A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE
Nádia Fritz de Oliveira
RESUMO
A gestão de pessoas em tempos de crise neste artigo esta pautado em referenciais teóricos com o intuito de demonstrar sua importância dentro da empresa, sendo assim o mesmo foi dividida em três subtítulos, aos quais no primeiro o destaque é para a importância de gestão de pessoas em tempos de crise ressaltando a importância do reconhecimento do colaborador para o sucesso de uma empresa, como a gestão de pessoas pode através de planejamentos realizarem a ligação entre empresário e colaborador de forma a trazer resultados positivos para ambas às partes e como a empresa deve agir através de planejamentos estratégicos para superar esta etapa que afeta toda a estrutura interna e externa da mesma. No Segundo subtítulo temos destaque para as dificuldades encontradas pela gestão de pessoas em tempos de crise, em sua maioria a falta de investimento por parte do empregador para qualificação da mão de obra, a necessidade de inovar e realizar mudanças que se adaptem ao momento vivenciado e a necessidade de ter lideres capazes de enfrentar e colaborar com a empresa neste momento de recessão. Já no terceiro subtítulo é destacada a importância da utilização de uma visão estratégia no setor de gestão de pessoas, que não é apenas mais para questões burocráticas como se tinha em mente antigamente, mas que possui uma grande responsabilidade junto a empresa ao selecionar novos colaboradores que devem ter o perfil que a empresa precisa, ressaltando a todos os colaboradores qual a visão e missão da empresa.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas; crise; organização
ABSTRACT
The management of people in times of crisis in this article is based on theoretical references in order to demonstrate its importance within the company, so it was divided into three subheadings, which in the first one stands out for the importance of people management In times of crisis emphasizing the importance of employee recognition for the success of a company, how the management of people can through planning carry out the connection between businessman and employee in order to bring positive results for both parties and how the company should act Through strategic planning to overcome this stage that affects all internal and external structure of the same. In the second subtitle we highlight the difficulties encountered by people management in times of crisis, mostly the lack of investment by the employer to qualify the workforce, the need to innovate and make changes that adapt to the moment experienced and The need to have leaders capable of facing and collaborating with the company in this moment of recession. The third subtitle emphasizes the importance of using a strategic vision in the people management sector, which is not only more for bureaucratic matters than it was in the past, but which has a great responsibility to the company when selecting new employees who Must have the profile that the company needs, emphasizing to all employees the vision and mission of the company.
Keywords: People Management; crisis; Organization
Introdução
As mudanças no mercado vêm ocorrendo com grandes frequências devido à competitividade do meio comercial que traz consigo a importância de mudanças internas para se alcançar o mercado externo, é necessário o compromisso cada vez maior no investimento dos colaboradores seja através de treinamentos ou do desenvolvimento de suas habilidades.
A realidade tanto interna quanto externa exige que sejam tomadas atitudes em relação a melhorias e investimentos para se alavancar melhores resultados, nesta perspectiva os próprios empreendedores estão criando consciência sobre a necessidade de melhorias através da organização do ambiente e em busca de resultados cada vez mais positivos, quando se fala em tempos de crise se fala em tempo de maiores obstáculos e maiores competitividade devido a necessidade de se obter resultados em especial através da lucratividade da empresa para se manter em pé no mercado, desta maneira entra a importância de uma boa gestão de pessoas que saiba alavancar as competências e habilidades de cada colaborador, para que saibam trabalhar em conjunto , desta maneira o colaborador se sente parte deste ambiente e traz consigo ideias de melhorias desenvolvendo através de sua mão de obra melhores produtos e a certeza de que sua participação é extremamente importante para o desenvolvimento daquela organização.
Desta maneira empresas que são capazes de reconhecer que sua melhor parte são seus colaboradores com certeza está apta a enfrentar as mudanças que ocorrem diariamente, pois tem a consciência que toda a organização seja da mais alta diretoria ou as pessoas que ali estão e que formam o seu corpo de colaboradores estão em busca de resultados positivos o que os fazem diferentes de muitos de seus concorrentes.
