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APLICAÇÃO DAS MATRIZES GUT E SWOT NA ANÁLISE DE EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

 

Valdivino Antônio da Costa Araújo 1

 

 

RESUMO

Este trabalho tem como base a análise, identificação e classificação de problemas e causas dos fenômenos de evasão e retenção nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de mato Grosso (IFMT) e traz como objetivos específicos: analisar os aspectos internos da instituição para a compatibilização à Matriz GUT e levantar as características válidas para a referida matriz. Adotou-se o procedimento técnico de levantamento documental e ainda se seguiu a trilha de etapas rotineiras de uma pesquisa qualiquantitativa; O levantamento de dados quantitativos secundários se deu por meio do instrumento de análise documental em bases institucionais dos sistemas de controle acadêmico e de governo (Q-Acadêmico, SISTEC e Plataforma Nilo Peçanha). A matriz SWOT foi aplicada como ferramenta auxiliar à pesquisa. Como resultado, observou-se que a instituição estudada apresenta causas que demandam ações mais propositivas e de manutenção imediata e constante para não acarretarem num aumento do índice de evasão e retenção a curto prazo e para tanto, esses problemas foram classificados através da matriz GUT e posteriormente foram identificados os fatores na matriz SWOT para gerar um diagnóstico dos problemas encontrados. Essa pesquisa servirá como fonte de informações diagnósticas para futuros trabalhos que decidam estudar pontos mais aprofundados das causas de evasão e retenção no IFMT e também pode ser replicado para outras instituições.

Palavras-Chave: matriz GUT. Evasão. Retenção. Matriz SWOT

 

  1. INTRODUÇÃO

Com o processo de expansão da Rede Federal Profissional e Tecnológica, através da criação dos Institutos Federais, houve uma necessidade de aprimoramento nos processos de interlocução com a sociedade, de modo a atender o interesse público, que justifica a política de criação dos cursos, que tem por base a Resolução n° 06, de 20 de setembro de 2012, que pontua itens importantes como o de políticas de políticas de combate à evasão (BRASIL, 2014).

Cada campus do IFMT possui considerável autonomia para estabelecer outros critérios que auxiliem em políticas de combate à evasão e retenção escolar juntamente com o planejamento das demandas de ensino, pesquisa e extensão e este estudo buscou demonstrar que é possível identificar e classificar os motivos e/ou problemas internos através da Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência (GUT) que contribuem para a taxa de evasão e retenção no IFMT dos anos de 2011 a 2016 e propor uma Matriz SWOT com a intenção de servir de diagnóstico para estudos futuros discutirem e formularem planos de combate à evasão e retenção no IFMT.

A partir das concepções teóricas de diversos autores, houve também a importância de demonstrar através deste estudo resultados reais ligados a evasão e retenção na instituição estuda e não permear por questões secundárias relacionadas a evasão como problemas sociais e analfabetismo. Os referidos autores apresentam várias reflexões sobre os fenômenos de evasão e retenção, considerados complexos e foram ideias como bases teóricas para o desenvolvimento do presente estudo.

Este trabalho é importante tanto para a estratégia pedagógica e administrativa que é aplicada na formulação de políticas de combate a evasão e retenção no IFMT quanto para o balizamento entre a política pública aplicada (curso ofertado) e os interesses dos estudantes e sociedade. Do ponto de vista científico para o IFMT, ele é importante, por observar de forma metódica os estudos relacionados aos fenômenos apresentados que podem vir a beneficiar a permanência e êxito dos estudantes no IFMT, sempre considerando os aspectos formativos e humanísticos.

O objetivo deste trabalho é a partir de concepções teóricas, propiciar subsídios técnicos para auxiliar na análise e identificação de causas internas que estão relacionados diretamente com a evasão e retenção nos cursos do IFMT, com a intenção de identificar possíveis oportunidades de melhorias e eliminação de pontos fracos internos que contribuem para a alta taxa de evasão e retenção destes cursos através de uma matriz SWOT.

 

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

    1. ASPECTOS CONCEITUAIS DA EVASÃO E RETENÇÃO

A evasão escolar no ensino superior, seja na modalidade presencial ou a distância, tem se tornado um fator preocupante nas instituições de ensino públicas e privadas e se tornou um objeto de pesquisa há vários anos, onde os pesquisadores tentam entender suas causas e tentam mitigar soluções para esse problema tão salutar no ensino brasileiro e em outros países (CORDEIRO & GISI, 2018; FIUZA & SARRIERA, 2013; SILVA FILHO, MOTEJUNAS, HIPÓLITO, & LOBO, 2007;FAVERO, 2006).

