Buscar artigo ou registro:

 

 

RELATÓRIO DO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Célia Vieira dos Santos

 

 

INTRODUÇÃO

 

Estudo realizado com a finalidade de compreender a Educação como agente de transformação, bem como a identificação das questões pertinentes a educação infantil. Desde as diretrizes que norteiam o ensino até as atribuições da escola, da família e da sociedade.

Nesse trabalho será ponderada a importância do Projeto Politico Pedagógico, bem como seu surgimento e implantação. Também sobre a lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, LDB lei n 9.394/1996, a Base deve nortear os currículos do sistema de rede d ensino.

Abordará sobre a instrumentalização pedagógica de ensino, sobre a importância do trabalho da equipe multidisciplinar, bem como a importância da escola para a vida futura do individuo.

O estágio supervisionado visa incrementar experiências práticas para a carreira profissional dos acadêmicos, o estágio e capaz de transmitir treinamentos, que possibilitam ao acadêmico colocar em vivenciar as teriam apresentadas em sala de aula, levando aos mesmos a realidade da rotina em sala de aula. A principal função do estágio supervisionado e agregar as diversas disciplinas que fazem parte do Curriculum facultativo, proporcionando aos alunos testar seus níveis de adaptação e entrosamento com sua futura profissão.

Através do estágio o acadêmico tem a capacidade de relacionar as diferenças entre o universo organizacional, e praticar sua adaptação no âmbito escolar. É importante ressaltar que com o estágio os alunos colocam em pratica toda a teoria adquirida em sala de aula. Por esse motivo e de suma importância que todas as instituições absorvem o desenvolvimento dos seus alunos nessa disciplina.

E estagio supervisionado e total relevância para que os acadêmicos desenvolvam maior simpatia em relação a profissão que escolheram, ao avaliar o aluno que cursa a faculdade de pedagogia, o acadêmico tem a possibilidade de conhecer pessoalmente como seu futuro ambiente de trabalho, ou seja, o mesmo vai ter um contato direto com os alunos, professores e demais profissionais da área de educação, conhecendo assim a rotina de um professor. Pode se dizer que o estágio nada mais e, do que uma preparação para o acadêmico, pois através do estágio o aluno, vai saber se está ou não apto para ingressar no mercado de trabalho.

 

 

LEITURAS OBRIGÁTORIAS

 

De acordo com a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonini “, tem como objetivo principal objetivo abordar quais as relações entre desenvolvimento e crescimento infantil e ensino presentes nas faixas etária entre os zero e seis anos de idade nas obras dos autores de psicologia, histórico e cultural , são eles L.S VigotskI, A.N Leontieve E D.R Elkonini, na busca de averiguar quais as concepções iguais no desenvolvimento infantil e em suas especialidades.

Serão apresentados alguns dos resultados adquiridos no transcorrer do trabalho, e suas principais considerações, sendo o foco principal o discurso sobre o papel do professor e do ensino na versão de Vigotski, Leontiev e Elkonin.

Em relação a leitura contemporânea, a partir dos anos de 1990 existiu um grande debate em relação as especialidades da pesquisa pedagógica relacionada a faixa etária do zero os seis anos.

Nesses anos pode –se constatar a tentativa de alinhar uma própria identidade, para o que se refere a educação infantil.

Nesse aspecto entende-se que as especialidades das crianças menores, sugere a negação, e a anulação, dos laços, com o exemplo escolar de recepção educacional. Assim pode –se dizer que a aprendizagem não pode participar do atendimento oferecido as crianças até os 6 anos.

De acordo com Cerisara, o maior foco relacionado a educação infantil, não consta nos processos de educação e aprendizagem, ou seja estão presentes nas relações entre educativo-pedagógico.

Para Cerisara todas as relações educativo – pedagógico, poderiam ser o objeto nas escolas voltadas para educação infantil.

Também Loris Malaguzzi (Arce, 2004), observa que o processo de ensino a ser voltado ao aspecto cognitivo e danoso ao desenvolvimento das crianças se tratando da primeira infância e também na idade de estudos na pré–escola.

Ele conclui que o educador não precisa se prender ao ensinar, e sim apenas acompanhar os alunos auxiliando no desenvolvimento de cada um.

