EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: RELATORIO E ATIVIDADE EM SALA DE AULA
Andressa Mayara de Souza Gazin Barrionuevo
Nathally da Silva Mendes
Juliana Aparecida da Silva
RESUMO
O conceito educacional pode ser considerado como sendo um processo que está relacionado com a sociabilização, e esta contém um caráter permanente, e ela é colocada em prática em diversos locais que possuem convívio social, realizando a integração da pessoa à sociedade. Quando se observa a educação e importância que a mesma possui, tem-se que todos são responsáveis pela educação, de maneira a abranger tanto o poder público, a sociedade e a comunidade escolar em todos seus níveis de ensino. Devido a isto levanta-se o questionamento acerca de como a mesma é realizada no decorrer de um período pandêmico. Para isto o presente trabalho estabeleceu como objetivo geral relatar acerca da segurança humana, além disto contém como objetivos específicos relatar sobre a educação, os direitos humanos e a relação existente entre estes conceitos. A COVID-19 acarretou uma série de problemas de cunho emergencial, de maneira que a pandemia fez com que os alunos se afastassem do contato social, sendo que isto acarretou afastamento tanto da educação básica e do ensino superior, das salas de aula. O estágio consiste em uma ferramenta de suma importância para a vida acadêmica de um aluno de forma que este auxilia o estagiário a ser preparar para a vivência no ambiente de trabalho que deseja. Ao realizar o estágio é possível adquirir grande conhecimento em todos os momentos tanto na prática quanto no momento de realizar a preparação de aula para os alunos.
Palavras-chave: Pandemia. Isolamento. Educação.
INTRODUÇÃO
Ao analisar a educação, observa-se que esta possui grande relevância fazendo-se necessária para a compreensão do entendimento dos direitos humanos, devido ao fato de que por meio desta torna-se possível realizar a concretização destes direitos, fazendo com que haja uma cultura universal deles, contribuindo para que exista um alicerce para uma sociedade que atue de forma justa e igualitária.
Quando se observa a educação e importância que a mesma possui, tem-se que todos são responsáveis pela educação, de maneira a abranger tanto o poder público, a sociedade e a comunidade escolar em todos seus níveis de ensino. Devido a isto levanta-se o questionamento acerca de como a mesma é realizada no decorrer de um período pandêmico.
Para isto o presente trabalho estabeleceu como objetivo geral relatar acerca da segurança humana, além disto contém como objetivos específicos relatar sobre a educação, os direitos humanos e a relação existente entre estes conceitos.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
De acordo com a Organização Pan Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) se tornou uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em janeiro de 2020, e em março, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Foram confirmados no mundo, até o dia 3 de agosto de 2020, 17.918.582 casos de COVID-19 e 686.703 mortes (OMS, 2020). Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, alguns podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, entre outros. Para orientar a população mundial de como proteger a si e aos outros, a OMS recomenda que praticar a higiene das mãos e respiratória é a melhor maneira de proteção, além de manter uma distância de pelo menos um metro entre os indivíduos (OMS, 2020).
O conceito educacional pode ser considerado como sendo um processo que está relacionado com a sociabilização, e esta contém um caráter permanente, e ela é colocada em prática em diversos locais que possuem convívio social, realizando a integração da pessoa à sociedade. Além disto este conceito pode abranger outras ações como que se referem ao ensino e aprendizado, de adequação e adaptação. Sendo assim, o equilíbrio social está relacionado com um processo educacional que contenha qualidade, e a compreensão desta possui grande relevância, não apenas como forma de alcançar o conhecimento, mas também sendo utilizada como sendo uma ferramenta de transformação que atua frente ao desenvolvimento da pessoa, possibilitando assim, a estruturação de um cidadão (VIANNA, 2006).
Considerando isto compreende-se que o desenvolvimento do processo educacional é considerado uma atividade fornecimento obrigatório por parte do o Estado e da família, e esta por sua vez tende a ser incentivada por todos aqueles que compõe a sociedade, com o objetivo de acarretar a evolução do ser humano, preparando-o para suas atividades como cidadão posteriormente, considerando também como uma forma de qualificação para posteriores trabalhos (VIANNA, 2006).
A educação pode ser entendida como sendo o desenvolvimento do aprendizado e socialização, essencial para o desenvolvimento dos cidadãos e da comunidade na qual está inserido, sendo que este encontra-se perante a estruturação de uma sociedade que almeja busca o bem para todos (VIANNA, 2006, p. 23).
