OS BENEFÍCIOS DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Silvana Farias de Souza Oliveira
Elen Regina da Costa Pereira
Tatiane Regina Pereira Magalhães
Vânia Rosana da Costa
RESUMO
A educação infantil é um alvo de estudo, e trata-se de um momento em que o brincar se mostra de fundamental importância na vida da criança, pois nessa fase a brincadeira toma grande espaço e proporção na vida infantil influenciando posteriormente em sua vida adulta. Partindo do pressuposto que “o brincar” influencia diretamente na vidada criança, procurou-se analisar e apontar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da mesma na educação infantil. Este estudo tem como objetivodesenvolver a capacidade de praticar e adquirir habilidades cognitivas, afetivas e motoras, estimulando o raciocínio lógico, atenção e a memorização, como também a interação e socialização no âmbito educacional Infantil, através de atividades que favoreçam e estimulem o raciocínio lógico, como também compreender a noção do tempo, espaço e lateralidade; proporcionando a prática das brincadeiras na infância e estabelecendo vínculos afetivos. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre brincadeiras, jogos e brinquedos e como estes influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, tomando como base teórica artigos e livros de autores que referenciam e abordam os benefícios das brincadeiras na educação infantil. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança.
Palavras chaves: brincar; benefícios; educação infantil.
ABSTRAT
Early childhood education is a target of study, and it is a time when playing is of fundamental importance in the child's life, because at this stage the game takes great space and proportion in children's life, influencing later in their adult life. Assuming that "playing" directly influences the child's life, we sought to analyze and point out the importance of playing in the development and learning of the child in early childhood education. This study aims to develop the ability to practice and acquire cognitive, affective and motor skills, stimulating logical reasoning, attention and memorization, as well as interaction and socialization in the Children's educational environment, through activities that favor and stimulate logical reasoning, as well as understanding the notion of time, space and laterality; providing the practice of games in childhood and establishing affective bonds. This study also brings some considerations about games, games and toys and how they influence the socialization of children. Therefore, in order to carry out this work, a qualitative bibliographic research was used, taking as theoretical basis articles and books by authors that reference and address the benefits of games in early childhood education. In this way, this study will provide a more conscious reading about the importance of playing in the life of the human being, and especially in the life of the child.
Keywords: play; benefits; child education.
INTRODUÇÃO
A educação infantil é um alvo de estudo, e trata-se de um momento em que o brincar se mostra de fundamental importância na vida da criança. Nessa fase a brincadeira toma grande espaço e proporção na vida infantil, onde toda criança desenvolvem o “mundo”, e o brincar é um direito de toda criança, além de ser importante para seu desenvolvimento integral. É por isso que as escolas e professores devem dar atenção e estar sempre atento a essas atividades propostas de acordo com a idade e necessidade de cada um.
Sabe-se que brincar é importante para o desenvolvimento da criança garantindo uma infância saudável com possibilidade de interagir entre os pares através de brincadeiras que reforçam o vinculo de amizade entre eles. A brincadeira garante uma boa saúde além de auxiliar no desenvolvimento, gastam energia e a atividade faz com que elas exercitem, deixando-a mais disposta e faz com que as crianças divirtam-se interagindo com as demais colegas.
Por meios de jogos e brincadeiras, surge a oportunidade de desenvolver os aspectos cognitivo/físico/emocional, habilidades aprendidas durante toda a infância que é de fundamental importância a criação de espaços e oportunidades para que as brincadeiras aconteçam de forma que conduza a aprendizagem através da ludicidade, envolvendo diversos tipos de atividades enriquecidas cognitivamente e conseqüentemente atribuem movimentos e condições que favorecem a afetividades entre os pares.
[..] A situação imaginária criada pela criança ao brincar está interligada com a capacidade de imitação, as quais envolvem e aparecem com regras de comportamento implícitas, originadas na cultura do grupo social a que pertence. (ALMEIDA, 2013).
As brincadeiras na Educação infantil não podem ser consideradas somente por brincar, sem importância ou sem benefícios para “crianças pequenas”, visto que brincar é uma forma básica e importante na vida do ser humano, pois assim se une forças, vivem as fantasias e estimulam a criatividade e o cognitivo. As brincadeiras intensificam a percepção infantil, direcionam seu pensar de formas cada vez mais equilibrada, assim contribuindo para a aprendizagem independência da criança.
PROBLEMA
Por que é importante brincar com a criança na educação infantil?
