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A ESCOLA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Emanoele Lionara de Almeida Santos Borges

Carlos Gonçalves de Oliveira

Isabel Frederica de Arruda

Kelle Regina de Arruda

Lais Ramos

 

 

RESUMO

O presente artigo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo compreender sobre a escola e a formação de leitores na educação infantil. Esta pesquisa foi realizada com seu foco voltado para os profissionais que trabalham nesse nível de ensino, pois, para formar alunos leitores, os professores, de maneira especial, devem ter formação pedagógica adequada para incentivar a leitura desde os primeiros anos da educação. Desta forma, as habilidades, criatividade e imaginação da criança precisam ser incentivadas pelos professores para que ela se sinta à vontade para praticar a leitura e buscar conhecimento durante todo o período escolar e, por conseguinte, durante toda a sua vida.

Sendo assim a literatura oral ou escrita é a principal forma pela qual recebemos a herança da tradição que nos cabe transformar. Portanto é na literatura infantil que se encontra o agente ideal para transformação da mentalidade que se faz urgente e necessária. Diante desse contexto a leitura é caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação e a emoções de forma prazerosa e significativa.

Tendo em vista a leitura em foco, pode-se dizer que na educação infantil, as crianças precisam estimular sua imaginação, linguagem e fantasia por meio de livros. Pois a leitura é inspirada pela criatividade e imaginação e os professores que usam livros infantis proporcionam às crianças o desenvolvimento em todos os aspectos: emocional, social, sensorial, cognitivo e crítico. Eles usam gestos, expressões e entonações para capturar todos os dias para construir conhecimentos diversos

Desta forma conclui-se que atualmente, um dos grandes desafios enfrentados na área da Educação Infantil é o de conseguir adaptar à sala de aula uma prática pedagógica que atenda às necessidades das crianças no processo de aquisição da leitura.

 

PALAVRAS-CHAVE: Escola; formação de leitores; educação infantil

 

 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de pesquisa buscou compreender sobre a escola e a formação de leitores na educação infantil, como os professores podem utilizar práticas pedagógicas para incentivar a sua prática desde o início do processo educacional. Portanto na atualidade é notório que a cultura letrada faça parte do cotidiano desde a primeira infância contribuindo para construção de conhecimentos desde cedo. Nessa perspectiva a escola deve ter a missão de estimular a leitura desde cedo para que a criança se desenvolva e tome gosto pelo ato de ler.

 

Quando um professor lê um conto para seus alunos, eles não aprendem apenas os conteúdos das histórias e suas características, mas também como as pessoas utilizam a leitura, os comportamentos leitores e a compartilhar práticas sociais de leitura. Muitas vezes os professores pensam que as crianças só aprendem a ler se realizarem atividades que envolvam as letras. Com certeza, há momentos em que devemos propor atividades de leitura que permitam às crianças refletir sobre o sistema de escrita, mas só isso não é suficiente! Temos de promover a entrada dos diversos textos na escola para que as crianças aprendam as competências necessárias para a leitura na vida cotidiana. (FONSECA, 2012, p.29)

 

 Dessa maneira as experiências com a leitura, no entanto, variam de acordo com as oportunidades que as crianças têm em seu cotidiano de vivenciar tais práticas em diferentes espaços, como a própria casa, a igreja, os clubes recreativos e entre outros. Diante disso, a escola também é um desses espaços, que por meio dos docentes, promove ações que são essenciais para o desenvolvimento de tais habilidades.

Tendo em vista a fase inicial do desenvolvimento da criança, pode-se dizer que a leitura na Educação Infantil tem papel extremamente relevante, pois, é nessa fase, que as crianças estão desenvolvendo o imaginário. Sendo assim cabe ao professor, nesse cenário, aperfeiçoar as formas de contar histórias mostrando sempre uma figura ou algo para estimular a fantasia dos alunos. Deste modo, as situações de leitura ou contação de história na Educação Infantil devem ser de curta duração utilizando um vocabulário de fácil compreensão, adequado para o nível de entendimento das crianças, pois, nessa fase, elas precisam mais do “ver” do que “ouvir”, como se faz determinada tarefa.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) aponta que a aprendizagem da língua oral e escrita é um dos fatores relevantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Nesse sentido, acreditamos que o espaço da Educação Infantil pode contribuir para ampliar as habilidades de uso da linguagem escrita principalmente para aquelas crianças que apresentam experiências de letramento mais limitadas.