A evasão é vista do ponto genérico como a interrupção na fase de estudos pelo aluno, porém, pelo dinamismo das metodologias aplicada nas práticas pedagógicas dos cursos presenciais e a distância existe uma categoria meio que é o caso de alunos retidos, que no ensino a distância podem ser entendidos como alunos matriculados que nunca se apresentaram para os mediadores ou colegas no ambiente de aprendizagem e nos cursos presenciais são os que não comparecem a sala de aula (FAVERO, 2006).

Além disso, com base no material estudado, foi percebido que o governo e os pesquisadores enumeram os diversos fatores que causam a evasão no ensino superior. O relatório elaborado pela ANDIFES em 1996 já trazia algumas características detectadas à época, pois o tema já mostrava preocupação e após 23 anos, ainda se faz necessária estudá-la como um fenômeno complexo e não como um problema comum. O relatório considera 03 tipos de evasão, sendo: a) evasão da instituição – instante em que o estudante encerra seu vínculo com o estabelecimento de ensino; b) evasão do sistema – o estudante abandona a sala de aula de forma escalonada ou definitiva; e c) evasão do curso – situações diversas (ANDIFES; BRASILEIRAS, 1996).

Houve também a caracterização das causas de evasão em endógenas e exógenas, onde as causas endógenas são demonstradas na relação do estudante com a instituição e as exógenas são expressas externamente e indiretamente ligada a condições e fatores impostos ao estudante e por sua condição pessoal em relação ao curso (BITTENCOURT; MERCADO, 2014).

Há caracterização da expectativa do aluno em relação ao curso ou à instituição que podem contribuir ou não para sua permanência no curso, além de assuntos de ordem acadêmica, pedagógica e sua própria expectativa profissional e de vida e que são fatores decisórios para o aluno decidir ficar no curso ou abandoná-lo (SANTOS BAGGI; LOPES, 2011; SILVA FILHO et al., 2007).

 

    1. MATRIZ GUT

A Matriz GUT é uma ferramenta administrativa voltada para priorização de tarefas. Esta ferramenta possibilita identificar a urgência, a gravidade e a tendência de cada vício administrativo dentro de uma organização de forma racional, podendo assim, auxiliar o administrador na tomada de decisão, pois ela possibilita a análise dos ambientes externo e interno (SCARTEZINI, 2009).

A gravidade é representada pelo resultado e/ou efeito do problema analisado caso venha a acontecer ou não seja resolvido. Já urgência está relacionada ao tempo disponível ou necessário para a resolução da situação analisada. E por fim, a tendência, demonstrada pelo potencial ou probabilidade do agravamento do problema e geralmente inversamente proporcional ao tempo gasto para a tomada de decisão.

A construção dessa ferramenta segue rotinas simples e efetivas como:

  1. identificar os problemas a serem analisados;

  2. atribuir o valor de cada problema segundo sua intensidade;

  3. Multiplica-se valores de cada problema da seguindo: (G) x (U) x (T);

  4. Elenca todos os elementos sempre priorizando o de maior pontuação.

As atribuições desses valores seguem uma escala decrescente de 5 (maior valor) para 1 (menor valor), podendo ser expresso pela Figura 1.

Quadro 1 – Valores da Matriz GUT

Fonte da Imagem: https://www.daexe.com.br/2018/08/07/matriz-gut/.

 

Com base na perspectiva da gravidade do problema, na urgência que ele precisa ser solucionado e na tendência do problema se agravar de lenta ou rapidamente, a organização consegue priorizar as ações que devem ser tomadas.

 

    1. MATRIZ SWOT (STRENGHTS, WEAKNESS, OPPORTUNITIES E THREATS)

A matriz SWOT, também conhecida no Brasil como matriz FOFA é uma das mais conhecidas ferramentas de planejamento estratégico, sendo composta pelos seguintes aspectos: pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças e tem como objetivo realizar uma análise da organização internamente e externamente, possibilitando a verificação e categorização de diversos pontos de melhorias para a organização e ainda oportuniza uma auto verificação da posição estratégica de uma determinada organização dentro do seu nicho de atuação (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2011).

 

  1. MÉTODO DE PESQUISA

A metodologia de pesquisa agrega as concepções teóricas de abordagem, as técnicas que possibilitam a elaboração dos instrumentos de pesquisa e coleta de dados e procedimentos metodológicos que norteiam um processo de pesquisa, além de levar em conta as múltiplas determinações que envolvem a visão de mundo e as referências teóricas dos pesquisadores (MINAYO, DESLANDES, NETO & GOMES, 1994).