Nos relatos de Vigotski o entendimento em relação ao desenvolvimento da criança se da como um processo de crescimento, evolução e amadurecimento de potencias internamente que sejam previamente dadas.

Para Vigotski (1996,p.264): “Não se pode aplicar à teoria do desenvolvimento infantil a mesma concepção do meio que se adota na biologia a respeito da evolução das espécies [...] a realidade social é a verdadeira fonte de desenvolvimento...”

Para ele, e preciso construir uma entidade dialética de acordo com duas linhas genética, ou seja, o tratamento biológico trata-se de um procedimento único, sendo ele biológico, cultural e social de acordo com a personalidade exclusiva da criança.

Pode-se dizer que para uma perspectiva histórico - cultural, existe uma aversão ao que diz respeito a uma viabilidade natural do desenvolvimento infantil, ou seja, não existe possibilidade de entender o processo de desenvolvimento da criança como um procedimento natural,

Isso significa que para o desenvolvimento psíquico não pode haver um caminho natural. Vigotski (1995) relata que o desenvolvimento dos humanos não e de forma alguma imposta pela natureza, isso porque esse desenvolvimento cultural, e capaz de incorporar, transformar e também exceder a extensão natural.

De acordo com o pensamento de Vigotski, o avanço da criança e dado pelas condições objetivas em que o indivíduo vive em sua organização social, ou seja e impossível fixar um desenvolvimento por estágios, pois o desenvolvimento da criança vai depender da sociedade em que a mesma vive.

Para Leontiev (2001a, p.65-6 ), “não é a idade da criança, que determina o conteúdo de estágio do desenvolvimento; os próprios limites de idade de um estágio, pelo contrário, dependem de seu conteúdo e se alteram pari passu com a mudança das condições histórico-sociais”.

O autor acredita que nem os conteúdos dos estágios universais, assim como também sua sequência no tempo são universais e também imutáveis, pois as mesmas dependem de quais condições históricas estão envolvidas para o desenvolvimento infantil.

O fator categórico para o desenvolvimento infantil da psique das crianças determina- se através da sua própria vida, ponderando seus processos reais, de convivência, isto quer dizer que para o desenvolvimento da atividade infantil.

 

 

RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

 

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

 

Quando se fala em PPP Projeto Politico Pedagógico, trata-se da capacidade que a escola tem de construir sua identidade, com a finalidade de desempenhar sua função de ensino-aprendizagem estreitando sua relação com o meio que esta inserida.

Nesse documento constam registros de todos, ações e os projetos que vão definir como será o ano letivo de uma instituição escolar, este documento e registrado de forma política, e também pedagógica pelos professores, alunos, toda a coordenação, e com a família. Ficando desta forma constituindo as atividades que vão auxiliar no desenvolvimento de ensino e aprendizagem. E importante para que haja um bom desenvolvimento de uma unidade escolar, pois através do PPP, e possível que as escolas e sua coordenação tenham um plano de ensino para seguirem, tendo sempre como objetivo o aprendizado do aluno.

 

  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

 

O projeto PPP tem como desígnio reunir propostas e ações que vão ajudar por um determinado tempo, o projeto tem caráter político pois, tem como objetivo formar cidadãos conscientes para a sociedade.

É importante que a instituição faça planejamentos entre escola e família do aluno, de como serão realizados as ações na rotina em relação aos princípios da BNCC. O (PPP) tem como função orientar as unidades escolares, de acordo com a (BNCC), sendo que a mesma possui competências que visam englobar as habilidades, os conhecimentos adquiridos, as atitudes e os valores que tem objetivo de desenvolver os alunos.

 

  1. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

 

E um documento em que constam registros de todos os atos, ações e os projetos que vão determinar como será o ano letivo de uma instituição escolar, este documento e registrado de forma política, e também pedagógica pelos professores, alunos, toda a coordenação, e com a família. Assim e constituído as atividades que vão auxiliar no desenvolvimento de ensino e aprendizagem. E importante para que haja um bom desenvolvimento de uma unidade escolar, pois através do PPP, e possível que as escolas e sua coordenação tenham um plano de ensino para seguirem, tendo sempre como objetivo o aprendizado do aluno

As escolas manifestam uma proposta inovadora, essa nova organização curricular propõe que a criança seja o centro de todo o processo de educação. Assim são destacados quais os conceitos, habilidades, valores desenvolvidos pelas crianças e assim a coordenação tende a garantir uma melhor aprendizagem para os alunos.

