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A EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Ana Laura Cavalcante Teixeira

Madalena Lacerda Cintra

Orcione Maria Carvalho dos Santos

Shirley Lúcia Pedroso

Taís Cristina Ormond Nascimento

 

 

RESUMO

O presente trabalho sobre a Educação e a importância da formação continuada de professores e o processo de ensino e aprendizagem da criança tem por objetivo compreender a proposição de um novo formato para a formação . Sendo assim o estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Desse modo a formação continuada é considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Sendo assim, pode-se ressaltar que a formação continuada constitui em proposta firmadas com objetivo de a ampliação do universo de conhecimento dos professores e a reflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo. Entretanto para desenvolvimento do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica e documental sobre as concepções de formação docente no contexto atual. Diante desse contexto em estudo, conclui-se que a formação continuada de professores cria possibilidades de ressignificação da prática docente e espaços de fortalecimento da relação teoria e prática.   A formação continuada também proporciona uma visão mais íntima da realidade educacional, bem como do processo ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Formação continuada. Professores. Educação. Criança

 

 

INTRODUÇÃO

 

Nos tempos atuais a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes. Sendo assim, a escola por sua vez deve utilizar destas ferramentas, a fim de obter, melhores rendimentos em sala de aula. Portanto com o advento da globalização da economia, da reestruturação produtiva e do neoliberalismo, mudanças significativas ocorrem com o impacto do ajuste da nova ordem do capital. Pois as transformações intervêm nas esferas da vida social, política e educacional instaurando-se uma efetiva democratização do ensino. Para fazer um contraponto a estas mudanças é hora de repensar nosso papel de profissionais da educação, nosso compromisso político e competência técnica. Dessa forma precisa-se necessariamente de um espaço para nossa formação, um novo formato que possa estabelecer formas de organizar o trabalho na escola e potencializar discussões que atendam aos objetivos de contribuir efetivamente com nossa prática educativa nos meios do direito social que temos de nos qualificar.

Diante desse contexto o objetivo deste trabalho é descrever um modelo de formação para os professores, analisar os encontros e discutir a interação colaborativa. Pois, a formação continuada dos professores deve ser orientada por uma teoria. Sem desconsiderar a importância da prática, é preciso ressaltar a teoria não só para uma reflexão sobre novas possibilidades ao acesso do conhecimento, como para uma análise da própria prática.

Entretanto, a partir destas considerações, foram feitas reflexão das políticas públicas atuais voltadas para a formação continuada de professores, chegando à construção de indicadores de elementos que possam contribuir para a melhoria desta formação: elaborar o projeto de formação continuada da escola articulado ao Projeto Político Pedagógico (PPP); conduzir os sistemas de ensino à reflexão sobre o papel social da escola na construção e apropriação coletiva do conhecimento e estabelecer um espaço de formação dos professores por meio da organização de grupos de estudos construindo um comprometimento coletivo com o processo ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos têm-se estudar as teorias pedagógicas que fundamentam a educação brasileira; estudar o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da instituição; oportunizar a reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos como suporte para a ação do professor; discutir as políticas públicas voltadas para a formação de professores incorporando sugestões de formação continuada; propor estratégias de articulação entre a formação inicial e a formação continuada de professores; propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo dinâmico e contínuo de formação profissional.

 

 

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

 

A importância da formação continuada de professores é essencial para a construção do conhecimento dos alunos. Isso porque, apesar de o fato de os estudantes terem bastante acesso a conteúdo por meio da internet e dos livros, a escola ainda é a principal fonte de aprendizado. Diante disso, os professores devem se manter atualizados para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos. Pois a formação continuada é uma forma de manter a qualidade do ensino e por isso ela é necessário para quem deseja cumprir com maestria sua função de educador.

Entretanto, pode-se ressaltar que a formação continuada é tão importante, tanto para alunos quanto para professores. Para os docentes, se manter atualizados é uma forma de adquirir novos conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino. Através da formação continuada os professores aprendem a lidar com as novas ferramentas e ainda criam novas formas de ensinar os alunos utilizando diferentes recursos disponíveis, o que permite um processo de ensino mais atrativo para os alunos.

