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A IMPORTÂNCIA DAS CIRANDAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Célia Silva Ferreira Moura

Daiana Felix de Oliveira

Emanuele Lionara de Almeida Santos Borges

Ivanir da Silva Coelho

                                                        Suzan Mara da Costa Corrêa

 

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo compreender a importância das cirandas no desenvolvimento da criança na educação infantil, compreender que através das cirandas acorrem manifestações culturais contemplando o desenvolvimento da consciência corporal, a ampliação do repertório musical, o aprimoramento da coordenação motora, a promoção da integração e o estímulo à memória musical a coleta de informações acerca do tema. O tema abordado traz um suporte teórico, visando um olhar criterioso em relação a importância das cirandas no desenvolvimento da criança na educação infantil. Desse modo a princípio, abordam-se a importância de o professor inserir em suas atividades as cirandas, pois, as mesmas trazem muitas vantagens para o desenvolvimento da criança. Em seguida justificam-se a escolha deste tema, pois é mais fácil a aprendizagem quando o professor de educação infantil insere a música através da ciranda, traz também mais valorização no desenvolvimento cognitivo e motora da criança, além de ajudar na criatividade e no enriquecimento do vocabulário das mesmas. A ciranda na educação infantil, bem como as contribuições didáticas e pedagógicas trazem para a educação da criança mais tranquilidade e paz. Pois a valorização das cirandas na educação infantil e seu favorecimento sociais entre os alunos e o ambiente da escola são destaques neste trabalho.

Palavras-chaves: música; educação infantil; cantigas de roda; criança; professor.

 

 

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo possibilitar a coleta de informações acerca do tema “A importância das cirandas no desenvolvimento da criança na educação infantil”, e também  incentivar professores e crianças a se envolverem mais com a música e que ela faça parte de seu cotidiano, fazendo menos uso de tecnologias, que muitas vezes prejudica a visão, postura corporal e até mesmo a interação com outras crianças.

O desenvolvimento desse artigo e de pesquisa bibliográfica, visando um olhar criterioso em relação à importância das cirandas para as crianças. A tual pesquisa pretende compreender  a ciranda como uma ferramenta pedagógica interessante para trabalhar a musicalização na educação infantil, através de uma pesquisa bibliográfica.

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), dá ênfase para o trabalho com a música na educação infantil, trazendo orientações, objetivos e conteúdos a serem trabalhados pelos educadores. A concepção adotada pelo documento compreende a música como linguagem e área de conhecimento, possuindo conteúdos e metodologias próprias.

Entretanto a ciranda, ao ser explorada pedagogicamente, contempla todos os aspectos da criança, ou seja, aspectos cognitivo/linguístico, psicomotor e afetivo/social. Ela é capaz de globalizar todos esses fatores, contribuindo positivamente para o desenvolvimento integral da criança. Além disso, as atividades musicais favorecem a autoestima, a socialização, a participação e a cooperação entre os alunos.

Diante do contexto em estudo, o fundamento deste artigo é nas leituras e reflexões teóricas sobre as cirandas e qual os benefícios que elas possibilitam no desenvolvimento das crianças. Entretanto verifica-se com este estudo que as cirandas contribuem para o divertimento e auxilia no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Pois as cirandas fazem parte do folclore brasileiro,de letras, ritmo e melodia simples, de fácil entendimento e com muita ludicidade envolvida, as crianças se divertem ao participar.

Sendo assim o professor pode trabalhar com as cirandas, proporcionando momentos agradáveis e de aprendizado para as crianças, fazendo uso das repetições de palavras das, e deixando fixar as palavras na mente dos ouvintes, trabalhando de forma agradável e divertida, proporcionando o aumento do vocabulário das crianças e desenvolvendo também os movimentos corporais, a dicção, a audição e atenção, mecanismo importantíssimo para o crescimento de uma criança saudável.

Pretende-se também com este trabalho, incentivar professores e crianças a se envolverem mais com a música e que ela faça parte de seu cotidiano, fazendo menos uso de tecnologias, que muitas vezes prejudica a visão, postura corporal e até mesmo a interação com outras crianças.

 

DEFINIÇÃO CIRADAS

Ciranda é um tipo de brincadeira que envolve dança, música e canto originária das regiões da Paraíba e Pernambuco. Na Paraíba existem grandes mestras e mestres como Penha Cirandeira, Tina, Dona Edite, Cida, Vó Mera, Mestre Cícero, Mestre Mané Baixinho (Em memória), Odete de Pilar, dentre outros. Em Pernambuco algumas grandes referências são Mestre Baracho, Lia de Itamaracá, Mestre Anderson Miguel, etc.

Grandes expoentes do folguedo são: Odete de Pilar, Penha Cirandeira e Lia de Itamaracá. Sua origem provém de Portugal e popularizou-se em Pernambuco nas décadas de 1960 e 1970, suplantando o coco, que era mais dançado nos terreiros e nos quintais, sendo influenciado por este em sua dança.

 

MÚSICA

ritmo, quaternário simples, lento, com o compasso bem marcado por um toque grave da zabumba (ou bumbo) na cabeça do compasso e toques abafados nos outros tempos, acompanhado pelo tarol, o ganzá, o maracá, é coreografado pelo movimento dos cirandeiros. São utilizados normalmente instrumentos de percussão.