Mudança está relacionada às transformações no contexto que a organização está inserida, tais como uma crise econômica ou uma forte demanda por determinadas categorias profissionais (OLIVEIRA, 1995)
Neste desenvolvimento foram utilizadas referenciais bibliográficas que demonstram como um Gestão de pessoas faz grande diferença na estrutura de uma empresa, como sua participação colabora e muito para melhores resultados isto ocorre devido ao seu envolvimento com toda empresa desde empregadores, sócios e colaboradores que através deste elo trabalham em conjunto em busca dos mesmos objetivos para superar este momento de incertezas vivida pela economia. A Gestão de pessoas é responsável por manter sempre uma boa comunicação entre ambas às partes, além de traçar planejamentos que sejam capazes de atingir tanto empregador como colaborador beneficiando aos dois de maneira correta e oportuna de acordo com as necessidades para passarem este período de recessão de maneira que todos saiam sem prejuízos e com muito aprendizado da situação vivenciada. Também se destaca a importância de um líder ao desenvolver suas atividades junto a seus colaboradores, uma vez que este tem o poder de motivar ou até mesmo desmotivar estes colaboradores por isto precisam receber treinamentos, estarem a par da missão da empresa e saber como devem agir e instrui estes colaboradores para alcançarem este resultado benéfico a todos.
É interessante e de suma importância que as empresas criem métodos para se trabalhar em conjunto, dentro destes métodos podemos destacar a técnica de Teamwork que traz premissas básicas a serem alcançadas dentro do ambiente da empresa, mas todas voltadas ao desenvolvimento e reconhecimento de seus colaboradores dentro de uma organização. Esta técnica tem como método o trabalho coletivo coordenado permitindo o compartilhamento e troca de experiências entre os membros da equipe cientes que cada colaborador possui conhecimento sobre determinada área e este apenas precisa ser treinado, motivado e valorizado para que desenvolva suas habilidades se encaixando no que a empresa necessita.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A IMPORTÂNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE
Toda organização precisa ter em seu quadro de setores ativo o setor de Recursos Humanos, este precisa ser muito bem estruturado, pois está diretamente ligado ao crescimento desta organização em especial na forma de gerenciar as pessoas que formam o quadro de colaboradores da mesma, pois tem que ser capaz não somente de entrevistar, selecionar, contratar ou demitir as pessoas, mas também ser capaz de realizar a gestão de pessoas em uma amplitude, agregando valores, supervisionando, cuidando e principalmente motivando estes colaboradores para que esta organização consiga ver o reflexo destas atitudes diretamente no seu crescimento.
As empresas devem dar todo instrumento necessário a sua gestão de pessoas e seus gestores para que possam compreender que no mundo corporativo a valorização e capacitação de colaboradores são simplesmente fundamentais para conseguir preservar o direito dos colaboradores e por consequência zelar pela imagem da empresa, desta forma irá motivar seus colaboradores e mantê-los com foco na missão e objetivos da empresa, mas para que isto aconteça todos têm que ser considerados peças chave e fundamentais para tal processo, por isto o destaque da importância do setor de RH dentro da empresa, pois é lá que se inicia o processo de integração entre ambos os envolvidos.
O conjunto das competências individuais é a grande riqueza organizacional, traduzida em competência essencial que garante a transformação de recursos em produtos e serviços com o máximo de agregação de valor e forte competitividade empresarial. (1990, apud BARBOSA, 2008, p.21).
O setor de Recursos Humanos é muito mais amplo do que em muitas vezes se é destacado, pois este setor não é apenas para lidar com procedimentos diários ou mensais como é o caso de, conferencia de ponto, contratação, demissão, fechamento de folha de pagamento ou fechamento de impostos, este setor tem praticas maiores como o relacionamento do comportamento dentro de toda a empresa envolvendo as praticas da administração, pois o setor de recursos humanos sabe da grande importância de preservar de maneira ativa cada colaborador que pertence ao quadro da empresa ou seja zelar por cada um de maneira única respeitando o perfil individual de cada um e desenvolvendo estratégias para o desenvolvimento da capacidade que cada um possui, conseguindo desta maneira envolver a todos para que juntos desenvolvam suas atividade dando resultados positivos ao coletivo da empresa.
