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Importância da ludicidade nos anos iniciais

Lina Cristiane Cavalheiro Trombeta

Luciene Lécia Lucchetti

Lurdes Mariano Mendes

Roseli Velozo Gomes

Sara Miranda Porato

 

DOI: 10.5281/zenodo.13715642

 

 

RESUMO

No ensino fundamental, principalmente nos anos iniciais processo pela qual a criança está em fase da alfabetização e para que haja uma aprendizagem de maneira atrativa e significativa é fundamental o estímulo de atividades lúdicas por meio de brincadeiras, jogos, músicas, danças, teatro e leitura de forma atrativa que favorecer o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Isso ajuda a e criar situações sobre o que lhe é proposto. Com isso cabe ao professor um papel importantíssimo na aprendizagem da criança, levando em conta que é um método de aprendizagem que pode trazer inúmeras melhorias e benefícios para as crianças tanto no seu aspecto individual quanto social.

 

Palavras-chaves: Lúdico. Crianças. Aprendizagem.

 

 

ABSTRACT

In elementary school, especially in the early years - the process through which the child is in the literacy phase and for learning to occur in an attractive and meaningful way, it is essential to encourage playful activities through games, music, dance, theater and reading in an attractive way that promotes the cognitive, emotional and social development of children. This helps you reflect and create situations about what is proposed. Therefore, the teacher plays a very important role in the child's learning, taking into account that it is a learning method that can bring countless improvements and benefits to children in both their individual and social aspects.

 

Keywords: Playful. Children. Learning.

 

 

Introdução

 

Este artigo tem o objetivo ressaltar a importância do lúdico na aprendizagem das crianças através de jogos, brincadeiras, música, danças e leituras de modo atrativo, onde poderá conceder uma aprendizagem de forma atrativa, divertida e prazerosa.

Nesta perspectiva o lúdico, nos anos iniciais traz sua dimensão e benefício no desenvolvimento aprendizagem da criança, onde promoverá habilidades sociais, sensoriais e emocionais importantes para o conhecimento de mundo, bem como a capacidade de resolução de problemas.

Para Fantacholi ([s/d], p. 5), “… por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar”.

Nesse sentido, compreende-se que trabalhar com crianças de maneira lúdica é fundamental para que tenha um desenvolvimento mais eficaz no que diz respeito aos seus sentidos, movimentos e ações. Assim ela aprende vivendo, experimentando e fazendo novas descobertas.

Segundo Piaget (1962), o jogo é uma forma essencial de desenvolvimento cognitivo, permitindo que as crianças explorem e compreendam o mundo ao seu redor. Vygotsky (1978) complementa, afirmando que o jogo é crucial para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

Compreende- se dessa forma que é possível desenvolver uma aprendizagem significativa por meio de estratégia e metodologias diferenciada.

 

 

Estratégias que auxiliam na ludicidade

 

Desde cedo a criança aprende e desenvolve um aprendizado através de imitações em situações do cotidiano através da experiência e convívio social. Diversas estratégias como: integração do jogo com o currículo, ambientes de aprendizagem estimulante, metodologias ativas, brincadeiras e atividades física, jogos simbólicos, dramatizações e entre outras, são estilos e maneiras diferentes de Ensino e aprendizagem garantindo a todos o direito e oportunidade de participar e se beneficiar do lúdico.

Assim as práticas pedagógicas por meio do lúdico como as brincadeiras de pega-pega, pular corda, coelho sai da toca e entre outras, hoje são praticamente esquecidas pela era tecnológica.

Para Luckesi:

 

lúdicas são aquelas atividades que proporcionam uma experiência em que nos envolvemos por inteiro, estando flexíveis e saudáveis. Para Santin, são ações vividas e sentidas não definidas com palavras, mas compreendidas pela imaginação e pelos sonhos.

 

Com tudo, é importante ressalta que as atividades desenvolvidas por meio do lúdico proporciona momentos de fantasias e realidades desafiadoras onde os alunos compartilham o que aprenderam e como se sentiram.

Segundo Rodrigues (2009): “O brincar deve ser levado a sério pois é a apropriação das habilidades no âmbito da linguagem, da cognição e dos valores sociais.”

Para Vygotsky, o processo de aprendizagem se dá por meio das relações sociais, estando diretamente ligadas à linguagem e ao pensamento, desde o princípio da vida do ser humano. Portanto, a formação da criança está diretamente e influenciada por tal relação, de modo que as práticas educacionais às quais está criança é submetida são fatores determinantes desse processo. Nesta concepção, caso haja defasagem na relação entre pessoa e ambiente, o desenvolvimento desse indivíduo também será. (MALAQUIAS; RIBEIRO, 2013)

Percebe-se, portanto, que no processo de aprendizagem, pelos diversos motivos aqui elencados, a ludicidade se mostra como sendo recurso essencial ao ser humano. Neste sentido, se faz necessário enfatizar que no processo de ensino/aprendizagem, a brincadeira e os demais recursos lúdicos devem ser utilizados como ferramenta de busca do conhecimento.

 

 

Considerações finais

 

Tendo em vista que a ludicidade tem um papel importante e fundamental no ambiente educacional no que diz respeito ao Ensino e aprendizagem, é um instrumento pedagógico que pode ser utilizado no ensino em qualquer faixa etária; porém, nos anos iniciais não só torna o aprendizado mais prazeroso, como também promove um desenvolvimento mais completo e equilibrado das crianças. Essas estratégias ajudam o pleno desenvolvimento e desencadeia potencialidades levando o aluno a desenvolver habilidades, criatividades e pensamento crítico.

 

 

Referências

 

CAVALLI,Edena Carla Dorne. Ludicidade: uma possibilidade metodológica para processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e series iniciais da educação básica. 2012. UNIOESTE-CAPES. 8 p. Disponível em:

<http;//w3.ufsm.br/ceem/eiemat/ Anais/arquivos/RE/RE_Cavalli_Edna.pdf>.Acesso em 24 jul.2018

 

FANTACHOLI, Fabiane Das Neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Disponível em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78 acesso em: 20 de outubro de 2021.

 

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

 

MALAQUIAS, Maiane Santos; Ribeiro, Suelyde Souza. A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento da infância. Psicologado,2013. Disponivel em http://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a importancia-do- ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia.Acesso em: 21 de outubro 2021

 

RODRIGUES, Luzia Maria. A criança e o brincar. 2009. Monografia ( Pos-graduação), Decanato de pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,

 

SCHREIBER, Zélia Tresoldi Meregalli. Ludicidade: uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil.2010 Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Pedagogia), Faculdade de educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gravataí, 2010.

 

Piaget, J. (1962). Play, dreams and imitation in childhood. W.W. Norton & Company.

 

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.