A IMPORTÂNCIA DA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS E INFORMAÇÃO NA ATUALIDADE
Ângela Maria Baumgarten[1]
RESUMO
Ao falarmos de conhecimento e informação muitas são as dúvidas sobre como evoluímos, para sanar algumas delas, este estudo procurara apresentar o que é a aquisição de conhecimentos e informação e com ele ocorre por meio da argumentação de alguns atores selecionados para explanar sobre o assunto. Na sequência será apresentado informações sobre a importância de se desenvolver e adquirir conhecimentos e informação, aprendendo assim como evoluímos enquanto sociedade em formação, quais as maneiras utilizadas para se manter a informação e o conhecimentos vivos ao logo de todos estes anos de existência humana, para então se chagar as mudanças que ocorreram na humanidade e que fizeram com que tivéssemos as formas atuais de preservação, aquisição e apresentação atual dos conhecimentos. Com tudo poderemos assim definir qual a importância da aquisição do conhecimento e da informação na atualidade, pois a mesma direciona os acontecimentos da sociedade e as formas de aquisição mais recente.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição. Conhecimento. Mídias Tecnológicas.
1- INTRODUÇÃO
O estudo tem como objetivo procurar saber qual é a importância da aquisição do conhecimento e da informação na atualidade, podendo assim compreender como a sociedade veio ao longo dos anos modificando sua forma de aprendizado, no intuito de evoluir.
A pesquisa buscará por meio de autores e estudiosos compreender a evolução das formas de guardar, preservar e apresentar os conhecimentos que a humanidade possuiu durante sua evolução social, e assim entender qual é a importância de se preservar os conhecimentos humano para a formação das novas gerações.
O primeiro ponto a ser abordado é justamente definir o que é apropriação dos conhecimentos, como isso ocorre, já que existiram várias formas de se manter o conhecimento vivo para que a humanidade possa evoluir.
Buscar-se há ainda compreender a importância de se adquirir as informações e conhecimentos de forma correta, já que na atualidade temos muitos meios e processos de aquisição da informação e todo cuidado é pouco, pois com uma grande disciminação de informação por vários meios, deve levar o leitor e pesquisador a estar atenta as falsas informações.
O estudo em si será norteado por uma pesquisa bibliográfica a respeito do assunto que é a apropriação social da informação, de modo a compreender qual a importância da aquisição dos conhecimentos e informações na atualidade, e quais mudanças ocorreram ao longo da nossa história, utilizando o método qualitativo descritivo para melhor compreender e explicar o tema.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- CONCEITOS DE APROPRIAÇÃO SOCIAL DOS CONHECIMENTOS
Ao olharmos para a evolução de todas as sociedades poderemos perceber que a busca pela informação e o conhecimento sempre foi uma constante, pois, buscou –se obter conhecimentos das coisas, dos fenômenos da natureza, dos acontecimentos das ciências entre outros, em todas as sociedades.
Conforme as sociedades se formaram e evoluiu, essa busca foi se modificando se ampliando e tomando rumos diferentes em cada um dos conhecimentos, formando-se assim algumas ciências de áreas totalmente focadas em determinados assuntos, como as ciências sociais, as ciências exatas e humanas.
As novas informações que foram surgindo foram impondo aos seres humanos novas habilidades e conhecimentos em todas as áreas. Conhecimentos estes que no início das civilizações eram passados dos mais velhos a geração mais nova, depois buscou-se guardar estes conhecimentos por meio de registros escritos nas cavernas, nos primeiros tipos de papel (papiro), no couro, nas tabuas de cerâmicas entre outros materiais.
A sociedade foi-se evoluindo e com isso as formas de conhecimentos e de manter estes conhecimentos guardados e vivos, por meio dos livros até algumas décadas a trás, pois foi aí que o conhecimento deu um salto muito grande por meio das mídias e novas tecnologias nos formatos de guardar e distribuir a informação e o conhecimento existente.
Foi então que surgiram as novas formas de apropriação da informação que até então eram obtidas apenas em escolas especializadas e por meio de materiais impressos.
A partir desse momento passamos e ter obras, artigos, revistas, jornais e muitos outros meios de informação sendo distribuído por meios eletrônicos, não significando que os antigos formatos perderam sua validade, apenas acrescentaram novos métodos para se conseguir ficar informado e formado em alguma área ou ciência mesmo que distante da escola ou departamento de formação acadêmica.