As habilidades de um professor são de suma importância, sendo que isto é motivo de diversas discussões, pois isto relaciona-se diretamente com a maneira que o conhecimento será repassado e se a criança irá conseguir absorver. Para ocorrer uma formação educacional de qualidade os professores devem possuir as habilidades necessárias para realizar a mediação do processo ensino-aprendizagem, e no que diz respeito a Educação Especial, esta perpassa os diferentes níveis e modalidades educativas (ZAIAS., 2011)
O sucesso de um professor deve ser baseado em um processo constante de aprendizado para conseguir uma boa transferência de conhecimento. A estruturação de um professor é estimulada mantendo sempre uma perspectiva crítico-reflexiva, sendo que esta concebe possibilidade de pensamento autônomo de maneira a facilitar as dinâmicas de auto formação participada (ZAIAS., 2011).
Instituições que fornecem educação como creches, escolas, universidades, possuem suas ações presenciais suspendidas por conta dos problemas com coronavírus, desta maneira observa-se que milhares de pessoas foram afetadas por isso em todo o país. Mesmo este acontecimento sendo algo que contém um prejuízo incalculável para o ensino e a aprendizagem, a suspensão das aulas é tida como sendo uma forma de tentar reduzir a disseminação do vírus, tendo em vista que a escola é um ambiente de natural contato (PASINI et al., 2020).
A COVID-19 acarretou uma série de problemas de cunho emergencial, de maneira que a pandemia fez com que os alunos se afastassem do contato social, sendo que isto acarretou afastamento tanto da educação básica e do ensino superior, das salas de aula. Devido a dificuldade de lidar com a situação os profissionais desta área tiveram que se superar, incluindo docentes, incluindo toda a sociedade (PASINI et al., 2020).
A inserção de novas tecnologias a serem inseridas na educação de forma emergencial acarretou uma relação entre os valores inseridos pela tecnologia e os costumes de um lugar como os do outro, ou seja, é no lugar fronteiriço que ocorrem os encontros com o estranho, o desconhecido, proporcionando a experiência do “além-limite” (PASINI et al., 2020).
Desde os últimos tempos do século XX, a sociedade vem passando por diversas modificações que podem ser consideradas como sendo profundas transformações acarretadas principalmente pela evolução que acontece por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que, afeta o cotidiano das pessoas, exerce reflexo sobre outros três grandes eixos do Ensino Superior Brasileiro: estruturação e socialização do conhecimento, a elevação do valor do processo de aprendizagem e a estruturação dos trabalhadores competentes e cidadãos (MASETTO, 2015).
Anteriormente ao conhecimento, era estruturado e estabelecido por meio das Universidades são encontrados ao alcance de todos, sendo que isto ocorre por meio das bibliotecas e das aulas ministradas pelos docentes, de maneira a adquirir e reproduzir as informações e práticas profissionais. Nos dias atuais o conhecimento, mesmo que ainda seja encontrado em sua maioria em instituições como bibliotecas e universidades, observa-se que estas fontes multiplicaram-se no decorrer dos anos, sendo que estes abrangeram diversos espaços e ambientes que atuam como sendo locais de pesquisas que mesmo não estando relacionados a universidades, laboratórios industriais, empresas , Ongs, Organismos públicos e privados voltando-se para projetos que realizam atividades intervencionais na realidade e criadores de programas e de políticas governamentais em todos os níveis (MASETTO, 2015).
O desenvolvimento do aprendizado ocupa a centralidade do processo de ensino, sendo que isto quer dizer que anteriormente a atenção era dada para o ato de ensinar compreendido como sendo o método de transmitir as informações e os temas das disciplinas aos discentes, atualmente o foco está estabelecido no aumento do valor do processo de aprendizado (MASETTO, 2015).
O novo profissional da educação necessita minimamente estar familiarizado com a cultura geral mais abrangente, com as habilidades de aprendizado e competência, habilidades comunicativas, domínio da linguagem informacional, saber usar meios de comunicação e articular as aulas com as mídias e multimídias (LIBÂNEO, 2012).
Para que exista um serviço realizado com eficiência observa-se que para que exista uma continuidade no ensino necessita-se que seja criada uma relação entre os professores e os alunos, de maneira que este relacionamento é de suma relevância para que consiga desempenhar um ensino satisfatório, demonstrando assim a importância do professor frente a educação.
VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
Ao vivenciar o período do estágio observou-se o quão relevante é a atuação do professor perante a educação, observando que até mesmo em época de pandemia a educação é algo que não pode sessar sendo necessário em todas as situações. Além disto com a realização deste estágio foi possível observar uma nova perspectiva da didática, devido ao fato de que por conta de as aulas estarem sendo realizadas de maneira remota a metodologia utilizada teve que ser adequada por conta dos aspectos diferentes.
