Buscar artigo ou registro:

 

 

 

Projeto: Planeta Azul

Silvia Cassia da Costa[1]

Juliana Macedo da Silva[2]

Mariely Iracema Ribeiro Queiroz[3]

Rosiane Artiaga[4]

 

DOI:10.5281/zenodo.13774840

 

 

Justificativa

 

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

 

 

Objetivos gerais

 

Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.

 

Revelar a importância da água utilizando histórias e experiências.

 

Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

 

Divulgar os sintomas da doença e mobilizar os alunos no combate à dengue.

 

Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;

 

Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;

 

Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

 

Realizar atividades diárias de higiene;

 

Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;

 

Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal.

 

 

Desenvolvimento

 

 

Linguagem oral e escrita:

 

Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre a água, higiene corporal e o mosquito da dengue.

História e dramatização: João e o Pé de feijão.

Histórias relacionadas ao tema.
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

 

 

Matemática

 

Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).

Jogos de memória e dominó.

Figuras geométricas

Natureza e sociedade

 

Observação do ciclo da água.

Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.

Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.

Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.

Experiência do pé de feijão.

Vídeos que abordam o tema “Água”, “higiene corporal” e “Mosquito da Dengue”.

Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.

Leitura de informativo sobre a dengue.

Recorte e colagem de lugares onde o mosquito da dengue se prolifera.

 

 

Visual

 

Desenho livre e de observação.

Recorte e colagem.

Dobraduras.

Modelagem com massinha.

Pinturas.

Maquetes.

Observação do desenvolvimento do feijão.

Construção de castelos de areia (parque) utilizando funis, areia e água.

 

 

 

Música e movimento

 

Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.

Ginástica historiada.

Dramatização: João e o pé de feijão.

Dinâmica do banho (simulação com jornal amassado no lugar da esponja).

Brincadeiras.

Jogos.

 

 

Cronograma

 

1ª semana

 

 - História: João e o Pé de feijão (conto e reconto)- Conversa informal sobre a importância da água para as plantas.- Experiência do pé de feijão.- Parque: Confecção de castelo de areia. (funil, água e areia)- Figuras geométricas (dominó)- Músicas: O sabão lava meus pezinhos...- Artes: Ilustração da História: João e o pé de feijão- Vídeo: João e o pé de feijão.- Rotina: oração, lanche, escovação, banho, almoço e soninho.- Jogos e brincadeiras (pátio):

 

 

2ª semana

 

- História: João e o Pé de feijão (dramatização: montar o cenário da história com massinhas)- Conversa informal: Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.- Dinâmica: Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).- Jogos de memória (confeccionados com material reciclável: CDs).- Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.- Dinâmica do banho (simulação com jornal amassado no lugar da esponja).- Vídeo: O ciclo da água.- Músicas:- Artes:- Rotina: oração, lanche, higiene dental, banho, almoço e soninho.- Jogos e brincadeiras (pátio):

 

 

3ª semana

 

- História: Confeccionar uma história junto com as crianças através de figuras do mosquito da Dengue e escolher um título.- Leitura de informativo sobre a dengue.- Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.- Recorte e colagem de lugares onde o mosquito da dengue se prolifera.- Músicas:- Vídeo:- Artes:- Rotina: oração, lanche, higiene dental, banho, almoço e soninho.- Jogos e brincadeiras (pátio):

 

 

4ª semana

 

- História: O dentinho triste.- Leitura de texto que falem sobre a água e higiene corporal.- Vídeo:- Músicas:- Artes:- Rotina: oração, lanche, higiene dental, banho, almoço e soninho.- Banho com mangueira ou piscina.- Jogos e brincadeiras (pátio):

 

 

Recursos didáticos

 

- Cola

- Papéis diversos

- EVA

- Tesoura

- Materiais recicláveis

- Giz escolar

- Brinquedos

- Lápis

- Aparelho de som

- CD

- Livros

- Massinha

- Impressora

- Alimentos

- Fita adesiva

- Tintas

- Papelão

- Internet

- TV

- DVD

- Pen-drive

- Jornais

- Cola colorida

- TNT

- Revistas

- Galho de árvore

- Etc.

 

 

Avaliação

 

Devem-se criar pautas de observação para as situações de conversas, para as brincadeiras e para os momentos de registro do projeto. A Avaliação deve ocorrer ao longo de toda a sequência didática, levando em consideração tanto a participação das crianças, como a adequação das propostas levadas a elas.

 

[1]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[2]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[3]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[4]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.