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PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Luciana Pinto Costa

Artigo apresentado ao Curso de Educação Infantil 420 Horas, ao Grupo Educacional Faveni, como requisito para obtenção do título de Especialista.

 

 

RESUMO

Por volta dos quatro anos de idade a criança inicia sua vida escolar na educação infantil, etapa fundamental para o seu desenvolvimento a nível físico e mental. É na educação infantil que a criança começa apresentar dificuldades de aprendizagem, é aí que entra a psicomotricidade, pois é através dela que as funções psicomotoras começam a se desenvolver, possibilitando à criança, a descobri tanto o mundo externo, como seu mundo interno. O objetivo geral do estudo foi analisar como a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento da criança desde a educação infantil. A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica em monografias, livros, revistas e artigos científicos, com diversos autores que falam sobre a psicomotricidade na educação infantil. O professor deve planejar suas aulas e pôr em pratica atividades que desenvolva o corpo e mente, num ambiente agradável, acolhedor e motivador. Pois através das brincadeiras a criança consegue compreender os conteúdos, expressar seus desejos e emoções. Na educação infantil essas atividades são: brincadeiras, canções, recorte, colagem, pintura, massinha de modelar e o desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla. Assim desenvolve os aspectos motor, psicológico, social e o afetivo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade. Desenvolvimento da criança. Educação Infantil.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Esse artigo relata quais as práticas pedagógicas que são usadas na educação infantil que envolvem a psicomotricidade, e como o uso dessas práticas, vem colaborando com o desenvolvimento da educação psicomotora de cada criança, sabemos que nas últimas décadas, vem ocorrendo algumas mudanças na vida cotidiana do homem moderno, e assim a tecnológica vem tomando de conta da vida das nossas crianças, levando-as a interagir mais com as máquinas do que com outras crianças, isso acaba gerando o sedentarismo precoce.

Quando falamos de psicomotricidade, devemos lembrar que ela é a responsável pelos desenvolvimentos cognitivo, corporal, motor e emocional, e essa socialização e interação que a escola proporciona para as crianças vem contribuindo para cada um desses desenvolvimentos acontecer no tempo certo, da forma correta e assim a criança consiga se expressar através deles.

Onde meu problema é saber como usar a psicomotricidade de forma correta para contribuir para o desenvolvimento da criança desde a educação infantil.

Na Educação Infantil, a criança deve ser levada e desafiada a passar por diversas situações para ajudar a desenvolver sua autonomia corporal e socioemocional. E através da psicomotricidade, explorar seu corpo e os seus diversos movimentos, levando em conta sua potencialidade, capacidade, emoções e limitações.

O objetivo geral do estudo foi analisar como a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento da criança desde a educação infantil. Já que é a educação psicomotora a responsável por esse começo do processo que se inicia na educação infantil. Quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, pode ter como causa um desenvolvimento psicomotor defasado. E o objetivo específico é compreender quais as práticas pedagógicas psicomotoras contribui para o desenvolvimento da criança, levando em conta que através de brinquedos e brincadeiras a criança consegue assimilar diversos conteúdos, de uma forma lúdica, prazerosa e divertida, então o ato de brincar não pode ser considerado como um entretenimento, mas sim uma das formas de aprendizagem, sendo bem planejado e escolhido o uso de brinquedos, brincadeiras e jogos de acordo com a sua faixa etária, num ambiente adaptado e acolhedor, respeitando a realidade, o tempo que se encontra, as suas habilidades, a sua capacidade e os limites de cada aluno.

Essa pesquisa se faz relevante, pois a psicomotricidade está presente no sistema corporal da criança, sendo justificada que se a psicomotricidade for trabalhada da forma correta a criança se desenvolve no tempo certo no seu esquema corporal, psicológico, cognitivo e tendo um ensino e aprendizagem de boa qualidade. E assim a criança estará apta aos desafios do seu dia a dia, e conseguira compreender melhor o seu corpo e de que forma pode se expressar através dele.

