A importância do profissional Designer Instrucional para a educação
Tatiane Alves Lucchetti[1]
Luciene Lécia Lucchetti
RESUMO
A educação contemporânea passa por mudanças significativas ao logo dos anos e precisa acompanhar as transformações ocorridas na sociedade nos aspectos econômico, social e cultural e principalmente avaliar o crescente desenvolvimento tecnológico que impactam diretamente no ensino aprendizagem. A proposta do artigo é discutir a importância do Profissional de Designer Instrucional na educação, como o mundo passou a ser com os diferentes recursos tecnológicos digitais implantados, quais são as vantagens e desvantagens, e como estão sendo utilizados em nosso cotidiano, diante da facilidade com que as informações chegam até nós. O presente paper foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, através do levantamento e análise de diferentes ideias trazidas por artigos e livros que tratam da temática apresentada. Restou claro que o Profissional de Designer Instrucional se torna relevante para uma educação de qualidade quando promove a produção de saberes, valores, crenças e paradigmas dos autores envolvidos neste processo, de modo colaborativo democratiza o acesso à informação e ao conhecimento.
Palavras-chave: Importância. Designer. Instrucional. Profissional.
ABSTRACT
Contemporary education has undergone significant changes over the years and needs to follow the transformations occurring in society in the economic, social and cultural aspects and mainly evaluate the growing technological development that directly impacts teaching and learning. The purpose of the article is to discuss the importance of the Instructional Designer Professional in education, how the world has become with the different digital technological resources implemented, what are the advantages and disadvantages, and how they are being used in our daily lives, given the ease with which information reaches us. This paper was carried out through bibliographical research, through the survey and analysis of different ideas brought by articles and books that deal with the theme presented. It remains clear that the Instructional Designer Professional becomes relevant for quality education when he promotes the production of knowledge, values, beliefs and paradigms of the authors involved in this process, in a collaborative way, democratizing access to information and knowledge.
Keywords: Importance. Designer. Instructional. Professional.
Introdução
O momento em que vivemos vem sendo marcado por uma verdadeira revolução tecnológica. Essa realidade desafia o professor, pois a cada dia surgem novas possibilidades de aprendizagens, nos aspectos social, cultural, econômico etc. Diante disso, faz-se necessário que o professor construa novas habilidades, adaptando os recursos digitais à sua prática pedagógica onde, alunos e professores estarão diante de uma nova forma de ensinar e aprender, criando espaços de aprendizagem.
Este paper pretende contribuir com a reflexão de como é a importância do Profissional de Designer Instrucional na educação, quais as vantagens e desvantagens para a prática pedagógica através da integração e apropriação dos recursos digitais no processo de ensino aprendizagem. Pretende se ainda verificar como ocorre o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar. Diante do interesse dos educadores e educandos pela melhoria da qualidade de ensino e consequentemente a gama de informações que estão disponíveis nos meios de comunicação e informação, a educação precisa acompanhar a modernização em seus mais amplos aspectos, mesmo que de forma moderada, avaliando os impactos e resultados obtidos no decorrer do processo de ensino aprendizagem.
O profissional de Design na educação e a sua importância
Normalmente quando tratamos de um assunto como tecnologia, logo pensamos em aparelhos digitais, porém a tecnologia vai muito além desse conceito. Não podemos nos abster em pensar tecnologia somente o que é novo ou digital, a tecnologia começou a ser implantada ao longo da nossa evolução. Diante das necessidades básicas de sobrevivência, o homem vinha adaptando ferramentas e utensílios para seu uso diário, um bom exemplo disso, foi a descoberta do fogo, quando ele necessitou de cozinhar os alimentos para consumo. Portanto, toda nova tecnologia é fruto das necessidades de uma nova sociedade.
