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A IMPORTÂNCIA DO FUTEBOL NA ESCOLA PARA A COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS

Alessandro Spencer de Souza Holanda1

 

DOI: 10.5281/zenodo.12788721

 

 

RESUMO

A prática regular de atividades esportivas é essencial para crianças, e o ambiente escolar permite identificar aptidões que contribuem para o desenvolvimento físico e social, melhorando a qualidade de vida e facilitando a execução de tarefas diárias. Este estudo teve como objetivo analisar a importância do futebol na escola para a coordenação motora de crianças, por meio de uma revisão de literatura que reúne informações sobre o tema. A pesquisa foi realizada em bases de dados científicas como Scielo, Medline/PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Concluiu-se que o futebol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora das crianças.

 

Palavras-chave: Coordenação motora. Criança. Futebol.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A prática regular de atividades esportivas é fundamental para as crianças, pois permite identificar aptidões que promovem tanto o desenvolvimento físico quanto social, melhorando a qualidade de vida e facilitando a realização de tarefas diárias (Ronque et al., 2007). Segundo Santos (2006), é importante que as crianças tenham contato com esportes desde cedo, inicialmente para identificar com quais modalidades se identificam. Durante este período, é crucial que as crianças conheçam uma variedade de esportes, individuais e coletivos, o que contribuirá para seu desenvolvimento técnico e motor, proporcionando habilidades básicas que servirão de base para habilidades motoras específicas.

Essa fase de formação básica deve ser o período em que a criança amplia seu repertório de habilidades que servirá de base para as outras fases. Neste período, a criança precisa de estímulos para conseguir uma progressão positiva, pois exageros podem ocasionar problemas graves e prejudicar seu desenvolvimento (Santos, 2006). O processo de desenvolver a capacidade motora qualifica o indivíduo para adaptar-se a resolver problemas que envolvem tomada de decisão, planejamento e adaptação a novas situações (Ladewig, 2017). Coordenação motora é a capacidade de executar movimentos com precisão à medida que são realizados com certa frequência (Tani, 2017).

Manter um estilo de vida ativo desde a infância é crucial, pois a prática regular de atividades físicas proporciona melhores condições de saúde, evitando o sedentarismo e prevenindo diversos males (Ronque et al., 2007). De acordo com Santos (2006), o futebol é frequentemente a escolha dos pais para a iniciação esportiva de seus filhos, não apenas pela preferência pessoal, mas por ser uma modalidade mundialmente praticada.

O estímulo gerado pelo futebol contribui para a melhoria das habilidades, desenvolvimento e desempenho motor das crianças (Gallahue; Ozmun, 2013). Este artigo teve como objetivo analisar por meio de revisão a importância do futebol na escola para a coordenação motora de crianças.

 

 

MÉTODOS

 

Esta pesquisa é uma revisão de literatura que reúne informações sobre a importância do futebol na coordenação motora de crianças. Foram incluídos estudos que investigaram crianças de ambos os sexos. A busca dos artigos foi realizada em bases de dados científicas como Scientific Electronic Library Online (Scielo.org), National Library of Medicine (Medline/PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

O período de busca abrangeu não restringiu cronologia de publicação, numa perspectiva de demonstrar a evolução conceitual sobre a temática. Utilizando os descritores: coordenação motora, criança e futebol. Os descritores foram selecionados de acordo com o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subject Headings).

Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: a) artigos originais que analisassem a importância do futebol na coordenação motora de crianças; b) amostras de crianças de ambos os sexos. Os critérios de exclusão incluíram: a) estudos de caso; b) artigos que não reportassem resultados relevantes ao objetivo do estudo.

Após a seleção dos artigos elegíveis, foram realizadas leituras de resumos e títulos para verificar sua adequação ao objeto de estudo, excluindo-se os que não atendiam aos critérios estabelecidos, determinando assim os artigos incluídos na revisão.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Crianças

Desde que começam a andar, as crianças precisam buscar novas experiências. Esta fase de aprendizado se desenvolve ao longo da infância, avançando com a maturidade, sendo importante que sejam constantemente estimuladas a realizar novos movimentos (Gallahue; Ozmun, 2013). O desenvolvimento das habilidades infantis depende de três aspectos principais: a forma de indicação das atividades, o tempo de duração das mesmas, que varia para cada criança, e o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, com movimentos se tornando mais complexos ao longo do tempo (Ronque et al., 2007).

Crianças mais ativas tendem a ter um repertório maior de habilidades e melhores resultados em desenvolvimento motor. A escola desempenha um papel fundamental neste incentivo, especialmente para alunos mais retraídos, influenciando positivamente sua ambientação (Santos, 2006).

 

Ambiente Escolar

O ambiente escolar é essencial no desenvolvimento motor das crianças, proporcionando oportunidades para a prática de atividades físicas variadas e estruturadas. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), a educação física na escola deve ser planejada de modo a favorecer o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. O ambiente escolar deve incentivar a prática de diferentes modalidades esportivas, promovendo o desenvolvimento motor amplo e a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou condições físicas.

