PROJETO ARTICULAÇÃO DE MATEMÁTICA
Ana Eloiza Witeck Marqui
Projeto aplicado na Escola Estadual Arlete Maria Cappellari – Sorriso -MT
Ano letivo 2022
Área: Matemática
Disciplina: Matemática
Série: 6º,7º,8º 9ª.
Professor (a): Ana Eloiza Witeck Marqui
DIAGNÓSTICO:
O projeto Articulação Escolar deverá atender a alunos de dos anos 6º,7º, 8º e 9º da escola com maiores dificuldades de aprendizagem previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores!
O projeto será feito no "horário contrário da aula do aluno e se enquadra dentro da orientação de ampliação progressiva da jornada escolar. Serão atendidos os alunos com dificuldades no aprendizado e defasagem nas séries iniciais tanto pela pandemia, quanto a dificuldade cognitiva.
JUSTIFICATIVA:
A matemática faz parte de nossa vida e é uma ferramenta para interpretar e transformar o mundo em que vivemos. O ser humano faz parte de uma sociedade globalizada, com acesso a qualquer tipo de informações e desafios são impostos no nosso dia a dia, e faz-se necessário desenvolver capacidades que possibilitem o educando buscar soluções inteligentes e criativas para resolver situações problemas. Por meio do conhecimento matemático o ser humano quantifica, organiza informações e busca soluções.
Neste contexto fica impossível não reconhecer o valor educativo da matemática, ciência indispensável para a resolução e compreensão de diversas situações do cotidiano.
A recuperação de aprendizagem, priorizando ações qualitativas na educação, com foco no letramento em Leitura e Escrita e letramento Matemático, visando à melhoria da qualidade do ensino e conhecimento matemático, visando à melhoria da qualidade do ensino em toda sua rede do Estado do Mato Grosso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Habilidades Específicas
6º Ano habilidades a serem desenvolvidas:
(Números)
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
(EF05MA04) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA09) Resolver e elaborar situações problema que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
(EF06MA13) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Geometria:
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Álgebra:
(EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Grandezas e Medidas:
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
Probabilidades e estatística:
(EF06MA31) Identificar e diferenciar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos, reconhecendo e aplicando o conceito de razão em diversos contextos. (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.).
7º Ano habilidades a serem desenvolvidas:
Números:
(EF06MA06) Resolver e elaborar situações problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.
(EF06MA10) Resolver e elaborar situações problema que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
(EF06MA11) Resolver e elaborar situações problema com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
(EF06MA24) Resolver e elaborar situações problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF07MA01) Resolver e elaborar situações- - problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
(EF07MA04) Resolver e elaborar situações problema que envolvam operações com números inteiro.
(EF07MA02) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros.
(EF07MA12) Resolver e elaborar situações problema que envolvam as operações com números racionais.
Álgebra:
(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
(EF07MA18) Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
Geometria:
(EF07MA24) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
(EF07MA19) Localizar no plano cartesiano pontos (coordenadas) que representam os vértices de um polígono e realizar transformações desses polígonos, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
Grandezas e Medidas:
(EF07MA29) Resolver e elaborar situações problema que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Probabilidade e Estatística:
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
8º Ano habilidades a serem desenvolvidas:
Números:
(EF07MA02) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros.
(EF08MA03) Resolver e elaborar situações problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio multiplicativo.
(EF08MA04) Resolver e elaborar situações problema, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Álgebra:
(EF07MA17) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
(EF07MA18) Resolver e elaborar situações- problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis formas ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
(EF08MA06) Resolver e elaborar situações problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando-as propriedades das operações.
(EF08MA08) Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1ºgrau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
(EF08MA09) Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, situações- problema que possam ser representados por equações de 2º grau do tipo ax²b.
Geometria:
(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
(EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.
Grandezas e Medidas:
(EF06MA24) Resolver e elaborar situações problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
(EF07MA32) Resolver e elaborar situações- problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
(EF07MA33) Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
(EF08MA19) Resolver e elaborar situações problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Probabilidades e estatística:
(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos estudantes e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
(EF08MA23) Identificar o tipo adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou expressar determinada informação.
(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
9º Ano habilidades a serem desenvolvidas:
Números:
(EF08MA04) Resolver e elaborar situações problema, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.
(EF09MA05) Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
Álgebra:
(EF08MA07) Associar uma equação linear de1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
(EF08MA08) Resolver e elaborar situações- problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
(EF09MA07) Resolver situações-problema que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
(EF09MA08) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
(EF08MA06) Resolver e elaborar situações problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
(EF08MA08) Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Geometria:
(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
(EF09MA14) Resolver e elaborar situações problema de aplicação do teorema de Pitágoras.
