Buscar artigo ou registro:

 

 

TRABALHANDO REDAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Roseli Pinheiro de Lima Mildemberg

Julia Kauana Mildemberg

 

 

Ensinar a escrever redação é uma tarefa difícil, mas não deixa de ser essencial a qualquer estudante que está no ensino fundamental ou médio. Para começar, passe textos-base para a turma se preparar e proponha alguns temas, além de aceitar sugestões dos próprios alunos. Explique a eles o que constitui uma redação de qualidade e acompanhe de perto o trabalho de cada um.

 

 

Defina o gênero textual a ser trabalhado:

 

Uma redação pode se encaixar em diversos gêneros diferentes. Pense em qual deles quer explicar e ensinar aos alunos, incluindo detalhes específicos de cada um. Veja os principais exemplos:

  • Narrativo: gênero que conta histórias não-ficcionais de experiências pessoais. É uma boa opção se você quer que os alunos redijam uma história de algo que fizeram, como um desafio que superaram ou uma viagem de férias que fizeram.
  • Expositivo: gênero que explora ideias mais a fundo e traz argumentos que a atestem ou contestem. É uma boa pedida se você quer que os alunos explorem um conceito específico ou um tema polêmico.
  • Descritivo: gênero no qual o autor descreve uma pessoa, um lugar, um objeto, uma emoção, uma experiência ou uma situação. Escolha esse gênero se você quer que os alunos aprendam a se expressar de forma criativa.
  • Argumentativo: gênero mais comum nas provas de vestibular do Brasil, no qual os alunos têm que defender um ponto de vista com argumentos lógicos. Ele é diferente do gênero expositivo no sentido de que o autor não deve discutir um conceito e só depois tomar um posicionamento: aqui, o objetivo é mostrar o ponto de vista desde o início e defendê-lo com provas e fatos ao longo do texto.

 

 

Apresente exemplos de redações do gênero que será trabalhado

 

Depois de identificar que gênero de redação você quer que a turma escreva, junte alguns exemplos de textos bem escritos e entregue a cada um. Faça isso com um tipo de cada vez ou com todos ao mesmo tempo.

  • Escolha redações bem estruturadas e interessantes como exemplo e base para a turma escrever seus próprios textos. Se possível, pegue algo feito por outros alunos seus no passado, além de textos de profissionais.

 

 

Organize os alunos em grupos de discussão

 

Os alunos podem trabalhar em conjunto para analisar os seus respectivos exemplos e, assim, compreender um pouco melhor o que precisam fazer. Formule perguntas e exercícios que eles devam completar.

  • Por exemplo: peça para cada grupo identificar a ideia central e a estrutura do texto, bem como a forma com que o autor usa fontes de informações e o efeito da introdução e da conclusão.
  • Peça para os alunos montarem um esqueleto com as ideias centrais do texto do início ao fim. Eles devem identificar a tese, os argumentos do desenvolvimento e a conclusão em estrutura de tópicos.

 

 

De início, incentive cada estudante a abordar temas que conheça e pelos quais se interesse

 

Escrever fica muito mais divertido quando o assunto em pauta é de interesse do autor. Deixe que cada aluno escolha o tema que vai tratar e o resultado vai ser excelente. Por exemplo:

  • Se você pediu para a turma escrever uma redação no gênero narrativo, peça para cada aluno escolher uma história que adora ou sempre quis contar.
  • Se pediu para a turma escrever uma redação no gênero argumentativo, peça para cada aluno escolher um tema que seja do seu interesse pessoal ou que ele gostaria de estudar mais a fundo.

 

 

Considerações finais

 

Escrever redação é parte da rotina de todo aluno que pretende prestar algum vestibular ou a prova do Enem para ingressar no ensino superior. Deixe isso bem claro quando alguém não entender a importância dessa disciplina.

 

 

Referências:

 

https://pt.wikihow.com/Ensinar-a-EscreverReda%C3%A7%C3%A3o

 

https://www.ensinandocomcarinho.com.br/2016/08/bexigafolclorica.html

 

https://minhasatividades.com/10-atividades-de-aritmetica

 

http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-dotexto/generos-

argumentativos.html

 

https://essel.com.br/cursos/material/01/DesenhoTecnico/aula22.pdf

 

https://www.gobankingrates.com/investing/real-estate/hagglinghome-guide-

 

making-low-ball-offers/amp

 

https://www.educacaoetransformacao.com.br

 

https://www.morningstar.com/stocks/grey/ctrtf/