 

 

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

 

Como podemos entender o tema transversalidade

 

Transversalidade é uma forma de organizar métodos educativos de acordo com a disciplina e área almejada.

A transversalidade e destinada ao ensino para melhorar e facilitar a aprendizagem do aluno.

A transversalidade desenvolve metodologias que melhoram a pratica educacional, juntando vários conhecimentos.

 

  1. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola

A importância das TCTs para aas escolas está ligada as melhorias para a aprendizagem, ou seja, a partir temas contemporâneos espera-se que as crianças aumentem sua curiosidade e interesse relacionado a importância desse tema como cidadão.

Despertar nos alunos a consciência da importância dos cuidados do meio ambiente partindo do lugar em que vive, conscientização de como cuidar do dinheiro, da saúde, entender e respeitar as pessoas que são diferentes, além de entender quais seus direitos e deveres quanto cidadãos e ser humano, pois essa e apenas uma das funções sociais da escola.

 

  1. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação

Cidadania e Civismo, utilizado em sala de aula para ensinar as crianças educação infantil princípios da família, leis de transito, diretos humanos, da criança e do adolescente, Multiculturalismo, trabalhar a diversidade cultural,saúde, desenvolver estímulos para que as crianças conscientizem importância higiene pessoal e cuidados com a saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente desenvolver a conscientização para consumo exagerado, sociedade, meio ambiente e ciclos da natureza. Economia e um tema que também pode ser usado na educação infantil de forma lúdica, ensinando noções de poupar e conquistar o dinheiro

 

  • O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são esses pilares. Comente sua perspectiva sobre essa tecnologia

 

Os quatro pilares do TCTs são:

Problematização da realidade e das situações da aprendizagem;

Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica; Integração das habilidades e competências curriculares á solução de problemas; Promoção de um processo educativo e continuado e do conhecimento como uma construção coletiva.

Pode se dizer que essa metodologia contribui diretamente para ampliação conhecimento teórico dos alunos, favorecendo os mesmos a assimilar com mais clareza os conteúdos, garantindo assim a eficácia do aluno.

 

 

ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

 

  1. Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem

 

Momento da Acolhida: Nesse momento o aluno vai ter o primeiro contato com o professor e o restante da turma, é quando os professores dão início a suas atividades pedagógicas, e importante que nesse momento a criança se sinta feliz e protegida no ambiente, o professor pode organizar uma rotina de recebimento dessas crianças, com músicas, brinquedos pedagógicos em locais visíveis na sala e aula, buscando formas de que o aluno possa se sentir bem e tranquilo ao se despedir da família.

Circulo de conversa: Os alunos, e nesse momento são levados a formarem um círculo com as cadeiras, de forma que todos consigam se ver, esse espaço pode ser reservado para que os alunos falem um pouquinho de como estão, como foi seu dia, seu fim de semana, e um momento de interação entre a sala de aula onde os alunos e professores ficam conectados, o professor observa através do que as crianças dizem que seus gostos, seus brinquedos preferidos, quais os temas que chama a tenção de cada um. A partir daí o professor pode criar atividades em busca de entrosar ainda mais a turma, como crachás de identificação, aniversariante do mês, dentre tantas outras.

Momento de brincar: Sem dúvida esse e o momento que as crianças mais gostam, pois e natural criança gosta de brincar com amiguinhos, mostrar suas brincadeiras, o que sabe fazer, o que mais gosta de fazer e o que não gosta de fazer, nessa atividade pedagógica, o professor aumenta seu conhecimento em relação a cada aluno de sua turma, ou seja, em meio a tantas brincadeiras e possível observar em cada criança, seus medos, seus receios, seus limites, e seus sentimentos, elas expressão com facilidade suas emoções enquanto estão descontraídas brincando, e nessa hora que elas aprendem alguns conceitos relacionados a esperar a vez, dividir brinquedos, elas mesmo brincando aprendem a respeitar as regras impostas nas brincadeiras, quando estão brincando as crianças, aprendem até mesmo a superar seus conflitos, resolver problemas de forma espontânea o aluno aprende a socializar com a turma e todos que estão a sua volta.

 

  1. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular?