Desse modo, compreende-se que a formação continuada do professor, é fundamental para o bom exercício da profissão, são saberes históricos, teóricos e práticos que fomentam a atuação destes profissionais em sala de aula. Sendo assim, os professores que adquirem novos conhecimentos conseguem melhorar a forma com a qual passam o conteúdo para seus alunos e ainda conseguem um engajamento melhor com a turma.

Diante do contexto em estudo, a formação continuada contribui  para o desenvolvimento profissional e  possibilita que os professores identifiquem quais são as principais dificuldades de aprendizado dos alunos e permite que eles criem formas de contornar a situação, o que traz benefícios tanto para sua carreira profissional quanto para a escola na qual trabalham. Dando suas contribuições sobre a formação continuada Wengzynski e Tozetto (2012, p. 4), ressaltam que:

 

A formação continuada contribui de forma significativa para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, cujo objetivo entre outros, é facilitar as capacidades reflexivas sobre a própria prática docente elevando-a a uma consciência coletiva. A partir dessa perspectiva, a formação continuada conquista espaço privilegiado por permitir a aproximação entre os processos de mudança que se deseja fomentar no contexto da escola e a reflexão intencional sobre as consequências destas mudanças.

 

Portanto, a formação continuada liga-se à percepção da aceleração das mudanças sociais e técnico-científicas, que constituem-se como os novos desafios da atualidade. Desse modo a formação continuada, é vista como importante ferramenta de aprendizagem, é considerada pela LDB direito de todos os profissionais que trabalham em qualquer estabelecimento de ensino. A formação continuada é um processo permanente de aperfeiçoamento, de modo a permitir que professores ampliem seu repertório de práticas pedagógicas para apoiar os alunos de novas e mais eficientes maneiras em seu desenvolvimento. E, da mesma forma, que gestores educacionais e outros membros da equipe desempenhem com ainda mais eficácia o seu papel no setor da educação.

Entretanto pode-se dizer que a formação continuada trata-se de um processo de capacitação contínua e de profissionalização das equipes, atualizando e ampliando seus saberes e alinhando-as às novidades e oportunidades de melhorias para uma educação ainda mais eficiente e relevante. Dessa forma a formação continuada é indispensável e importante para que as instituições de ensino acompanhem essas novidades e consigam evoluir e proporcionar uma educação ainda mais qualificada e completa aos alunos, promovendo impactos positivos em toda a comunidade escolar.

Diante do contexto apresentado pode-se concluir que a formação continuada melhora o potencial do nível de aprendizado dos alunos, o que deve se refletir em um desempenho mais elevado em índices e provas relevantes, além de redução de percentuais como os de evasão escolar. Sendo assim, a formação continuada é um recurso que permite que os professores aprendam continuamente para ensinarem, apoiarem e facilitarem o desenvolvimento dos estudantes e da própria sociedade.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante do trabalho apresentado, pode-se ressaltar que a realização deste artigo  proporcionou uma visão mais íntima sobre a formação continuada dos professores, através de pesquisas pode-se compreender que as atividades escolares, de modo geral, devem ocorrer a partir de interações entre professores e alunos, sendo estas atividades impossíveis de serem preparadas só pelos professores, sem que sejam levados em consideração a própria aprendizagem e a alegria de poder finalizar as atividades com êxito por ambas as partes.

Nesse contexto, é possível perceber que o professor  tem que procurar novas estratégias para saber lidar com tantas dificuldades enfrentadas no ambiente escolar. Mas, diante de tantos problemas, o que nos faz querer continuar é saber que pode e deve modificar as estratégias de ensino, através de novas metodologias, para que os alunos possam obter resultados eficazes, garantindo o bom desenvolvimento, bem como o verdadeiro processo ensino-aprendizagem, contribuindo, cada vez mais, para uma educação de qualidade.

Sendo assim, podemos concluir que os resultados finais deste trabalho foram satisfatórios, e os seus objetivos foram alcançados, pois este momento formativo proporcionou, aprendizados de grande importância na vida social, como também e, mais importante, na vida profissional de cada indivíduo. Desta forma esperamos, com estes resultados, colaborar com a formação continuada dos professores atuantes, bem como proporcionar novas possibilidades de ensino, que facilitem e/ou auxiliem esses profissionais no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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