Buscar artigo ou registro:

 

 

EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL

Kelly Waleria da Luz

 

 

Atualmente a mulher vem se tornando destaque no mercado financeiro, principalmente como microempreendedoras. Elas vêm abrindo consecutivamente seus negócios dia após dia, elas se dedicam ao ramo da beleza com atividades entre tratamentos estéticos, dentre eles massagens, maquiagens, sobrancelhas, cuidados com cabelo e unhas e muito mais.

Se dedicam ao ramo alimentício inovando na culinária, com bolos, brigadeiros gourmets, saldados, pasteis, petiscos, itens com chocolate e comidas típicas de cada região.

Elas não estão para brincadeira nessa nova era do século XXI, vieram para ganhar seu espaço e aumentar a economia dentro de seus lares, hoje em dia uma mulher consegui facilmente sustentar uma casa sozinha, mantendo a economia e disponibilizando aos seus filhos uma vida estável e uma educação de qualidade.

O empreendedorismo feminino no Brasil nasceu para que a mulher pudesse de alguma maneira descobrir o seu real valor, nos séculos passados elas não tinham lugar no mercado, não eram valorizadas ao trabalhar em empresas privadas ou até mesmo faziam a mesma função que um homem, mas não recebiam um salário compatível com o dos homens.

O empreendedorismo no Brasil tem se tornado cada dia mais viável e estável, principalmente no penúltimo governo que os governantes apoiavam de forma positiva o MEI ajudando de forma assídua e justa, e assim melhorando e fazendo com que cada dia mais mulheres se tornem empreendedoras de sucesso.

O Brasil tem esse quesito de forma destacada na economia, outros países que são muito mais desenvolvidos economicamente não tem essa visão da mulher no mercado e ainda tem uma grande desigualdade salarial. E um alto preconceito com mulheres que empreendem.

De forma visível nos últimos anos as mulheres têm se destacado amplamente e sendo uma chave essencial na economia do Brasil, essas mulheres são verdadeiras guerreiras, muitas são mães solteiras que tem que estar em casa para cuidar de seus filhos e mesmo assim trabalhar, essa forma de empreender de casa tem facilitado a vida de cada mulher brasileira que não trabalha em empresas privadas, tem as ajudado a trazer o dinheiro para casa e a melhorar cada dia mais a economia de sua família.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

GOV.BR. Caixa Pra Elas: empreendedora incentiva a formalização de microempreendedoras. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2022/10/caixa-pra-elas-empreendedora-incentiva-a-formalizacao-de-microempreendedoras. Acesso em: maio, 2023.

 

REVISTA PEGN. Mulheres são maioria entre novos empreendedores. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2019/03/mulheres-sao-maioria-entre-novos-empreendedores.html. Acesso em:

 

SEBRAE. Mulher MEI: elas fazem o sucesso. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/mulher-mei-elas-fazem-o-sucesso,5ba0f883f14a6810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: maio, 2023.