Surgem com isso as novas formas de apoderamento da informação, na qual a pessoa pode manter-se informada de modo instantâneo e em todo espaço territorial, pois, a antiga forma de apoderamento não alcançava toda esta dimensão espacial de modo tão rápido, BUENO (1974 P. 301), aponta que, “[...] apoderação, apoderamento, é a posse de alguma cousa, tornar alguma cousa sua, de sua propriedade”.
Tomar posse dos conhecimentos nos dias de hoje vai além de saber onde encontrá-los, é você poder se apropriar dos conhecimentos que estão disponíveis seja por meio de materiais impressos, online ou por meio das mídias sociais, sejam elas (bibliotecas e departamentos culturais), ou ainda por meios eletrônicos como computadores e celulares.
A partir da perspectiva de Marx (1977, 1979), Leontiev (1978), a apropriação é condição fundamental ao desenvolvimento do ser social. É por meio do processo de apropriação que o sujeito se torna apto a exprimir sua natureza humana, pois, são criadas novas aptidões e funções psíquicas que são produtos do desenvolvimento sócio-histórico do homem.
As teorias trazidas pelos autores acima fazem sentido, pois, de um modo particular acabamos nos apropriando dos conhecimentos e informações trazendo para cada pessoa um certo sentido próprio, e com estas informações acabamos construindo novos conhecimentos que nos são úteis para determinadas finalidade e trabalhos.
Para Leontiev (1978), a citação abaixo faz referência a mais duas contribuições importantes do autor:
“As aquisições do desenvolvimento histórico das aptidões humanas não são simplesmente dadas aos homens nos fenômenos objetivos da cultura material e espiritual que os encarnam, mas são aí apenas postas. Para se apropriar destes resultados, para fazer deles as suas aptidões, “os órgãos da sua individualidade”, a criança, o ser humano, deve entrar em relação com os fenômenos do mundo circundante através doutros homens, isto é, num processo de comunicação com eles. Assim, a criança aprende a atividade adequada. Pela sua função, este processo é, portanto, um processo de educação” (LEONTIEV, 1978, p. 272).
O autor nos leva a crer que a apropriação dos conhecimentos é muito importante para a formação humana desde os primeiros anos de vida, pois, é nesta fase que se forma o caráter e se compreende o ato social de ser e agir em sociedade, absorvendo assim todos os conhecimentos necessários para a maturação humana do ser.
La Soudière (2001, P. 4) observa que a apropriação baseia-se essencialmente no processo de identificação, havendo ou não modificação da realidade em questão. O sentido aqui expresso pelo autor depende muito da forma como esta apropriação acontece e para que foi utilizada a informação e os conhecimentos adquiridos.
Sabe-se que todo conhecimento é valido para a formação do ser humano, tanto o utilizado para apenas sanar dúvidas quanto o utilizado para formação cientifica, pois um corresponde a saberes populares de modo empírico e outro comprovado por meio das ciências e dos fundamentos teórico em meio de pesquisa e testes científicos.
2,2- A IMPORTÂNCIA DE SE ADQUIRIR AS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS CORRETOS
Quando discorremos sobre a importância de se adquirir a informação e conhecimentos de forma correta podemos questionar se existe um modo errado na forma de aquisição. Podemos dizer que não existe um modo errado na forma de aquisição, o que se deve na verdade levar em conta é selecionar com cuidado as informações mais relevantes entre os meios confiáveis de informação e comunicação escrita e mídias existentes.
Aponta JAPIASSU (1977, P. 15) que: "É considerado saber, hoje em dia, todo um conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, mais ou menos sistematicamente organizados, susceptíveis de serem transmitidos por um processo pedagógico de ensino".
De um modo mais simples podemos dizer que o conhecimento pode ser dividido em dois formatos distintos, aquele que adquirimos de maneira mais livre com as convivências e experiências naturais do dia a dia chamado de conhecimentos empírico, e um segundo formato, de modo já esquematizado e construído com suas regras próprias para fazer com que o ser humano, siga certa linha de raciocínio na aquisição dos conhecimentos e informações, que podem estar ligadas a forma pratica e/ou midiática na atualidade em que se vive.
