Cantar, brincar e aprender com a Dona Aranha
Roselene de Jesus Motta da Silva
Rosivane Santana Faria Silva
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Thelma Pires Geronimo Motta
DOI: 10.5281/zenodo.13646581
Introdução
Como afirma Vygotsky (1995:183), “O domínio da linguagem escrita significa para a criança dominar um sistema de signos simbólicos extremamente complexo”. Para o autor, o desafio maior desse processo é ensinar à criança a linguagem escrita e não as letras. No entanto quando se fala de educação infantil o que se pretende é que a criança primeiro domine a linguagem, visto que a escrita nessa fase é muito complexa para elas. O mundo letrado se torna mais significativo na educação infantil quando vem acompanhado do lúdico, de forma que a criança possa vivenciar a escrita sem ser forçada a isso e sim de forma divertida através dos jogos e brincadeiras. Assim sendo, esse projeto foi criado com base no lúdico sem excluir a importância da escrita. respeitando o tempo da criança e incentivando a sua autonomia diante do mundo letrado. Os resultados permitiram concluir que as brincadeiras realizadas pelas crianças e a motivação atividades lúdicas propostas pela professora são responsáveis pelo aprendizado e desenvolvimento.
Justificativa
Segundo a BNCC(2018) o brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam. Nesse sentido, esse projeto vê o brincar como sendo a manifestação lúdica que é capaz de desenvolver as funções motoras da criança e desenvolver seu gosto pela leitura, escrita, manifestações culturais como as cantigas. passadas de geração pós geração. Para Vygotsky (1984),o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento da imaginação, da criatividade, e do pensamento da criança. Além disso, quando a criança assume um papel na brincadeira, ela opera com significado de sua ação e submete seu comportamento a determinadas regras. traz consigo, deixando a criança aprender as regras dos jogos e brincadeiras de forma natural, sem imposições, respeitando o tempo de cada criança.
Objetivo geral
Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. saberes e conhecimentos: musicalização.
Objetivos específicos
-
Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda;
-
promover interação do grupo através da brincadeira;
-
. desenvolver a oralidade e a escrita,
-
aprimorar as habilidades manuais,
-
desenvolver a criatividade,
-
proporcionar momentos de respeito, alegria e diversão;
-
aguçar o imaginário;
-
incentivar a leitura e escrita de números dirigida e exponente.
Metodologia
-
Após as atividades de rotina como oração, cantar, hora da novidade, quantos somos, tempo, café da manhã, a professora apresenta na lousa a letra da cantiga a dona aranha, onde as crianças serão incentivadas a cantar e reconhecer a letra inicial da palavra aranha. A professora juntamente com os alunos montou um painel da dona aranha e as crianças fizeram atividade de leitura visual e escrita, pintura, recorte, colagem e cantaram a cantiga A dona Aranha;
-
Após as atividades de rotina como oração, cantar, hora da novidade, quantos somos, tempo, café da manhã. a professora retoma a atividade de leitura, canta a música a dona aranha fazendo gestos incentivando as crianças a fazerem também. As crianças assistiram o vídeo da dona aranha e vídeo sobre algumas curiosidades da aranha, para discutimos sobre na roda de conversa;
-
Após as atividades de rotina como oração, cantar, hora da novidade, quantos somos, tempo, café da manhã. nesse dia iremos trabalhar Sopa de letrinhas, feita pela professora e trazida de casa para a escola, onde as crianças foram incentivadas a degustar, usar as letrinhas do macarrão para escrever palavras como aranha, seu nome, outras na borda do prato.
-
Após as atividades de rotina como oração, cantar, hora da novidade, quantos somos, tempo, café da manhã. Nessa semana trabalhamos jogos e brincadeiras na sala, as crianças cantaram, fizeram aranhas de bexigas com ajuda da professora e ADIS. Encerrando as atividades do projeto com a cantiga de Dona Aranha e as crianças levando para casa a
Recursos
Tesoura, cola, bexiga, sopa de letrinha, pratos descartáveis, barbante, cadernos, lápis, papel A4, EVA picado, cartolina, lápis de cor, borracha, giz de cera,TV, vídeo,som, bambamlês, bolinhas coloridas, massa de modelar,tinta guache, pincel, etc.
Avaliação
A avaliação será diagnóstica, onde colhe-se dados acerca do nível de conhecimento dos alunos, considerando o repertório prévio que adquiriram, com base nos(05)cinco campos de experiência da BNCC: o eu, o outro e o nós, as crianças devem interagir entre si e com adultos para criar perceções sobre si mesmas e sobre os outros; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. tornando possível avaliar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. e assim, conhecer o contexto da turma; observar as necessidades da criança ao processo de ensino-aprendizagem e poder refletir a partir dessas observações norteadoras que; ajudaram a construir e elaborar objetivos e metas a serem alcançados.
Referências
BRASIL,Ministério da Educação.BNCC:Base Nacional Comum Curricular,2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Brasília: MEC/SEB, 2018...
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1984.