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A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Ana Laura Cavalcante Teixeira
Andrea de Oliveira Andrade
Josianny Aparecida da Costa Moraes
Rosângela Maria da Silva
Rosinete Rodrigues da Rosa Silva

 

 

RESUMO

O presente trabalho aborda sobre a participação da família na vida escolar dos filhos e o processo de aprendizagem. Entende-se que a família precisa comprometer-se com a escola para promoção da aprendizagem e educação dos filhos. Para este artigo foi utilizada pesquisa bibliográfica, na qual constatou-se que a relação família e escola é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança.

Dessa forma sabe-se que a Família é o ventre onde o ser humano absorve valores culturais, religiosos, deveres, responsabilidades, compromissos, para fortalecer as estruturas pessoais. Entretanto a aprendizagem da criança possui relação com a maneira como a família se relaciona com a temática e com a instituição escolar; algumas famílias entendem que a responsabilidade pela educação de seus filhos é exclusiva da escola, deixando de participar ativamente na vida escolar e social dos filhos.

Com isso os aspectos afetivos na relação família/escola pode favorecer a fase inicial de aclimatação da criança; e a escola deve promover atividades que envolvam a família para participar da vida escolar de seus filhos e propiciem o envolvimento no processo educacional da criança.

Diante do tema abordado pode-se concluir que a família e a escola têm uma importância fundamental para a promoção da aprendizagem da criança, entendendo-se necessário que a família conheça os objetivos da proposta escolar para acompanhar o desenvolvimento das práticas educativas das crianças, e se comprometa em alcançar o sucesso na aprendizagem e na formação do indivíduo.

 

Palavras chave: Aprendizagem;  família; escola; filhos

 

 

INTRODUÇÃO

Através do tema em estudo sobre a participação da família na vida escolar dos filhos e o processo de aprendizagem pode-se dizer que durante o processo de aprendizagem do filho os pais devem estabelecer um bom relacionamento junto a escola. Pois a família e o primeiro segmento social que instrui a criança, ao ingressar na escola, este ambiente também passa a ser o segundo segmento que instrui com a educação formal a criança. Sendo assim não podemos falar de dificuldades tendo somente a criança como ponto de referência: o "contexto" em que a criança se encontra precisa ser considerado.

Nas palavras de Sousa (2008, p. 2):

 

A família funciona como o primeiro e mais importante agente socializador, sendo assim, é o primeiro contexto no qual se desenvolvem padrões de socialização em que a criança constrói o seu modelo de aprendiz e se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária e que vai se refletir na sua vida escolar.

 

Nesse contexto a família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreceram o sucesso escolar e social das crianças. Em vista disso é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Desta forma a educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar, pois a interação entre ambos é muito importante para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Diante do exposto sabe-se que a família é o primeiro espaço para a formação psíquica, moral, social e espiritual da criança. A criança, desde seu nascimento, ocupa um espaço dentro da família. É nela que se encontram os primeiros professores e ensinamentos, os quais refletirão e perdurarão por toda vida adulta, permitindo que seus membros se desenvolvam em todos os aspectos, de forma integral.

 Sendo assim a participação da família no ambiente escolar é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Família e escola são os principais suportes com que a criança pode contar para enfrentar desafios, visto que, integradas e atentas podem detectar dificuldades de aprendizagem que ela possa apresentar, podendo contribuir de maneira eficiente em benefício da mesma. A família deve ser parceira, aliada à escola e aos professores, para juntos oferecerem um trabalho de envolvimento e cumplicidade nos assuntos relacionados ao ambiente escolar.

Portanto pode-se concluir que a discussão sobre como envolver a família no processo de aprendizagem na escola não é recente, porém a mudança e a perspectiva de integração entre família e escola devem ser incentivadas e analisadas constantemente. Porém esta luta se faz necessária para contribuir no processo de ensino-aprendizagem do educando, pois somente com a família interagindo com as escolas é que seus filhos terão além de uma boa formação, uma preparação para tomar atitudes para enfrentar as dificuldades que certamente virão no decorrer de sua vida.

 

 

FAMÍLIA E ESCOLA

Diante do contexto atual para uma interação positiva entre a escola e família é sem dúvida a participação, buscando uma aproximação, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola. Desta forma a parceria entre familiares e as instituições de ensino seja a educação formal ou a técnica, é concretizada quando ambos estão unidos em um único objetivo, formar cidadãos conscientes da sociedade em que habitam, com valores éticos e morais e com uma perspectiva de um futuro promissor. Ainda no que se refere a aprendizagem, trabalho da família e escola segundo LIBÂNEO, 2001, ressalta que:

 

É crucial que o trabalho da família, seja conforme o seu papel, acompanhamento da aprendizagem e atitudes dos filhos para não gerar um desinteresse escolar. Em 14 especial, espera-se que os pais participem ativamente na gestão da escola, mediante canais de participação bem definidos (pag. 176).

