Buscar artigo ou registro:

 

 

 

A importância da Inteligência Artificial para a educação: vantagens e desvantagens

Tatiane Alves Lucchetti[1]

Luciene Lécia Lucchetti

 

DOI: 10.5281/zenodo.13753993

 

 

RESUMO

A educação contemporânea passa por mudanças significativas ao logo dos anos e precisa acompanhar as transformações ocorridas na sociedade nos aspectos econômico, social e cultural e principalmente avaliar o crescente desenvolvimento tecnológico que impactam diretamente no ensino aprendizagem. A proposta do artigo é discutir a importância da Inteligência Artificial na educação, como o mundo passou a ser com os diferentes recursos tecnológicos digitais implantados, quais são as vantagens, desvantagens e desafios a serem enfrentados pelos docentes e/ou estudantes, e como estão sendo utilizados em nosso cotidiano, diante da facilidade com que as informações chegam até nós. O presente paper foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, através do levantamento e análise de diferentes ideias trazidas por artigos, livros e sites que tratam da temática apresentada. Requer ainda apresentar um modelo de ensino no EAD que utiliza a I. A. e tem dado certo. Restou claro que a Inteligência Artificial se torna relevante para uma educação de qualidade quando promove a produção de saberes, valores, crenças e paradigmas dos autores envolvidos neste processo, de modo colaborativo democratiza o acesso à informação e ao conhecimento.

 

Palavras-chave: Importância. Inteligência Artificial. Educação.

 

 

 

 

 

ABSTRACT

Contemporary education has undergone significant changes over the years and needs to follow the transformations occurring in society in the economic, social and cultural aspects and mainly evaluate the growing technological development that directly impacts teaching and learning. The purpose of the article is to discuss the importance of Artificial Intelligence in education, how the world has become with the different digital technological resources implemented, what are the advantages, disadvantages and challenges to be faced by teachers and/or students, and how they are being used in our daily lives, given the ease with which information reaches us. This paper was carried out through bibliographical research, through the survey and analysis of different ideas brought by articles and books that deal with the theme presented. It also requires presenting a teaching model in distance learning that uses AI and has been successful. It remains clear that Artificial Intelligence becomes relevant for quality education when it promotes the production of knowledge, values, beliefs and paradigms of the authors involved in this process, collaboratively democratizing access to information and knowledge.

 

Keywords: Importance. Intelligence Artificial. Education.

 

 

Introdução

 

O momento em que vivemos vem sendo marcado por uma verdadeira revolução tecnológica. Essa realidade desafia o professor, pois a cada dia surgem novas possibilidades de aprendizagens, nos aspectos social, cultural, econômico etc. Diante disso, faz-se necessário que o professor construa novas habilidades, adaptando os recursos digitais à sua prática pedagógica onde, alunos e professores estarão diante de uma nova forma de ensinar e aprender, criando espaços de aprendizagem.

Este paper pretende contribuir com a reflexão de como é a importância da Inteligência Artificial na educação, quais as vantagens e desvantagens para a prática pedagógica através da integração e apropriação dos recursos digitais no processo de ensino aprendizagem. Pretende-se ainda verificar como ocorre o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e mostrar como a IA tem funcionado em uma instituição de ensino no EAD. Diante do interesse dos educadores e educandos pela melhoria da qualidade de ensino e consequentemente a gama de informações que estão disponíveis nos meios de comunicação e informação, a educação precisa acompanhar a modernização em seus mais amplos aspectos, mesmo que de forma moderada, avaliando os impactos e resultados obtidos no decorrer do processo de ensino aprendizagem.

 

 

A Inteligência Artificial e sua Importância

 

Normalmente quando tratamos de um assunto como tecnologia, logo pensamos em aparelhos digitais, porém a tecnologia vai muito além desse conceito. Não podemos nos abster em pensar tecnologia somente o que é novo ou digital, a tecnologia começou a ser implantada ao longo da nossa evolução. Diante das necessidades básicas de sobrevivência, o homem vinha adaptando ferramentas e utensílios para seu uso diário, um bom exemplo disso, foi a descoberta do fogo, quando ele necessitou de cozinhar os alimentos para consumo. Portanto, toda nova tecnologia é fruto das necessidades de uma nova sociedade.