Para a realização da pesquisa em questão foram utilizados como metodologia de pesquisa bibliográfica em monografias, livros, revistas e artigos científicos, com diversos autores que falam sobre a psicomotricidade na educação infantil.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

PSICOMOTRICIDADE E SUA ORIGEM

 

Iniciou no século XIX, vários estudos sobre o tema psicomotricidade, e assim começa a surgir diversos discursos médicos neurológicos, de acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (1980), foi no ano de 1979 que o Ministério da Educação convida a Dra. Dalila Costallat e Dra. Giselle Soubiran para comparecerem ao Brasil para divulgar sua pesquisa: a psicomotricidade como uma ação de ajuda em pessoa com deficiência mental. Podendo assim constatar se há diferentes disfunções graves sem que o cérebro esteja lesionado ou sem que essa lesão esteja claramente num local bem localizado.

Negrine (1995), relata que a psicomotricidade se deu origem do termo psyché, que significa alma, e do verbo latino moto, que significa agitar fortemente. Pois é a psicomotricidade que estuda o homem através do seu corpo em movimento tanto em relação ao seu mundo interno como o externo. A psicomotricidade é também considerada um campo transdisciplinar que estuda e faz uma investigação das relações entre psiquismo e a motricidade, que também abrange o campo da saúde, educacional, pedagógico. Podendo fazer uma observação sobre a comunicação do ser humano, através do seu corpo e seus gestos.

O objetivo principal da psicomotricidade é estudar o homem, pois ela é considerada uma ciência, que através do corpo humano e seus movimentos podem demostrar muitas coisas, e assim pode ser explorado tanto seu mundo interno como seu mundo externo. (SABOYA, 1995, p. 13).

A psicomotricidade se estabeleceu no Brasil por meio da Dra. Beatriz Loureiro, onde surgiu a fundação GAE- Grupo de Atividades Especializadas em São Paulo, com o objetivo principal de atender crianças com dificuldade psicomotoras. E com a sua ajuda surgiu a formação universitária pública e particular, com cursos de Pós-graduação, intercâmbio entre os países Brasil/França. E desde 1996 foi criada em São Paulo a O.N.P- Ordem Nacional dos Psicomotricistas de São Paulo, (S – B – P), que foi um grande avanço para todas as pessoas com certas necessidades.

Para Molinari e Sens (2002, p. 85) é através da educação psicomotora que a criança conhece seu corpo, e consegue explorar jogos e atividades lúdicas. senso assim a criança consegue desenvolver algumas habilidades psicomotoras e faz alguns ajustamentos do seu comportamento psicomotor.

 

Em psicomotricidade, o corpo não é entendido como fiel instrumento de adaptação ao meio envolvente ou como instrumento mecânico que é preciso educar, dominar, comandar, automatizar, treinar ou aperfeiçoar; pelo contrário, o seu enfoque centra-se na importância da qualidade relacional e na mediatização, visando à fluidez eutônica, à segurança gravitacional, à estruturação somatognósica e à organização práxica expressiva do indivíduo. Privilegia a totalidade do ser, a sua dimensão prospectiva de evolução e a sua unidade psicossomática, por isso está mais próxima da neurologia, da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da fenomenologia, da antropologia, etc. (FONSECA, 2008, p.29).

 

O desenvolvimento da psicomotricidade se faz através da evolução da criança, pois a mesmo faz uma troca com o meio em que está adaptada, buscando sanar às suas necessidades, muitas vezes necessitando de uma intervenção de um docente, onde o mesmo tem que planejar atividades lúdicas visando a ajudar a criança a superar suas dificuldades de aprendizagem e suas disfunções psicomotoras. (KAMILA, 2010, p. 32).

Para Campão e Cecconello (2008, p. 10) o professor deve organizar as atividades pensando na realidade e necessidades dos seus alunos, as aulas tem que ser interessantes e chamar a atenção da criança, para isso acontecer ele tem que saber exatamente os objetivos e qual a finalidade de cada exercícios propostos. Sendo assim se faz necessário uma meta de todos os passos a serem dados, como um caminho a ser trilhado, deve se pensar com muito cuidado no material que vai ser utilizados, os espaços tem que ser adequados, enfim tem que ter uma organização de ideias, um planejamento com metodologias e metas, porem sempre respeitando os limites da criança.