(EF09MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Grandezas e Medidas:
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Probabilidades e estatística:
(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Os conteúdos serão relacionados entre si e a articulação e os conteúdo estruturados pode ocorrer em diferentes momentos de forma que suas definições sejam reforçadas e aprofundadas. O desenvolvimento dos assuntos básicos deve partir de uma visão global e depois enfatizar pontos específicos que definam o grau de conhecimento necessário. Algumas tendências metodológicas estudadas pela Educação Matemática podem ser implementadas em sala de aula, tais como: Resolução de Problemas: Desenvolve o raciocínio, ensina o aluno a enfrentar situações novas e torna as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras. Modelagem Matemática: Articula os conteúdos matemáticos com outras áreas do conhecimento (interdisciplinaridade) estabelecendo relações a partir de observações e análise de fatos reais com o fazer matemático, valorizando, assim o aluno no contexto social. Tecnologia: O uso de mídias, sejam elas software, calculadoras e aplicativos da Internet, tem favorecido as experimentações matemáticas, potencializando formas de resolução de problemas nunca antes pensadas. Enfatizar a Matemática produzida pelas diferentes culturas, procurando superar a ideia de que existe uma única Matemática, trazendo à tona saberes matemáticos de minorias culturais. Além dessas tendências metodológicas podemos implementar em sala de aula: • Jogos: Leva o aluno a compreender regras, elaborar estratégias de ação, identificar regularidades, raciocinar por analogia e supor um “fazer sem obrigação externa e imposta”. • História da Matemática: O aluno reconhecerá a Matemática como uma criação humana, que surgiu a partir da busca de soluções para resolver problemas do cotidiano. • Na abordagem de cada um dos assuntos deve-se privilegiar: • A discussão de situações problemas; • A resolução de problemas para investigar e compreender o conteúdo matemático e para sintetizar ideias; • O desenvolvimento de situações problemáticas que envolvam aplicações de um conjunto de ideias matemáticas; • O envolvimento ativo dos alunos em atividades de exploração, análise e aplicação da matemática dentro de um contexto matemático e num contexto de situações do mundo real.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro branco, pincel;
- Datashow;
- Impressões coloridas e em preto e branco;
- Papel pardo;
- Papelão;
- Refil de cola-quente;
- E.V.A. colorido;
- Cola branca;
- Papeis coloridos;
- Lápis, caneta, borracha, caderno, apontador.
- Livros didático;
- Entre outros.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e diversificada, considerando não somente uma formação matemática dirigida para o desenvolvimento social e intelectual do aluno, como também seu esforço individual, sua cooperação com os colegas, a construção de sua personalidade, contribuindo, assim, para a formação de pessoas conscientes, competentes e cidadãs. A avaliação será vista como um instrumento pedagógico. Deve auxiliar o professor a identificar quais objetivos foram atingidos e fornecer informações sobre como está ocorrendo o processo ensino-aprendizagem. Para isso, é necessário diversificar os materiais e estratégias de ensino e também a maneira de avaliar. É fundamental que o professor não utilize a avaliação como instrumento de punição e retenção, mas sim de ensino-aprendizagem. É preciso ainda: Encarar a avaliação como parte integrante do processo de ensino. Avaliar o que os alunos sabem e como pensam sobre a matemática. Desenvolver situações problemáticas que envolvam aplicações de um conjunto de ideias matemáticas. Avaliar a comunicação (falar, ouvir, escrever), o raciocínio (onde se pode considerar a justificação ou a explicação de resposta), a resolução de problemas (que pode envolver quer o registro de processos, quer de resultados). A avaliação contínua, inicial diagnóstica e processual durante todo processo de ensino e aprendizagem.
Referências bibliográficas
|
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN. N. Modelagem Matemática no Ensino. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005. GIOVANNI, J.R; BONJORNO, J.R. Matemática-Guia Pedagógico. São Paulo: FTD. https://pt.slideshare.net/CLEAN13/projeto-reforo-escolar-6937505 CURI, A. Z.; MENEZES FILHO. A relação entre o desempenho escolar e os salários no Brasil. Fundação Itau Social. https://slideplayer.com.br/slide/13658987/ |
file:///C:/Users/anael/Downloads/Habilidades%20-%20Laborat%C3%B3rio%20de%20Aprendizagem%20-%20corrigido%20(3).pdf