Segundo Blanco e Silva (apud Alves, 2019), o termo tecnologia vem do grego technê (arte, ofício) e logos (estudo de) e referia-se à fixação dos termos técnicos, designando os utensílios, as máquinas, suas partes e as operações dos ofícios. Segundo Karasinski, 2013 com tantas abordagens sobre o assunto, vale destacar as diferentes áreas do conhecimento; para os que trabalham com computadores, a tecnologia envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz, envolvendo um grande número de pessoas e realizando recursos cada vez mais avançados; já para um biólogo, por exemplo, a tecnologia envolve a criação de ferramentas que facilitem o estudo das células e da evolução animal e vegetal. Contudo, se pensarmos em um arqueólogo, este poderá conceituar a tecnologia sobre a evolução das ferramentas que permitem o estudo de elementos históricos e sua evolução até os dias atuais.

Com o passar do tempo novas práticas foram sendo adaptadas nos ambientes de ensino. A tecnologia entra em cena e referem-se às estratégias, métodos e abordagens utilizados para criar, desenvolver e implementar ambientes de aprendizagem eficazes.

Segundo Luger (2013), a Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa da automação do comportamento inteligente. A IA na educação é responsável por integrar princípios pedagógicos, teorias de aprendizagem e técnicas para criar experiências de ensino que sejam adequadas a recursos tecnológicos de aprendizagens. A IA está desempenhando um papel cada vez mais significativo na educação, transformando a forma como os alunos aprendem, os professores ensinam e as instituições educacionais operam, personalizando o aprendizado, pode analisar o estilo de aprendizado, o ritmo e as lacunas de conhecimento de cada aluno para oferecer conteúdo educacional personalizado e adaptando às necessidades individuais. Etzioni (2018) defende que o que deve ser regulado não é a IA, mas as aplicações da IA. Para justificar sua proposta, argumenta que a regulação é um processo lento, sujeito a distorções e interferências políticas. Essas mudanças dizem respeito ao acesso que a população passou a ter aos computadores, notebooks, smartphones, tablets e demais dispositivos, juntamente com o acesso à internet, também à inserção de tecnologias como as videoconferências, as videoaulas, os podcasts e a própria inteligência artificial nas plataformas de ensino. (Santos, Winkler, Saba, Araújo & Jorge, 2021). Isso pode ser feito por meio de sistemas de tutoria inteligente e plataformas de aprendizado adaptativo. Segundo McCarthy (1963), afirma que a IA é um ramo da ciência da computação que, por meio da elaboração de sistemas, simulam a capacidade do ser humano de raciocinar, perceber, resolver problemas e tomar decisões. A IA pode fornecer feedback instantâneo e personalizado sobre o desempenho dos alunos em tarefas e avaliações. Isso não só ajuda os alunos a entenderem melhor seus pontos fortes e fracos, mas também libera tempo para os professores se concentrarem em atividades mais interativas e de alto nível, pode analisar grandes conjuntos de dados educacionais para identificar tendências, padrões e insights que podem informar a tomada de decisões educacionais, como desenvolvimento de currículo, estratégias de ensino e intervenções de aprendizado.

 Os sistemas de IA podem ajudar os professores na preparação de aulas, sugerindo recursos educacionais, adaptando materiais didáticos e até mesmo oferecendo insights sobre o progresso dos alunos, pode facilitar a tradução automática de materiais educacionais para diferentes idiomas, tornando-os acessíveis a uma audiência mais ampla. O constante aumento da capacidade dos computadores torna a inteligência artificial mais aplicável em diversos campos (VALDATI, 2020). Além disso, pode ainda auxiliar na transcrição automática de aulas para alunos com deficiência auditiva. A IA são frequentemente usados para detectar plágio em trabalhos escritos, ajudando a manter a integridade acadêmica. Alguns sistemas são projetados para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração e resolução de problemas, por meio de simulações e interações virtuais. Pode automatizar uma variedade de tarefas administrativas em instituições educacionais, como matrículas, gerenciamento de notas e agendamento de aulas.

A Tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada é frequentemente combinada com tecnologias para criar ambientes de aprendizado imersivos e interativos. Não são poucas as situações em que usamos, na maioria das vezes sem darmos conta, modelos criados por algoritmos de IA (Faceli, 2021). Embora a IA ofereça muitos benefícios para a educação, é importante reconhecer e abordar questões relacionadas à privacidade dos dados, equidade no acesso à tecnologia e o papel contínuo do professor como facilitador do aprendizado. O uso responsável e ético da IA na educação é essencial para garantir que ela realmente beneficie todos os alunos e professores para uma aprendizagem mais significativa.