Um dos meios encontrado pela sociedade de se manter os conhecimentos sobre fatos e sobre a própria ciência da humanidade, foi a construção de materiais como as pinturas rupestres nas cavernas em tempos de início de civilização, cerâmica, couro e papiros em tempos de evolução e papel e mídia telecomunicavas em tempos mais modernos.
Ao falarmos sobre a importância da aquisição da informação e do conhecimento de modo social, é a possibilidades de podermos ofertar a todas as classes sociais os mesmos direitos à informação, seja ela por meio das bibliotecas ou dos espaços de cultura, e também questionarmos se estamos contribuindo para que a sociedade de um modo geral está tendo acesso a toda esta informação.
Para Perez (2008) “[...] a cultura pertence à humanidade, que reconstrói seu imaginário a partir de sua herança. Por isso, em vez de negar o passado para afirmar uma suposta originalidade, o artista cria a partir de fragmentos da memória artístico-cultural”.
Sendo assim podemos afirmar que todo conhecimento que possamos adquirir ao longo da vida é extremamente importante para formarmos nossso intelecto, e construirmos a nossa história social e de vida, de cultura e de arte.
Contemplando a realidade atual de nossa sociedade vemos que existem muitas formas de aquisição do conhecimento que servem de suporte para que as pessoas possam adquirir as informações e conhecimentos, que os transforme em pessoas melhores, com ações que podem visar o crescimento pessoal e profissional, trazendo assim para a sociedade benefícios e até conscientização de como ser e agir na coletividade.
Adquirir conhecimento e construir conhecimento pode estar ligado, já que a partir do momento que você consegue absorver os conhecimentos, estes não serão paralisados, sempre será feito algo do conhecimento adquirido, que podem interferir na forma de pensar sobre determinado assunto, assim como ações que podem trazer melhorias para a vida. As informações se bem utilizadas podem trazem benefícios a sociedade e ao ser humano, mais se utilizadas com pensamentos de maldade, mesquinhes e egoísmo podem até o destruir.
Ao falarmos em construção de conhecimentos temos dois formatos, o conhecimento próprio de cada indivíduo e o conhecimentos social que envolve toda uma sociedade e vários pontos de vista de uma mesmo assunto.
Em tempos passados as formas de se adquirir conhecimentos e informações eram voltadas a conhecimentos próprios de cada cultura e a materiais impressos, hoje em dia muitas mudanças ocorreram com os avanços tecnológicos, com a influência do pós Segunda Guerra Mundial, pois, este foi um período de muitas transformações sociais e tecnológicas.
Segundo LITTLEJOHN, (1982) A teoria da informação é uma consequência direta do pós-guerra na indústria de telecomunicações e hoje tem aplicações muito práticas nas ciências eletrônicas de computação, onde é imprescindível avaliar quantidades de informação, projetar canais, transmissores, receptores e códigos que facilitam a manipulação da informação, além de oferecer contribuições à comunicação social.
Com estas transformações foi se tornando necessária uma espécie de gerenciamento de informações, pois, nem tudo que se esta exposta nas mídias sociais da internet é confiável ou importante para a formação do ser humano. Deste modo criou-se certas regras, programas e formas de se gerenciar a informação deixando-as mais precisas ao uso, sendo as informações falsas classificadas como fake News.
Alguns autores (SUTTERLEY; DON - NELY, 197 3 e MORTENSEN, 1980) afirmam que “[...] a comunicação é considerada como um dos processos básicos do ser humano ao longo de sua trajetória vital, sendo a mais complexa e elevada conquista da humanidade”. Acreditamos que a comunicação em todos os sentidos pode ocorrer por vários meios sendo eles, escritos, verbais, símbolos, mídias, imagens e sinais entre outros.
Com este pensamento, buscamos compreender a importância de se adquirir conhecimentos e informações de modo correto, ou seja, aquelas informações que são seguras comprovadas por meio das ciências sociológicas, verídicas mesmo que em meio midiáticos, pois, hoje em dia existe muitas formas de se espalhar inverdades.
Para se conseguir dominar o conhecimento e a aquisição das informações de um modo geral é preciso ser atento aos métodos atuais de disciminação das informações que vem variando ao longo da evolução social.
Acredita-se que a educação atual tem o papel de desenvolver nas crianças familiaridade com as novas tecnologias, com esta ideia criou-se então as TCSs que são tecnologias de comunicação que auxiliam os professores e as crianças em sua formação tecnológica para melhor compreender as mídias e assim fazer uso para atividades significativas ao desenvolvimento humano.