Diante desse contexto a leitura nessa etapa deve ser de curta duração, pois as crianças não são capazes de manter a atenção por muito tempo a uma mesma atividade, o que pode levá-las a perder o interesse. Também é importante que o professor de Educação Infantil organize a socialização das crianças, porque esta é a fase do egocentrismo, é o momento de trabalhar a partilha de materiais, brinquedos, atenção da professora e demais colegas sem criar conflitos na turma. A Leitura na Educação Infantil deve ser incentivada na escola e envolver a família no trabalho, sempre, desenvolvendo um projeto de leitura com livros que irão para casa nos fins de semana para que os pais leiam para seus filhos, fazendo com que eles compreendam a importância do livro e descubram, junto com a família, as fantasias do livro. Outro ponto positivo na leitura é a criatividade que desperta na criança o seu imaginário e faz com que a ela se entusiasme criando sua própria fantasia

 

 

CONCEITUANDO SOBRE LEITURA

 

A leitura é o processo cognitivo complexo de decodificar símbolos para extrair significados. É uma forma de processamento da linguagem. A leitura tornou-se uma atividade extremamente importante para a civilização, atendendo a múltiplas finalidades, sendo parte fundamental no processo educacional e na construção do indivíduo.

A leitura de conteúdos de boa qualidade alarga os horizontes da pessoa e amplia as suas possibilidades pela expansão de seu conhecimento, desenvolvimento intelectual e de sua visão de mundo, fortalecendo as convicções pessoais, a capacidade de argumentação e manifestação de opiniões com utilização de um vocabulário mais rico.

 

Leitura é um substantivo feminino. Sua origem vem do Latim legere, que significa “colher, recolher, escolher” – palavra presente na agricultura. Um novo sentido foi agregado a este termo dando a ideia de “obter informações através da percepção das letras” – é uma colheita de conhecimento.

O significado de Leitura é a ação de ler alguma coisa, decifrando-se (ou seja, entendendo) o conteúdo que ali está escrito. A leitura proporciona que se interprete o conjunto de informações daquilo que se lê.

Para Martins (2003), a leitura é uma atividade básica na formação cultural do ser humano, atende a diversas finalidades, entre elas o senso crítico aguçado e uma maior percepção das diversas leituras intelectuais e do mundo, permitindo assim analisar toda e qualquer leitura. Destaca que a leitura não é apenas das palavras, mas a da leitura de mundo, sendo necessária a observação do que está em nossa volta, mostra o quanto pode ser amplo o sentido de leitura, não se restringe à palavra escrita, mas um infinito de possibilidades, tais como imagens, sons, fotografias, situações e tantas outras leituras e interpretações do mundo que nos possibilita ler antes do contato com a escola. O simples fato de uma criança folhear um livro ou revista, observar suas figuras, sentir a textura das folhas, selecionar exemplares por tamanho ou por quaisquer itens que chamem sua atenção indica interesse pelo universo da leitura, que pode e deve ser incentivado pelos pais desde pequenos, lendo para eles, permitindo o manuseio de livros, revistas, jornais e principalmente mostrando que eles gostam de ler, este com certeza é o maior incentivo à leitura que uma criança pode obter. O livro mostra também que a leitura está ligada às sensações, emoções e a razão. Exemplifica que quando algo desperta reações em nosso corpo e nos faz ter emoções boas ou ruins conseguimos guardá-lo conosco, vindo à tona sempre que nos deparamos com algo relacionado a ele.