Segundo Blanco e Silva (apud Alves, 2019), o termo tecnologia vem do grego technê (arte, ofício) e logos (estudo de) e referia-se à fixação dos termos técnicos, designando os utensílios, as máquinas, suas partes e as operações dos ofícios. Segundo Karasinski, 2013 com tantas abordagens sobre o assunto, vale destacar as diferentes áreas do conhecimento; para os que trabalham com computadores, a tecnologia envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz, envolvendo um grande número de pessoas e realizando recursos cada vez mais avançados; já para um biólogo, por exemplo, a tecnologia envolve a criação de ferramentas que facilitem o estudo das células e da evolução animal e vegetal. Contudo, se pensarmos em um arqueólogo, este poderá conceituar a tecnologia sobre a evolução das ferramentas que permitem o estudo de elementos históricos e sua evolução até os dias atuais.
Com o passar do tempo novas práticas foram sendo adaptadas nos ambientes de ensino. As práticas do Design Instrucional referem-se às estratégias, métodos e abordagens utilizados para criar, desenvolver e implementar ambientes de aprendizagem eficazes.
O Design Instrucional é responsável por integrar princípios pedagógicos, teorias de aprendizagem e técnicas de design para criar experiências de ensino que sejam adequadas a recursos de aprendizagens.
Para Savioli (2020, 19): O Design Instrucional é responsável por criar experiências de ensino que sejam adequadas a recursos de aprendizagens, sendo eles tecnológicas ou não, levando em consideração uma análise de público e objetivos de aprendizagem.
Os profissionais de Design Instrucional desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento de experiências de aprendizagem. Suas responsabilidades podem variar dependendo do contexto e das necessidades específicas da instituição educacional ou organização.
Como salienta Palloff e Pratt (2013) o instrutor online depende do cuidado na elaboração do conteúdo pelo conteudista e na adaptação deste conteúdo para o ambiente online realizado pelo Designer Instrucional.
O Profissional de Designer Instrucional na educação realiza práticas de análises detalhadas para entender as necessidades de aprendizagem, identifica objetivos educacionais e determina as características do público-alvo. Desenvolve estratégias educacionais, defini objetivos de aprendizagem, identifica métodos de ensino e seleciona ferramentas e recursos instrucionais apropriados. Cria ou colabora na criação de materiais educacionais, como manuais, apresentações, vídeos, simuladores, e-learning, entre outros. Integra tecnologias educacionais, plataformas de e-learning, ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas digitais para melhorar a experiência de aprendizagem. Aplica princípios de design gráfico e multimídia para criar materiais visuais atraentes e eficazes. Cria avaliações formativas e somativas para medir o progresso dos alunos e avalia o alcance dos objetivos de aprendizagem. Colabora com instrutores para implementar programas de aprendizagem, fornecer treinamento e suporte necessários. Coleta feedback dos alunos e instrutores para avaliar a eficácia do design instrucional e fazer melhorias contínuas. Garante que os materiais e métodos de ensino sejam acessíveis a todos os alunos, considerando diferentes estilos de aprendizagem e necessidades especiais. Colabora com instrutores, especialistas em conteúdo, profissionais de tecnologia educacional e outros stakeholders para garantir a integração eficaz de todos os elementos do design instrucional. Manter-se atualizado sobre as melhores práticas em design instrucional, teorias de aprendizagem, tecnologias educacionais e tendências na área. Adapta o design instrucional para atender às necessidades específicas de diferentes públicos, reconhecendo as diferenças individuais. Fornece treinamento e desenvolvimento profissional para instrutores e outros profissionais envolvidos na implementação do design instrucional. Avalia o desempenho dos alunos e os resultados do design instrucional em relação aos objetivos estabelecidos. Palloff e Pratt (2013) explicam que as estratégias de um instrutor online se integram com a visão do Design Instrucional ao atender as necessidades operacionais. Essas atividades mostram a amplitude do trabalho dos profissionais de design instrucional, que combinam conhecimentos em pedagogia, psicologia educacional, tecnologia educacional e design para criar experiências de aprendizagem eficazes, alinhadas com os objetivos educacionais.
