Relatórios de experiências de estágio no Ensino Fundamental I
Gabrielle Alves Moreschi
DOI: 10.5281/zenodo.11403744
INTRODUÇÃO:
O objetivo principal deste trabalho é relatar sobre a prática do Estágio Supervisionado II, realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estágio foi realizado na instituição escolar Escola Allegra com a turma do 1 ano do ensino fundamental, também busquei o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia.
A princípio foi realizada uma roda de conversa com os educadores da escola e com os demais profissionais da educação, para estar realizando a apresentação do projeto do estágio e quais os objetivos que serão buscados.
Para a aplicação do estágio busquei iniciar com questões importantes como a diversidade, inclusão, inserção do uso das tecnologias, desta forma o estágio supervisionado é uma oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar, a sala de aula com embasamento teórico e prático.
A partir das orientações em sala pode se entender que o estágio é o que Freire (1987) retrata quando faz menções em relacionar a teoria com a prática quando coloca que “Os homens são seres do que fazer é exatamente porque seu fazer é ação e reflexão. É práxis. É transformação do mundo” (Freire, 1987, p. 121) diante de tantos desafios que se encontra a educação atual é de extrema importância pensar numa formação voltada para a ousadia em transformar em querer mudar.
Desta forma, para o graduando do curso de Pedagogia o estágio supervisionado se trata de um momento que segundo Freire, (1996, p. 26) é: Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática, de ensinaraprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mão dadas com a decência e com a serenidade. Este estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve como objetivo geral do estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental é entender a importância da prática educacional em sala de aula.
PERFIL DA TURMA
Estive estagiando na sala do 1 ano do ensino fundamental, na sala tem 23 crianças entre 6 anos e 7 anos. Quando as crianças chegam na escola as 7:00 da manhã acontece o acolhimento, logo em seguida realizam uma oração e vão para o lanche.
PROJETO DE ESTÁGIO
Tema: Ler e aprender através da literatura infantil.
Objetivo: O objetivo principal foi de promover o interesse e o gosto pela leitura, ampliando e desenvolvendo o universo linguístico e a comunicação oral e escrita.
Conteúdo: As crianças demonstravam muito interesse pelos livros e queriam saber o que poderiam aprender com eles, demonstrando que ‘dentro’ de cada um existe um universo de informações importantes.
Tempo estimado: O projeto foi utilizado 2 vezes na semana, nas quarta-feira e na sexta-feira, nas aulas de língua portuguesa, foram utilizados 01 hora das aulas para a realização do projeto.
Material utilizado: Utilizamos livros, revistas, gibis e jornais.
Desenvolvimento: Faremos uma pequena roda no centro da sala e distribuirei a todos os alunos os materiais utilizados, e ali faremos uma bela leitura.
Avaliação: Conseguimos um resultado muito bom, as crianças conseguiram alcançar um excelente resultado, aprimoramos a fala, a leitura e a aprendizagem de palavras novas.
Porém tivemos alguns problemas na atenção dos pequenos, até eles conseguirem encontrar algo que conseguisse fazer eles permanecerem concentrados, demorou um pouco.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi uma grande oportunidade, onde tive 90% de aproveitamento, as crianças compreenderam e se divertiram com todas as atividades que foram propostas.
Tive um grande desafio na parte de conseguir obter a atenção das crianças, mas com os dias as crianças já estavam entrando no ritmo das aulas.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FUTURA. Apostila de estágio supervisionado. Grupo Educacional FAVENI. S.d.