No campo das concepções teóricas de abordagem, o método é entendido como o caminho trilhado para se chegar a determinado fim e o método científico como o conjunto de procedimentos intelectuais, técnicos e científicos adotados para se chegar ao conhecimento (GIL, 2008a).

Desse modo, a metodologia de pesquisa será do tipo descritiva, pois os fenômenos “evasão e retenção” foram os norteadores da pesquisa, enquanto, o procedimento técnico será exploratório, em que se busca aumentar o conhecimento sobre o fenômeno pesquisado, definindo-o com mais precisão e uma vez que foi realizado por meio de levantamento documental – bibliografias, estudos técnicos e legislações (FLICK, 2013).

O instrumento de coleta de dados quantitativos secundários se dará por meio análise documental em bases institucionais dos sistemas de controle acadêmico e de governo (Q-Acadêmico, SISTEC, Plataforma Nilo Peçanha e relatórios técnicos), uma vez que este instrumento proporciona o diálogo entre os trabalhos produzidos e a teoria existente e espera-se trazer contribuições para a compreensão da questão educacional e ainda elucidar a importância das pesquisas realizadas pela metodologia de análise documental, pois proporcionam uma melhor visão do problema ao invés de se preocupar em respondê-lo definitivamente. Considerando ainda que o fenômeno de evasão e retenção é considerado complexo, a escolha do instrumento se mostra pertinente, uma vez que esta análise tem a intenção de produzir conhecimento aproximativo do fenômeno para gerar conhecimento e abrir hipótese que conduzam à outras verificações por outros meios (OLIVEIRA, 2011; GIL, 2008b).

O diagnóstico quantitativo foi feito através do estudo e análise dos dados quantitativos referentes à retenção e evasão disponibilizados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) através da Plataforma Nilo Peçanha e SISTEC e do sistema acadêmico do IFMT. A natureza da pesquisa é qualiquantitativa, uma vez que a análise descritiva dos dados coletados foi realizada com as ferramentas matriz GUT e matriz SWOT. No Quadro 1 é possível verificar a metodologia aplicada.

Quadro 1. Classificação da Metodologia

Classificação quanto aos objetivos de pesquisa

Classificação quanto a natureza da pesquisa

Classificação quanto à escolha do procedimento técnico

Classificação quanto a natureza dos dados

Classificação quanto a técnica de coleta de dados

Classificação quanto a técnica de análise de dados

* Descritiva

* Qualiquantitativa

* Levantamento documental

* Dados secundários

* Análise documental e/ou bases institucionais

* Matriz GUT

* Matriz SWOT

Fonte: (OLIVEIRA, 2011), adaptado pelo autor.

 

No Quadro 2 é possível verificar as etapas e/ou procedimentos de investigação para a construção dos resultados.

Quadro 2. Especificações dos procedimentos adotados

Etapas

Especificações

1. Procedimentos metodológicos

Foi realizado o levantamento documental, através de pesquisas em artigos, livros e revistas por temas ou assuntos relacionados aos fenômenos abordados neste trabalho e que serviram de base para a discussão e exposição científica.

2. Matriz GUT

Através do levantamento documental foi possível construir a matriz relacionando os principais problemas enfrentados pelo IFMT classificados de com sua gravidade, urgência e tendência.

3. Matriz SWOT

Durante a coleta e análise de dados, foi possível identificar informações para construir a matriz SWOT deste trabalho.

4. Análise dos dados

Interpretação dos dados coletados e sua representação através de representações gráficas e

Fonte: (FLICK, 2013), adaptado pelo autor.

 

 

 

  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Este estudo foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso, autarquia federal do ramo de educação que presta serviços de ensino, pesquisa e extensão com 19 campi espalhados por todo o estado de Mato Grosso.

Considerando a interpretação dos autores é possível distribuir as causas de evasões e retenções em internas (Didático-Pedagógico e Procedimentos Administrativos) e externas (Sócio-Política e situações individuais) e o objetivo deste trabalho, a partir de concepções teóricas, foi demonstrar a existência de subsídios técnicos para auxiliar na análise e identificação de causas internas que estão relacionados diretamente com a evasão e retenção nos cursos do IFMT, com a intenção de identificar possíveis oportunidades de melhorias e eliminação de pontos fracos internos que contribuem para a alta taxa de evasão e retenção destes cursos através de uma matriz SWOT.