JUSTIFICATIVA
A brincadeira permite o autoconhecimento, como o corpo, sentidos e permite conhecer gostos preferenciais. Com isso o autoconhecimento vai gerar confiança e autoestima para que possa reconhecer seus pontos fortes e fracos, e ainda seus limites.
Para ALMEIDA (2013), o brincar pode melhorar a atenção e a concentração, com as brincadeiras a criança consegue extravasar a sua energia, podendo depois focar nas tarefas que exigem maior concentração, inclui as regras e limites, que podem ser inseridos pelos pais, sendo que o espaço e a convivência social contribuem na disciplina e é fundamental para desenvolvimento de forma global da criança. É no ato de brincar ocorre a aprendizagem da criança, e com isso, ela compartilha e cria brincadeiras usando a criatividade e imaginação.
O brincar é um direito da criança, garantido pela ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, no Capítulo ll, Art. 16, Inciso lV, que “toda criança tem o direito de viver o seu tempo de infância que é o de brincar, praticar esportes e divertir-se”, seja em ambiente escolar ou familiar como afirma Carneiro e Dodge (2007, pág. 201):
[..]“Ao estimular as crianças durante a brincadeira, os pais tornam-se mediadores do processo de construção do conhecimento, fazendo com que elas passem de um estágio de desenvolvimento para o outro e também, ao brincar com os pais, as crianças podem se beneficiar de uma sensação de maior segurança e liberdade para exploração, além de se sentirem mais próximas e mais bem compreendidas, o que pode contribuir para o melhor desenvolvimento de sua autoestima e independência”.
Partindo da ideia que “o brincar” trás muitos benefícios para a criança, como ter e o ofertar oportunidades de criar, explorar, inventar, imaginar, e aprimorar seu desenvolvimento, este estudo se justifica na sua grande importância, pois possibilitará estudar teoricamente os benefícios da brincadeira na educação infantil, fase esta que é base sólida da formação humana.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade de praticar e adquirir habilidades cognitivas, afetivas e motoras, estimulando o raciocínio lógico, atenção e a memorização, como também a interação e socialização no âmbito educacional infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Perceber a importância do ato do brincar e seus benefícios no meio pelo qual está inserido;
- Estimular atividade que favoreça o raciocínio lógico;
- Compreender noção de tempo, espaço e lateralidade;
- Proporcionar a pratica das brincadeiras na infância;
- Estabelecer vínculos afetivos, ampliando dessa forma as possibilidades de comunicação e socialização infantil.
METODOLOGIA
O presente trabalho consiste em realização da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, tomando como base teórica os autores que referenciam e abordam os benefícios das brincadeiras na educação infantil, na visão de Almeida (2013), Carneiro &Dodge (2007), Oliveira (2008) e Vygotsky (1984,1989,1991) além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e do Estatuto da criança e adolescente.
Realizou-se primeiramente a pesquisa bibliográfica com autores que relatam a importância do brincar e seus benefícios, as atividades que auxiliam e proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico; atividades práticas realizadas com as crianças que auxiliam na compreensão da noção de tempo, espaço e lateralidade e a importância dos vínculos afetivos entre pais e filhos e educadores e alunos.
DESENVOLVIMENTO
O termo “brincadeira” é compreendido como uma atividade recreativa, sendo que a maioria das brincadeiras não possui regras explicitas pré-estabelecidas, mas sim criadas na hora ou de acordo com as tradições culturais (ALMEIDA, 2013).
O brincar desenvolve na criança criatividades e alguns recursos que vão proporcionar agilidade edesenvolvimento, onde ela possa refletir sobre o fazer, desorganizar-organizar e construir-reconstruir.
Quando se fala em brincar, não quer dizer apenas deixar a criança livre, e enche-la de brinquedos para que ela faça o que quiser. O brincar é como uma pratica pedagógica, sendo um importante instrumento para a formação da personalidade e do conhecimento. Ao brincar, a criança imita o comportamento adulto segundo sua percepção com a realidade – conhecida como simbolismo – e por esta razão a imitação assume papel importante no desenvolvimento da criança através da brincadeira quando realiza uma atividade imitada há a possibilidade de criar novas combinações e possibilidades (ALMEIDA, 2013).