 

O PPP direciona o que vai ser ensinado, quais serão as metodologias usadas e as formas de avaliação e organização do professor, pois o Projeto Político Pedagógico e de suma importância para as instituições escolares, pois se apresenta como base para o engajamento de práticas pedagógicas que serão realizadas dia a dia.

Seguindo esse entendimento, e importante enfatizar que cabe aos educadores saber e compreender todas as linhas que delegam o PPP, para que haja uma proposta curricular a fim de resultar em um melhor processo de aprendizagem a todos os alunos.

A equipe pedagógica por sua vez pode auxiliar o educador em como executar o projeto pedagógico, deixando claro que pode existir uma adaptação para a realização das atividades escolares, dando abertura para diferentes ementas pedagógicas.

Então nesse sentido a equipe pedagógica pode estar instruindo os professores de sua instituição sobre as possíveis mudanças e como os mesmos devem agir caso essas mudanças ocorram.

 

  1. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar?

Para que haja bons resultados relacionados a eficiência em seu desenvolvimento educacional, os professores, administração, alunos, família devem seguir juntos pensando sempre nos melhores resultados para os alunos.

Em decorrência desse fato e muito importante também que a instituição educacional mantenha um alinhamento relacionado as propostas oferecidas pelo Projeto Político Pedagógico. Pensando nisso e indispensável que as todas as partes envolvidas estejam em total harmonia, no intuito de melhorar as experiências destinadas aos alunos, utilizando de atividades pedagógicas inovadoras e mais significantes e prazerosas, buscando sempre melhores resultados.

Em uma escola de ensino, o diretor não pode estar ali somente para atuar no âmbito administrativo, o trabalho do diretor está muito além de apenas administrar, esse também está inserido na parte pedagógica da escola, trabalhando de maneira coletiva com todos os membros da instituição, o diretor precisa interagir com todas as questões pedagógicas, estar interligado com os professores e toda a equipe.

 

 

CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

 

Quando uma instituição que está com precariedade de recursos financeiros, evasão de alunos, e constantes desentendimentos por conta do uso do celular, sugerem-se novas medidas, para buscar o interesse dos alunos, pela escola, pelos conteúdos agregados. Visto que as metodologias ativas incentivam os alunos a participar e interagir mais nas atividades, e notável que essas metodologias estão cada vez mais sendo usadas em sala de aula, as metodologias ativas vem como forma de tornar os alunos protagonistas de sua realidade de ensino, deixando para trás a lenda em que apenas o professor e quem e responsável por comandar a sala de aula, mais que todos envolvidos no ambiente devem agir de forma coletiva, visando o bem estar do aluno e professor, buscando sempre os melhores resultados para o ensino e aprendizagem.

Para que os alunos voltem a ter interesse nas aulas e conteúdo, e necessário que a escola busque sempre inovações que vão agregar a aprendizagem do aluno, e nítido o interesse que atualmente as crianças relacionadas a celulares, televisões e tabletes, e que inovador seria não proibi-los de usar esses eletrônicos, mais usa-los de forma prazerosa e ao mesmo tempo educativa, com a metodologia ativa. “Explorar a ramificação na educação a partir de dinâmicas com missões ou desafios, ou até mesmo recompensas para os estudantes é uma das soluções para incluí-la no processo de ensino-aprendizagem em sua escola.” (SAE DIGITAL, 2020).

É importante ressaltar que nesse momento complicado em que a escola vive, os jogos são alternativas batatas e muitas vezes até de graça, criadas a partir da reciclagem, então e mensurável que o professor inove, traga mudanças que vão despertar a curiosidade e interesse desses alunos e motiva-los a buscar conhecimento, um dos exemplos pode ser uma brincadeira através de um desafio, onde o campeão vai usufruir de uma surpresa, eles vão despertar a curiosidade e interesse em testar suas habilidades e em contra partida estão aprendendo conteúdos e valores que vão ser passados para muitas gerações.

 

PLANOS DE AULA

 

 

PLANO DE AULA

 

IDENTIFICÃO

DICIPLINA

Interdisciplinar

SERIE

Educação Infantil

TURMA

1 a 2 anos

PERIODO

Matutino

CONTEÚDO

Arte com as mãos

 

 

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa as cores desperta o interesse das crianças e dos bebês pelos os animais.

Objetivos Específicos:

·         Estimular e ampliar a coordenação motora;

·         Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.