Esta pesquisa se mostra oportuna e se justifica pelos índices expressos na Tabela 1, demonstrando assim a necessidade de ações no combate a evasão. É salutar explicitar que esta tabela traz as informações de todos os cursos e campi do IFMT, traduzindo assim, que cada campus tem seus próprios índices, mas estão inseridos dentro deste universo de amostragem.

A análise de dados na instituição se limitou aos fatores internos, uma vez que estes são mais promissores de intervenções pela gestão administrativa e também pela importância de impactos diretamente relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica e situações que desmotivam e conduzem o aluno a evadir do curso ou atrasar seus estudos e/ou ficarem na condição de retenção escolar.

Em se tratando de diagnóstico quantitativo, a Tabela 1 representa numericamente os índices de retenção e evasão, através de levantamento de dados extraídos do SISTEC e Plataforma Nilo Peçanha e tomou por base os dados referentes aos anos de 2011 a 2016 conforme abaixo.

Tabela 1. Índices de retenção e evasão dos cursos do IFMT em Percentual (%)

Fonte: (SISTEC; 2019), adaptado pelo autor

 

Para fins de esclarecimento, neste estudo, a taxa de evasão refere-se ao percentual de matrículas finalizadas evadidas em relação ao total de matrículas efetivadas e este indicador possui relação direta com a duração dos cursos; já a taxa de retenção refere-se ao percentual de alunos retidos em relação ao total de matrículas e este indicador mostra a quantidade de alunos que atrasaram a conclusão do seu curso de um universo total de matrículas efetivadas em cada período.

Foi possível analisar e classificar 10 problemas de modo hierárquico, escalonando os problemas de maior importância para os de menor importância associadas aos fenômenos estudados, à evasão e retenção escolar no IFMT e estão dispostos conforme o Quadro 3.

Quadro 3 – Resultado da Matriz GUT

FATORES INTERNOS CAUSADORES DE EVASÃO EM CURSOS

Resultado G x U x T

Priorização

PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS

 

Falta ou insuficiência de material pedagógico e equipamentos adequados para atendimento a pessoas com necessidades específicas

27

Falta de acompanhamento efetivo e constante do docente em relação ao desenvolvimento do estudante

45

Dificuldade de adaptação à organização didático-pedagógica (regime semestral, matrícula por disciplina, dependência, entre outros)

48

APOIO FÍSICO AOS ESTUDANTES

 

Estruturas apropriadas para o apoio ao ensino como laboratórios, bibliotecas, salas de estudos complementares, equipamentos de informática, entre outros.

80

APOIO PEDAGÓGICO AOS ESTUDANTES

 

Dificuldade de adaptação à didática utilizada pelo professor

60

Metodologia utilizada pelos professores

62,4

Dificuldade com a metodologia de avaliação

16

APOIO INSTITUCIONAL AOS ESTUDANTES

 

Projetos e ações de apoio ao aprendizado dos estudantes

75

Incentivo a políticas de assistência estudantil

24

Fonte: elaborado pelo autor

 

De acordo com o resultado da matriz GUT apresentada, foi observado que o primeiro problema é o fator mais considerável para a instituição não deixar seus estudantes evadirem ou ficarem retidos, considerando que a infraestrutura disponível é um componente essencial da qualidade do ensino, pois em se tratando de análise na verdade esse problema é uma condição básica que afeta diretamente na qualidade de ensino aprendizagem (SATYRO & SOARES, 2007).

O segundo problema e também expressivo que leva à evasão e retenção é a falta de projetos e ações de apoio extra classe, ou seja, fora da sala de aula como aulas de reforço e nivelamento, visitas técnicas, projetos de monitoria, entre outros.

O terceiro e quarto problema já são indissociáveis, pois não existe abordagem didática sem a avaliação praticada pelo professor e estes são fatores internos que causam tanto a evasão, quanto a retenção. O ato pedagógico é composto por planejamento, execução e avaliação e quando não executados de forma concisa e congruente com a realidade dos estudantes, causam frustração dos envolvidos. Desse modo, é possível se afirmar, que para que o conhecimento seja gerado no estudante, a didática e avaliação por parte do ensinador deve ser planejada para aproximar a realidade social e econômica dos estudantes da realidade acadêmica e científica (LUCKESI, 2011).