Contudo a realização destas aulas tende a ser seguindo o que está contido no PPP da escola, para manter os objetivos pré-estabelecidos.
Observou-se que para a execução das aulas foi necessário um período de preparação para que tanto os professores como também os pais/ responsáveis pudessem se adaptar a nova situação. O estágio mesmo realizado a distância possui uma grande relevância devido ao fato de que mesmo não possuindo contato físico com os alunos pode ser visto como uma grande fonte de conhecimento, devido ao fato de que foi necessário elaborar aula, estudar metodologias entre outros fatos. Devido a pandemia e a ausência do contato físico e proximidade uma das dificuldades é o controle sobre os alunos no momento da aula, sendo necessário uma grande organização para que todos possam se expressar.
IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (CONSIDERAÇÕES FINAIS)
O estágio consiste em uma ferramenta de suma importância para a vida acadêmica de um aluno de forma que este auxilia o estagiário a ser preparar para a vivência no ambiente de trabalho que deseja. Ao realizar o estágio é possível adquirir grande conhecimento em todos os momentos tanto na prática quanto no momento de realizar a preparação de aula para os alunos.
Além disto com a realização deste estágio foi possível observar uma nova perspectiva da didática, devido ao fato de que por conta de as aulas estarem sendo realizadas de maneira remota a metodologia utilizada teve que ser adequada por conta dos aspectos diferentes, principalmente quando se considera a atual situação pandêmica.
REFERÊNCIAS
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. ed. São Paulo: Cortez, 2012
MASETTO, M. T. Desafios para a docência no Ensino Superior na contemporaneidade. In: CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M. de; FARIAS, I. M. S. de F.; LIMA, M. do S. L. (org.).
Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola e formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 4, p. 779-795.
OPAS/OMS. Representação da OPAS no Brasil. “Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus)”; Brasil, 28 jul. 2020.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, É.; ALMEIDA, L. H.C. A EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM TEMPOS DE
PANDEMIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2020.
VIANNA, C. E. S. Evolução histórica do conceito de educação e os objetivos constitucionais da educação brasileira, 2006. Disponível em: <http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/janus/article/viewFile/41/44>. Acesso em: 27 set 2021.
ZAIAS, E. O Currículo da Escola no Hospital: uma análise do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar- SAREH-PR. Ponta Grossa: UFPG, 2011.
A NEXO 1 I
ANEXO B
MANUAL DA BRINQUEDOTECA
(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
MODELO DO RELATÓRIO DA ATIVIDADE
(Tópicos que precisam ser abordados em forma de redação no relatório).
Disciplina: Lúdico e musicalização na educação infantil
A data da aplicação e/ou observação: 26.04.22
O tema escolhido: Caranguejo não é peixe
A música deve ser utilizada como elemento lúdico e recreativo, mas não se restringe somente a isso, pois possui uma bagagem cultural e social que influencia no desenvolvimento da linguagem oral e corporal das crianças.
Os educadores devem ter consciência de que a música no ensino aprendizagem colabora para a formação do indivíduo e auxilia as crianças a superar progressivamente as suas aquisições de forma criativa, pois a música tanto dentro quanto fora da sala de aula contribui para a formação dos mais variados grupos sociais.
A música é entendida como um agente facilitador do processo cognitivo e os educadores devem explorar todas as possibilidades que ela tem a oferecer pois está ligada ao conhecer do corpo, da mente e das emoções.
Se os objetivos os foram alcançados (justificando a resposta):
Sim. O objetivo desta atividade foi ressaltar a importância da utilização da musicalização infantil e os benefícios que essa ferramenta pedagógica pode trazer para a aprendizagem dos educandos no que se refere as práticas lúdicas de ensino da educação infantil, em que a linguagem inata da criança se traduz pela brincadeira e pela forma prazerosa em aprender. Vale ressaltar o desenvolvimento da socialização e da ludicidade por meio da música, pois na educação infantil, há muito a questão de dizer os nomes dos colegas e saudações de maneira musical, além do fato que as crianças usam sons de forma natural.
E considerações finais: aspectos positivos e negativos da prática:
Aspectos positivos: Desenvolvimento da criança com a inserção da música de forma lúdica.
Aspectos Negativos: Se a inserção não for de acordo com a faixa etária não haverá um desenvolvimento adequado.