 

DANÇA

Na marcação do zabumba, os cirandeiros pisam forte com o pé esquerdo à frente. Num andamento para a direita na roda de ciranda, os dançarinos dão dois passos para trás e dois passos para a frente, sempre marcando o compasso com o pé esquerdo à frente. Os passos podem ser simples ou coreografados.

As coreografias, quando há, são individuais. O dançarino pode aumentar o número de passos e fazer coreografias com as mãos e o corpo, sempre mantendo a marcação com o pé esquerdo à frente. "A Ciranda é uma dança comunitária que não tem preconceito quanto a sexo, cor, idade, condição social ou econômica dos participantes, assim como não há limite para o número de pessoas que dela podem participar. Começa com uma roda pequena que vai aumentando, à medida que as pessoas chegam para dançar, abrindo o círculo e segurando nas mãos dos que já estão dançando. Tanto na hora de entrar como na hora de sair, a pessoa pode fazê-lo sem o menor problema. Quando a roda atinge um tamanho que dificulta a movimentação, forma-se outra menor no interior da roda maior." 

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CIRANDAS

As cirandas na educação infantil tem um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual da criança. Também conhecido como cantigas de roda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças. As cirandas exercitam a capacidade de socialização, habilidade necessária em qualquer ambiente que exija convivência e traquejo social, uma vez que ao longo da vida, a “roda” terá cenários bem mais amplos: a escola, o trabalho, a cidade, o país e a família que o adulto vier a formar e assim participar. As cirandas trabalhadas na educação infantil, apesar de todos os benefícios anteriormente citados que as cantigas de roda podem oferecer para o desenvolvimento integral das crianças, essa prática está cada vez mais ausente da realidade infantil. Muitas transformações vêm ocorrendo e uma delas é o abandono as brincadeiras mais simples. Ou seja, a expressiva presença da tecnologia chega com força e atinge os valores, atitudes e comportamentos das crianças.

Diante disso, pode-se ressaltar que as cirandas têm como promover o contato é oportunizar que as crianças revivam, experimentem hábitos que estavam ligados o nosso passado que fazem parte da base da construção do nosso povo e inevitavelmente fazem parte das nossas manifestações culturais.

Portanto não há dúvidas de que as cirandas são ferramentas indiscutivelmente importantes para a Educação Infantil, porém o papel do professor vai muito mais além que meramente apresentá-las. É preciso que ele atue de modo que essas canções sejam trabalhadas de maneira contextualizada. Sendo assim é necessário que o educador explore as cirandas não só a fim de desenvolver o aspecto cognitivo e motor, mas também com o intuito de trabalhar a dimensão cultural presente nessas canções. Pois é preciso incluir em nossas práticas essas músicas e extrapolar todas as suas possibilidades. 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diversas são as contribuições que a ciranda oferece no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, uma delas são a desenvoltura tanto no âmbito cognitivo como afetivo e psicomotor, ressaltando a importância da ludicidade na educação infantil que, para isto, a música é primordial, ela também facilita a linguagem falada e contribui bastante na escrita e principalmente aguça a vontade de aprender. Sendo assim, é preciso preocupar-nos com a formação das crianças, não apenas com o ensinar conhecimentos sistematizados, mas também com o favorecer movimentos corporais e a percepção. Entretanto as ciranda pode ser útil tanto como suporte pedagógico como no entretenimento, das crianças, além de contribui para o processo de desenvolvimento da aprendizagem das mesmas.

Diante disso é possível ressaltar que a presença das atividades com música (Cirandas) na sala de aula e particularmente na educação infantil tem uma contribuição para positiva no desenvolvimento da criança por isso, é preciso deixar que as crianças brinquem de ciranda no espaço escolar, é preciso aprender a rir, a inverter a ordem, a representar, envolvidos na simbologia, a imitar, a sonhar e imaginar  com elas.

Dessa forma, abrem-se o caminho para que adultos e crianças, possam  reconhecer e ser reconhecido como sujeitos e atores participantes da “ciranda” da vida social/cultural e ser fazedores da história do mundo que os cercam. Apesar de a Ciranda estar presente entre nós, em diferentes modalidades, o conhecimento de suas raízes tem sido pouco disseminado, pelos escassos estudos acadêmicos dedicados ao tema e pela deterioração que sua prática tem sofrido nos espaços escolares. Assim, o seu resgate como raiz da cultura brasileira, que movimenta os corpos, mentes e corações dos que dela participam, é fundamental em uma sociedade

 Sendo assim pode-se concluir que, o estudo sobre Ciranda constitui-se numa contribuição para a reflexão e construção da identidade cultural brasileira, cuja apropriação é fundamental para todos os cidadãos, especialmente para educadores responsáveis pela formação das novas gerações. Dessa maneira vê-se a importância de se desenvolverem novas pesquisas sobre este tema a importância das cirandas no desenvolvimento da criança na educação infantil. Portanto as Cantigas de Roda estão relacionadas com o estímulo a imaginação, concentração, criatividade e memória. E fazem parte do cotidiano e principalmente do dia-dia das crianças.

 

 REFERÊNCIAS

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Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

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