O quinto e o sexto problema estão correlacionados, pois independente das metodologias utilizadas pelos professores, elas não são consideradas neutras e devem pressupor posicionamentos diante da dinâmica social, cultural, política, econômica, entre outras, além de exprimir durante o processo de ensino aprendizagem a visão de homem, cidadão e sociedade. O planejamento durante a construção da metodologia que será usada deve sempre visar o acompanhamento e auxílio aos estudantes com dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem (CANDAU, 2010).

O sétimo e oitavo problema estão correlacionados, pois na maioria das vezes são quesitos essenciais e necessários para a manutenção dos estudantes na instituição, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade, desde o processo seletivo de entrada que garanta o acesso de pessoas com deficiência e vulnerabilidade, como a adaptação física e de equipamentos para aproximar as diferenças, além de que, a instituição é uma importante atora no sucesso ou fracasso desses estudantes em situação desfavorável ao seu quadro social e tem o dever de tentar proteger a inserção e inclusão na sociedade (SAUL, 2008).

O nono problema é considerado interno, uma vez que o estudante se depara com uma Organização Didática exclusiva, quando comparada à do estado de Mato Grosso, além de que cada curso tem suas particularidades regimentais de forma semestral, anual, por disciplina, entre outros, e associando as dificuldades de entendimento e adaptação às normas impostas ao quadro de defasagem que este aluno chega na Instituição, acaba por exclui-lo quando não percebida.

 

 

 

4.1. MATRIZ SWOT

 

A ferramenta escolhida para dar aporte à matriz GUT foi a matriz SWOT com a finalidade de mostrar o panorama e visão interna e externa do ambiente do IFMT e mostrar os pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças com base nos problemas detectados ao longo do estudo e demonstrados na matriz GUT, conforme o Quadro 4.

Apesar do estudo ter objetivado elencar os motivos internos que causam evasão e retenção escolar, a matriz SWOT traduz um panorama do ambiente externo que também influenciam esses problemas internos.

Quadro 4. Matriz SWOT

AMBIENTE EXTERNO

AMBIENTE INTERNO

 

Oportunidades

 

* Envolver a família em projetos extraclasses

* Criar grupos de trabalho com a comunidade interna e externa para combate a evasão e retenção

* Divulgar os processos seletivos e levar informações que já evitem a evasão por entrada frustrada na instituição

* A instituição deveria buscar mais parcerias de trabalhos para egressos e estágios para os estudantes com a intenção de diminuir a evasão e retenção.

 

Pontes Fortes

 

* A instituição oferta aulas de nivelamento e monitoria de forma constante

* A infraestrutura de laboratórios específicos é razoavelmente boa

* Alguns campi oferecem moradia estudantil

* Existe fomento para atividades desportivas

* Possui uma incubadora de empresas com o objetivo de fomentar e incentivar possíveis alunos empreendedores

 

Ameaças

 

* Cortes de verbas necessárias para a assistência estudantil, ampliação de bolsas, investimentos em infraestrutura, capacitação dos docentes, entre outros.

* Expansão de oferta de cursos técnicos pelo governo do estado de Mato Grosso e instituições particulares

 

Pontos Fracos

 

* Falta de rotina para acompanhamento de presença para evitar a evasão e retenção

* Vários campi não possuem infraestrutura inclusiva para pessoas com deficiência

Fonte: elaborado pelo autor

 

  1. CONCLUSÕES

O objetivo proposto neste estudo foi alcançado, uma vez que as matrizes GUT e SWOT serviram como fonte de diagnóstico e informações norteadoras de tomada de decisões na instituição, onde foi possível identificar e classificar os problemas por grau de prioridade de intervenção, bem como mostrar pontos de possíveis melhorias que podem ser aproveitados pela instituição. O presente estudo foi limitado a análise das causas internas, uma vez que estas são passíveis de ação pela instituição e são exequíveis, pois a instituição convive com os fenômenos de evasão e retenção diariamente e sempre buscam bases científicas para apoiarem suas decisões.

Como resposta ao problema de pesquisa é possível afirmar que este estudo pode facilitar a criação de estratégias, bem como auxiliar em tomadas de decisões pelo IFMT para a redução do índice de evasão e retenção escolar, bem como é salutar destacar a relevância e oportunidade de realização de estudos que aprofundem os temas complexos de evasão e retenção escolar, uma vez que esses transpassam a objetividade institucional, auxilia de uma forma científica e inovadora na gestão educacional pública por tratar diretamente em causa da evasão e retenção escolar e não em problemas secundários como a alfabetização ou problemas sociais.

 

  1. REFERÊNCIAS

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