Neto (2002), relata que a psicomotricidade atua nos campos da educação, saúde, pesquisa e empresa. E seu atendimento pode ser desde o nascimento até a velhice, e pode ser com a família ou em empresas. Sendo o mercado de trabalho bem amplo pois o mesmo divide-se em creches, escolas de educação regular e com deficiências, academias, clinicas multidisciplinares, posto de saúde, hospitais e recursos humanos.

Quando falamos sobre psicomotricidade, ao analisarmos vários estudos e materiais que falam sobre o assunto, considera-se então, que estamos falando do homem do espaço que seu corpo ocupa, onde o mesmo consegue se expressar pelo seu modo de ser, pois consegue demostrar seus conhecimentos, falar suas ideias, e mostrar seus sentimentos e emoções. (AJURIAGUERRA, 1983).

 

 

O DESENVOLVIMENTO MOTOR

 

De acordo com Jáuregui e Lopez (2004), ao se falar de psicomotricidade, temos antes que entender o desenvolvimento motor do indivíduo. Pois devemos entender que motricidade é a resposta gerada para o nosso corpo. Pois esse processo se dá quando o corpo recebe um comando e a sua reação como resposta do mesmo é executá-lo.

As crianças conseguem influenciar o ambiente em que vivem, e ao mesmo tempo também conseguem ser influenciada pelo mesmo. Sendo assim o desenvolvimento motor, é bidirecional. (BUENO, 1998).

Para Barreto (2000), é o desenvolvimento psicomotor o responsável na prevenção de problemas da aprendizagem e na educação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo, por isso ele é considerado de suma importância para a criança.

O termo aprendizagem motor é diferente de desenvolvimento motor, sendo definido como toda alteração no movimento seja ela de forma permanente ou não, sem relação nenhuma com a idade. Acreditando que a evolução do movimento que é desenvolvimento motor, e que estudando as alterações dos movimentos estaremos compreendendo o desenvolvimento motor. (HAYWOOD, GETCHELL, 2004).

Segundo Gallahue e Ozmun (2005) o desenvolvimento motor, acontece de forma continua de várias formas na vida da criança. Lembrando que cada indivíduo tem seu desenvolvimento motor suas habilidades e suas conquistas independente da velocidade, e temos sempre que respeitar seu tempo seus avanços, e cuidar para não se pular nenhuma das etapas.

A cada idade da criança, ela encontra vários obstáculos para superar e sempre está num estágio diferente, e o seu desenvolvimento motor tem uma ordem a ser seguidas, devemos buscar conhecer esses estágios, e assim podemos organizar planos e métodos de ensino ajudando a criança evoluir com mais facilidade, sempre respeitando o seu limite físico e mental. (JAUREGUI; LOPES,2004).

Le Boulch (1987), relata que a educação que acontece através do movimento, consegue contribuir para um bom desenvolvimento psicomotor, e isso influencia na evolução e no sucesso do desempenho escolar da criança.

De acordo com Bueno (1998), para que um indivíduo tenha uma boa comunicação, seja criativo, tenha um bom emocional, e consiga se expressar, como o seu desenvolvimento psicomotor é um conjunto onde temos os aspectos motor e intelectual, tudo isso tem que estar bem trabalhado na criança e assim onde ela estiver consegue se adaptar.  

As crianças mesmo tendo a idade iguais podem apresentar diferenças no seu desenvolvimento, levando em conta que cada uma tem experiências e costumes diferentes. O desenvolvimento acontece de acordo com à idade, mas isso não quer dizer que depende só dela, por isso é de suma importância que se respeite o tempo e a individualidade de cada criança. (GALLAHUE; OZMUN, 2005).

Segundo Wallon (1979), o primeiro instrumento do psiquismo é o movimento e a única expressão. O movimento se dá através da ação, porem o pensamento e linguagem estão sempre juntas. Onde o movimento é o pensamento em ação, e o pensamento é o movimento em ação.

