A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE NO AUXÍLIO DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
Daiane Efrem Lopes de Paula
1Poliana Torres Capelari da Purificação
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo estudar a importância da ludicidade para a aprendizagem dos alunos na educação infantil. Por esse motivo, foi investigada a importância das questões relacionadas, pois as atividades são jogos e ações expressas por meio do brincar. Portanto, com base nas questões levantadas, delineia-se o objetivo geral. O princípio do objetivo geral é refletir a importância dos jogos e da brincadeira na perspectiva do lúdico para o ensino de alunos da educação infantil. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a importância dos jogos para a educação. Para tanto, foram determinados os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil, e papéis dos professores relacionados a jogos e jogos no jogo. Cujo objetivo é observar jogos e condutas na educação infantil e orientação do professor, o que torna o aprendizado mais agradável. O trabalho atual visa estudar a importância do lúdico, por meio de jogos e brincadeiras infantis.
PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Aprendizagem. Jogos e brincadeiras. Educação Infantil.
INTRODUÇÃO
As brincadeiras na vida das crianças são de grande importância, porque quando você brinca, explora e processa tudo ao seu redor, você faz um esforço físico. Assim como os jogos, é importante para o desenvolvimento infantil na educação infantil, pois percebem a autonomia das crianças por meio das mesmas regras de aprendizagem das crianças.
De modo geral para a educação, os princípios em jogos da educação infantil é uma poderosa ferramenta de aprendizagem experiencial que pode aprender a aprender a viver em sociedade. Para tanto, foi realizada uma investigação teórica para compreender o conceito lógico do jogo e encontrar o método diagnóstico do brincar, da mesma forma que auxilia na aprendizagem de crianças pequenas. Nessa perspectiva, o problema a ser resolvido é o que há de melhor na educação infantil, e a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem dos alunos.
É muito importante para o desenvolvimento das crianças, o caminho que vai desde a função mais importante até as regras, jogos e brincadeiras para crianças e jovens vão subindo gradativamente, são uma fonte inesquecível de interação lúdica e emocional. Para realizar uma aprendizagem eficaz, os alunos devem possuir certos conhecimentos e absorver seu conteúdo. Os jogos são um excelente recurso para promover a aprendizagem.
O tema foi escolhido porque tenho contato direto com a educação infantil e percebo como os jogadores usam jogos e brincadeiras para aprender e vejo como os alunos interagem com ele por meio de jogos medidos pelos professores. Para a este trabalho, realizamos um estudo bibliográfico para reunir informações de autores que solucionaram o tema.
Desta forma, foi realizada uma investigação teórica para compreender o conceito lógico do jogo e encontrar o método diagnóstico do brincar, da mesma forma que auxilia a aprendizagem de crianças pequenas. O objetivo do trabalho aberto é disponibilizar jogos visuais e a importância dos jogos na educação infantil por meio de professores intermediários.
DESENVOLVIMENTO
O tema selecionado é relevante porque, por meio dele, a função do jogador e a função do jogador para aprender as crianças na educação infantil podem ser canceladas.
No processo de ensino e aprendizagem na primeira infância, o entretenimento não deve ser apenas enfatizado, mas deve ser enfatizado desta forma. Fan Taccioli (S / D, página 5) explicou que, por meio da ludicidade das crianças, ela pode ficar mais relaxada, ouvir, respeitar e discordar de seus pontos de vista, exercer suas habilidades de liderança, se tornar uma grande aliada pra o processo ensino aprendizagem.
A educação básica na educação infantil é de grande importância, pois proporciona um aprendizado interativo e agradável por meio de jogos e até mesmo da aprendizagem na primeira infância. SOARES (2010, p. 18) esclarece que as atividades lúdicas existem em todas as classes sociais, e crianças de todas as idades podem se divertir brincando.
O lúdico promove a aprendizagem e realiza o desenvolvimento físico intelectual e social das crianças, de forma a alcançar um desenvolvimento real, integral e prazeroso, que seja significativo. SEGUNDO SANTOS (2002, P.12) os jogadores promovem a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, cooperam para uma boa saúde mental, preparam-se para países sem litoral, socializam instalações, comunicam, expressam e constroem processos.