·         Explorar os Bichos de Jardim através de observação e cantigas antigas;

·

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

1º A borboleta. Cantarei a música da borboletinha, mostrarei um imagem da borboletinha feita com as minha Mão usando as tintas , em seguida farei com eles uma borboletinha com suas mãozinhas. Em seguida mostrarei para eles usando imagem como as borboleta nasce.

2º A coruja: "Poema corujice" de Elias José - Brincarei com a poesia fazendo gestos, Levarei em uma folha sulfite desenho de alguns galhos já pronto onde eles estarão colocando as mãozinha para fazer a corujinha, em seguida colarei o bico e farei seus olhinhos.

3º Cada macaco no seu galho. Contarei a historia do macaco e a velha, Levarei em uma folha sulfite desenho de alguns galhos já pronto onde faremos o macaquinho com as mãozinhas.

4ºA grande árvore. Cantarei a música (Essa árvore tão bonita) em seguida farei a árvore com o lado da mãozinha farei o tronco as folhas com seus dedinhos.

5º O morango. Levarei para sala alguns morando, e o suco para eles experimentar, em seguida farei o lindo morango com suas mãozinhas.

6º.Painel coletivo do sol. Mostrarei o poema ( que dó tenho do sol) na cartolina e no final do poema desenharei o sol com suas mãozinhas.

.

 

RECURSOS

 

TV, Músicas variadas, cartolina, tinta, morango, suco.

 

AVALIAÇÃO

Ocorrera na observação da participação e interesse das crianças em realizarem as atividades.

 

 

REFERÊNCIA

BNCC, ABNT

https://professorajuce.blogspot.com/2015/09/plano-aula-para- maternal-essa-maozinha.html

acesso 15 de setembro 2021

 

 

 

 

PLANO DE AULA

 

 

IDENTIFICÃO

 

DICIPLINA

 

Interdisciplinar

 

SERIE

 

Educação Infantil

 

TURMA

 

4 a 5 anos

 

PERIODO

 

Matutino

CONTEÚDO

Formas Geométricas

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Mostrar que as cores e formas geométricas educação infantil estão presentes no ambiente onde vive e que fazem parte de seu cotidiano, identificar e nomear cores e formas geométricas (triângulo, quadrado, retângulo e círculo) percebendo as características de cada uma e desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores.

Objetivos Específicos:

·             Nomear e distinguir as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triangulo).

·             Desenvolver o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade.

·                 Realizar um desenho a partir de elementos dados.

·             Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras.

·         Identificar cores e formas;

·         Nomear cores e formas;

·             Memorizar e discriminar as sequencias, respeitando a ordem de sua apresentação.

·                 Desenvolver a oralidade.

 

 

 

 

METODOLOGIA

1º Conhecendo as formas geométricas. Iniciarei a aula distribuindo blocos lógicos e deixando que as crianças manuseiem e brinquem livremente com as formas. Organizarei em rodinha e conversarei sobre as formas geométricas planas (quadrado, retângulo, círculo e triangulo). Apresentarei uma forma de cada vez acompanhando com o dedo o contorno de

cada uma. Orientarei para que desenhem esse contorno com os dedos no ar. Ex: Este é o contorno de um quadrado, vamos desenhar esse contorno com o dedo no ar?em seguida Colocarei alguns blocos lógicos dentro de um saquinho, A criança de olhos vendados deverá retirar uma forma , apalpá- la e tentar adivinhar o nome dessa forma

2º Historia. Apresentarei as formas geométricas para as crianças através das figuras em EVA e de uma historinha. ( as formas geométrica, Distribuirei desenhos impressos formados por formas geométricas e pedirei para pintar cada forma de uma cor específica.

3º Identificar e classificar as formas geométricas.

Para começar, conversarei como as crianças sobre como as formas geométricas estão presentes nos objetos ao nosso redor, Mostrarei objetos da própria sala de aula, como o quadro, o tampo da mesa, o relógio da parede etc. Também levarei para dar uma volta pela escola e pedirei que procurem mais objetos ou coisas que lembrem as formas geométricas, Depois, faremos uma atividade impressa para estimular a classificação de objetos cotidianos em formas geométricas.