A função do brincar não está apenas no brinquedo ou no material que esta sendo usado, mas na criação de oportunidades para que a criança elabore e vivencie situações de conflito no dia a dia, favorecendo o desenvolvimento e construção da identidade. Diante dos fatores exposto, é correto afirmar que as brincadeiras lúdicas contribuem para o convívio socialda criança principalmente do envolver as regras emanuseio dos objetos de forma prazerosa, sendo de fundamental importância o “brincar” com objetivo surgindo então a criação e sugestão imaginarias que lhe permite operar com objetos e situações do mundo dos adultos.(OLIVEIRA, 2008).
(...) o brinquedo fornece ampla estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência. A ação da esfera imaginativa, numa situação imaginária, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e motivações volitivas – tudo aparece no brinquedo, que se constitui assim, no mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar. A criança desenvolve-se, essencialmente, através da atividade de brinquedo. Somente neste sentido o brinquedo pode ser considerado uma atividade condutora que determina o desenvolvimento da criança. (VYGOTSKY, 1991, p.117).
Conforme Vygostsky (1991),
...a brincadeira é de grande importância para o desenvolvimento infantil, pois auxilia no seu aprendizado, na linguagem oral, e nas suas imaginações, na qual elas podem viver suas próprias fantasias, na qual através da essência do brincar ela pode usar objetos de forma simbólica em ações que ainda não são permitidas.Dessa forma a criança brinca e realiza novas descobertas de convivência para relacionar-se com os outros e com mundo em que vive,obedecendo a regras e limites que são necessárias para o convívio sociocultural.
Quando se trata de jogos pedagógicos a criança compreende o mundo que está a sua volta, e isso trás benefícios ao raciocínio lógico, e é através das brincadeiras diversificadas que a imaginação fluirá, realiza atividades que elas selecionam e inventam, criando regras e até adaptando as diferentes formas de brincar. Portanto, é de suma importância estimular o desenvolvimento cognitivo, físicoe emocional.
Através do brincar os pequenos são capazes de criar e vencer seus próprios limites e construir sua própria aprendizagem. O jogo auxilia no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais.” A brincadeira é atividade física ou mental que se faz de maneira espontânea e que proporciona prazer a quem a executa.” (QUEIROZ, 2003, pg.158).
No momento em que ocorre a brincadeira a criança se solta, se interage entre os pares, deixa sua liberdade e criatividade fluir, descobrindo-se como “pessoa”. Isso acontece de forma sistematizada, com o professor sendo o mediador desse processo, com suas atividades pedagógicas dentro do seu planejamento e com parcerias familiares garante o sucesso e desenvolvimento da criança.
Essas brincadeiras livres e dirigidas leva a criança desenvolver varias habilidades como: Estimular equilíbrio, lateralidade, socialização e criatividade. O brincar é muito importante na vida da criança, pois é uma forma de comunicação. E é por meio deste ato que a criança reproduz o seu cotidiano.
As brincadeiras infantis estimulam a descobertas de regras colaboram com a aquisição da linguagem. A ação comunicativa que se desenvolve entre mãe e filho dá significação aos gestos e permite que a criança decodifique contextos e aprenda a falar principalmente se e vista de forma que a criança compreenda, e possa repeti-las utilizando o lúdico e o contexto real. A aprendizagem da língua materna é mais rápida quando se inscreve no campo lúdico, pois quando a mãe interage com a criança cria uma interação que serve de microcosmo para a comunicação e o estabelecimento da língua compartilhada (BRUNER, 1974 apud ALMEIDA, 2013).
O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos irão sugerindo gradativamente na vida da criança, desde os mais funcionais até a regra, como vimos anteriormente, sempre que se fala em criança pensamos em brinquedos, brincadeiras e jogos. A brincadeira é algo de pertence á criança, á infância, pois através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula, e constrói normas para si e para outros demais colegas.
Para Vygotsky (1991), a brincadeira infantil apresenta dois elementos importantes, a saber: a situação imaginária e as regras. Os jogos de papéis contêm regras implícitas de comportamento. Ao criar uma situação imaginária, a criança representa um papel e para tal precisa ajustar ações que são aceitáveis para essa representação, como representar o papel de mãe. Portanto, a origem da regra se dá na própria situação imaginária.
Passando a predominância das situações imaginárias, chega-se à predominância de regras. É na idade pré-escolar que as crianças dão os primeiros sinais que, em relação ao brinquedo, o pensamento não está estritamente ligado ao objeto. Vygotsky (1991) nos fala que “a ação surge das ideias e não das coisas.” Isso é exemplificado de várias formas, vamos utilizar seu exemplo do cabo de vassouras: enquanto brinca a criança pode usá-lo como um cavalo, porém não consegue fazer o mesmo com um palito de fósforo, uma vez que este objeto não pode ser usado como tal, diferentemente do cabo de vassoura. A criança considera, ainda, a propriedade das coisas, mudando, portanto, o seu significado. Ainda em relação ao brinquedo o autor registra que “no brinquedo a criança é livre para determinar suas próprias ações.” (VYGOTSKI, 1991).