A atividade lúdica é muito viva e caracteriza-se sempre pelas transformações, e não pela preservação, de objetos, papéis ou ações do passado das sociedades [...]. Como uma atividade dinâmica, o brincar modifica-se de um contexto para outro, de um grupo para outro. Por isso, a sua riqueza. Essa qualidade de transformação dos contextos das brincadeiras não pode ser ignorada. (FRIEDMANN, 2006, p. 43).
Para que os jogadores auxiliem na construção do conhecimento, os professores devem mediar as atividades por Ele planejadas e determinar os objetivos do jogo para que tenham as características pedagógicas que promovam essa intervenção e desenvolvimento social.
As atividades lúdicas são muito mais que momentos divertidos ou simples passatempos e, sim, momentos de descoberta, construção e compreensão de si; estímulos à autonomia, à criatividade, à expressão pessoal. Dessa forma, possibilitam a aquisição e o desenvolvimento de aspectos importantes para a construção da aprendizagem. Possibilitam, ainda, que educadores e educando se descubram, se integrem e encontrem novas formas de viver a educação (PEREIRA, 2005, p. 20).
A partir do entendimento acima, as atividades do jogo são formuladas por meio do estímulo e das sugestões dos professores. Essas atividades são baseadas nas regras e locais estabelecidos pelo professor para entreter e fornecer entretenimento e desempenham um papel indispensável no jogo (por exemplo, em Expressado em Inglês).
Ressalta-se que memória e imaginação são alicerces importantes para um ensino de qualidade, pois segundo RIBEIRO (2013, P.1), os alunos promovem práticas educacionais importantes.
As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança (NEGRINE, 1994, p.19).
A ludicidade é um recurso de método importante que pode ser usado para ajudar as crianças na aprendizagem. O jogo aprende o conteúdo por meio de regras e, como explora os arredores, o jogo é protegido.
O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos. (KISHIMOTO, 1996 p. 26).
Segundo SILVA (2012, P.10), os jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento das crianças, como atividades adequadas no processo de ensino e na aprendizagem importante dos conteúdos do curso. Portanto, permite que as pessoas se concentrem, concentrem e gerem conhecimento. Jogos e brincadeiras são a forma mais natural de despertar as crianças para prestar atenção nas atividades.
Jogos e o ensino as regras de jogos, desenvolvem as características pessoais, sociais e culturais das crianças, e também promovem a saúde mental das crianças, promovem as habilidades de socialização, comunicação e expressão.
Porém, para o sucesso da aplicação de jogos, os professores precisam mediar a fim de atingir objetivos pré-determinados e planejar suas atividades. Por meio do uso de jogos e brincadeiras, o professor apresenta os alunos às crianças para educar os alunos, o que contribui para o conhecimento das crianças.
A partir das questões levantadas, no processo de educação e ensino infantil, a importância dos jogos e da brincadeira como um todo se reflete na importância dos jogos e brincadeiras. Porque esses dois objetivos específicos são: realizar um estudo bibliográfico sobre jogos e a importância dos jogos para a alfabetização.
Se o jogador é mediado pelo professor por meio de jogos e brincadeiras, então eles são uma ferramenta de aprendizagem para a educação infantil. Nesse referencial teórico, os problemas necessários para o desenvolvimento do trabalho são resolvidos, pois a pesquisa bibliográfica é realizada na educação das crianças e na importância dos jogadores e da aprendizagem.
O referencial teórico fornece uma breve discussão teórica e se conecta com os limites de temas, objetivos, hipóteses, questões e argumentos de trabalho.
O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo (FERREIRA; SILVA RESCHKE [s/d], p.3).
De acordo com Kishimoto (1996, p. 83), é permitido provar a imaginação da criança ao dispor deliberadamente os objetos simbólicos da criança por meio da função simbólica, que significa o desenvolvimento global da criança. Entenda que ao explorar a imaginação infantil na educação infantil, os jogadores usam objetos predefinidos para melhorar a criatividade (MATOS (2013, p. 139)), explicando que a lubrificação é uma ferramenta muito importante. Disse que é uma ferramenta muito importante porque é a base para que as crianças desenvolvam sua compreensão, conhecimento e compreensão do mundo.