 

Coordenação Motora

Coordenação é a capacidade de controlar o corpo e realizar movimentos e atividades de forma natural, desenvolvida desde o nascimento (Gallahue; Ozmun, 2013). É essencial realizar atividades que proporcionem habilidades motoras no início do processo de domínio corporal (Santos, 2006). A influência do ambiente é crucial no desenvolvimento motor, com estímulos que auxiliam diretamente nesse aprendizado (Ladewig, 2017). No desenvolvimento motor inicial, as habilidades das crianças são invariáveis, necessitando de maior maturação (Gallahue; Ozmun, 2013).

A prática de movimentos motores segue fases importantes, desenvolvendo o domínio de movimentos complexos e aprendizado de novos movimentos, requerendo cautela em seu procedimento (Tani, 2017). Testes como o KTK (Körperkoordinationtest für Kinder), desenvolvido por Kiphard e Schilling, ajudam a identificar os níveis de coordenação motora, diagnosticando com precisão crianças dos 5 aos 14 anos (Gallahue; Ozmun, 2013; Kiphard; Schiling, 1974).

Na avaliação do KTK é realizado equilíbrio na trave em marcha para traz (3 travpes de larguras diferentes), saltos monopedal (com espumas), saltos laterais (na plataforma de madeira) e transferência sobre plataformas lateral. Sendo considerado para análise os componentes que caracterizam a coordenação motora, dentre eles o equilíbrio, a lateralidade, o ritmo, a velocidade e a agilidade (Kiphard; Schiling, 1974).

 

A Importância do Futebol na escola para Coordenação Motora de Crianças

O futebol é uma modalidade coletiva caracterizada por ações constantes de habilidades variadas e tomada de decisão (Santos, 2006). O futebol exige habilidades que facilitam o desenvolvimento técnico e a compreensão entre as crianças (Gallahue; Ozmun, 2013). Para dominar o corpo, é necessário desenvolver habilidades específicas e executá-las corretamente (Tani, 2017). Historicamente, o futebol brasileiro teve suas raízes nos campinhos onde crianças desenvolviam habilidades motoras naturalmente, um cenário que mudou devido à urbanização e ao avanço tecnológico (Ladewig, 2017).

Os fundamentos básicos do futebol, como chute, passe e domínio, não são suficientes para alcançar excelência; é necessário desenvolver habilidades motoras e adaptar-se aos movimentos específicos do jogo (Santos, 2006). Esses movimentos são frequentes em uma partida de futebol, exigindo alto grau de desenvolvimento individual dos atletas, proporcionando maior segurança na execução (Gallahue; Ozmun, 2013).

 

 

CONCLUSÃO

 

Conclui-se que o futebol desempenha um papel crucial no aprimoramento da coordenação motora das crianças no ambiente escolar. A prática regular deste esporte não só facilita o controle e a execução de movimentos e habilidades técnicas, mas também promove um desenvolvimento motor abrangente. Utilizando o teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), que avalia aspectos como salto, corrida, flexibilidade, força, agilidade e velocidade, observa-se uma melhoria significativa no desempenho motor das crianças. O ambiente escolar, ao incentivar a prática de diferentes modalidades esportivas, incluindo o futebol, contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, conforme destacado pela Base Nacional Comum Curricular. Assim, o futebol, com suas demandas variadas e dinâmicas, emerge como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das habilidades motoras essenciais, beneficiando a saúde e o bem-estar geral das crianças.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

 

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo: Phorte, 2013.

 

KIPHARD E.J.; SCHILLING V.F. Köoperkoordination test für kinder KTK: manual Von Fridhelm Schilling. Weinhein: Beltz Test Gmbh, 1974

 

RONQUE, E. R. V.; CYRINO, E. S.; DÓREA, V.; SERASSUELO JÚNIOR, H.; GALDI, E. H. G.; ARRUDA, M. de. Diagnóstico da aptidão física em escolares de alto nível socioeconômico: avaliação referenciada por critérios de saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte [Internet], v. 13, n. 2, p. 71–76, mar. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-86922007000200007.

 

LADEWIG, I. À importância da atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Paulista de Educação Física, supl. 3, p. 62–71, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139614.

 

SANTOS, V. P. A metodologia do ensino do futebol no Programa Segundo Tempo. Universidade de Brasília: Especialista em Esporte Escolar, 2006.

 

TANI, G. Processo adaptativo em aprendizagem motora: o papel da variabilidade. Revista Paulista de Educação Física, supl. 3, p. 55–61, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139613.

1 Doutor em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (UNICAMP), mestre em Ciências da Saúde (UFPE) e residente especialista em Saúde da Família, Educação Física em Atenção Primária à Saúde (UFPE) e graduado em Educação Física (FG). Professor da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Centro Universitário Brasileiro – (Unibra).