A ATUAÇÃO DO DOCENTE EM SALA DE AULA E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Raroilde Pereira de Sousa
Silvana do Nascimento Magalhães Guia
Suzan Mara da Costa Corrêa
Eva Jacob de Almeida França
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo compreender sobre a atuação do docente em sala de aula e a importância do planejamento escolar. Pois sabe-se que o planejamento pedagógico é uma etapa essencial para o bom andamento das atividades em sala, ele permite ao docente vislumbrar o funcionamento da disciplina à luz do projeto pedagógico. Este trabalho apresenta fundamentos que analisam a importância do planejamento no contexto escolar através de ações significativas que resultam com a prática do planejamento escolar. Este artigo foi elaborado através de pesquisas bibliográficas e leituras complementares, aprimorando conhecimentos sobre a importância do planejamento no contexto escolar. Diante as leituras realizadas certifica-se que se deve planejar as ações antes de executá-las, para obtenção de sucesso. Dessa maneira observa-se que o planejamento contribui decisivamente para melhorias na qualidade de ensino, uma vez que permite ao docente conhecer todo o seu processo pedagógico desde a construção da disciplina até sua execução propriamente dita, por meio das definições, seleção de conteúdos, metodologia e bibliografias. Entretanto é importante ressaltar que o processo de construção do plano de ensino, são informações básicas e essenciais a todo professor, pois o planejamento possibilita ter uma visão em relação ao contexto e as ações a serem realizadas, dessa maneira quando planejamos construímos mentalmente o que queremos alcançar e como trabalharemos para que realize conforme planejado. Este ato de planejar nos permite ter uma visão ampla da nossa atuação como também o estudo de novas abordagens para melhor atender a nossa necessidade.
Palavras-chave: Educação. Planejamento Escolar. Docente.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo compreender a atuação do docente em sala de aula e a importância do planejamento escolar, fazendo uma abordagem sobre a importância desse instrumento em sala, as principais ações e as melhorias obtidas através da prática do planejamento escolar. Dessa maneira a construção deste artigo tem grande importância pois surge da necessidade de relacionar a teoria com a prática, onde foi possível verificar que muito se fala em planejamento em todos os aspectos, porém na prática muitos não saem do papel. Sendo assim foi realizado diversas pesquisas bibliográficas no decorrer do processo, como também, leituras complementares, objetivando aprimorar os conhecimentos sobre a importância que o planejamento tem para a escola.
Nessa perspectiva pode-se dizer que o planejamento escolar está em constantes mudanças e se faz necessário novas metodologias que venham inovar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-as importantes ferramentas na elaboração e execução do planejar. Sendo assim vale ressaltar que a tarefa de planejar não é fácil, porém é a partir dele que encontramos uma saída para alcançar mudanças significativas, que, no contexto escolar, facilitam a ação do professor em todos os níveis e modalidades de ensino. Portanto o planejamento é de extrema importância, desde que, na sua elaboração, os principais autores saibam relacionar os conteúdos com a realidade educacional. Pois o plano não deve estar desvinculado das relações que há entre a escola e a realidade do aluno, no sentido de buscar novos caminhos, cujo objetivo é transformar a realidade existente.
Diante de diversas leituras pode-se dizer que o planejamento, no contexto escolar, é uma tarefa do docente que inclui tanto a previsão de atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em fase dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
O presente trabalho destaca o planejamento como uma importante ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois, possibilita aos indivíduos organizar-se para ter maior êxito em sua prática. Dessa forma o planejamento pedagógico é extremamente importante para alinhar os objetivos da instituição com as práticas aplicadas e, claro, com as possibilidades da escola. Sendo assim, durante a construção do planejamento pedagógico, a escola também consegue levantar e analisar o desempenho do período anterior. Identificando falhas, deficiências e estratégias que foram bem empregadas, atingindo os melhores objetivos. Tornando-se, assim, uma ótima ferramenta de melhoria contínua. Entretanto um bom planejamento pedagógico facilita a prática de todos os profissionais da educação. Afinal, eles terão um guia com as diretrizes a seguir e podem focar esforços, criatividade e tempo em atividades mais complexas, durante o ano letivo.
Nesse contexto, vale ressaltar também que um dos maiores benefícios do planejamento pedagógico é a compreensão das capacidades e habilidades dos estudantes. E o empenho para fazer das estratégias educacionais um elo de empatia, que facilita as trocas, dinâmicas e, claro, o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Sendo assim, o plano pedagógico também consegue antecipar alguns imprevistos e disponibilizar soluções para eles. Entretanto, outro ponto relevante do planejamento é que ele pede da equipe pedagógica uma revisão das ações e dos resultados do passado: refletir com criticidade o trabalho pedagógico é uma das funções do planejamento. Dessa maneira a cada novo planejamento, o docente tem a possibilidade de analisar e refletir criticamente o trabalho pedagógico que está desenvolvendo. Buscar, novas estratégias poderão ser pensadas para que a continue avançando de maneira constante, atentando às novas demandas que possam aparecer.
