Buscar artigo ou registro:

 

 

O PODER DA AGRICULTURA NA ECONOMIA

Kelly Waleria da Luz

 

 

O Brasil tem sido durante alguns anos o maior produtor de soja do mundo se destacando com uma produtividade de aproximadamente 151 milhões de toneladas produzidas anualmente, além disso, o Brasil também se destaca por ser o maior exportados da commodity, em segundo lugar vem os norte-americanos e em seguida no terceiro lugar a argentina.

A agricultura tem basicamente levado o Brasil a uma economia extraordinária nos últimos anos, consecutivamente com isso o desemprego também vem diminuindo, pois com o aumento de trabalho na área agrícola desencadeia uma série de economias e demanda no poder de compra dos empregados.

Com o intenso fluxo de pessoas mudando de um estado para o outro, o estado que recebe esses trabalhadores tem um aumento no seu consumo de mercado, sendo na área alimentícia, consumo de roupas e sapatos, na construção de casas e compra de automóveis, desta maneira o a disponibilidade de trabalho na área agrícola dá as pessoas o poder de compra e estabelece ao local para onde elas se mudaram uma geração de fluxo de economia abundante, com isso as pessoas vêm se mudando cada vez mais para cidades de interior onde realmente estão os grandes geradores da economia brasileira e grandes fornecedores de trabalho.

No ano de 2022 foram geradas cerca de 22,64 milhões de contratações no Brasil, grande parte dessas contratações foram nos estados produção agrícola, desta forma chegamos a uma conclusão de que quanto mais contratações mais brasileiros ganham poder de compra e assim, eles podem ajudar de forma contínua a economia brasileira.

A agricultura não faz a economia brasileira sozinha, mas de toda forma ela é o ponto inicial de tudo, sendo assim, começa com o agricultor que demanda de funcionários, maquinários, carros e transporte, logo após o transporte precisa de portos para a exportação ou de indústria para o processamento dos grão e carnes, com o maior número de funcionário em uma fazenda precisasse aumentar a instalações onde tem influência o setor de construção civil, os empregados também precisam construir suas casas para suas famílias.

Com a geração de renda as pessoas passam a ter poder de compra e podem comprar carros, alimentos, roupas, calçados, produtos de beleza, ir academias, fazer processos estéticos, frequentar bons restaurante, dar uma educação de qualidade a seus filhos, podem ir a dentista e médicos para cuidar de sua saúde, ou seja, a economia é gerada de canto a canto sem exceção.

Desta forma os benefícios que o homem do campo traz aos brasileiros é de extrema importância economia e de bem-estar a todos, esperamos ansiosamente que siga desta maneira nossa economia e que cada dia que passa possamos ter mais empregos e que mais brasileiros possam trabalhar de forma digna e possam fornecer a si próprios e suas famílias uma vida de qualidade a partir de sua renda mensal.

 

REFERÊNCIAS

 

CANAL AGRO. Agronegócio de Mato Grosso é destaque nacional. Estadão. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/comercio-exterior/agronegocio-de-mato-grosso-e-destaque-nacional/. Acesso em: maio, 2023.

 

EXAME. Os 25 países mais desenvolvidos do mundo. Disponível em: https://exame.com/mundo/os-25-paises-mais-desenvolvidos-do-mundo/. Acesso em: Acesso em: maio, 2023.