A PRÁTICA PEDAGÓGICA, AFETIVIDADE E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carlene Plácida da Silva
Cássia Regina de Souza
Mairi Suze de Amorim Magalhães
Sandra Maria da Silva Miranda
Vera Lucia Padilha
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo compreender a temática a prática pedagógica, afetividade e o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, essa temática é de fundamental importância para os profissionais dessa área, portanto falar da Educação Infantil requer descrever sobre afetividade na prática pedagógica do professor. Entretanto para o desenvolvimento do trabalho foram estabelecidos os seguintes critérios, verificar como a relação afetiva se desenvolve entre professor e aluno, e como a afetividade contribui para o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, e buscar embasamento teórico e bibliográfico que explane os reflexos da afetividade no processo ensino-aprendizagem visando contribuir com a prática pedagógica. Todo o trabalho se deu através de estudos e materiais científicos além de sites pertinentes a tema e bibliografias. Diante desse contexto em estudo, a pesquisa mostrou que os profissionais da Educação Infantil consideram importante a afetividade no processo de ensino aprendizagem, pois trás relevantes benefícios na aprendizagem das crianças.
Nessa perspectiva, pode-se concluir que a afetividade faz parte da vida de todos, pois é um grande aliado no processo de ensino aprendizagem. Desse modo o educador deve estar ciente de que a afetividade não é apenas um gesto de carinho e cuidado, mas também a expressão de sentimentos que vão além do contato físico. A afetividade é um elemento essencial para o desenvolvimento do aluno pois é um estímulo e favorece o prazer ao aprender, oferecendo a segurança de uma aprendizagem mais efetiva.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Afetividade. Criança. Educação Infantil.
INTRODUÇÃO
Diante da temática abordada neste artigo sobre a prática pedagógica, afetividade e o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, pode-se dizer que esta linha de pensamento fez com que despertasse o interesse no estudo, relatando a importância da afetividade, a qual leva as crianças a terem um desenvolvimento melhor, auxiliando sua existência enquanto aluno e pessoa. Sendo assim, o objetivo principal da pesquisa foi o de verificar a influência da afetividade para o desenvolvimento do ser humano, especificamente na educação infantil.
Nesse contexto Barbosa (2001, p.100) afirma que:
[...] é urgente lembrarmos que, para aprender, é necessário um vínculo afetivo positivo com o conteúdo a ser aprendido, um ambiente que leve em consideração os aspectos de Ser Humano, do educador e do aprendiz, e a função social do ensino/aprendizagem.
Sendo assim vale ressaltar que é maravilhoso quando os alunos encontram um professor que transmite alegria e carinho; a escola é a segunda casa, onde muitas vezes eles buscam suprir a carência que falta em outros espaços, pois a afetividade leva as crianças a caminhos que resultarão no seu futuro, se falta afeto em casa o aluno busca na escola. Entretanto é essencial fortalecer vínculos com os alunos, a afetividade fortalece a relação aluno e professor, e essa afinidade estimula a melhoria da autoestima. Portanto se aluno e professor tiverem laços afetivos ambos sentirão confiantes nessa convivência dentro da sala de aula, refletindo no desenvolvimento da aprendizagem.
Reginatto (2013, p. 2) ainda ressalta a importância da consciência do professor nesse contexto.
É muito importante que o professor tenha consciência da responsabilidade de contribuir para a construção da personalidade de uma criança. Por isso, precisa estar atento à realidade de cada aluno, levando em consideração seu ambiente familiar e seu lado emocional. Quando um professor desconsidera a importância do afeto, está contribuindo para formar um indivíduo indiferente. Professor e aluno precisam estabelecer uma relação de amizade, respeito e confiança, e para isso, a afetividade é fundamental.
Portanto nessa perspectiva o trabalho sobre a prática pedagógica, afetividade e o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, se deu a partir de pesquisas bibliográficas em livros, sites e artigos científicos pertinentes ao tema, sendo separado de acordo com a cronologia, para que possibilitasse um plano de leitura. O presente trabalho iniciou-se pelo interesse dos autores ao assunto e importância do tema para a área da pedagogia. Para a construção do trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental de abordagem e análise qualitativa. O que compreendeu a pesquisa e seleção dos textos que embasariam teoricamente a temática, assim como também, leitura, análise, organização e escrita.
Com isso pode-se concluir que não basta apenas ensinar, é preciso que o professor estabeleça uma relação afetiva com seu aluno, e para que isso ocorra é necessário conhecer a realidade do seu aluno, pois sua atuação diante dele e a consideração que ele desempenha para relacionar se com ele terá impacto na formação dessa criança.
CONCEITUANDO SOBRE AFETIVIDADE
Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos.
No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo. A afetividade tem um papel crucial no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando profundamente o crescimento cognitivo.
A afetividade potência o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos. Graças à afetividade, as pessoas conseguem criar laços de amizade entre elas e até mesmo com animais irracionais, isto porque os animais também são capazes de demonstrar afetividade uns com os outros e com os seres humanos.
As relações e laços criados pela afetividade não são baseados somente em sentimentos, mas também em atitudes. Isso significa que em um relacionamento, existem várias atitudes que precisam ser cultivadas, para que o relacionamento prospere.