O setor de recursos humanos possui um grande diferencial dos demais setores por ser um meio de comunicação aberta dentro da empresa já que atua como um mediador entre os gestores da empresa e os colaboradores, em suas atividades diárias o setor de Recursos Humanos esta sempre aberta para escutar desde reclamações, insatisfações, ideias de melhorias, as necessidades ou expectativas de cada colaborador, através disto consegue realizar analises não apenas no contexto pessoal, mas também profissional de cada colaborador para que assim possa desenvolver as habilidades e competências de cada envolvido e desta maneira a empresa descobrira os talentos que possui dentro do ambiente da empresa, por isto investir no setor de Recursos Humanos é uma das formar mais assertiva para uma boa gestão no ambiente empresarial e por consequência nos negócios financeiro da organização.
A Gestão de Pessoas é responsável pelos programas que inserem mais qualidade de vida dentro do trabalho como é o caso de programação de aula laboral, de trazer profissionais para darem palestras informativas, ações de capacitação para o desenvolvimento das atividades de cada colaborador e na criação de novas oportunidades através do perfil do colaborador, sendo assim é indispensável a qualquer empresa, por isto o investimento no RH das empresas é uma forma de descobrir e de reter talentos para a própria empresa, o recursos humanos através da gestão de pessoas tem que usar como referência a missão e valores que a empresa tem como base e contextualizar uma melhor forma de utilizar o espaço físico e principalmente capital humano dentro da empresa.
Portanto devido aos avanços tecnológicos atuais a empresa juntamente com o seu setor de recursos humanos devem se adaptar a tais avanços e se adequar de acordo com as necessidades exigida pelo meio, pois isto engloba os fatores internos e externos, sendo extremamente necessário deixar de lado a visão de que o RH é apenas para resolver questões burocráticas, quando na verdade contribui para uma gestão adequada aos resultados almejados pela organização possibilitando que a empresa se destaque de acordo com suas ações e planejamentos, neste contexto o RH deve ser flexível e resolver cada situação sempre tendo uma visão empreendedora agindo adequadamente e contribuindo desta maneira para que cada colaborador confie nas ações desenvolvidas pela empresa e de o melhor de si contribuindo assim de uma maneira maior e eficaz para a organização.
Nesta perspectiva se o reconhecimento da área de Recursos Humanos for devidamente realizado a mesma poderá não apenas fazer a parte burocrática a ela determinada como também desenvolver o talento de cada colaborador tornando-os reais profissionais comprometidos e engajados com a causa da empresa, pois estes irão se identificar com os objetivos da mesma e se tornarem parte deles dando o melhor de si para alcançar cada meta estipulada, e a empresa por consequência se tornará mais competitiva e bem vista no mercado, por isto é importante saber que o RH tem a missão de unir, valorizar, treinar e respeitar cada colaborador com o que este tem a oferecer de acordo com seu perfil e talento para devida área sendo que só precisa ser desenvolvido e bem utilizado.
O Brasil vive um momento de crise econômica, e este período de recessão quase sempre é mais humano do que propriamente material, o que acaba por atingir a economia do país que ao ser comparado a outros países é notória a desigualdade econômica entre eles, uma vez que ao invés de crescer veio a decrescer atingindo assim o empregador e aos próprios colaboradores.
Quando se tem um período de crise é possível destacar que não é apenas o empregador que se retrai devido à queda dos lucros, mas também o colaborador que psicologicamente abalado, deixa de produzir o que era esperado devido ao receio de perder o emprego que possui, e assim os efeitos de uma economia fragilizada vai tornando o cenário cada vez menos atrativo. Dentro deste contexto se destaca a importância de uma boa gestão de pessoas, que se for bem desenvolvida e formada por pessoas que deem a real importância ao capital humano conseguira minimizar ou ate mesmo reverte o quadro atual, analisando os talentos que possui, investindo e redesenhando o quadro da empresa para realizar as mudanças que o momento exige, desta maneira a empresa terá grandes possibilidades de conseguir se manter ativa trazendo consigo oportunidades estratégicas para este momento instável que a mesma se encontra.
