Projeto de leitura e escrita na Educação Infantil: O Meu coração é um zoológico
Thelma Pires Geronimo Motta
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Roselene de Jesus Motta da Silva
Rosivane Santana Faria Silva
DOI: 10.5281/zenodo.13651557
Introdução
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar. Nesse sentido, o projeto em questão busca trabalhar atividades de forma lúdica, tornado o processo de ensino aprendizagem, muito mais gratificante e divertido para as crianças, já que é na primeira infância que a criança inicia a aprendizagem de conceitos como o respeito, amor, solidariedade, amizade, encantamento, autonomia, entre outros da mesma importância.
Justificativa
O tema desse projeto foi baseado no Livro de literatura infantil O Meu Coração é um Zoológico de Michael Hall, que cresceu em Ann Arbor, Michigan, e mora com sua família em Minneapolis, Minnesota. Ele é o criador de vários livros ilustrados aclamados para crianças, Os animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias, desenhos animados e por todos os lugares da vida por onde andam, exercem grande fascínio que leva a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Pretende-se também envolver nesse projeto os animais do Pantanal, principalmente por ser nessa região do centro oeste onde está localiza nossa escola, cidade de Cáceres-MT. Além disso, o tema leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, sejam domésticos ou não, pois são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da natureza. Além de desenvolver a sensibilidade, amor e respeito aos animais.
Objetivo geral
Reconhecer e importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos. Explorar os sons, habitat e experiências com animais.
Objetivos específicos
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Desenvolver hábitos de cuidado e respeito com os animais;
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Construir vínculos afetivos com os animais de estimação;
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Identificar os animais domésticos;
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Entender a necessidade do cuidado diário com bichos e plantas;
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Perceber os movimentos de segurar e agarrar;
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Exercitar sentimentos contraditórios (carinho, raiva, medo, tristeza, etc)
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Cantar e dançar músicas de animais
Metodologia
A metodologia será baseada nos 5 Campos de Experiência definidos pela nova BNCC para o desenvolvimento das crianças serão explorados. Pode-se observar que os cinco campos de experiências se integram e que nas atividades sugeridas abaixo são garantidos os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
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Eu, o outro e o nós:
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Rodas de conversas – para sondar os conhecimentos prévios dos alunos, perguntar quem tem um animal de estimação e quem não tem se gostaria de ter. Quais são eles? Como são? Como se chamam? Etc. Mostrar também imagens de animais variados e sondar se conhecem, gostam, sabem o nome ou algo a respeito.
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Na segunda roda, em outro dia, propor que as crianças tragam de casa fotografias dos seus bichinhos de estimação e/ou imagens dos bichinhos preferidos e/ou daqueles que desejam ter.
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Instigar cada aluno a falar sobre os bichinhos, seus nomes, suas características, o que comem, como são cuidados, o que sentem ao ver a foto etc.
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Cantar, dançar, recortar, pintar, reconhecer nomes dos animais.
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Propor escrita espontânea;
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Desenho livre;
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Confeccionar máscaras de animais
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Corpo, gestos e movimentos:
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Brincar de imitar diferentes animais: como se locomovem? Como é sua voz? Cantar e dançar música que fale de animais;
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Se não cuidamos bem do nosso bichinho ele pode ficar doente? Brincar de imitar o bichinho doente;
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Se bem cuidado, como fica o animal? Brincar de imitar animais felizes e recebendo carinho;
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Quais animais não são adequados para serem bichos de estimação? Por quê? Vamos imitá-los também?
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Cabe ao professor variar as propostas de acordo com a faixa etária e os interesses da turma.
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Traços, sons, cores e formas:
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Propor desenhos, pinturas, modelagens, dobraduras, criação de bichinhos com pedras e sucata. Explorar as diferentes formas e cores variando os materiais. Novamente imitar as vozes dos animais. Interpretar imagens diversas de animais – lendo-as – criando histórias para elas. As imagens podem ser pesquisadas em casa por alunos e professores para a realização da atividade. É fundamental registrar as produções dos alunos, para tal o(a) professor(a) faz o papel de escriba;
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Escuta, fala, pensamento e imaginação:
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Escolha canções que tenham animais como tema. Cante-as, dance, brinque com elas. Desenvolva brincadeiras orientadas de faz de conta usando máscaras ou fantoches;
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Na roda de conversas ensine-as a intérprete as canções para que cada criança fale e possa ouvir seus colegas. Pergunte: o que aconteceu? Onde foi? Como? Perceba se verbalizam coerentemente;
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Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações:
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Escolher alguns animais para explorar, por exemplo: mostre figuras e/ou vídeos da vaca e de quando são filhotes: bezerros. Mostre fotos de bezerros mamando na vaca para que percebam a transformação em relação ao tempo e espaço;
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Fazer a eleição dos animais preferidos e monte um gráfico da turma. Quantos preferem o cachorro? E o gato? O coelho?
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Organizar o dia do bichinho de pelúcia ou plástico. Brinque de classificar os semelhantes, conte quantos animais de cada, conte o total de bichinhos, organize do maior para o menor e vice-versa. Sistematize as atividades desenhando-as no caderno.
Culminância
Apresentação no pátio da escola da Contação de história dramatizada A Galinha Ruiva, pelas professoras e algumas crianças vestidas de animais. Finalizando com uma dança dos bichos apresentada pelas professoras.
Referências
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel; tradução Cristina Maria de Oliveira. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BRASIL,Ministério da Educação.BNCC:Base Nacional Comum Curricular,2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.