A alfabetização e letramento nos anos iniciais
Sara Miranda Porato
Lina Cristiane Cavalheiro Trombeta
DOI: 10.5281/zenodo.13712348
RESUMO
A alfabetização e o letramento nos anos iniciais da educação são ferramentas poderosas para a formação do aprendizado do indivíduo é uma das etapas mais importantes do ensino-aprendizagem no qual o aluno aprende a ler e escrever e assim dar continuidade na sua vida escolar. O processo da alfabetização e letramento, entende-se que são métodos diferentes, porém fundamental para o aprendizado dos alunos e que devem percorrer juntos, desenvolvendo uma prática educacional de alfabetizar letrando. A alfabetização e letramento são palavras-chave para o mundo social, pois é por meio da alfabetização e do letramento que o sujeito passa a participar diretamente do mundo no exercício de suas funções sociais, buscando tornar-se um cidadão consciente, com domínio do código convencional da leitura e da escrita em suas práticas sociais.
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento e Metodologia.
ABSTRACT:
Literacy and literacy training in the early years of education are powerful tools for the development of an individual's learning. They are one of the most important stages of teaching and learning, in which students learn to read and write and thus continue their school life. The literacy and literacy process is understood to be different methods, but fundamental for students' learning and must be carried out together, developing an educational practice of teaching literacy through literacy. Literacy and literacy are key words for the social world, because it is through literacy and literacy that the individual begins to participate directly in the world in the exercise of their social functions, seeking to become a conscious citizen, with mastery of the conventional code of reading and writing in their social practices.
Keywords: Literacy, Literacy and Methodology.
Introdução
O presente trabalho ressalta a importância da alfabetização e letramento para a preparação das crianças, para que seja alfabetizada ao frequentar os anos iniciais do ensino fundamental. Não depende exclusivamente de sua idade, mas sim de fatores importantes, que determinam a rapidez e a facilidade. .Além de codificar e decodificar as palavras, elas devem compreender os usos sociais da escrita.
A diferência do letramento com alfabetização, é que a alfabetização diz respeito ao conhecimento e aprendizado da escrita alfabética, visando o domínio do sistema alfabético e ortográfico para sua decodificação, ou seja, a aquisição do sistema convencional da escrita. O letramento é um processo mais amplo, possibilita o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos com diferentes gêneros tetuais inseridos nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.
O Letramento visa os processo de demanda, mas realizada junto com o sistema com a interação, de letramento se transforma, e melhora, a alfabetização é um componente do letramento. Sendo assim, o ideal é ensinar a ler e escrever de modo que a criança não apenas decodifique as palavras, mas entenda o que lê. A fim de alcançar esse ideal, o professor alfabetizador precisa reconhecer o significado de alfabetização e letramento no processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Magda soares, alfabetização é tornar o individuo capaz de ler e escrever, é o processo pelo qual a pessoa adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja domínio de técnicas pra exercer a arte e a ciência da escrita, e também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e interpretação e uso da linguagem de uma maneira geral.
Segundo Magda Soares (1998, p. 107) o letramento consiste de um grande número de diferentes habilidades, competências cognitivas e metacognitivas, aplicadas a um vasto conjunto de materiais de leitura e gêneros de escrita, e refere-se a uma variedade de usos da leitura e da escrita, praticadas em contextos sociais diferentes.
Espera-se que uma criança seja alfabetizada ao frequentar os anos iniciais do ensino fundamental. Isso não depende exclusivamente de sua idade, mas sim de fatores importantes, que determinam a rapidez e a facilidade. .Além de codificar e decodificar as palavras, elas devem compreender os usos sociais da escrita.
Desenvolvimento da Criança no ensino da alfabetização e letramento.
O desenvolvimento da criança no ensino da alfabetização e letramento é um processo muito importante nas séries iniciai que envolve vários aspectos cognitivos, sociais e emocionais. A alfabetização refere-se à capacidade de reconhecer e escrever letras e palavras, enquanto o letramento é um conceito mais amplo que inclui a compreensão e o uso da leitura e da escrita em diferentes contextos da vida cotidiana.
Alguns pontos importantes sobre o desenvolvimento da criança nesses processos:
Desenvolvimento Cognitivo
- Consciência Fonológica: Este é o entendimento de que as palavras são formadas por sons menores, como fonemas e sílabas. É uma habilidade fundamental para a alfabetização, pois ajuda a criança a decodificar palavras.
- Reconhecimento de Letras: As crianças precisam aprender a reconhecer letras e suas formas. Isso geralmente começa com letras do nome da criança e expande para outras letras do alfabeto.
- Decodificação e Fluência: A habilidade de decodificar palavras (transformar letras em sons) é crucial. A fluência na leitura, que é a capacidade de ler com precisão e ritmo, desenvolve-se com a prática constante.
Desenvolvimento Linguístico
- Vocabulário: O enriquecimento do vocabulário é vital para a compreensão de textos. As crianças precisam ser expostas a uma ampla gama de palavras e contextos.
- Compreensão de Texto: A compreensão envolve não apenas reconhecer palavras, mas também entender o significado do que está sendo lido. Isso é facilitado por atividades de leitura compartilhada e perguntas sobre o texto.
Considerações finais
O ensino do Letramento nos anos iniciais é um processo de perceber as memorias que prende a ler e escrever ,para obter conhecimento que constroe junto a alfabetização de natureza conceitual, ele não só precisa saber o que é a escrita, mas também de que forma a ela representa graficamente.
É por meio da interação com o objeto de conhecimento que as crianças vão construindo hipóteses de forma progressiva, são essas especificidades do processo de alfabetização que não podem ser esquecidas. Não basta apenas o convívio com o material escrito, é necessário ter uma direção e uma sistematização por meio de uma reflexão metalinguística, partindo de textos reais de vários gêneros que circulam socialmente.
O processo de ensino-aprendizagem a alfabetização deve ser organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas em uma linguagem real, natural, significativa e de acordo com o cotidiano da criança. A alfabetização tem como objetivo criar situações para que a criança perceba o seu desenvolvimento e consequentemente adquira a sua autonomia, tornando-se fase adulta um ser crítico e conhecedor de seus direitos.
Referências
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião Anual da Anped,
2004 SOARES, Magda, Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2002
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2001
"A Aquisição da Leitura e da Escrita" - Emília Ferreiro e Ana Teberosky
"Como as Crianças Aprendem a Ler" - Jeanne Chall
"Ensino da Alfabetização e Letramento: Teoria e Prática" - Carmen Lúcia de Melo