Assim o contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Sem organizações e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.. (CHIAVENATO, 2008 pag. 5)
De acordo com a citação de Chiavenato é possível compreender que a gestão de pessoa é de suma importância, mas que necessita das pessoas e da empresa para existir, desta maneira uma empresa para funcionar depende da participação de seus colaboradores, pois mesmo havendo uma empresa estruturada se não existir a mão de obra qualificada para desenvolver as atividades que o ramo desta empresa necessita não haverá resultados alcançados o que por consequência limita a empresa de atingir seus objetivos e alcançar sua missão. Assim sendo, é importante mudar a politica desenvolvida em algumas empresas que visam apenas à lucratividade e esquecem o que realmente move este ambiente que é o colaborador que deverá ter uma participação ativa em relação ao desenvolvimento das atividades propostas pela empresa, mas este colaborador deverá estar motivado para tal atitude, e isto somente ocorrerá se a ele for fornecido oportunidades de melhorias seja através de treinamentos, atividades de integração ou formação de grupos de inovação.
Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos. (Fischmann e Almeida 1991, pag.2 5)
Neste sentido a empresa deverá visar planejamentos estratégicos, que será realizado através de uma analise do ambiente da empresa para que assim seja possível deixar claro os pontos fortes e fracos que a empresa possui e através desta tomada de consciência a empresa conseguira estabelecer a direção que deve tomar, aproveitando desta maneira as oportunidades e evitando ou superando os riscos que este ambiente impõe o que fará com que a mesma se mantenha firme e direcionada a alcançar seus objetivos propostos.
Em relação ao funcionamento das empresas e a gestão do capital humano é possível observar que o setor de Recursos Humanos muitas vezes não é visto como uma das peças fundamentais para o bom funcionamento da empresa, em sua maioria os empregadores acreditam que não se tem esta necessidade de atenção redobrada ao setor de RH e das pessoas que fazem a gestão da empresa, esta é uma teoria totalmente ao contrario do que se precisa para dirigir uma boa administração, pois através da gestão de pessoas da empresa será possível desempenhar novos papeis e identificar as ações que precisam ser tomadas como reconhecer os talentos e implantar mudanças que o momento necessita.
Desta maneira esta na hora de se reinventar e se perguntarem: Quais devem ser a prioridade da empresa? Como aproveitar os talentos que possuo dentro da empresa? O que fazer para me diferenciar do meu concorrente e beneficiar o cliente? Como aumentar a produtividade e por consequência o lucro da empresa? , é necessário se reorganizar antes que haja estragos maiores na estrutura da empresa, somente assim será possível evitar desfechos trágicos e se manter ativo no estado atual.
Qualquer gestor pode ser um gestor de pessoas, mas somente um tem os meios necessários para se tornar um bom gestor de pessoas. É o titulas (ou a titular) da área de pessoas. Mas, para se tornar um excelente gestor terá de agir estrategicamente. Sempre! (ARAUJO, 2008, p. 1).
Portanto para conseguir que a empresa crie um bom clima organizacional é necessário que a gestão de pessoas tenha um bom gestor para que juntos possam criar métodos para agir estrategicamente trabalhando sempre o individual e o coletivo dentro do ambiente da empresa utilizando de técnica que possam motivar e potencializar o capital humano. Todas estas mudanças necessárias devem ser expostas ao colaborador e este precisa compreender e entender o que está acontecendo a sua volta escutando e analisando as sugestões de seus colaboradores, respeitando a opinião de cada um para despertar a necessidade e vontade de colaborar para que este momento seja superado em conjunto com todos já que deve ser encarada não como uma obrigação e sim como uma tarefa a ser desempenhada para um bem comum de todos os que ali se encontram. Como papel fundamental a gestão de pessoas nesta etapa tem como função juntamente com seus líderes analisar e filtrar as informações elevadas, e assim estruturar o plano de ação das atividades possíveis de serem realizadas a curto e longo prazo com base na estrutura financeira, no capital humano e no espaço que a empresa possui, assim como parceira na construção deste plano de ação a gestão de pessoas também deverá acompanhar e dar feedback das ações realizadas e não realizadas aos líderes e colaboradores, afim de manter uma gestão clara e participativa.
