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A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO CIDADÃOS

Rafaela Lucília Silva Bandeira

 

 

Introdução

 

Falar sobre a valorização do professor, este profissional tão importante da educação e que está muito aquém do que seria o ideal de profissional valorizado, parece até ser uma tarefa fácil, mas basta vivenciar de perto a rotina de sala de aula que vamos perceber que ser professor hoje não é tão fácil. Cobrado por todos os tipos de resultado tendo que fazer o papel de educador, amigo, e muitas das vezes o papel de membro da família, sem o reconhecimento devido da Estado, sociedade ou da comunidade. Hoje o professor é o “culpado” se os educandos não atingem o desenvolvimento que é esperado pelos pais, e parece estar se tornando um habito alunos descontentes com seus resultados agredir moralmente e fisicamente o professor.

 

 

Desenvolvimento

 

Ser professor não é uma tarefa fácil, somente por vocação e pelo prazer de contribuir na formação de uma sociedade mais justa. Ser educador é ser líder, representantes dos modelos referenciais em que os estudantes solidificam as bases. E ele que repassa a dimensão do coletivo, trabalhando o caráter de pertencimento do grupo e não do privado. Esse papel requer um professor maduro e comprometido com sua função de formador.

 A escola deve de ser um lugar de constante diálogo onde todos devemos debater as melhores formas de educar, com tolerância humildade e bom senso.

Paulo Freire afirma que o espaço pedagógico é um texto para ser constantemente lido, interpretado, “escrito” e “reescrito”. O trabalho  do docente precisa estar além do  comprometimento com   conteúdo que leciona, até mesmo  porque muitas vezes ele passa  a ser o único modelo  referencial de valores para o seus alunos.

O professor enfrenta várias dificuldades: desde salário, a estrutura física e algumas vezes a confusão que fazem sobre a disciplina e limites dos alunos. Pois a sociedades vê o professor além de um educador, assumindo assim papel do membro da família, tentando   passar para os alunos limites e valores.   Sabendo das diversidades encontradas pelos professores em ambiente escolar e dos déficits da educação com uma grande maioria que entendemos que a interdisciplinaridade é uma forte alavanca que dá a oportunidade ao professor introduzir e desenvolver as principais ações que trará o crescimento e desenvolvimento da autonomia do aluno com visando uma sociedade mais justa, critica e consciente de seus direitos e deveres como cidadãos. Fazendo com que o individuo seja atuante na transformação do meio em que vive. Weber, as diversas formas de dominação existente são frutos da dominação dos homens, é o sujeito que constitui a sociedade através da ação que realiza.

No entanto o educador deve ser visto como mediador do conhecimento, segundo Luckesi” para exercer o ofício de educador, é preciso compromisso político e técnico.” Ou seja deve estar inserido dentro  de todo social, pois é facilitador da aprendizagem. Por isso, o educador deve estar sempre em formação a aprendizagem e preparação para exercer sua profissão.

Portando a educação faz parte da vida de todos nós., seres humanos pois por meio dela e com ela desenvolvemos a autonomia e a independia em nosso país como: a promulgação da Constituição da República Federativa Brasil em outubro de 1988, o direito a educação ficou assegurado.

Da mesma forma, o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA onde nos deixa claro o direito da criança e do adolescente ter uma educação visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Como podemos compreender, o nosso modelo de escola hoje é originada da idade média, e desde então tem a presença do professor que tem o oficio de ensinar ou conduzir o aluno ao conhecimento tendo que lidar com as diferenças, tanto emocional, intelectual, físicas e do meio em que cada aluno está inserido, devendo responder pelas suas atitudes docente junto a sociedade.

Hoje a educação, destina-se basicamente a formar os indivíduos para uma profissão e assim poder atuar no mercado de trabalho, enquanto nos meados da idade média os princípios da educação era de formar alunos nas artes da guerra, da oratória entre outras. Portando a escola e o professor exerce um papel de extrema importância para a sociedade, pois são formadores da identidade e caráter dos sujeitos tendo o dever de formar cidadãos consciente e críticos. A escola é constituída por regras e normas que direcionam a prática pedagógica, tendo um direcionamento geral no processo de ensino aprendizagem, embasado na existente lei de; Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei. Nº.9394/96), dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Mas para que possamos     como escola e profissionais da educação    cumprir com as leis e as exigências da nossa constituição.  O estado tem que valorizar o profissional com curso profissionalizantes de formação continuada, e salários dignos para a categoria. Para que os mesmos possam desenvolver seu oficio com dignidade para consigo e sua família. Quanto a escola oferecendo uma estrutura física adequada a acomodação da equipe de profissionais como para o recebimento e acolhimento dos alunos. A educação Karl Marx, centra o desenvolvimento do aluno a partir de uma educação que articula ensino e trabalho desde tenra idade, considerando a trilogia: ensino intelectual (cultura geral), desenvolvimento físico (ginástica e esporte) e aprendizado profissional (técnico e científico).

 

 

Conclusão

 

O professor é aquele que, tendo o nível de cultura necessário para o desempenho de sua atividade, dá direção ao ensino e á aprendizagem. Ele assume o papel de mediador entre a cultura elaborada, acumulada e em processo de acumulação pela humanidade, e o educando. O professor fará a mediação entre o coletivo da sociedade e o individual do aluno. Ele exercer o papel de   mediador social entre o universal da sociedade e do individual do educando. Por tanto construir projetos interdisciplinar é necessário e fundamental, buscando integrar o cotidiano da escola com as informações e conhecimento de cada individuo rumo a cidadania de todos que compõe a comunidade escolar. Com as constantes mudanças que ocorrem na sociedade o professor deve estar sempre atualizado e em constante transformação e mudando também o comportamento quebrando de paradigmas em busca de novas postura. Não basta só queremos uma sociedade justa para todos, e ficarmos idealizando um futuro melhor com direitos iguais se como educadores não nos dedicarmos para que isso aconteça.  

O Estado tem sim que valorizar mais o professor, mas o professor deve ser mais comprometido e dedicado, se tudo passa pelo professor e estamos vivendo tempos difíceis na educação e na sociedade, como educadores e responsáveis por está transformação onde deixamos a desejar em que parte poderíamos fazer melhor e contribuir de maneira mais efetiva e afetiva na vida de nossos alunos.

 

 

Referências:

Livros:Psicologia da Educação;

Teoria Geral do Conhecimento

Sociologia da Educação;

Teóricos: Karl Marx;

Paulo Freire;

Max Weber;

Luckesi Cipriano