 

 

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E A PSICOMOTRICIDADE

 

A vida social da criança se inicia na Educação Infantil, onde a mesma interage com os outros indivíduos. Sendo assim, ela estará apta a conhecer novas culturas e conviver com pessoas diferentes. Chega uma fase que as crianças aprendem a se conhecer, conhecer o seu corpo e expressar seus sentimentos. (RCNEI, 1988, p.23).

Devemos destacar que a psicomotricidade não é exclusiva, de uma escola, de uma equipe de gestores, ou de docentes, não é uma técnica, nem um processo, mas sim um método que pode ser inserido na metodologia da sala em busca de achar soluções educativas do desenvolvimento de ensino aprendizagem dos alunos, buscando desenvolver em cada criança uma boa coordenação motora ampla e fina, lateralidade, equilíbrio, noção e organização de tempo e espaço, ritmo, imagem e esquema corporal, noções de posição de costa e frente, cima e baixo, na frente e atrás, primeiro e último, dentro, fora, longe e perto, etc. (AJURIAGUERRA, 1980, p. 210).

O equilíbrio corporal permite que a criança comece a desenvolver o seu comportamento motor e desloque seu corpo no tempo e no espaço. É através da motricidade, que ela consegue se expressar demonstrando os seus sentimentos e as suas emoções. É através dessa teoria, que permite o educador a inovar suas práticas pedagógicas, colocando desafios para uma ação motora e que permita o raciocínio logico do aluno. (MAHONEY, 2005, p. 20).

Segundo o RCNEI (1998, p. 22), na educação infantil a criança deve ser sempre a prioridade e tem que ser respeitando sua idade, seu interesse, sua realidade e as suas necessidades. Pois é na educação infantil que o professor estará em contato direto com a fase inicial do desenvolvimento da criança dentro da escola, levando em conta que é de suma importância que se trabalhe à psicomotricidade. Onde cabe ao professor o dever de oferecer às crianças várias atividades e brincadeiras que irão trabalhar e desenvolver suas habilidades motoras e o seu raciocínio lógico.

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE

 

Para Le Boulch (1987) é fundamental na educação infantil que cada professor procure investigar como são seus alunos e as suas famílias, pois é importante conhecer a vida de cada um, para assim fazer o planejamento de acordo com a realidade de cada um, pois assim a criança vai se sentir familiarizada na sala e a sua aprendizagem ocorrera de forma tranquila e prazerosa. A criança na educação infantil está em pleno desenvolvimento, começando a sua fase de identificar a sua autoimagem, e a do outro a sua volta.

De acordo com Velasco (1996, p. 44), é na Educação Infantil que a criança deve ser incentivada a brincar, amar, a se conhecer, a interagir, pois o seu desenvolvimento acontece com ela brincando. Então na rotina escolar deve conter vários desafios e brincadeiras de faz-de-conta, para desenvolver suas habilidades e seu raciocínio. É importante também um ambiente organizado uma boa acolhida, pois assim a criança se sente segurança, e consegue se expressar, como também consegue explorar seu corpo e os movimentos que consegue fazer, e isso contribui para a formação da sua identidade e autonomia.

A partir do nascimento, já se inicia as atividades psicomotoras, onde o corpo está sempre em movimento, aprimorando todas as aprendizagens da criança e os seus desenvolvimentos, respeitando o ritmo de cada um. As crianças quando estão na sua fase escolar, na Educação Infantil ou pré-escola. São os cuidadores ou educadores que possuem conhecimento sobre o desenvolvimento psicomotor infantil, que são responsáveis por estimular esse desenvolvimento. Com atividades educativas que ajude a explorar e desenvolver suas habilidades motoras. (LE BOULCH, 1986, p.24).

Portanto é na Educação Infantil que o professor, deve criar várias estratégias e situações, onde seu objetivo principal é permitir e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável, sempre atento sobre as dificuldades que possam surgir, pois a psicomotricidade deve ser trabalhada de forma correta, pois caso contrário isso irá prejudicar seus alunos mais pra frente durante o processo de ensino-aprendizagem, e o mais recomendado para a educação infantil são atividades que ajude a desenvolver o desenvolvimento motor, tornando a relação entre a criança e o professor mais fortalecida, lembrando que todas essas atividades que ajudam no desenvolvimento psicomotor o professor da conta de realizar com a turma na escola, e assim não será preciso encaminhar os alunos aos, profissionais especializados, (OLIVEIRA, 1997).