Neste momento os lideres assim como o profissional do recurso humano tem que manter diálogos abertos e claros demonstrando aos seus colaboradores que estes têm total liberdade para dar ideias que poderão contribuir neste momento critico que exige ações praticas, mas que tragam resultados, para que possam usar deste momento para destacar os colaboradores multidisciplinares que são capazes de aceitar mudanças para melhorias sem burocratizar esta transformação ,sendo capazes de desenvolver as atividades propostas buscando sempre realizar da melhor forma com o intuito de manter a empresa em pé alçando bons resultados e colaborando com o planejamento da empresa.
OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA GESTÃO PARA ENFRENTAR OS TEMPOS DE CRISE
Quando o momento exige mudanças como é o caso de tempos de crise, é necessário inovar e buscar alternativas para conseguir superar as dificuldades e assim retornar ao mercado com vantagens através das experiências vivenciadas, na maioria das vezes se procura reduzir custos devido ao cenário incerto em que a insegurança traz de um mercado com altas inflações e redução de crescimento, no entanto uma boa gestão faz a diferença, pois consegue enxergar nos momentos de redução a oportunidade de se destacarem através de ações em conjunto com seus colaboradores.
Entre os desafios encontrados por uma gestão está a redução de investimento por parte do empregador, a falta de procura por parte dos clientes devido à recessão econômica e em especial a motivação por parte dos trabalhadores em realizar as atividades que lhe é proposta devido ao psicológico deste colaborador está totalmente afetado por causa das condições incertas que a ele é oferecida inclusive do próprio emprego que possui, neste momento entra a necessidade por parte da gestão de pessoas de reverter este quadro e assegurar melhorias que atendam a todos de maneira eficaz, entre as ações podem ser realizados investimentos em comunicação para expor os produtos oferecidos, investimentos maiores da capacitação de funcionários e em especial manter sempre aberto um bom dialogo e a interação dos colaboradores com o empregador desta maneira os mesmos se sentirão importantes e poderão até contribuir com novas ideias e novas ações para superar este momento delicado que afeta a todos. Todo tipo de ação e de estratégia deve ser trabalhada em conjunto desde o empresário, acionistas, conselho e colaboradores somente assim haverá resultados promissores.
A estratégia, bem como a cultura organizacional e os seus valores, deve ser decodificada e passada do empresário, dos acionistas e do conselho, em forma diferenciada, até o chão de fábrica e do escritório. Elas devem ser objeto de um exercício coletivo, estando presentes e sendo condicionantes do sistema de administração, o qual, no tempo presente, está frequentemente alicerçado na gestão da qualidade e no atendimento do cliente. (BARBIERI, 2012, p. 5).
Toda empresa possui uma missão em seu regulamento interno, esta missão deverá ser passada a todos que fazem parte do quadro da empresa seja proprietário, sócio ou colaborador é necessário que todos tenham conhecimento para poder trazer visões diferentes e que venha a contribuir no alcance deste objetivo no qual o principal intuito é o alcance da qualidade no atendimento ao cliente, pois estes está alicerceado a gestão de qualidade.
Neste momento a empresa pode usar técnicas como o endomarketing que visa satisfazer as necessidades de seu publico interno através de pesquisas para descobrir qual a necessidade de seus colaboradores e trabalhar em cima da realização da mesma, normalmente estas necessidades estão relacionadas com a remuneração, benefícios, carreira dentro da empresa, treinamentos, e qualidade de vida. Desta maneira conseguira elevar a satisfação e gerar maior motivação e ação por partes destes colaboradores buscando atingir seus objetivos de maneira coletiva e adequada, já que a empresa pode ser formada por prédios, computadores ou maquinário, mas sem seus colaboradores não irá para frente e não alcançara seus objetivos, por isto a empresa deverá assim como faz com o Marketing ao vender ideias a seus clientes, usar o Endomarketing para vender sua ideia ao seus colaboradores que devem comprar a mesma de maneira satisfatória e seguir juntamente com a empresa os objetivos estratégicos da mesma.