Atualmente, a sociedade não possui tanto hábito de leitura, por isso é necessário incentivar e despertar este prazer ainda na infância – esta ação proporciona o desenvolvimento do raciocínio, da imaginação, capacidade de interpretação entre outros. Portanto a leitura constitui também uma prática social, pela qual o sujeito, ao praticar o ato de ler, mergulha no processo de produção de sentidos, e esta tornar-se-á algo inscrito na dimensão simbólica das atividades humanas. Sendo assim, falar em atividades humanas, aqui, é tratar de uma linguagem, do recurso pelo qual o homem adentra o universo da cultura, configurando-se com um ser culto, racional e pensante

 

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Diante do contexto em estudo, pode-se dizer que na Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

Sendo assim, desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo a LDB em seu artigo 29. Entretanto a educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

Diferente dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Porém desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica.

Logo, as atividades para Educação Infantil de acordo com a BNCC, trabalham, de forma lúdica, as motricidades fina e ampla, a percepção e a capacidade de foco e concentração, bem como proporciona a ampliação das interações sociais, das capacidades linguísticas e do senso moral, além de outras características importantes, como a autoestima.

Assim sendo, conclui-se que a Educação Infantil não é apenas uma solução para os pais que trabalham e não conseguem cuidar dos filhos em algum período do dia, afinal, trata-se, na Educação Infantil no Brasil, de um importante meio de desenvolvimento pessoal e social do indivíduo, aprimorando suas habilidades cognitivas, sociais e motoras.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao realizar este artigo foi vista que a importância da leitura está diretamente relacionada ao desenvolvimento da criança desde o início da educação infantil, sendo importante ressaltar que ela deve fazer parte do cotidiano infantil e também existir nos diversos ambientes escolares, por meio de cartazes, figuras representativas de expressões, cantinho de leitura na sala de aula e espaços de leitura em outras áreas da escola. Deste modo desde muito cedo, as crianças expostas à linguagem escrita, desenvolvem imaginação, concentração, memória e atenção, sem falar na aquisição de um novo vocabulário e na descoberta do mundo por meio dos sentimentos e emoções transmitidos pelos livros.

 Portanto este trabalho apresenta os importantes fatores que motivam a formação de excelentes leitores, que utilização da leitura no dia-a-dia, desempenha um papel fundamental na sociedade e ampliem continuamente seus horizontes de conhecimento. Pois é necessário e importante que as crianças comecem a ter gosto, habito pela leitura na educação infantil.

Com isso, temos que ter consciência da importância do papel de intermediário dos professores, pois têm a responsabilidade de proporcionar aos alunos um espaço de leitura adequado e de transformar esses espaços em um ambiente agradável de aprendizagem. As histórias são essenciais para o ensino da leitura e o treinamento de crianças, pois atraem leitores de todas as idades.

Desta maneira, considerando o que foi exposto, pode-se afirmar que é preciso compreender a leitura, como elemento fundamental para a aproximação do leitor com o mundo que o cerca e que a prática proporciona o alargamento de possibilidades para sua efetivação. Nesse sentido a leitura deve ser vista como finalidade geradora de perspectivas, onde é capaz de proporcionar parcerias importantes que viabilizam o diálogo entre leitor e autor. Por fim, conclui-se que a leitura é essencial na educação infantil e que um professor qualificado pode trabalhar melhor com seus alunos em sala de aula.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. Ed. São Paulo: Cortez, 1994.

 

MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. (Coleção primeiros passos; 74). Disponível em: Acesso em: 23/06/2021.

 

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LAJOLO, Marisa. A formação do leitor no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

 

FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil. São Paulo: Blucher, 2012. –(Coleção InterAções).

 

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PULLIN, Elsa M. M.P.; MOREIRA, Lucinéia de S. G. Prescrição de leitura na escola e formação de leitores. Revista Ciências & Cognição,2008.

 

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SILVA, Iracema Cristina Fernandes da.Educação Infantil de Qualidade e os Desafios da Gestão Escolar. UFMT. 2014

 

SOSA, Jesualdo, (1978). A literatura infantil. Tradução de James Amado – São Paulo:Cultrix: Ed. da Universidade de São Paulo