Buscar artigo ou registro:

 

 

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Nádia Fritz de Oliveira

 

 

INTRODUÇÃO

 

É fato a grande necessidade de se trabalhar com o lema Saúde e Segurança do trabalho dentro das empresas, formando assim um ambiente mais harmonioso e por consequência mais produtiva.

Desta maneira é necessário que as empresas invistam em trabalhos educativos para seus funcionários seja através de treinamentos como palestras, panfletos ou vídeos, de maneira a conscientizar este trabalhadores demonstrando á eles que é a vida deles que esta em risco desta maneira se torna primordial a necessidade do cuidado redobrado, e quando falamos em cuidado estamos dizendo em utilizar os E´PIS , participar dos treinamentos oferecidos pela instituição e redobrar a atenção durante a prestação de serviço.

Mas claro, deve ser destacado que tanto a empresa quanto os funcionários tem suas obrigações para que se construam novas perspectivas e novas ações de melhorias dentro deste cenário caso contrario não se é possível chegar a um resultado almejado, a coparticipação é necessária para que os resultados cheguem, somente assim este trabalho não será apenas uma possibilidade mas será realidade dentro do ambiente de trabalho, trazendo melhorias significativas e seguindo o que a legislação pede para que se evite danos a saúde ou até mesmo perda da vidas destes colaboradores.

Manter ações ativas dentro da empresa traz até mesmo melhoria na auto estima do trabalhador que acaba por serem envolvidos e contribuírem com seus conhecimento referente as atividades que são realizadas diariamente, através disto o profissional da área busca melhorias e mais segurança para o desenvolvimento destas atividades.

“NR 9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.”

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Como destacado o tema é de suma importância, neste caso foi envolvido a análise do ambiente de trabalho onde atuo desta maneira a intenção é analisar os erros e procurar encontrar a melhor solução de maneira sucinta e que traga resultados diminuindo o máximo possível de situações que afetem a saúde do trabalho ou que venha colocar em risco a sua segurança.

Por isto realizar ações para prevenção é de suma importância trazendo mais segurança a todos os envolvidos neste processo, em especial o técnico de segurança como meio orientador e informativo a todos que ali estão, mas sempre conscientizando que é necessário a participação de ambos para que este processo de resultados conforme o esperado, ou seja a participação do profissional da área, empregador e empregado trazendo assim resultado para ambas as partes.

Desta formar destaca-se os métodos já adotados na intenção de se manter uma melhor segurança neste ambiente para as pessoas que nele se encontram como também analisar formas precisas de se conseguir melhores resultados , sendo necessário a observação do ambiente, analise e ação para colocar em pratica o que se fizer necessário de acordo com o projeto estipulado e almejado, somente através da realização destas etapas será possível realizar as mudanças necessárias para uma melhor garantia na segurança de todos os envolvidos.

 

 

OBJETIVOS

 

Objetivo geral: Conscientização os empregadores e empregados, a respeito da importância de alguns fatores ligados à Saúde e Segurança do Trabalho, para segurança te todos.

Objetivo específico:

  • Observar o local de trabalho
  • Conscientizar sobre a importância do uso de E´PIS
  • Destacar a grande importância e da responsabilidade do empregador e do empregado dentro destes ambientes.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Prevenção e Segurança no Trabalho é um tema muito discutido nos dias atuais é possível encontrar diversos trabalhos e diversas opiniões em relação a este tema, mas em especial o foco deste trabalho está relacionado com a necessidade de prevenção, fiscalização e ação dentro os ambientes de trabalho, o presente projeto esta interligado com a atualidade da empresa que atuo atualmente é uma empresa do ramo de auto peças no qual a mesma possui em media 83 trabalhadores atualmente.

Prevenção e Segurança do trabalho vêm destacando a obrigação por parte da empresa de fornecer os devidos equipamentos de proteção exigidos pela lei, treinamentos, realizar fiscalização e garantir boas condições de trabalho ao seus colaboradores, na empresa de auto peça destacada acima além das obrigações básicas a empresa possui convenio com um medico de trabalho para melhor atender aos funcionários , desta maneira a empresa trabalha com o fornecimento destes E´PIS, a conscientização sobre a grande importância do uso destes equipamentos, protocolo de entrega e por fim realiza a fiscalização para garantir que será realizado o uso do mesmo.

É sempre notável destacar que um ambiente que oferece boas condições ao trabalhador automaticamente o mesmo trabalha melhor e por consequência produz melhor.

 

NR 6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

 

  1. a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  2. b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
  3. c) para atender a situações de emergência.

Quando englobamos saúde e segurança no trabalho existem vários fatores envolvidos como é o caso do uso dos Epi ´s, a necessidade de treinamentos para os trabalhadores, orientação na realização do trabalho a ser desenvolvido pelo colaborador etc .

 

 

USO DO EPI

A legislação exige do empregador que forneça segurança ao seus colaboradores isto agrega desde o ambiente onde este colaborador irá desenvolver suas atividades até o fornecimento dos equipamentos de segurança necessários para o desenvolvimento de suas atividades, isto agrega bota,luvas,capacetes, óculos de segurança entre outros, todos estes equipamentos devem ser fornecidos pelo empregador e utilizado pelo empregado, destacando que para isto deve-se realizar treinamento e orientações adequadas a estes colaboradores.

 

Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral. (http://www.saudeevida.com.br).

 

 

CAPACITAÇÃO/TREINAMENTOS AOS COLABORADORES.

 

É necessário que se realize a capacitação dos colaboradores para que desta forma, os mesmos estejam conscientes dos riscos ao qual estão expostos além de aprenderem a forma como desenvolver sua atividade de maneira segura e eficaz, trazendo desta maneira resultados positivos para ambas as partes como: um ambiente de trabalho mais agradável, redução de gastos, entrosamento entre os colaboradores , além de maior produtividade dentro da empresa . 