Um exemplo de aplicação prática bem-sucedida da Inteligência Artificial segundo uma pesquisa bibliográfica em uma instituição de ensino é o caso da Georgia State University, nos Estados Unidos. A universidade implementou um sistema baseado em IA para melhorar as taxas de retenção de alunos e aumentar o sucesso acadêmico. Utilizando análises preditivas, a Georgia State desenvolveu um sistema que analisava dados acadêmicos, comportamentais e demográficos dos alunos. Isso incluía histórico de notas, frequência às aulas, envolvimento em atividades extracurriculares e outros fatores relevantes. Com base na análise, o sistema identificava alunos em risco de desistência ou dificuldades acadêmicas. Isso permitiu uma intervenção proativa antes que os problemas se agravassem. O sistema gerava alertas automáticos para conselheiros acadêmicos e professores quando um aluno estava em risco. Esses alertas eram acompanhados de sugestões de intervenções personalizadas, como tutoria, aconselhamento acadêmico ou encaminhamento para recursos de apoio. A implementação desse sistema levou a uma significativa melhoria nas taxas de retenção de alunos. Para Kaufman, (2022, p 9.) a inteligência artificial é alicerçada em bases de dados para calcular a probabilidade de eventos ocorrerem: “A inteligência artificial hoje é composta fundamentalmente de modelos estatísticos que, baseados em dados, calculam a probabilidade de eventos ocorrerem”. A universidade relatou um aumento notável na graduação de estudantes e uma redução nas taxas de desistência. O sistema também permitiu uma avaliação contínua e refinamento das estratégias de intervenção com base no feedback e nos resultados obtidos. Isso contribuiu para uma abordagem adaptativa e eficaz ao longo do tempo.

O sucesso desse caso demonstra como a IA pode ser aplicada de maneira significativa para melhorar a experiência e o desempenho dos alunos em uma instituição de ensino. Além disso, destaca a importância de uma abordagem personalizada e proativa para lidar com desafios acadêmicos, proporcionando suporte adicional aos alunos que mais precisam. Essa aplicação eficiente da IA mostra como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa no setor educacional, promovendo melhores resultados para os estudantes.

 

 

Vantagens e desvantagens

 

A IA pode adaptar o conteúdo educacional de acordo com as necessidades e estilos de aprendizado individuais, oferecendo uma experiência mais personalizada para os alunos. A capacidade da IA de fornecer feedback imediato permite que os alunos compreendam e corrijam seus erros em tempo real, melhorando o processo de aprendizado. Os sistemas de aprendizado adaptativo, impulsionados pode ajustar automaticamente o nível de dificuldade e o tipo de atividades com base no desempenho dos alunos, otimizando o tempo de estudo, pode analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e tendências, ajudando educadores a tomar decisões informadas sobre currículos, estratégias de ensino e intervenções, podendo melhorar a acessibilidade, oferecendo tradução automática de materiais, transcrições automáticas para alunos com deficiência auditiva e adaptação de recursos para diferentes estilos de aprendizado. A automação de tarefas administrativas por meio da IA pode liberar tempo para professores e funcionários administrativos, permitindo que se concentrem em atividades mais estratégicas. A integração da IA no currículo pode preparar os alunos para o futuro, proporcionando-lhes familiaridade com tecnologias emergentes e habilidades necessárias para trabalhar com elas. Em alguns casos, a implementação da IA pode levar a eficiências de custo, especialmente em tarefas repetitivas e administrativas. De acordo com Weller (2019), a transparência é geralmente uma questão crítica para o emprego efetivo de soluções baseadas em IA. Ainda segundo o autor, tanto a motivação quanto os benefícios da transparência dependem, em grande parte, do contexto, sendo assim difícil avaliar e identificá-la de forma objetiva.

Desvantagens da Inteligência Artificial na Educação: nem todos os alunos têm acesso igual a tecnologias avançadas. A dependência da IA na educação pode ampliar a desigualdade se não for garantido um acesso equitativo. Há preocupações sobre a substituição de professores por tecnologias de IA perdendo a dimensão humana e as habilidades sociais essenciais na educação. O uso extensivo de IA na coleta e análise de dados educacionais levanta preocupações sobre a privacidade e segurança dos dados dos alunos, podem refletir e perpetuar preconceitos existentes na sociedade, o que pode levar a decisões e recomendações enviesadas. Uma dependência excessiva de tecnologias pode resultar em dificuldades significativas se houver falhas técnicas, falta de infraestrutura ou obsolescência rápida de sistemas. A IA justa aumenta a proteção contra a geração de modelos preconceituosos devido a padrões extraídos de dados pessoais (Hajian et al., 2014). Pode ter ainda existir dificuldades em compreender e responder adequadamente a nuances emocionais e sociais, aspectos cruciais do processo de ensino-aprendizado. Aumentar o uso de tecnologias pode contribuir para a isolamento social e a falta de interações interpessoais essenciais para o desenvolvimento humano. A implementação inicial de sistemas de IA na educação pode ser cara, e a manutenção contínua pode exigir recursos significativos. Contudo enquanto a inteligência artificial oferece muitas vantagens na educação, é crucial abordar cuidadosamente as desvantagens para garantir que seu uso beneficie todos os alunos de maneira ética, equitativa e eficaz.

