Como incentivar os jogos lúdicos em sala de aula?
Danieli Ribeiro da Rosa
Objetivos
O lúdico além de ser considerado um método de ensino aprendizagem, traz diversão para as crianças e também para os adultos, é uma boa maneira para se distrair, brincar juntos, fazer com que ele seja muito importante para todos nós, não um passatempo ou bobagem, mas sim algo que esteja sempre nos desenvolvendo.
Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.
Brincando, a criança inventa, descobre, aprende, experimenta e garante suas habilidades. As atividades lúdicas proporcionam o desenvolvimento do pensamento, da atenção, da concentração e da linguagem, além de estimular a autoconfiança, a curiosidade e a autonomia.
Caracterização do espaço:
A Escola C.E.I Sonho Meu fica localizada na rua Sinop na cidade de Itanhangá. É uma instituição pública e oferece Educação do ensino fundamental. Na área externa conta com parquinho, algumas árvores que fazem sombra em um espaço gramado utilizado para brincadeiras, possui refeitório aonde os alunos se alimentam e fazem atividades também, na escola tem ginásio de esportes também onde os alunos fazem as atividades.
Esta atividade foi realizada no refeitório onde as crianças podiam trabalhar e jogar em equipes utilizando um tabuleiro de matemática.
Público-alvo
O público-alvo deste trabalho os alunos do ensino fundamental variando as idades de 8 a 10 anos. Os alunos já se encontram familiarizadas com o ambiente escolar e com os colegas, fato que facilitou a apresentação dos jogos lúdicos.
Justificativa
A escolha desse tema que são os jogos lúdicos em sala de aula foi escolhido para os alunos vivenciarem atividades diferentes e ter um conhecimento maior, de saber que em sala podem ter aulas divertidas, mas com ensinamentos bastante produtivos.
Resultados
Nesta prática resolvi usar um tabuleiro de matemática no qual os alunos deviam trabalhar e jogar em equipe, todos os alunos gostaram de forma positiva da aula, uns com algumas dificuldades em concentração, outros em resolver a dinâmica, porém o intuito do jogo era este, para que os alunos se ajudassem e vissem o quão importante é conviver com os colegas e se ajudarem.
Aprenderam que trabalhar em grupo é a melhor forma nestes jogos de dina micas pois conseguem passar mais rápido de fase de cada jogo. Os jogos ensinam os alunos a trabalharem a sua mente, trabalhar com a concentração e também com bastante paciência para que conseguissem chegar em um objetivo.
Considerações finais:
Assim, nós que somos estudantes de pedagogia e também os professores desta escola não apenas ensinam, mas aprendem com seus alunos. As aulas lúdicas devem transmitir os conteúdos, combiná-los, possibilitando que o aprendente perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando conhecimentos. Não podemos optar pelo esvaziamento do conteúdo: aulas gostosas, descontraídas, onde não se aprende nada. Concluímos que é fundamental ensinar sobre a prática da boa higienização, não somente para o covid mais para todo tipo de doenças que temos no mundo, fazendo de forma correta a higienização conseguimos diminuir casos de doenças no ambiente escolar e social.
Referências:
https://ava.graduacao.unifaveni.com.br/course-status/
Imagem :https://escolamulticultural.com.br/blog/?p=261
https://gge.com.br/web/jogos-ludicos-a-brincadeira-como-aliada-da-educacao-infantil