4º Construção de um cartaz. Construirei juntamente com as crianças um cartaz com os fantoches das formas geométricas. Fixá-lo num local visível e no alcance de todos para possam explorá-lo, despertando assim, o interesse e a curiosidade pelas formas.

5º Brincando com as formas. Desenharei no chão as figuras geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo). Organizarei as crianças ao redor dessas figuras. Em seguida, distribuirei aos alunos recortes de imagens que se assemelhem a essas figuras geométricas, por exemplo: figura de relógio, janela, chapéu de bruxa, quadro negro, etc., ou objetos concretos como: cadernos, porta retratos, dados, chapéu de palhaço, roda de carrinhos, borracha, etc. onde eles deverão identificar a figura geométrica que pode ser associada à imagem recebida e colocar no meio das devidas formas desenhados no chão.

6º.Produção artística. Dobradura fácil (gato ou cachorro) Entregarei a cada criança um quadrado e solicitarei que tentem identificar a forma, Em seguida orientarei para que façam as devidas dobraduras e em seguida completem os olhos, boca e focinho com lápis colorido e após terminado colem em seus cadernos. Levarei prontas as dobraduras, e mostrarei passo a passo como fazer.

 

RECURSO

 

Cartolina, EVA, folha sulfite, objetos variados.

 

AVALIAÇÃO

Ocorrera na observação da participação e interesse das crianças em realizarem as atividades.

 

 

REFERÊNCIA

BNCC, ABNT

https://superaparaescolas.com.br/a-educacao-infantil-e-o- trabalho-com-as-formas-geometricas/ http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/12/plano

-de-aula-para-educacao-infantil.html. acesso 15 de setembro2021

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Através do estágio supervisionado, pode-se dizer que perante o cotidiano das instituições de ensino, das dificuldades de estrutura das escolas, rotina, disponibilidade de ambiente, recursos materiais, afinidades pessoais, ausência de apoio familiar, indisciplina dos alunos, entre outros faz com que os estudantes em formação discutam a formação que tiveram não se sentido prontos para encarar os problemas existentes no exercício docente. Por isso, o estágio tem uma enorme importância na formação profissional, é a base para atuarem como professores, após esta prática os estagiários sentem-se mais preparados para atuar profissionalmente na sala de aula.

Através do estágio supervisionado, pode se explorar vários temas que são de suma importância para a área da pedagogia, entre eles, foi possível conhecer e aprender um pouco mais sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), visando expor sua finalidade, ou seja, pontuar sua importância para as instituições escolares, pois se trata de um documento relevante para a escola, seu objetivo, está de acordo com o planejamento universal da escola, de forma a auxiliar os professores no plano de aula escolar por exemplo.

O trabalho descreveu os significados dos temas contemporâneos transversais, descrevendo sua função de abordar conteúdos, como, saúde, meio ambiente, economia, civismo e multiculturalismo, e ciência e tecnologia. Pode-se entender qual a importância da inter-relação entre professores e equipe administrativa pedagógica da instituição de ensino em busca dos melhores resultados. Através do estágio foi possível constatar que em casos de caos nas escolas os professores e administração podem se utilizar das metodologias ativas que tem papel de diversificar e melhorar as aulas em sala de aula.

Sobre os planos de aula foi possível averiguar a importância de manter uma organização em relação às atividades que serão desenvolvidas semanalmente ou diariamente. Conclui-se que o estágio e indispensável em qualquer disciplina de graduação, pois através do estágio e possível vivenciar um pouco da rotina diária de um professor, além de proporcionar um sentimento de certeza em relação a carreira profissional que o acadêmico decidiu fazer parte.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ARCE, A. Pedagogia da infância ou fetichismo da infância? In: DUARTE, N. (Org.) Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004

 

CARLE, Eric. Livros para Sonhar. Kalandraka, 2017

 

CERISARA, A. B. Por uma pedagogia da educação infantil: desafios e perspectivas para as professoras. Caderno Temático de Formação II – Educação Infantil: construindo a Pedagogia da Infância no município de São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo, SME DOT/ ATP/ DOT, 2004.

 

LIENAS, Anna. O monstro das cores. Literatura Juvenil, 2019.

 

SAE DIGITAL,Disponível em: <https://sae.digital/gamificacao-na-educacao/>. Acesso em: 25 Outubro de 2020

 

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

 

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. In: Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9.ed. São Paulo: Ícone, 2001a.