 

 

Considerações finais

 

A presente pesquisa pretendeu contribuir com a reflexão de como é a importância do da Inteligência Artificial nos ambientes educacionais, quais as suas vantagens e desvantagens para a prática pedagógica através da integração e apropriação dos recursos digitais no processo de ensino aprendizagem. Verificou como ocorreu o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar.  Contudo diante do interesse dos educadores e educandos pela melhoria da qualidade de ensino e consequentemente a gama de informações que estão disponíveis nos meios de comunicação e informação, pode perceber que  é de suma importância que haja um profissional de Designer Instrucional nos ambientes educacionais para que precisa acompanhar a modernização em seus mais amplos aspectos, mesmo que de forma moderada, avaliando os impactos e resultados obtidos no decorrer do processo de ensino aprendizagem.

Deste modo, pode-se concluir que mudanças são necessárias, e que o uso dos recursos tecnológicos digitais como a IA, associados ao saber fazer se apresentam comprovadamente relevante para a construção de uma aprendizagem significativa, devendo ser comprovados através da produção do conhecimento pelos envolvidos no processo, retroalimentando os acertos e as falhas, e replanejando os recursos sem ignorar as características individuais de cada indivíduo mesmo tendo vantagens e desvantagens.

 

 

Referências

 

Alves, T. A. da S. 2009. Tecnologias de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas: da idealização à realidade. Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Instituto de Ciências da Educação. Disponível: < http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1156/Taises%20Araujo%20- %20versao%20final%20da%20dissertacao.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 fev. 2024.

 

Etzioni, O. Point: Should AI technology be regulated?: yes, and here’s how. Communications ACM, v.61, n.12, p.30-2, 2018. Disponível em: <https://cacm.acm.org/magazines/2018/12/232893-point-should-ai-technology-be regulated/fulltext>.»https://cacm.acm.org/magazines/2018/12/232893-point-should-ai-technology-be-regulated/fulltext. Acesso em 06 fev. 2024.

 

Faceli, K. et al. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2. edição. GrupoGen, 2021. Disponível em: <https://www.grupogen.com.br/e-book-inteligencia-artificial-uma-abordagem-de-aprendizado-de-maquina>.»https://www.grupogen.com.br/e-book-inteligencia-artificial-uma-abordagem-de-aprendizado-de-maquina. Acesso em: 09 fev. 2024.

 

Hajian, S. et al. i. Fair pattern discovery. In: Proceedings of the 29 th anual acm symposium on applied computing (SAC ‘14). Association for Computing Machinery, New York, USA, p.113-20, 2014. DOI:https://doi.org/10.1145/2554850.2555043

» https://doi.org/10.1145/2554850.2555043. Acesso em: 08 fev. 2024.

 

Karasinski, Lucas. 2019 O que é tecnologia? (ON LINE). Disponível. Acessado em 13 fev. 2024.

Kaufman, D. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autência, 2022, pág. 9.

 

Luger, G. F. Inteligência artificial. Tradução: Daniel Vieira. 6ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013, p. 01.

McCarthy, J. Programs with common sense. Proceedings of the Symposium on the Mechanization of Thought Processes, National Physical Laboratory, Teddington, Middlesex, England, 1–15, 1963.

 

Santos, Sanval Ebert de Freitas; Winkler, Ingrid; Saba Hugo; Araújo, Marcio Luís Valença & Jorge, Eduardo Manuel de Freitas. (2021). Inteligência artificial em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: Uma proposta de modelo. Research, Society and Development, v. 10, n. 4.

 

Valdati, A. B. Inteligência artificial – IA. Curitiba: Contentus, 2020. Pág. 7.

 

Weller A. Transparency: Motivations and Challenges. In: SAMEK, W. et al. (Ed.) Explainable AI: Interpreting, Explaining and Visualizing Deep Learning. Lecture Notes in Computer Science, v.11700, p.23-40, Springer, 2019. Disponível em: <https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-030-28954-6_2>.» https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-030-28954-6_2. Acesso em: 06 fev. 2024.

 

[1] Pedagoga. Psicopedagoga. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pedagoga. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.