Projeto: Planeta Azul
Silvia Cassia da Costa[1]
Juliana Macedo da Silva[2]
Mariely Iracema Ribeiro Queiroz[3]
Rosiane Artiaga[4]
Justificativa
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
Objetivos gerais
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Revelar a importância da água utilizando histórias e experiências.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
Divulgar os sintomas da doença e mobilizar os alunos no combate à dengue.
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Realizar atividades diárias de higiene;
Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal.
Desenvolvimento
Linguagem oral e escrita:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre a água, higiene corporal e o mosquito da dengue.
História e dramatização: João e o Pé de feijão.
Histórias relacionadas ao tema.
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
Matemática
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).
Jogos de memória e dominó.
Figuras geométricas
Natureza e sociedade
Observação do ciclo da água.
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
Experiência do pé de feijão.
Vídeos que abordam o tema “Água”, “higiene corporal” e “Mosquito da Dengue”.
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
Leitura de informativo sobre a dengue.
Recorte e colagem de lugares onde o mosquito da dengue se prolifera.
Visual
Desenho livre e de observação.
Recorte e colagem.
Dobraduras.
Modelagem com massinha.
Pinturas.
Maquetes.
Observação do desenvolvimento do feijão.
Construção de castelos de areia (parque) utilizando funis, areia e água.
Música e movimento
Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
Ginástica historiada.
Dramatização: João e o pé de feijão.
Dinâmica do banho (simulação com jornal amassado no lugar da esponja).
Brincadeiras.
Jogos.
Cronograma
1ª semana
- História: João e o Pé de feijão (conto e reconto)- Conversa informal sobre a importância da água para as plantas.- Experiência do pé de feijão.- Parque: Confecção de castelo de areia. (funil, água e areia)- Figuras geométricas (dominó)- Músicas: O sabão lava meus pezinhos...- Artes: Ilustração da História: João e o pé de feijão- Vídeo: João e o pé de feijão.- Rotina: oração, lanche, escovação, banho, almoço e soninho.- Jogos e brincadeiras (pátio): |
2ª semana
- História: João e o Pé de feijão (dramatização: montar o cenário da história com massinhas)- Conversa informal: Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.- Dinâmica: Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).- Jogos de memória (confeccionados com material reciclável: CDs).- Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.- Dinâmica do banho (simulação com jornal amassado no lugar da esponja).- Vídeo: O ciclo da água.- Músicas:- Artes:- Rotina: oração, lanche, higiene dental, banho, almoço e soninho.- Jogos e brincadeiras (pátio): |
3ª semana
- História: Confeccionar uma história junto com as crianças através de figuras do mosquito da Dengue e escolher um título.- Leitura de informativo sobre a dengue.- Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.- Recorte e colagem de lugares onde o mosquito da dengue se prolifera.- Músicas:- Vídeo:- Artes:- Rotina: oração, lanche, higiene dental, banho, almoço e soninho.- Jogos e brincadeiras (pátio): |
4ª semana
- História: O dentinho triste.- Leitura de texto que falem sobre a água e higiene corporal.- Vídeo:- Músicas:- Artes:- Rotina: oração, lanche, higiene dental, banho, almoço e soninho.- Banho com mangueira ou piscina.- Jogos e brincadeiras (pátio): |
Recursos didáticos
- Cola
- Papéis diversos
- EVA
- Tesoura
- Materiais recicláveis
- Giz escolar
- Brinquedos
- Lápis
- Aparelho de som
- CD
- Livros
- Massinha
- Impressora
- Alimentos
- Fita adesiva
- Tintas
- Papelão
- Internet
- TV
- DVD
- Pen-drive
- Jornais
- Cola colorida
- TNT
- Revistas
- Galho de árvore
- Etc.
Avaliação
Devem-se criar pautas de observação para as situações de conversas, para as brincadeiras e para os momentos de registro do projeto. A Avaliação deve ocorrer ao longo de toda a sequência didática, levando em consideração tanto a participação das crianças, como a adequação das propostas levadas a elas.
[1] O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
[2] O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
[3] O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
[4] O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.