[...] O papel das TICs na educação vem se difundindo na medida em que se questiona a função da escola e do professor, uma vez que, a função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas de promover o aprendizado (VALENTE, 1991, p. 17).
Justamente por vivermos em uma era na qual a tecnologia domina muitos setores é que devemos preparar as novas gerações para o uso consciente dos métodos de preservação dos conhecimentos, das informações e das tecnologias que vem guardando e difundindo assim os novos e antigos conhecimentos da humanidade.
Contudo podemos dizer que a melhor maneira de se adquirir conhecimentos seguros é justamente observando quais são os meios e métodos confiáveis para se adquirir as informações e conhecimentos corretos por meio do domínio das tecnologias atuais e dos departamentos de educação, cultura e lazer.
3- CONCLUSÃO
O estudo nos possibilitou a compreensão de que existem muitos meios, métodos e forma de aquisição dos conhecimentos e das informações. Nos primórdios os métodos eram simples e passados de geração em geração, sua forma de guardar estes conhecimentos eram muito primitivas e se perdiam com o tempo justamente pela utilização de materiais que eram muito sensíveis.
Como exemplo temos as pinturas rupestres que eram as primeiras maneiras de se guardar o conhecimento, em seguida tivemos as tabuas de argila (cerâmica), o papiro, e o couro, que deviam ficar armazenados em locais longe da humidade. De mesmo modo criou-se o papel que teve uma função primordial para a humanidade como guardiã de muitos conhecimentos que estão ate hoje a disposição em bibliotecas, publicas e particulares.
O estudo aponta ainda para uma das maiores evoluções da humanidade que ocorreu depois da segunda guerra mundial que é a criação das mídias tecnológicas (computadores e internet) que vieram para modificar as formas de aquisição de conhecimentos que antes eram limitadas aos conhecedores (professores e cientistas) e aos materiais impressos (livros, revistas, jornais, panfletos...).
Este método modificou boa parte da sociedade, pois, as mídias tecnológicas, não só passaram a preservar as informações e conhecimentos mais a difundi-las por todo mundo por meio da internet, não sendo assim necessário estar presente para enviar certo documento, informação, conteúdo ou conhecimentos.
A mudança na forma de preservação, disciminação de informações e conhecimentos, fez com que a sociedade por completo viesse a se adaptar as novas tecnologias, necessitando assim que houvesse mudanças ate mesmo na educação formal, na qual as escolas precisaram se adaptar a nova realidade e com isso criou-se as TICs, para auxiliar professores e alunos neste novo método de formação intelectual.
Portanto conclui-se que a importância da aquisição da informação na atualidade esta muito voltada para a nossa realidade atual, onde a tecnologia domina as formas de guardar e apresentar as informações e conhecimentos, no qual a antiga e nova geração devem procurar ter conhecimentos tecnológicos, para assim usufruir das formas de conhecimentos e informações disponíveis a todos, sejam por meios eletrônicos como os computadores e celulares ou pelos espaços de conhecimentos e culturas como as escolas tradicionais de ensino e as bibliotecas que por milhares de anos vieram trazendo a informação e conhecimento a todos os interessando em evoluir como seres humanos.
4- REFERÊNCIAS
BUENO, F. S. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. Santos: Ed. Brasília, 1974. v. 1.
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.
LA SOUDIÈRE, M. De l’esprit de clocher à l’esprit de terroir. Ruralia, Lyon, n. 8, 2001.
LEONTIEV, A. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LITTLEJOHN, S.W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro, Zahar, 1982, p.152-61.
MARX, K. Economic and philosophic manuscripts of 1844. Moscow: Progress Publishers, 1977.
MORTENSEN, CD. Teoria da comunicação: textos básicos. São Paulo, Mosaico, 1980.
PEREZ, K. G. Apontamentos sobre o conceito de apropriação e seus desdobramentos na arte contemporânea. Revista Digital Art&, São Paulo, v. 6, n. 10, nov. 2008.
SUTTERLEY, D.C.; DONNELLY, G.F. Perspectives in human development: nursing throughout the life cycle. Philadelphia, LB. Lippincott, 1973.
VALENTE, José A. Aprendendo para a Vida: o uso da informática na educação especial. In: FREIRE, Fernanda Maria Pereira; VALENTE, José Armando. (Orgs.). Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 1991.
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