Um dos grandes pensadores que abordou o conceito de afetividade foi o psicólogo francês Henri Wallon. Segundo Wallon, a inteligência não é o elemento mais importante do desenvolvimento humano, mas esse desenvolvimento dependia de três vertentes: a motora, a afetiva e a cognitiva. Assim, a dimensão biológica e social era indissociável, porque se complementam mutuamente. A evolução de um indivíduo não depende somente da capacidade intelectual garantida pelo caráter biológico, mas também do meio ambiente que também vai condicionar a evolução, permitindo ou impedindo que determinadas potencialidades sejam desenvolvidas. A afetividade surge nesse meio e tem uma grande importância na educação.
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO
Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, famosos autores e especialistas na área da educação, concederam à afetividade uma elevada relevância no processo pedagógico.
De acordo com Piaget e Wallon, o desenvolvimento ocorre através de vários estágios, e nesses estágios, a inteligência e a afetividade vão alternando em termos de importância. No primeiro ano de vida de uma pessoa, a afetividade é predominante, pois o bebê se usa dela para se exprimir e interatuar com o mundo envolvente.
No entanto, a afetividade não é importante apenas nessa fase. A afetividade determinará o tipo de relacionamento entre o professor e aluno, o que terá um grande impacto na forma como o aluno adquire novos conhecimentos.
Durante muitos anos, o aspecto cognitivo tem sido o principal alvo da atenção, e a evolução da área afetiva é frequentemente esquecida, o que impede o aluno de atingir o seu máximo potencial.
EDUCAÇÃO INFANTIL E A AFETIVIDADE
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), em seu Art. 29, preconiza que: “A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Na Educação Infantil, inicia-se a escolarização da criança, há uma integração entre o educar e o cuidar; nesse aspecto, o professor exerce papel fundamental no desenvolvimento da afetividade. Portanto o profissional que atua diretamente com a criança precisa desenvolver competências específicas na área, como perfil afetuoso, senso de princípios éticos, atenção, solidariedade, cuidados, atitudes cooperativas, etc.
Desse modo crianças precisam de afetividade para aprender e se desenvolver seguras e felizes. Quando a criança não faz uso da linguagem oral, utiliza a emoção para se comunicar com todos ao redor, através do choro e sorriso, por exemplo.
Jean Piaget (1976) destaca o desenvolvimento intelectual em dois componentes: o cognitivo e o afetivo; ambos caminham juntos. Para o autor, toda atividade e o pensamento são ações cognitivas, representadas pelas estruturas mentais e o afeto, por uma estrutura energética, a afetividade.
Assim sendo o conhecimento é construído e internalizado em nossas mentes pela forma que nos é apresentado. O olhar especial do educador para o educando é de suma importância, pois é para eles que dedica seu trabalho, tempo e esforços.
Na Educação Infantil a relação entre professor e a turma deve ser positiva; quando o professor é afetuoso, ou seja, atencioso, demonstra se importar com o aluno, busca sempre interagir e despertar interesse no aluno, as crianças desenvolvem melhor o raciocínio, a autoestima e o pensamento.
Quando se fala de afetividade na Educação Infantil, é acolher a criança a um ambiente totalmente diferente de sua casa, é proporcionar trocas de experiências, estímulos à aprendizagem, despertar para as motivações; não se trata de abraçar o tempo todo e fazer demonstrações de carinho. O professor nessa fase inicial deve preocupar-se com aspectos que influenciam no desenvolvimento cognitivo da criança como um ambiente escolar com afetividade, segurança e confortável.
A Educação Infantil é a etapa em que a criança comece a construir sua identidade, e nesse momento é de suma importância que a criança se sinta amada, acolhida, aceita e ouvida para que possa despertar para a vida, a curiosidade e a busca pelo conhecimento.
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) acerca dos Objetivos Gerais da Educação Infantil, são apresentadas oito diferentes capacidades que as crianças devem desenvolver a partir da prática na Educação Infantil: desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; descobrir e conhecer seu próprio corpo, potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a saúde e bem-estar;
estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este artigo teve como objetivo compreender como a afetividade tem sido vista pelos educadores da educação infantil. Nesse estudo pode-se constatar que, a afetividade tem papel importante em todas as relações, no desenvolvimento infantil, e exerce forte influência no aspecto cognitivo. Desse modo os estudos realizados apontaram que a afetividade é comportamento, atitudes e ações a serem adotadas com vistas a levar a criança a sentir-se acolhida, valorizada e respeitada diante dos outros. Assim sendo a importância da afetividade no processo de aprendizagem cuja função é garantir a confiança e segurança necessárias para a construção do conhecimento e da compreensão do mundo a sua volta. Entretanto pode-se ressaltar que a afetividade pode ser expressa através do diálogo, do respeito às ideias infantis e de seus conhecimentos prévios o que também constitui o pensamento desta pesquisa.
Nesse contexto, a aprendizagem é permeada pelo prazer da descoberta, da ação e da transformação e que acontecerá melhor num ambiente acolhedor, que proporcione à criança interação social. Nesse contexto, podemos dizer que o professor constitui um elo importante desse processo, e deve trabalhar as questões afetivas e cognitivas conjuntamente, de modo a contribuir para o desenvolvimento das crianças, fatos que as acompanharão por toda a vida. Abordar a afetividade neste trabalho foi algo que propiciou aprendizagens pessoais e profissionais que jamais serão esquecidas. Afetividade, emoção e aprendizagem são processos interligados, atravessados pelas experiências e vivências que a relação com crianças oferece, cabendo ao professor selecionar e aproveitar essas informações.
Conclui-se que o afeto é uma condição necessária para a constituição da inteligência. Assim, podemos evidenciar a importância que existe em se trabalhar este aspecto de forma cuidadosa pelo professor, mantendo-se sempre atento à resposta que aluno dará a partir da convivência e de sua socialização.
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