Segundo a pesquisa de PEREIRA (2005), no processo de aprendizagem das crianças, as atividades lúdicas são importantes tanto para a aprendizagem das crianças quanto para o que pensamos em nossa memória. Conduza ensino de alta qualidade.
O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. Por meio dessa ferramenta, a criança aprende de uma forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa, possibilitando o alcance dos mais diversos níveis do desenvolvimento. Cabe assim, uma estimulação por parte do adulto/professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento infantil, por intermédio da ludicidade (RIBEIRO 2013, p.1).
MATOS (2013, P.139) explica que a ludicidade é uma ferramenta muito importante para a formação das crianças, pois desenvolve seu conhecimento, conhecimento e compreensão por meio das crianças. Segundo PEREIRA (2005), no processo de aprendizagem das crianças. As atividades lúdicas podem desenvolver vários aspectos, podendo-se perceber a partir disso que a atenção, a memória e a imaginação são muito importantes para a qualidade da educação, desenvolvimento e aprendizagem das crianças, por meio do desenvolvimento social, cultural e da personalidade, para contribuir para uma vida saudável e saudável.
As atividades lúdicas auxiliam os alunos no processo de aprendizagem da educação infantil, pois seu trabalho é focado, imaginação, motivação e aspectos sociais, visando a aprendizagem integral de crianças significativas para um ensino de qualidade.
ALMEIDA (2008, P.34) afirma que nas aulas de educação infantil, as atividades lúdicas devem ser utilizadas todos os dias como um recurso para a prática educativa, a fim de ser não só o desenvolvimento emocional dos alunos, mas também as restrições dos educados. Possibilidades de problemas efetivos no ambiente escolar. Na educação infantil, a inteligência é muito importante para o crescimento das crianças, pois intelectualmente falando, pois, brincar com você “se compromete com a qualidade de vida das crianças” (MEYER, 2008, p. 22)
Segundo SNOWS (APUD FERREIRA; SILVA RESCHKE [S / D], pág. 6), o jogo tem um significado importante porque possui valores específicos em todas as fases da vida. Portanto, na infância, o objetivo é essencialmente pedagogia. O lúdico é um método de ensino capaz de ensinar desempenho sem cobrança de taxas, é de grande relevância e oferece uma experiência de aprendizagem de alta qualidade. Jogos fornecem para educação infantil o desenvolvimento intelectual e físico das crianças.
Segundo Horn (2004, P.24), na educação infantil, brincar tem grande importância para o desenvolvimento das crianças, pois são as atividades principais e benéficas em uma sociedade introdutória.
Durante a atividade lúdica, oportunizam para as crianças oportunidade para governar ou exercer seus próprios métodos de comunicação e entretenimento por sua própria iniciativa (SOUZA 2015, P.1). De acordo com a regulamentação de KISHIMOTO (1996, p. 24), o aluno está sujeito ao processo de ensino e é motivado a desenvolver sua criatividade ao invés da produtividade.
SOUZA (2015, P.2) reflete que os jogadores são uma linguagem importante e expressiva que pode fazer de você, dos outros, da cultura e do mundo um espaço de aprendizagem significativo e significativo. SILVA RESCHKE (S / D], p. 7) explica que os jogadores podem estudar a relação entre as crianças e o mundo exterior e integrar pesquisas específicas sobre a importância dos jogadores na formação da personalidade. SOUZA (2015, P.1), esclarece o jogo par além do entretenimento, é importante porque desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento humano, auxiliando na aprendizagem, no desenvolvimento social, pessoal e cultural, e promovendo a interação social, a comunicação e a comunicação.
Rock; Silva (S / D, pág. 8) acredita que usar o jogador como forma de atingir os objetivos escolares é uma dose. Segundo OLIVEIRA (2013, p. 14), isso explica que as atividades de utilização no processo de aprendizagem são de grande valia para o desenvolvimento dos alunos.
Segundo Malaria; RIBEIRO (2013), inserir os jogadores na vida educacional da escola tornou-se uma forma eficaz de imprimir o seu nome ao universo adulto através do universo infantil. Promova importantes capacidades de prática educacional.
