Buscar artigo ou registro:

 

 

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA, UMA FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Danieli Ribeiro dos Santos

Iraneiva Oliveira Paixão

Laurice Oliveira e Silva

Vanessa Auxiliadora Campos de Oliveira

 

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo compreender uso das novas tecnologias de informação em sala de aula, uma ferramenta que contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Para realizar este estudo foi desenvolvida uma pesquisa de caráter bibliográfico. Este estudo procura-se buscar o conceito sobre as novas ferramentas tecnológicas, e discutir sobre o processo de ensino e aprendizagem através da tecnologia, para proporcionar um aprendizado lúdico às crianças. Diante disso pode-se dizer que as ferramentas tecnológicas vêm conquistando destaque no atual mercado e a educação percebeu a necessidade da inserção da tecnologia no âmbito escolar.  Sendo assim, as tecnologias educacionais podem contribuir e agregar valor às pessoas, independentemente da idade, escolaridade ou classe e, sendo utilizada da forma correta, pode ser positiva e fazer a diferença. Deste modo pretende-se desenvolver esta pesquisa com apoio das tecnologias educacionais e identificar algumas ferramentas para aplicar as crianças. E observar o efeito das diferentes ferramentas conforme cada atividade e cada criança. Esta pesquisa visa atender várias Instituições de ensino que queiram se atualizar, inovar e mostrar que as crianças podem usar as ferramentas tecnológicas, como apoio e complementar no âmbito escolar. e que estas ferramentas podem contribuir para as atividades serem mais divertidas, proporcionando oportunidades a elas e às famílias de aprender de um jeito diferente e conhecer outros meios e recursos mais prazerosos do mundo de inovação. Pode-se concluir que o uso das ferramentas tecnológicas na sala de aula, possibilitam uma aprendizagem significativa que coopere para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Palavras-chave: Novas Tecnologias; informação; ensino e aprendizagem

 

 

CONCEITO DE TECNOLOGIA

 

Tecnologia (do grego τέχνη — "técnica, arte, ofício" e -λογία — "estudo") é o conjunto de técnicas, habilidadesmétodos e processos usados na produção de bens ou serviços, ou na realização de objetivos, como em investigações científicas. Tecnologia pode ser o conhecimento de técnicas, processos e similares. Isso também pode ser embutido em máquinas para permitir a operação destas sem conhecimento detalhado do seu funcionamento. Sistemas (e.g. máquinas) que aplicam tecnologia ao pegar um input, mudando-o de acordo com o funcionamento do sistema e, então, produzindo um resultado são referidos como sistemas de tecnologia ou sistemas tecnológicos.

A forma mais simples de tecnologia é o desenvolvimento e a utilização de ferramentas básicas. A descoberta pré-histórica de como controlar o fogo e a subsequente Revolução Neolítica aumentaram a disponibilidade de fontes de alimento, enquanto a invenção da roda auxiliou humanos a viajar, transportar cargas e controlar seu ambiente. Desenvolvimentos ao longo da história, como a prensa móvel, também conhecida como impressora, o telefone e a Internet diminuíram as barreiras físicas da comunicação e permitiram que os humanos interagissem livremente em uma escala global.

Entre os efeitos da tecnologia estão o desenvolvimento de economias mais avançadas (incluindo a atual globalização econômica) e o aparecimento dos bens de Veblen. Muitos processos tecnológicos produzem produtos indesejados, conhecidos como poluição, e consomem recursos naturais não renováveis que afetam o meio ambiente da Terra. Inovações sempre influenciaram os valores de uma sociedade e levantaram novas questões na ética da tecnologia. Exemplos incluem o aparecimento da noção de eficiência em termos de produtividade humana e os desafios da bioética.

O uso da tecnologia também provoca debates filosóficos onde se discute se a tecnologia melhora a condição humana ou a piora. O NeoludismoAnarco-primitivismo e outros movimentos reacionários similares criticam a difusão da tecnologia, argumentando que ela prejudica o meio ambiente e aliena pessoas. Já os proponentes de ideologias como o Transumanismo e o Tecnoprogressivismo enxergam o progresso tecnológico contínuo como benéfico para a sociedade e para a condição humana.

A tecnologia pode ser mais amplamente definida como as entidades, materiais e imateriais, criadas pela aplicação do esforço mental e físico para obter algum valor. Nesse uso, a tecnologia se refere a ferramentas e máquinas que podem ser usadas para resolver problemas do mundo real. É um termo de longo alcance que pode incluir ferramentas simples, como um pé de cabra ou colher de pau, ou máquinas mais complexas, como uma estação espacial ou um acelerador de partículas. Ferramentas e máquinas não precisam ser materiais; a tecnologia virtual, como software e métodos de negócios, se enquadra nessa definição de tecnologia. W. Brian Arthur define a tecnologia de maneira igualmente ampla como "um meio de cumprir um propósito humano".

A invenção dos circuitos integrados e do microprocessador (aqui, um chip Intel 4004 de 1971) levou a uma revolução digital moderna.

A palavra "tecnologia" também pode ser usada para se referir a uma coleção de técnicas. Nesse contexto, é o estado atual do conhecimento da humanidade de como combinar recursos para produzir produtos desejados, resolver problemas, atender necessidades ou satisfazer desejos; inclui métodos técnicos, habilidades, processos, técnicas, ferramentas e matérias-primas. Quando combinado com outro termo, como "tecnologia médica" ou "tecnologia espacial", refere-se ao estado do conhecimento e das ferramentas do respectivo campo.