 

“O sucesso de um negócio depende do espaço físico, capacidade tecnológica, capital empregado e a capacidade do seu pessoal. Quanto mais avançada é a tecnologia investida na empresa, maior será a importância de capacitar os colaboradores que irão trabalhar com a essa tecnologia.

Para crescer profissionalmente e economicamente, é necessário que o homem aumente suas habilidades, capacidade intelectual e técnicas de trabalho. “ (http://www.contabilidadedf.com.br)

 

 

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADO E DO EMPREGADOR

 

Assim como existem legislação que cobra o empregador sobre suas responsabilidades quanto ao empregado, a empresa também deverá assegurar que seu colaborador cumpra as regras necessárias de segurança, pois de nada adianta o fornecimento dos equipamentos de segurança, treinamentos e informativos se eles não forem cumpridos, desta maneira é necessário que o colaborador esteja consciente dos riscos que corre e da necessidade de que o mesmo cumpra o que for solicitado como o uso dos EPI´S na realização de suas atividades , normalmente estas regras são estipuladas no regulamento interno mas sempre seguindo a legislação vigente .

Além de todas estas informações acima citada é importante destacar que para que se consiga armonia e resultados dentro de uma empresa é necessário que todos os envolvidos participem deste projeto caso contrário não haverá resultados ou não serão os resultados almejados.

Por isto a necessidade de a empresa seguir cronogramas buscando sempre a melhoria.

  • Avaliação do ambiente
  • Analise das mudanças necessárias
  • Palestras informativas e educativas sobre a importância de usar os equipamentos de segurança.
  • Demonstração através de panfletos informativos o numero de acidentes no Brasil por falta de prevenção ou por atos inseguros.
  • E por fim demonstração do numero de acidentes a cada ano, com a intenção de redução, garantindo assim lesão em menos colaboradores.

Um destaque importante neste caso é para a saúde e segurança do trabalhador, pois segundo pesquisas as doenças ocupacionais tem sido a maior causadora  de mortes nos dias atuais em especial nos tempos de crise, devido as mudanças relativas que acontecem ao longo deste período de transformação , sendo necessário se atentar a forma como são desenvolvidas a forma de cobrança e a atenção dirigida ao colaborador .

 

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), as doenças ocupacionais são responsáveis por um número de mortes sete vezes maior do que os acidentes laborais. Dos 2,34 milhões de óbitos anuais, 86% correspondem a casos de doenças ocupacionais, somando 2,02 milhões de mortes todos os anos no mundo. Mais do que a perda dessas vidas, o adoecimento da classe trabalhadora é responsável por gastos globais com tratamento, reabilitação e perda de produtividade. A ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que o montante gasto em todo o mundo chega a 2,8 trilhões de dólares todos os anos. (http://revistacipa.com.br/)

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O presente trabalho tem o intuito de demonstra o tamanho da importância de empregadores e empregados entrarem em um consenso sobre a importante de conciliar prevenção com a segurança no trabalho, desta maneira ambos saem ganhando.

Pretende-se através das informações citadas ao longo do trabalho demonstrar que através de planejamento, orientações e ações é possível se ter uma realidade bem diferente das muitas vivenciadas nos dias atuais, apesar desta realidade ser bem diferente de anos atrás quando realmente não se importava com a segurança dos trabalhadores apenas se pensavam em lucro mesmo que para isto fosse necessário ceifar diversas vidas. No contexto ate aqui desenvolvido é realizado a analise do ambiente, as condições de trabalho oferecidas, as atitudes dos empregadores e empregados e o conhecimento que os trabalhadores possuem no serviço que estão realizando, neste caso dos riscos que estão expostos.

Considero sem duvidas o grande facilitador deste percurso a conscientização de todos pois estão envolvidos com a realidade presenciada, é possível agregar informação e recolher resultados após a conscientização e a demonstração da necessidade de mudança, em seguida é necessário acompanhar e fiscalizar garantido que a melhora seja continua, pois a vida será sempre em primeiro lugar, isto refere-se ao uso de E´PIS , tarefas realizadas de maneiras adequadas, investimentos em treinamentos e demonstração de que todo cuidado é necessário e prioritário para se garantir segurança a todos.

 

 

ANEXOS

Prevenir é conscientizar aos empregadores e empregados a necessidade de medidas de segurança, garantindo menor numero de acidentes possível, realizando através da segurança individual e coletiva.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ASSIS, Roberto de Almeida. A importância do uso de EPI. 2014. Edição Disponível em: <http://www.saudeevida.com.br/importancia-do-uso-de-epi/>. Acesso em: 30 nov. 2016.

FERREIRA E SOUZA, Carlos Munhoz. Verificação dos ambientes de trabalho e seus valores na saúde ocupacional do trabalhador. 2011. Disponível em: <http://contabilidadedf.com.br>. Acesso em: 30 nov. 2016.

MACHADO, Rozemberg. A importância da segurança do trabalho na terceirização de serviços na indústria petroquímica. Fundação Edson de Queiroz. Ceara. Fortaleza. Acesso em 30 Nov. 2016.

MARTINS CAMPOS, Armando. Modelo estrategico de gestão de saúde e segurança do trabalho. Faculdade do Rio de Janeiro. Niterói. Acesso em 30 Nov. 2016.

MIRANDA E SILVA, Gilmar Menezes. Saúde do trabalhador pode ser afetada pela má organização das tarefas, alerta especialista. Título 2012. Disponível em: <http://revistacipa.com.br >. Acesso em: 30 nov. 2016.