 

Dessa forma a família pode participar de várias maneiras na vida educacional do estudante, segundo Freitas, Maimoni & Siqueira, (1994) e de Maimoni & Miranda, (1999), elas podem: acompanhar tarefas e trabalhos escolares, verificar se o filho fez as atividades solicitadas pelo professor, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas, entre outras. Há vários modelos de famílias, não existe somente um tipo de família na sociedade brasileira, mas existem singularidades entre elas. Pois é possível afirmar que cada família possui sua identidade e estão em constante evolução, constituídas com o intuito básico de prover a subsistência de seus integrantes.

Sendo assim pode-se dizer que a interação família/escola é necessária, para que ambas conheçam suas realidades e suas limitações, e busquem caminhos que permitam e facilitem o entrosamento entre si, para o sucesso educacional do filho/aluno. Deste modo, faz-se necessário retomar algumas questões no que se refere à escola e à família tais como: suas estruturas e suas formas de relacionamentos, visto que, a relação entre ambas tem sido destacada como de extrema importância no processo educativo das crianças.

Portanto, uma boa relação entre a família e a escola deve estar presente em qualquer trabalho educativo que tenha como principal alvo, o aluno. A escola deve também exercer sua função educativa junto aos pais, discutindo, informando, orientando sobre os mais variados assuntos, para que em reciprocidade, escola e família possam proporcionar um bom desempenho escolar e social às crianças. Sendo assim, o papel a ser exercido pela escola e família, em se tratando de uma sociedade que passa por mudanças constantes, é a busca de novas formas e caminhos para alcançar êxito na formação de valores, pois muitos dos valores considerados essenciais pela humanidade estão sendo abalados, por isso a importância de um lugar em que os filhos e estudantes possam se sentir seguros e confiantes no seu próprio potencial e a escola pode ser este ambiente quando estiver bem estruturado e apoiado pela família.

Assim conclui-se que a família deve ser parceira, aliada à escola para juntos oferecerem um trabalho de envolvimento e cumplicidade nos assuntos relacionados ao ambiente escolar. Esta luta se faz necessária para contribuir no processo de ensino-aprendizagem do educando, pois somente com a família interagindo com as escolas é que terá além de uma boa formação, uma preparação para tomar atitudes para enfrentar as dificuldades que certamente virão no decorrer de sua vida.

 

 

CONCLUSÃO

 

O presente trabalho possibilitou uma reflexão sobre a participação da família na vida escolar dos filhos e o processo de aprendizagem, é um trabalho de pesquisa bibliográfica, evidenciando-se a necessidade de ambas atuarem de forma alinhada para o atingimento dos objetivos de aprendizagem da criança. Sendo assim considera-se que a escola é a instituição responsável pelo processo de formação da criança, contudo a família deve assumir um papel ativo neste processo, firmando uma parceria com a instituição, que na prática manifesta de forma recíproca.

Desta forma a família deve acompanhar e participar das atividades escolares e, a escola deve atentar às características de origem da criança e os valores, expectativas e percepções oriundos do contexto doméstico. Com isso aponta-se a importância da família na modelagem de valores e expectativas e na promoção da autonomia, baseando-se nos valores, expectativas e fornecimento de suporte à criança. Um outro fator importante para interação família, escola e aluno e a escola promover atividades que envolvam a família para participar da vida escolar de seus filhos e propiciem o envolvimento no processo educacional da criança. Entende-se necessário que a família conheça os objetivos da proposta escolar para acompanhar o desenvolvimento das práticas educativas das crianças, e se comprometa em alcançar o sucesso na aprendizagem e na formação do indivíduo.

Assim sendo compreende-se que a família também precisa ser conhecida e valorizada no contexto escolar, buscando-se sua integração e envolvimento.

Se reconhecem os limites desta pesquisa e entende-se que a temática está longe de ser esgotada. Recomendam-se levantamentos de natureza descritiva buscando-se demonstrar as possíveis correlações entre o nível de envolvimento das famílias e suas percepções quanto ao contexto escolar e os resultados obtidos pelos estudantes em termos acadêmicos.

Conclui-se então que a relação escola-família cria compromissos, tece redes de inter relações, reproduz laços éticos dando novos significados e abrindo horizontes para uma formação de prática pedagógica. Assim compreende-se que o diálogo entre a escola e a família seja capaz de possibilitar a troca de ideias entre as mesmas; em nenhuma instância compete a escola julgar como certa ou errada a educação que cada família oferece; o objetivo da escola é oportunizar e abrir espaços para que valores sejam adquiridos e trabalhar o respeito e as diferenças expressas pela família, proporcionando e garantindo a integridade básica do aluno e da família.

 

 

REFERÊNCIAS

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