Observa-se que o brincar é um instrumento imprescindível para o desenvolvimento da criança, sendo o ato de brincar de valor gradativo para o desenvolvimento, contribuindo também no processo de aprendizagem da criança como ser humano não tratando apenas como um momento de diversão, mas comoa formação do processo assimilatório de conhecimento que será levada para toda vida.
A zona de desenvolvimento proximal, usado para explicitar o valor da experiência social no desenvolvimento cognitivo; que se refere á distância entre o nível de desenvolvimento atual determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de pessoas mais experientes (VYGOSTSKY, 1989).
Conforme afirma Vygotsky (1989),
... o ensino sistemático não é o único fator responsável pelos horizontes da zona de desenvolvimento proximal. Considera-se que o brinquedo é importante, pois se pode reconhecer o valor do brincar nas atividades educativas, pois o brinquedo exerce grande influência no desenvolvimento infantil.
O termo “brinquedo” refere-se num sentido amplo, principalmente da atividade do ato de brincar. Ele procura evidenciar o jogo de papeis ou a brincadeira do faz de conta, como por exemplo, a amarelinha. Estas brincadeiras mais antigas estimulamo equilíbrio, a agilidade e a socialização, que poderá brincar uma ou mais crianças, onde já sabem representar simbolicamente construindo e potencializando o imaginário (VYGOSTSKY, 1989).
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) evidencia o brincar como imprescindível para despertar na criança a capacidade de criar, imaginar, entender a realidade e solucionar problemas. É evidente que a Educação Infantil avançou em termos de ressignificação de sua existência e prática, porém assim como outros processos que precisam evoluir, esta também precisa avançar um pouco mais em sua prática.
O “Brincar” hoje ainda está concebido nas escolas como uma proposta pedagógica na qual o lúdico está superficialmente constituído como eixo do trabalho infantil. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Segundo o Referencial Curricular, a brincadeira é fundamental. O documento pontua a importância do brincar, sendo pautado na realidade, na diferenciação de papéis pelas crianças, sobretudo no faz-de-conta, onde as crianças vivenciam diferentes papéis e, consequentemente, aprendem:
[...] a fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. Brincar funciona como um cenário na qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida, como também transformá-la (BRASIL, 1998, p. 22).
Se o educador transformar a Educação Infantil em um espaço de experiências, descobertas, de espaço de trocas, de intercâmbio, de respeito às diferenças, com certeza será um espaço lúdico e prazeroso marcante na vida da criança.
RESULTADOS ESPERADOS
No decorrer desta pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo buscou-se entender os benefícios das brincadeiras na educação infantil e valor do desenvolvimento integral da criança, pois para ela o brincar é viver. Evidencia-se que no contexto educativo, as brincadeiras na educação infantil constituem-se como uma ferramenta que pode dar mais vida e prazer no processo de ensino-aprendizagem, sendo este essencial para um bom desenvolvimento nos aspectos emocional, cognitivo, motor e social da criança.
O brincar precisa fazer parte da rotina da criança na Educação Infantil, e deve ser encarada de forma séria, competente e responsável, tanto para educadores como para os próprios pais que querem ver o desenvolvimento integral de seus filhos. A criança tem sua peculiaridade e uma maneira própria de fazer seu aprendizado, sendo um palco livre de imaginações, criações, imitações, interpretações, curiosidades e descobertas através do ato maravilhoso de brincar.
Para tanto, os educadores infantis, precisam fazer desse momento algo prazeroso e criativo, de forma simples e variada sem medo de encarar a brincadeira, de fazer parte desse mundo onde não há limites para se desenvolver naturalmente brincando.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Teorias e práticas. Volume 1 – Reflexões e fundamentos. – 1. Ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2013.
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CARNEIRO, Maria Ângela Barbato; DODGE, Janine J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editores Melhoramentos, 2007.
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OLIVEIRA, Keila Fernandes de. A essência do brincar na creche: memorial de formação. Dissertação (Graduação)-Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação, Programa Especial de Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas (PROESF), 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=41072>. Acessado em junho de 2017.
VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991, 4 ed.
VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio–histórico. São Paulo: Martins Fontes, 1989.