A educação lúdica contribui e influência na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 2008, p. 41).
ALMEIDA (2014) complementou as atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois cooperam entre si na formação e, portanto, são de grande importância no estabelecimento de uma autoestima satisfatória no desenvolvimento pessoal.
BARBOSA (2010, P.7) explica que o jogador pode ajudar a criança a crescer, pois ela pode aprender mais com facilidade por meio de jogos e brincadeiras, além de poder promover atividades estratégicas por meio da prática esportiva.
O lúdico é tão importante para o desenvolvimento da criança, que merece atenção por parte de todos os educadores. Cada criança é um ser único, com anseios, experiências e dificuldades diferentes. Portanto nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma eficácia. Para poder garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem, o professor deve utilizar-se dos mais variados mecanismos de ensino, entre eles as atividades lúdicas. Tais atividades devem estimular o interesse, a criatividade, a interação, a capacidade de observar, experimentar, inventar e relacionar conteúdos e conceitos. O professor deve-se limitar apenas a sugerir, estimular e explicar, sem impor, a sua forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo e não por simples imitação. O espaço para a realização das atividades, deve ser um ambiente agradável, e que as crianças possam se sentirem descontraídas e confiantes (ALMEIDA 2014 p. 3).
Através da aprendizagem do jogador, o aluno procura saber, ou seja, para aprender a desenvolver a sua personalidade, pois isso vai produzir o conceito de socialização e de relações lógicas, vitais para a sua personalidade e desenvolvimento social. KISHIMOTO (1996 P.24) afirma que por meio do jogo o aluno conhece, deseja, está disposto a participar e conquistar o desejo.
CONCLUSÃO
O lúdico é considerado um meio de comunicação, pelo que pode estimular a criatividade, a expressão e a espontaneidade porque desempenha um papel imaginativo e útil para uma aprendizagem significativa. No processo de ensino, a aprendizagem é valiosa, pois para as crianças é espontânea e permite sonhos, fantasias e desejos complementares como crianças reais.
A ludicidade é uma ferramenta poderosa de aprendizagem do professor, mas não importa como se atinja o propósito desse método, é tão importante na educação infantil, porque o mesmo método é utilizado na aprendizagem de metas, objetivos ou metas de aprendizagem. É muito importante para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos da educação infantil, pois contribui para o desenvolvimento pessoal e social das crianças de uma forma significativa e divertida.
As atividades realizadas por meio do plano de aula são importantes porque proporcionam concentração, o que ajuda a absorver o conteúdo com naturalidade. Ludicidade não é a única ferramenta para melhorar o ensino e a aprendizagem, mas é uma ponte que pode ajudar a melhorar os resultados da mudança de interesse dos professores na aprendizagem.
Para tanto, em termos de escolha como de interação social. é uma opção para desenvolver a relação entre cognição, motivação e potencial social deste grupo para alcançar um crescimento saudável. Por meio das atividades lúdicas, o conceito de forma das crianças, a escolha de ideias, o estabelecimento de relações lógicas, a integração de ideias para torná-las proporcionais ao crescimento e desenvolvimento do corpo, o mais importante, sua reserva, felicidade.
A ludicidade tem contribuído para o desenvolvimento das crianças e desempenhado um papel importante no auxílio à aprendizagem, ao desenvolvimento social, cultural e pessoal, proporcionando assim a socialização e a aquisição de conhecimentos.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Jogos divertidos e brinquedos criativos. 2ª ed. Petrópolis, SP: Vozes, 2004.
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1994.
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia / Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 13. Ed. Reform. e ampl. – São Paulo : Saraiva 2002.
COLL, C.; MARCHESI A.; PALACIOS J.; Desenvolvimento psicológico e educação. 2. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2004 Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicas. São Paulo: Loyola, 1995. educação. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREUD, S. Escritores Criativos e Devaneios. Vol. IX . Rio de Janeiro. Imago, 1974.
MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação. Rio Grande do Sul: Artmed, p.181, 2004.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1995
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Vozes, 1999.Scipione, p.39, 2004.
1 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.