 

 

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

 

Diante do contexto em estudo pode-se dizer que as novas tecnologias de informação em sala de aula, já fazem parte da maioria do cotidiano dos alunos e professores. Nessa perspectiva, o uso das tecnologias de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino proporciona um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo. Diante desse contexto pode-se ressaltar que o uso das novas tecnologias em sala de aula pode trazer diversas possibilidades para os professores e para a educação de forma geral, facilitando o aprendizado e aumentando o interesse por parte dos alunos. Pois quando falamos de inovações no ensino, focamos entre conteúdo e novos meios de interação. Sendo assim quando se usa tecnologia em sala de aula, nivelar o aprendizado entre todos os alunos pode ser mais simples.

Ao respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um, o professor pode oferecer uma aula na qual o aluno participa ativamente.

Ainda sobre as novas tecnologias FERREIRA, (2014, p.15). destaca que:

 

Essas novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e especialmente, novas relações entre professor e aluno. Existe hoje grande preocupação com a melhoria da escola, expressa, sobretudo, nos resultados de aprendizagem dos seus alunos. Estar informado é um dos fatores primordiais nesse contexto. Assim sendo, as escolas não podem permanecer alheias ao processo de desenvolvimento tecnológico ou à pena de perder-se em meio a todo este processo de reestruturação educacional (FERREIRA, 2014, p.15).

 

As novas tecnologias já fazem parte da maioria do cotidiano de alunos e professores, porém, isso não significa que o uso está sendo feito de forma adequada, a falta de preparo de muitos docentes, as dificuldades de atualização e de uma formação continuada para estes torna o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação subaproveitadas se comparamos com dados de outros países mais desenvolvidos.

Desse modo, as novas tecnologias são inovações capazes de garantir que as aulas se tornem mais dinâmicas e participativas, além de automatizarem uma série de tarefas burocráticas da administração e permitirem que os pais se insiram na vida escolar dos filhos com mais facilidade.

Com isso, as novas tecnologias na educação sempre será um tema a ser discutido, abordado nos estudos. Entretanto as tecnologias em sala de aula estão em constante atualização, o que dá aos profissionais a tarefa de pensar em como elas podem contribuir para o ensino e o aprendizado.

Sendo assim pode-se concluir que as novas tecnologias impulsionam as transformações na sociedade no que se remete ao modo de pensar, agir e na própria organização social e interação entre os indivíduos. Porém é possível afirmar que a Educação também tem mudado para acompanhar e se adequar às novas realidades.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Através dos estudos sobre as novas tecnologias pode-se ressaltar que a era digital na educação vem sendo grande estímulo para o aprendizado, quando feito de maneira pedagógica, pois o uso das tecnologias digitais, quando encontra o seu espaço nas aulas, pode levar o aluno a se sentir mais ativo e responsável pelo seu processo de aprendizagem, à medida que o conhecimento é construído de forma dinâmica, interativa e dialógica.

Portanto, ainda sobre uso das tecnologias voltadas para a aprendizagem elencamos o uso da internet como ferramenta de preparo das aulas e de avaliação, interação e como elemento facilitador da atividade. Pois aprender a lidar com as novas tecnologias, depende da motivação e este novo jeito de ensinar pode ser a chave para o sucesso na criação do conhecimento.

 Entretanto, a tecnologia trata-se de uma ferramenta, ou um meio para o uso humano, no qual à tecnologia configura a cultura e a sociedade. Tal dinâmica se reflete na apropriação da tecnologia nas práticas pedagógicas. Isto se revela nos estudos que abordam a integração das tecnologias à educação. Portanto, a proposta não é simplesmente trocar o velho pelo novo, mas sim tornar a tecnologia um recurso eficaz, dentro do ambiente escolar.

Desse modo, a tecnologia como ferramenta de ensino tem muito a agregar não só para a sala de aula e para o professor, mas principalmente para o aluno.  Pois a experiência e rendimento dos alunos, aliado ao melhor aproveitamento do tempo dos professores ganham um grande impulso e olhamos uma forma de transformar a realidade de maneira que a sociedade e a educação sejam as principais beneficiadas. Desse modo, homem deve utilizar a tecnologia para o bem comum, seguindo a linha do raciocínio que vise agir sobre o meio em que vive de forma consciente.

Diante disso pode-se concluir que as ferramentas tecnológicas oferecem na aprendizagem melhor retenção do conhecimento, o incentivo a aprendizagem individual e coletiva e o suporte que o professor tem no preparo das aulas para torna-las mais atrativas. Portanto a integração da tecnologia no âmbito educacional permitiu a criação de novos métodos e modalidades de ensino, de forma, a atender os mais diversos estilos de discentes, auxiliando na interação do professor com o aluno, e possibilitando um aprendizado alternativo.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias e formação de professores: relações entre o sujeito e a experiência no decorrer da história. In: VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. p. 99-121.

 

FERREIRA, M. J. M. A.. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014

 

BENTO, L.; BELCHIOR, G. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, set./dez. 2016;

 

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 2000.

 

BENTO, M. C. M; CAVALCANTE, R. S. Tecnologias móveis em educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun.2013;

 

COUTINHO, C. P. Tecnologias web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de português. In Educação, Formação & Tecnologias; vol. 2, 1; maio/2009. Disponível no URL: http://eft.educom.pt;

 

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, UNIDADES – LIDIE, 12(1), 1999;

 

DINIZ, S. N. F. O uso das novas tecnologias em sala de aula.Universidade Federal de Santa Catarina, jun./2001;

 

MORAN, J. M. OS Novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. vol. 4, n. 12, maio/ago./2004;

 

OLIVEIRA JÚNIOR, M. A; SILVA, A. L. Novas tecnologias na sala de aula. ECCOM, v. 1, n. 1, jan./jun., 2010;

 

PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, Marc Prensky, v. 15, n. 2, maio/ago.2010;

 

COSTA, S. M.. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.

 

DOS REIS RIBEIRO, D. et al.. A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, v. 9, n. 2, 2014.