Importância da motivação no ambiente e-learning
Tatiane Alves Lucchetti[1]
Luciene Lécia Lucchetti
Lurdes Mariano Mendes
RESUMO
A motivação é uma das formas de elementos essenciais para o progresso do aprendizado. Ser motivado é de suma importância em todas as áreas, principalmente no ensino a distância, pois muitas vezes estudamos sozinhos, ou temos a tutoria de um professor tutor que nos orienta ao longo do curso, esse professor busca orientar e não podemos esquecer que nos motiva com seus ensinamentos compartilhados. O ambiente de estudo precisa ser acolhedor, ambientes que permitem cumprir sua função, eles devem atender a requisitos significativos na aprendizagem, permitindo que tenhamos mais evolução através de estudos sólidos e consolidados quando buscados para enriquecer o nosso currículo. O presente artigo, busca discutir a importância da motivação no ambiente de estudos no E-learning, pois muitas vezes quem estuda sozinho se sente desmotivados. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, através de análise em diferentes ideias buscadas em livros, artigos e sites, que retratam a temática apresentada. Contudo fica claro através das pesquisas, que o ser humano que esteja bem-motivado através de orientação de tutores professores em ambientes de aprendizagem que contenham elementos motivacionais fazendo com que o aluno da educação à distância esteja na plataforma educacional, no design dos conteúdos e na comunicação tornando a aprendizagem facilitadora, mesmo estando estudando sozinho alcança seus objetivos, pois com a qualidade das plataformas de ensino no EAD ensino híbrido, hoje a atualidade, tem cada vez mais melhorado a aprendizagem, fica mais fácil o acesso de conteúdo.
Palavras-chave: Ambiente. Importância. Motivação. E-learning.
ABSTRACT
Motivation is one of the forms of essential elements for the progress of learning. Being motivated is of paramount importance in all areas, especially in distance learning, as we often study alone, or we are tutored by a tutor teacher who guides us throughout the course, this teacher seeks to guide us and we cannot forget that we motivates with their shared teachings. The study environment needs to be welcoming, environments that allow it to fulfill its function, they must meet significant requirements in learning, allowing us to have more evolution through solid and consolidated studies when sought to enrich our curriculum. This article seeks to discuss the importance of motivation in the study environment in E-learning, because often those who study alone feel unmotivated. A bibliographical research was carried out, through analysis of different ideas sought in books, articles and websites, which portray the theme presented. However, it is clear through the research that the human being who is well-motivated through guidance of teacher tutors in learning environments that contain motivational elements, making the student of distance education is in the educational platform, in the design of the contents and in the communication making learning easier, even when studying alone, it achieves its objectives, because with the quality of teaching platforms in distance learning, hybrid teaching, today, has increasingly improved learning, accessing content is easier.
Keywords: Environment. Importance. Motivation. E-learning.
Introdução
A inserção de novas tecnologias na educação tem provocado mudanças significativas na maneira de como ensinar e aprender, seja no formato presencial ou a distância. A motivação é fundamental, para que seja consolidada a aprendizagem, ainda mais nas plataformas virtuais de ensino, as instituições (EAD) buscam contratar professores para auxiliar os alunos, fazendo que se sintam motivamos. O ambiente virtual também pode ser motivacional e acolhedor em sua organização, tornando acolhedor para quem está na busca pelo ensino seja na escola como no ensino superior. Muitas pessoas optam pelo ensino E-learning, devido sua vida cotidiana ou pela praticidade de acesso quando pode, com isso vem se exigindo que a modalidade a distância é o novo espaço de sala de aula pois abre outras oportunidades.
O presente artigo, requer discutir a importância da motivação no ambiente de estudos no E-learning, pois muitas vezes quem estuda sozinho se sente desmotivados. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, através de análise em diferentes ideias buscadas em livros, artigos e sites, que retratam a temática apresentada. Contudo fica claro através das pesquisas, que o ser humano que esteja bem-motivado através de orientação de tutores professores em ambientes de aprendizagem que.
Requer ainda verificar como os professores auxiliam os alunos nos ambientes educacionais a distância, e como uso dos recursos tecnológicos, no cotidiano escolar, pode contribuir para a motivação fazendo com que o educando chegue até o final do curso motivado e consiga realizar o sonho de terminar um curso superior.
O ambiente de aprendizagem e a motivação
Estamos vivenciando um período marcado pela revolução da tecnologia, onde cada vez mais ambientes de estudos tem aparecido no mercado, tornando a facilidade do acesso a formação profissional dos indivíduos, muitos optam pelo ensino EAD devido a praticidade, de acesso de estudar em casa, ou no momento que podem estar acessando os ambientes de aprendizagem AVA. Tem sido uma proposta desafiadora para os professores nas instituições de ensino, pois a todo tempo, surgem novas formas de aprendizagem, tanto nos aspectos cultural, econômico ou social e outros, porém os alunos estudam dentro do seu tempo, mas seguindo um cronograma da instituição de acordo com cada disciplina. No ensino E-learning é preciso estar motivado e ter uma boa estratégia de ensino, pois, muitas vezes estudar sozinho não é uma tarefa fácil. Quanto às estratégias de ensino, Bzuneck (2010) ressalta que tais ações são substanciais à promoção e à manutenção da motivação do aluno em situações de aprendizagem. Nesse cenário, Bzuneck (2010) apresenta quatro categorias de estratégias de ensino que apoiam a motivação do educando para aprender: atribuição de significado e relevância às tarefas acadêmicas/escolares; identificação e uso de tarefas e atividades motivadoras; utilização de embelezamentos, como computadores, jogos, manipulação de objetos e introdução de novidades; ações pedagógicas que orientam as tarefas executadas.