Vantagens e desvantagens
Destacamos que quando se tem o acesso facilitado à informação não é garantido que melhora aprendizagem. As novas tecnologias da informação e da comunicação, caso não forem utilizadas em um contexto pedagógico renovado, criativo e com intervenções pontuais dos responsáveis tutores, acabam por reproduzir um modelo de ensino que possa ser tradicional, e sem um aproveitamento das possibilidades que as ferramentas podem proporcionar.
Filatro (2010) explica que a Gestão de Projetos é uma importante ferramenta para alcançar resultados positivos, e discorre sobre alguns pontos que fazem com que design instrucional e a gestão de projetos caminhem juntos.
Sempre que inicia um projeto novo, todo DI passa a se deparar com problema, são colegas que pedem coisas que não faz parte da sua função, pedem conhecimento em diversas áreas distintas, assim existem muitos desafios para educar sobre a função e os benefícios do DI principalmente em um ambiente escolar.
Nos ambientes educacionais há uma compreensão limitada do que o DI, podem fazer e acabam solicitando funções que não são da responsabilidade do DI. Um Designer Instrucional é responsável por projetar estratégias de ensino e aprendizagem eficazes, desenvolver materiais instrucionais, selecionar tecnologias educacionais apropriadas e garantir uma experiência de aprendizagem significativa para os alunos. É fundamental comunicar de forma clara e persuasiva o valor de um profissional de DI, mostrando como pode impulsionar resultados tangíveis e agregar valor aos projetos educacionais.
Palloff e Pratt (2013) definem:
Há um mito existente no mundo do ensino online desde o seu início. O mito afirma que é fácil ensinar online – tudo o que é preciso fazer é levar exatamente aquilo que está sendo feito na sala de aula face a face para a sala de aula online.
Contudo é necessário perceber a importância de fazer um bom planejamento desenvolvendo as atividades que possam ser significativas dentro da comunidade escolar no processo de aprendizagem para uma educação de qualidade nos dias atuais e a tecnologia está atrelada a novos saberes e interesse dos alunos.
Considerações Finais
A presente pesquisa pretendeu contribuir com a reflexão de como é a importância do Profissional de Designer Instrucional nos ambientes educacionais, quais as suas vantagens e desvantagens para a prática pedagógica através da integração e apropriação dos recursos digitais no processo de ensino aprendizagem. Verificou como ocorreu o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar. Contudo diante do interesse dos educadores e educandos pela melhoria da qualidade de ensino e consequentemente a gama de informações que estão disponíveis nos meios de comunicação e informação, pode perceber que é de suma importância que haja um profissional de Designer Instrucional nos ambientes educacionais para que precisa acompanhar a modernização em seus mais amplos aspectos, mesmo que de forma moderada, avaliando os impactos e resultados obtidos no decorrer do processo de ensino aprendizagem.
Deste modo, pode-se concluir que mudanças são necessárias, e que o uso dos recursos tecnológicos digitais, associados ao saber fazer se apresentam comprovadamente relevante para a construção de uma aprendizagem significativa, devendo ser comprovados através da produção do conhecimento pelos envolvidos no processo, retroalimentando os acertos e as falhas, e replanejando os recursos sem ignorar as características individuais de cada indivíduo mesmo tendo vantagens e desvantagens.
Referências
Alves, T. A. da S. 2009. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NAS ESCOLAS: da idealização à realidade. Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Instituto de Ciências da Educação. Disponível: <
http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1156/Taises%20Araujo%20- %20versao%20final%20da%20dissertacao.pdf?sequence=1>. Acesso em: 31 jan. 2024 .
Filatro, A (2010). Design Instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3ª. Edição. São Paulo: Senac.
Karasinski, Lucas. 2013 O que é tecnologia? (ON LINE). Disponível. Acessado em 30 jan. 2024.
Palloff, R M. e Pratt, K. (2013). O Instrutor Online: Estratégias para a excelência profissional. Tradução: Fernando de Siqueira. Porto Alegre: Penso.
Savioli, C e Torezani, G. (2020). Design Instrucional e Negócio Digital: Como planejar, produzir e publicar um negócio virtual educacional. Brasília: Clube de Autores.
[1] Pedagoga. Psicopedagoga. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.