Diante disso, pode-se dizer que o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Segundo Libâneo (2001, p. 221),
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar - objetivosconteúdos-métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político.
Por essa razão o planejamento, é uma atividade de reflexão a cerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade. Pois um bom planejamento pedagógico possibilita que os educadores consigam atingir as metas e objetivos traçados com muito mais facilidade.
Por fim, o planejamento é um desafio e a escola precisa constantemente corresponder às expectativas dos educandos, educadores, pais e comunidade em geral, de modo que nenhuma ação será desenvolvida sem o conhecimento acerca do que, necessariamente, os estudantes desejam aprender. Diante disso, o planejamento reflete na realidade inserida na escola, a fim de dar condições à formação específica de cada turma e cada educando, atuando como o fio condutor da atividade educativa a serem desenvolvidas, cogitando os saberes, as práticas pedagógicas e os elementos de cada escola, pelo meio das quais os educadores obtêm resultados satisfatórios de seu fazer pedagógico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que o planejamento deve ser o alicerce na realização de qualquer atividade a ser desenvolvida, seja ela a curto, médio ou longo prazo e, no contexto educacional, este tem grande importância no andamento das práticas pedagógicas, visando melhorias na educação. Diante disso, não adianta só discutirmos sobre a importância do planejamento e seus aspectos, é necessário que estejamos abertos a novos conhecimentos que nos possibilitem inovar as práticas pedagógicas e o planejamento deve ser, acima de tudo, um veículo para alcançarmos tais objetivos.
Entretanto, diante das leituras realizadas podemos nos certificar de que devemos planejar nossas ações antes de executá-las, para que tenhamos sucesso. Pois mesmo diante de vários conceitos do que seja planejar, uma coisa é certa: antes de planejarmos devemos ter em mente os objetivos que pretendemos alcançar, para que nosso planejamento não passe de uma metáfora e a nossa ação não surja como mais uma, e sem sucesso. Portanto o ato de planejar faz com que evitemos eventuais erros em relação a determinados assuntos. Pois ao planejar, temos acesso a um vasto campo de possibilidades, uma vez que precisamos pesquisar para elaborar as aulas, como também, nos possibilita refletir sobre vários aspectos ocorrentes no nosso dia a dia.
Por fim pode-se concluir que o planejamento é um recurso que nos permite traçar objetivos e metas para que possamos nos programar e organizar nossas atividades. Pois para se planejar de forma precisa, é necessário sempre um processo de reflexão, para tornar a decisão sobre a ação, visando à concretização dos objetivos, em prazos determinados e definidos.
REFERÊNCIAS
GERHARDT, Tatiana Engel (Org.). Pesquisa Bibliográfica. In: MÉTODOS DE PESQUISA. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf> acesso em: 17/09/2019.
GAMA, Anailton de Souza; FIGUEIREDO, Sonner arfux de. O planejamento no contexto escolar. Disponível em: < http://discursividade.cepad.net.br/EDICOES/04/Arquivos04/05.pdf> Acesso em: 17/09/2019.
LIBANEO, José Carlos. O planejamento escolar. In: Didática. São Paulo: Cortez, 1994.SCHEWTSCHIK, Annaly. O planejamento de aula: Um instrumento de garantia de aprendizagem. 2017.
SPUDEIT, Daniela. Elaboração do Plano de Ensino e do Plano de Aula. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: < http://www.biblioteca.unirio.br/cchs/eb/
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento.Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, 2012, v.10, n.1. p
CANDAU, V.M. ; LELIS, I.A. A relação Teoria-Prática na formação do educador.Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. Petrópolis: Vozes. 1999. p.56-72.
CASTRO, Amélia Domingues de. Didática para escola de 1º e 2º graus. 9ª ed. São Paulo: Pioneira, 1987.
DALMAS, Ângelo. Planejamento participativo na escola. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003.
FIORENTINI, D.; SOUZA JR. A & MELO, G. A. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In GERALDI, C.M.G.; FIORENTINI, D & PEREIRA, E.M.(Orgs). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: ALB e Mercado de Letras, 1998, p.307-335.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 13ª ed. São Paulo: Editora Loyola, 1983.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.
PARRA, Nelson. Planejamento de currículo. Revista Nova Escola. nº 5. 1972.
PILETTI, Claudino. Didática geral. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2008.
SAVIANI, D. A nova lei da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.