O endomarketing, por sua vez, cuida do relacionamento entre a empresa e seus empregados. Isso significa que os empregados passam a ser tratados como clientes internos, cujas necessidades e desejos precisam ser satisfeitos. Segundo França (2012, p. 149)
Neste momento conquistar o público interno é extremamente importante para a empresa, mostrar que a empresa valoriza a transparência, a capacidade de adaptação devido à necessidade do momento e a honestidade de cada colaborador deixando claro que todos fazem parte do ciclo da empresa, e neste momento todos os colaboradores devem estar envolvidos no processo de melhorias e adaptações ao momento vivenciado, todos tem que estar bem esclarecidos sobre os fatos atuais vivenciados, sobre os objetivos da empresa e em especial estarem motivados a trabalhar em parceria com a politica da empresa que será determinada juntamente com a gestão de pessoas visando sempre o bem coletivo e as metas a ser alcançado, por isto a necessidade de flexibilidade tanto da empresa quando de seus colaboradores, ideias devem ser discutidas e analisadas se estão relacionadas com o que a empresa, seus colaboradores e clientes necessitam para aquele momento.
É notória neste momento a diminuição de crescimento, o aumento do desemprego, a diminuição de investimento por parte do governo em certos setores comerciais, enfim a economia do país está em total renovação e precisa lançar novas ideias e projetos para instabilizar a movimentação econômica do país, desta maneira os empresários tem que se manter firme e renovar suas ações dentro do ambiente da empresa para que consigam se manter firmes até que a economia do pais venha a se instabilizar, estas ações por parte dos empresários só surtirá efeito se forem buscadas soluções alternativas para que assim consigam ultrapassar as dificuldades encontradas e adquirir no final vantagens competitivas ao retornar ao mercado, e esta necessidade de se manter firme no mercado vem sendo demonstrada pelo grande numero de brasileiros que abriram o próprio negocio devido a escassez de empregos oferecidos pelas empresas já abertas, a solução foi abrir o próprio negócio, demonstrando o empreendedorismo e a força de vontade de superar as dificuldades encontradas no mercado de trabalho na maioria dos casos este investimento é visto mais como uma oportunidade mas devido a falta de experiências muitas delas acabaram por fechar.
O líder deve ter uma acentuada habilidade de lidar com pessoas, de conviver com pessoas, de fazer as coisas com e por meio das pessoas. Deve possuir um enorme instinto de comunicação. Deve saber ouvir e deve saber falar. Saber receber e saber transmitir mensagens e ideias. Saber entrevistar e comunicar. Ter uma forte dose de calor humano. Ter empatia e simpatia. Apesar de toda essa facilidade no relacionamento com as pessoas, o líder usa a sua autoridade de maneira discreta, mas firme e absoluta. Transfere e delega responsabilidades, mas mantém o controle das coisas, assegura a ação e domina o caminho em direção aos objetivos a serem alcançados (CHIAVENATO, 1997, p. 31).
Neste momento é importante à participação ativa de um líder que traga uma liderança positiva aos colaboradores, é necessário que seja uma liderança que desenvolva as competências que cada colaborador possui estimulando novas ideias e promovendo a comunicação livre para que seja possível que estes colaboradores vistam a “camisa da empresa” e juntos venham a alcançar os seus objetivos profissionais sempre em busca de novos conhecimentos, investindo assim em aprender mais e desenvolver suas habilidades para que possa levar alternativas até a empresa e desta maneira ajudar a mesma a atingir os objetivos da organização e alcançar os resultados propostos, desta forma irá criar um ambiente favorável para ambas as partes, ressaltar talentos que em outras situações poderiam não ser percebidos.
Os lideres juntamente com a gestão de pessoas poderão neste momento criar alternativas para fortalecer planejamentos e trazer resultados que sejam favoráveis ao processo de crescimento da empresa estes planejamentos irão nortear o rumo que a organização irá chegar, sendo necessário reafirmar a grande importância do capital humano em todos os momentos, mas em especial no período de desaquecimento do mercado, momento de extrema analise, mas que traz grandes aprendizados e fará com que a organização se fortaleça e se prepare para novas situações que venham a ocorrer, enfrentando de maneira ativa estas mudanças trazidas pela crise econômica, o líder deverá oferecer estímulos e desafios aos colaboradores para desta maneira manter uma automotivação, que desenvolverá o que lhe for proposto sabendo da grande importância da sua participação, acompanhando e avaliando o seu próprio desenvolvimento de acordo com o que lhe foi estipulado, procurando sempre inovar e desenvolver ações de melhorias que possam contribuir para alavancar a empresa.
