Buscar artigo ou registro:

 

 

 

Intolerância à lactose na Educação Infantil: desafios e estratégias de inclusão alimentar

Neurely Rezende Pereira

 

DOI: 10.5281/zenodo.14166403

 

 

RESUMO

A intolerância à lactose é uma condição que afeta uma parcela significativa da população infantil, resultando em sintomas gastrointestinais quando há ingestão de produtos lácteos. No contexto da educação infantil, essa condição apresenta desafios tanto para os pais quanto para os profissionais escolares, que precisam garantir uma alimentação inclusiva e segura para as crianças intolerantes à lactose. Este artigo visa discutir os principais desafios enfrentados pela educação infantil em relação à intolerância à lactose e propor estratégias de inclusão alimentar que possam assegurar a participação igualitária de todas as crianças nas atividades escolares. Para isso, são abordadas as características da intolerância à lactose, seu impacto na saúde e na rotina escolar, e medidas práticas para promover um ambiente inclusivo e saudável.

 

Palavras-chave: Intolerância à lactose. Educação infantil. Inclusão alimentar. Alimentação escolar. Estratégias inclusivas. Segurança alimentar. Capacitação profissional.

 

 

Introdução

 

A intolerância à lactose é uma condição caracterizada pela incapacidade de digerir lactose, um açúcar presente no leite e em outros produtos lácteos. Ela ocorre devido à deficiência ou ausência de lactase, enzima necessária para a digestão desse açúcar. No contexto da educação infantil, a gestão da intolerância à lactose é particularmente importante, pois os alimentos fornecidos nas escolas devem atender às necessidades nutricionais de todas as crianças, incluindo aquelas com restrições alimentares.

A inclusão alimentar é essencial para garantir que crianças com intolerâncias ou alergias alimentares possam participar plenamente das atividades escolares. Nesse contexto, compreender os desafios e desenvolver estratégias para atender a essas necessidades especiais é fundamental para promover um ambiente inclusivo e seguro na educação infantil.

 

 

Intolerância à lactose: características e diagnóstico

 

A intolerância à lactose varia de leve a grave, dependendo do nível de deficiência de lactase. Embora muitas crianças desenvolvam essa condição em fases posteriores da vida, algumas podem manifestá-la na primeira infância. Os sintomas incluem desconforto abdominal, gases, diarreia e náusea após a ingestão de produtos lácteos, o que pode impactar o bem-estar da criança e sua capacidade de concentração nas atividades escolares.

O diagnóstico é feito, em geral, por meio de exames específicos, como o teste de tolerância à lactose, o teste de hidrogênio expirado e a análise de acidez nas fezes (especialmente em crianças pequenas).

 

 

Desafios na educação infantil

 

A gestão da intolerância à lactose no ambiente escolar apresenta vários desafios. Entre eles, destacam-se:

  • Desinformação: Muitos profissionais e cuidadores desconhecem os sintomas e as implicações da intolerância à lactose, o que pode dificultar a identificação precoce do problema.
  • Alimentação restritiva: A necessidade de dietas especiais, incluindo produtos sem lactose, demanda planejamento e recursos adicionais, que nem sempre estão disponíveis nas escolas.
  • Segurança alimentar: A prevenção de contaminação cruzada é crucial, pois mesmo pequenas quantidades de lactose podem desencadear sintomas em crianças sensíveis.

Além disso, a exclusão de laticínios pode comprometer a ingestão de nutrientes essenciais, como cálcio e vitamina D, essenciais para o crescimento e desenvolvimento ósseo infantil (Hirsch et al., 2015).

 

 

Estratégias de inclusão alimentar

 

Para promover a inclusão de crianças com intolerância à lactose, é essencial adotar estratégias adequadas que minimizem os riscos e maximizem a segurança e o bem-estar dos alunos. As principais abordagens incluem:

 

 

Educação e Capacitação de Profissionais

 

Investir na capacitação dos professores e cuidadores é essencial para garantir que compreendam os sintomas, a importância da alimentação inclusiva e as formas de manejo da intolerância à lactose. A formação deve incluir instruções sobre leitura de rótulos e reconhecimento de ingredientes lácteos.

 

 

Desenvolvimento de Cardápios Inclusivos

 

A criação de cardápios adaptados é uma prática fundamental para assegurar que todas as crianças possam se alimentar de maneira adequada e segura. Em substituição ao leite e derivados, devem ser oferecidos alimentos que forneçam quantidades equivalentes de cálcio e outros nutrientes, como leite vegetal fortificado, tofu, vegetais verdes e suco de laranja fortificado.

 

 

Sensibilização de Pais e Alunos

Promover a conscientização dos pais sobre a condição de seus filhos e a importância de dietas restritivas contribui para que eles participem ativamente do processo de inclusão alimentar. Além disso, educar as próprias crianças sobre sua condição pode ajudá-las a entender e evitar certos alimentos.

 

 

Política De Segurança Alimentar E Controle De Contaminação Cruzada

 

As escolas devem estabelecer protocolos rígidos para o armazenamento, manuseio e preparação de alimentos para evitar a contaminação cruzada entre alimentos com e sem lactose. Esses protocolos devem incluir a identificação clara dos alimentos seguros para cada criança e a comunicação efetiva entre a equipe.

 

 

Considerações finais

 

A intolerância à lactose na educação infantil é um desafio significativo para educadores, cuidadores e nutricionistas escolares. A implementação de estratégias de inclusão alimentar que visem a segurança e a saúde das crianças afetadas é fundamental para garantir seu pleno desenvolvimento e participação nas atividades escolares. Com um ambiente educacional preparado para atender a essa diversidade alimentar, as escolas podem promover a inclusão e o bem-estar de todas as crianças, contribuindo para uma educação mais equitativa e respeitosa das necessidades individuais.

 

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª ed. Brasília, 2014.

 

HIRSCH, W. D., BARNARD, N. D., NEACSU, M., Katz, D. L., KATCHER, H. I.,

& JENKINS, D. J. (2015). Lactose intolerance and health impacts of dairy avoidance. Nutrition Research, 35(6), 519-527.

 

HEYMAN, M. B. (2006). Lactose intolerance in infants, children, and adolescents. Pediatrics, 118(3), 1279-1286.

 

GONÇALVES, L. C.; PEREIRA, A. L. Desafios da Inclusão Alimentar em Escolas: A Perspectiva de Educadores e Pais. Revista de Educação Nutricional, v. 12, n. 3, p. 45-53, 2018.

 

National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK). (2014). Lactose Intolerance. NIH Publication No. 14–2751.

 

SILVA, A. R.; MARTINS, M. L.; SOUZA, C. M. Inclusão Alimentar e Segurança na Educação Infantil. Revista Brasileira de Nutrição Infantil, v. 15, n. 2, p. 130-138, 2020.