No ensino a distância os processos, são mediados por uso de instrumentos interativos, como fóruns, chats, correios eletrônicos e outros (Reis, 2009). Os instrumentos, são disponibilizadas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são descritos por Silva (2003) como lugares virtuais, que integram diversas ferramentas interativas, como chats, fóruns, e-mails, blogues e outros, atendendo às estratégias de ensino adotadas, tanto podem intensificar as possibilidades de o ensino presencial como viabilizar os processos psicoeducacionais realizados em condições on-line.
A motivação da pessoa que estuda no EAD, precisa ser diária, Pavesi & Oliveira (2011), apontam para o fato de que interagir e pertencer, são considerados como fundamentais para a motivação, mas frequentemente não estão presentes no EaD. Badia & Monereo (2010) Ressalta que a perceber é um vínculo essencial no cenário educacional mediado por AVA.
É considerável que a motivação seja determinada para o desempenho do estudante, é necessária na busca da ampliação dos estudos, identificando os saberes que serão seguidos, nos ambientes, proporcionando um efetivo desenvolvimento. Assim se os ambientes de aprendizagem estiverem bem elaborados com boas estratégias, facilidade de acesso, o acadêmico tem a oportunidade de ter um bom desempenho estando mais propicio a desenvolver seus estudos de forma significativa.
O papel do professor no e-learning
Com a chegada da tecnologia e novos ambientes de aprendizagem, a educação passou por diversas adaptações, e coube os professores adaptar-se a eles, passaram a ter o seu papel conforme a medida que o exemplo de aprendizagem muda, da transmissão para a interação de conhecimento. (Tapscott, 1998). "O importante é compreender que, ao mudar de uma educação centrada no professor para uma educação centrada no aluno, não significa que, de repente, o professor desempenha um papel menos importante" (p. 135). O discente ainda tem um valioso papel, no ensino híbrido, sendo essencial para criarem, produzirem materiais, orientar e estruturar a experiência na aprendizagem do aluno. Nipper (1989) aborda, que mesmo em novos papéis esperam professores e alunos nos sistemas de ensino a distância.
O aluno que estuda no EAD necessita de orientação, auxílio e suporte, pois muitos ainda mesmo com tanta informação e meios tecnológicos, não se habituam a estes ambientes e encontram dificuldade de realizar tarefas sozinhos, muitas instituições de ensino superior contrata um professor tutor para mediar encontros no (EAD) Educação a Distância, para auxiliar estes educandos orientando como utilizar o (AVA), como realizar avaliações, como realizar estágios, fórum e outros. A construção de uma comunidade de aprendizagem é fundamental, já que esta constitui “o veículo através do qual a aprendizagem ocorre online” (Palloff & Pratt, 1999).
Considerações finais
O ser humano precisa estar motivado em tudo que faz, pois sem motivação não há realização. A educação, passou por muitas transformações ao longo dos séculos, e teve um avanço para o ensino híbrido, tornando mais facilitador o estudo para diversas classes. Muitos tem a oportunidade de estudar de forma remota em suas casas através do (EAD) Educação a Distância, pois nem sempre conseguem conciliar o trabalho, casa e outros compromissos com o ensino presencial, assim conquistam ter uma formação superior.
O ambiente virtual é mediado por usar instrumentos interativos, como fóruns, chats, correios eletrônicos e outros facilitado a aprendizagem através de professores orientadores que permitem cumprir sua função de auxiliar os alunos, eles devem atender a requisitos significativos na aprendizagem, permitindo que tenhamos mais evolução através de estudos sólidos e consolidados quando buscados para enriquecer o nosso currículo. Sendo assim se intende através de pesquisas que o ser humano que esteja bem-motivado através de orientação de tutores professores em ambientes de aprendizagem que contenham elementos motivacionais fazendo com que o aluno da educação à distância esteja na plataforma educacional, no design dos conteúdos e na comunicação tornando a aprendizagem facilitadora, mesmo estando estudando sozinho alcança seus objetivos, pois com a qualidade das plataformas de ensino no EAD ensino híbrido, hoje a atualidade, tem cada vez mais melhorado a aprendizagem, fica mais fácil o acesso a realizar a conquista pelo estudos.
Referências
Bzuneck, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: Boruchovitch, E.; Bzuneck, J. A. (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 9-36.
NIPPER, S. (1989) – “Third generation distance learning and computer conferencing”, in: MASON, R.; KAYE, A. (Eds) – Mindweave: communication, computers and distance education, Oxford, Pergamon Press, pp. 62-73.
PALLOF, R. M.; PRATT, K. (1999) – Building Learning Communities in Cyberspace. Effective strategies for the Online Classroom”, San Francisco, Jossey-Bass Publishers.
Reis, F. L. Do ensino presencial ao ensino a distância no contexto universitário. Revista Científica da FAI, Santa Rita do Sapucaí: Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, v. 9, n. 1, p. 81-94, 2009.
Silva, M. Criar e professorar um curso on-line: relato de experiência. In: . (Org.). Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 53-75.
Tapscott, D. (1998) Creciendo en un entorno digital: La generación Net (pp 117-146, Bogotá. Mc Graw Hill.
[1] Pedagoga. Psicopedagoga. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.