Portanto a gestão de pessoas conseguirá neste momento trazer respostas através das estratégias utilizadas para unir forças de todos os colaboradores da empresa, uma vez que é de responsabilidade da gestão de pessoas promover o desenvolvimento pessoal trabalhando sempre o espirito de equipe, o fortalecimento das lideranças, estimular a criatividade, garantir um ambiente de confiança e manter sempre a transparência em tudo que for desenvolvido, tendo sempre dentro da organização um grande diferencial que é a participação conjunta das pessoas que formam o quadro de colaboradores e que desenvolvem as atividades desempenhadas dentro da empresa.
UTILIZAR A VISÃO ESTRATÉGICA DENTRO DOS PROCESSOS DE RH
O Setor de Recursos Humanos nos últimos anos deixa de ser apenas um setor que vem agir com questões burocráticas para agir como gestão estratégica de pessoas enxergando os colaboradores como parte fundamental para o sucesso da empresa e deixando claro que ao mesmo tempo em que se vem alcançar os objetivos da empresa o colaborador alcança também seus objetivos pessoais e prospera juntamente com a empresa, a organização passa a considerar seus colaboradores como pessoas que podem ser desenvolvidas e que venham a trabalhar valorizando a missão da empresa e não como um custo para e empresa, esta interação faz com que se desenvolva projetos de forma coletiva, dando grandes resultados a organização, pois pessoas comprometidas trarão resultados as estratégias estipuladas.
“A área de recursos humanos passou a ter a função estratégica de atrair, reter e motivar as pessoas necessárias à realização dos negócios da empresa” (PEREIRA, 2008, p. 48).
Está necessidade de descobrir talentos e de colaboradores engajados com os objetivos da empresa tem que ser analisado desde o processo de seleção para novos contratados, pois neste momento o setor de Rh deverá usar de técnicas que possam contribuir na hora da contratação como é o caso de entrevistas, dinâmicas em grupo entre outros critérios oferecidos pela própria organização, através destas ações será possível por mínimo que seja conhecer um pouco das características da pessoa que esta se candidatando a vaga, a responsabilidade é grande por parte do RH já que uma seleção mal realizada traz grandes consequências para a empresa impactando diretamente em seu desenvolvimento, o candidato devera estar a par do ramo de atividade da empresa e se identificar com ele para que não venha a deixar a empresa meses após a contratação por não se adaptar ao proposito da mesma, e quando fizer parte do quadro de colaboradores deverá ser pró-ativo e ter atitude nas necessidade que a empresa tiver .
O RH deverá juntamente com a direção proporcionar compreendimento por parte dos colaboradores em relação à missão, visão e os valores da organização, desta forma, ficará maior a compreensão sobre aonde a organização pretende chegar, desenvolvendo assim ações conjuntas e de compreensão de todos, criando um relacionamento confiável com a participação de todos no processo de melhorias e crescimento da empresa, se o colaborador não estiver contribuindo com o que lhe foi proposto, é dever do setor de Recursos Humanos verificar o que esta acontecendo, pois não se deve apenas olhar as necessidades da empresa mas sim do conjunto, sendo assim o gestor deverá verificar através do diálogo qual a necessidade deste colaborador e como a empresa poderá estar ajudando, sendo indispensável a resolução deste problema, é importante o colaborador saber que o gestor de RH é alguém para intervir e ajudar a resolver o problema em questão e levar até a diretoria sempre que necessário, para que assim evite ter uma visão distorcida das atividades deste setor, já que em algumas situações o colaborador não confia em repassar suas necessidades RH devido a ter uma visão apenas do poder de decisões que este setor possui, temendo assim ser prejudicado.
Algumas estratégias utilizadas pelo setor de gestão de pessoas para superação de momentos de crise que a empresa passa no decorrer de seu crescimento econômico seja por motivo de investimento inapropriado, ou por questões de retorno lucrativo de seus produtos ofertados, estão voltadas para a melhoria da qualidade na comunicação interna, Metas, Treinamentos e Gratificação.
