora 8. Sim, elas ficam encantadas e atentas para saberem o final da história, participam imitando os personagens.
Professora 9. Reação de expectativa e encantamento.
Professora 10. Elas ficam bem entusiasmada, gostam da entonação de voz dos gestos e de sons de animais.
11. Quando questionados sobre se tem alguma dificuldade ao contar história para os alunos 100% relatou não.
A contação de história deve prender a atenção do aluno, portanto, o contador deve-se utilizar de técnicas que envolvam os ouvintes para que façam parte dela, acompanhando e participando das cenas com entusiasmo a cada capítulo. Para Abramovich (1997), a contação não pode ser feita de qualquer jeito, sem nenhum preparo. Pelo contrário, corre o risco de no meio desta, empacar ao pronunciar alguma palavra, fazer pausas em momentos errados ou mesmo perder o seu rumo e, certamente, a criança perceberá.
12. É possível incentivar as crianças ao hábito da leitura, através da leitura infantil e contação de histórias?
Professora 1. Sempre, a contação de história deve estar presente na vida da criança para que ao chegar na alfabetização tenho interesse em pegar o livro e descobrir o que este escrito.
Professora 2. Sim, eles adoram principalmente quando participam, quando manuseiam os livros.
Professora 3. Com certeza. Fazendo a contação como um hábito em sala, lendo ne contando histórias todos os dias para as crianças.
Professora 4. Sim, pois quando a professora é leitora estimula eles a gostar de ler e desenvolver o hábito da leitura.
Professora 5. Sim, elas acabam se apaixonando pela leitura e pelos livros.
Professora 6. Sim.
Professora 7. Sim, lendo livros e deixando os manusear.
Professora 8. Sim, pois através do contato e manipulação dos livros e ouvindo histórias esse hábito se torna parte da rotina das crianças.
Professora 9. Com certeza
Professora 10. Sim. Quando contamos histórias todos os dias as crianças irão ter hábitos de folhear livros recontar usando a imaginação com isso desenvolve a oralidade e consequentemente também a escrita.
CONCLUSÃO
As professoras pesquisadas apresentam um conhecimento sobre a contação de história e sabem que a mesma pode ser utilizada como ferramenta nos conteúdos e preparar a criança para um bom desenvolvimento da infância até a idade adulta, visto que a contação de história é uma linguagem que também é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que elas possam expressar a criatividade e o mundo imaginário da criança. Através de atividades lúdicas considerando-se como lúdicas as brincadeiras, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças, por meio da contação de história. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram alcançados de maneira satisfatória, com apoio em autores relevantes ao tema e com o uso da metodologia utilizada para a realização da pesquisa.
REFERÊNCIAS:
AROEIRA, SOARES, MENDES 1996. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA
ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Acesso em: 10 de outubro de 2019
ABRAMOVICH, Fani. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, (1997 , p. 16)
BRASIL. RCNEI vol. III (1998, p.135 e p. 153). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2019.
BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – Brasil, 1998, p. 32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 16 de setembro de 2019.
FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler. 1º reimpressão – São Paulo: Blucher, (2013, p. 143 e p.149). Fonte: FONSECA. Interações: com olhos de ler. 2013. Acessado em 23 de setembro de 2019.
BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil –
Brasil, 1998, p. 32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 16 de setembro de 2019.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.— Volume I: Introdução - Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/referencial-curricular-nacionaleducacao-infantil-pref-limeira-sp.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2019.