Segundo Le Boulch (1986, p. 24), o inicio de todas as aprendizagens se da a partir da educação psicomotora, portanto deve ser considerada como uma educação de base na escola iniciando se na educação infantil. Pois é através dela que a criança conhece seu corpo, explora sua lateralidade, consegue situar-se no espaço, começa a dominar o tempo, e a adquirir habilidades de coordenar seus gestos e seus movimentos.

Molinari e Sens (2002) completa que é na educação infantil, que a educação psicomotora auxilia a criança conhecer seu corpo através de brincadeiras, jogos e atividades lúdicas. Pois permite que a criança desenvolva as suas habilidades fazendo ajustamentos conforme as suas necessidades do seu comportamento psicomotor.

 

 

CONCLUSÃO

 

Através deste estudo comprovou se que a psicomotricidade é de suma importância para o desenvolvimento da criança, portanto ela deve estar sempre presente nas aulas, seja nos espaços fechados quanto nos espaços livres, pois a partir das atividades psicomotoras os alunos conseguem assimilar melhor os conteúdos, aprendem e se socializa e interagir com facilidade.

O professor que trabalha com a educação infantil, tem que planejar suas aulas buscando colocar na metodologia o uso de jogos e brincadeiras, mais não como um jeito de passar o tempo, porém de uma forma divertida de inserir a aprendizagem, dessa forma todos se sentirão aptos para participar, lembrando que o ambiente deve ser motivador e agradável, propicio para as crianças.

A criança através da psicomotricidade consegue começar a ter o controle dos seus medos, consegue enfrentar alguns obstáculos, pois na brincadeira ela consegue despertar o desejo de explorar e controlar suas emoções, seus movimentos, e conhecer seu corpo.

A partir desse estudo pude constatar que os meus objetivos da pesquisa foram alcançados, pois se confirmou que a psicomotricidade é de suma importância para o desenvolvimento da criança, e também é através dela que acontece o bom desenvolvimento escolar, por isso é muito importante que ela seja trabalhada de forma correta se iniciando desde a educação infantil.

A partir da psicomotricidade o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, se dá de forma positiva, pois através dela a socialização, a interação da criança com o mundo em que está inserida se torna mais fácil, e isso contribui no processo de ensino aprendizagem e futuramente irá contribuir para a sua escrita quando estiver no ensino fundamental.

A psicomotricidade pode ser trabalhada de várias formas, mais a forma que está em destaque e tem sido mais utilizada são os circuitos onde se tem vários graus de dificuldades, começando por movimentos simples e vai aumento os graus de dificuldades pouco a pouco. Levando as crianças a usar sua criatividade, suas habilidades, seu raciocínio lógico, aprender a ter confiança, a superar seus medos e conhecer seus limites.

O professor que trabalha com a educação infantil, no seu planejamento deve ter atividades onde se explore a psicomotricidade, no mínimo uma atividade por aula, pois são as atividades psicomotoras que nos ajuda a constatar se o aluno tem alguma dificuldade e quais habilidades ele tem, e são também as atividades psicomotoras quando trabalhadas de forma correta que contribui para o desenvolvimento motor, e no seu ensino e aprendizagem.

O aluno quando participa de uma aula onde são usada as práticas da  psicomotricidade, ele encontrara alguns desafios usando tanto o seu corpo como a sua mente, e essas atividades podem ser realizadas tanto com movimentos rápidos como correr, pular e saltar, e movimentos lentos como engatinhar, rastejar, andar, montar quebra cabeça, jogo da memória, encaixar peças nos lugares certos, jogos onde são colocados números, letras e cores onde é indicado, pois assim também se trabalha seu raciocínio lógico. A psicomotricidade, nos permite conhecer, explorar e gostar do nosso corpo, pois é através dela que isso acontece de várias formas nos permitindo que aconteça uma exploração e conhecimento do próprio corpo, pois ela é de suma importância para o desenvolvimento tanto motor como cognitivo e afetivo.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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