Quanto a Qualidade na comunicação interna é fundamental para que o clima organizacional seja mantido de forma favorável na empresa, na maioria das vezes a parte de administração da empresa busca reter informações para que desta maneira não prejudique seus funcionários, no entanto a necessidade real é que seja mantido um dialogo aberto, havendo assim transparência na situação atual da empresa evitando dúvidas e receio por parte dos colaboradores o que ajudará com que haja maior confiança por parte de todos os envolvidos. Além disto, é necessário que a empresa tenha metas para que desta maneira os colaboradores estejam instruídos não apenas a produzir, mas sim o que é necessário produzir para alcançar as metas almejadas pela empresa, fazendo com que a autoestima do colaborador aumente devido a saber o que ele precisa fazer para alcançar determinado objetivo e como sua participação é importante neste instante. Quanto ao treinamento de seus colaboradores as empresas tem que levar em consideração a grande importância de colaboradores capacitados para que possam desenvolver suas atividades de maneira eficaz e consciente, se faz necessário saber que para a formação de um líder tem que ser através do reconhecimento de sua capacidade, além de investimento em sua capacitação, seja através de treinamentos ou cursos isto faz com que a equipe confie cada vez mais nas ações realizadas dentro da empresa, e por fim é necessário reconhecer quando todos trabalham em equipe e buscam alcançar o que foi proposto pela empresa atingindo as metas e proporcionando resultados positivos, no entanto quando o trabalho não é reconhecido isto pode desmotivar o colaborador que, pode acabar não cumprindo o que se espera dele, desta maneira através da gestão de pessoas e seus lideres a empresa deverá criar maneira de estimular com gratificação as quais os colaboradores poderão receber pelo resultado desenvolvido seja através de um aumento da remuneração salarial, bônus ou até mesmo confraternização entre todos como forma de agradecimento ao compromisso junto a empresa, afinal todo colaborador que esteja motivado quer desenvolver sua atividade da melhor maneira possível para contribuir com a empresa, no entanto quer alcançar seu reconhecimento junto a mesma.
Nesta perspectiva, podemos chegar a uma conclusão de que a gestão de pessoas tem uma influência muito grande em relação ao andamento da empresa, e sua participação elevará a estabilidade que a mesma possui isto ocorre através de programas de incentivos, de ligação entre empregador e colaborador, entre reconhecimento através de remuneração, elogios, dialogo benefícios e planos de carreira que façam o colaborador trabalhar motivado sendo possível suprir suas necessidades profissionais e pessoais através do que é fornecido pela empresa, o gestor tem que saber que a valorização do funcionário tem que ser reconhecida envolvendo o colaborador de forma estratégica de acordo com o planejamento da empresa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A gestão de pessoas é de suma importância para o desenvolvimento de uma empresa empreendedora, pois a mesma procura sempre envolver seus colaboradores nas ações realizadas, sendo possível através de uma boa gestão avaliar os pontos que necessitam de melhorias para que a empresa possa se desenvolver e alcançar bons resultados no mercado comercial em relação a seus concorrentes.
Ao decorrer do desenvolvimento dos títulos e subtítulos é possível observar quão é a importância da gestão de pessoas dentro de uma empresa, os desafios encontrados e a visão estratégica em tempos de crise, reforçando ao longo do desenvolvimento a importância da participação de todos neste processo de mudanças e melhorias que são necessárias para que a empresa alcance suas metas sem perder o foco no capital humano que é extremamente importante para o sucesso de qualquer empresa, ressaltando a importância da valorização e da capacitação destas pessoas para que este momento de recessão passe, e a empresa consiga se manter ativa, tomando como experiência as situações vivenciadas ao longo deste período.
Portanto, neste artigo procurou-se destacar temas importantes para a realidade atual, levantando questões necessárias á reflexões de como supera-las trazendo assim objetivos positivos e satisfatórios para estas empresas.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
FISCHMANN, A. A., ALMEIDA M. I. Planejamento Estratégico na Prática. São Paulo: Atlas, 1991.
OLIVEIRA, D. P. R. Coaching Mentoring Counsenling. São Paulo: Atlas, 2012.
BARBIERI, U. F. Gestão de Pessoas nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2012
FRANÇA, C. B. Desafios Da Gestão De Pessoas Em Tempos De Crise. Salvador, 21 de Julho de 2015. Disponível em: http://blog.carinefranca.com.br/desafios-da-gestao-de-pessoas-em-tempos-de-crise/26. Acesso em: 04/01/2017