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A EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Ariane Vieira Teixeira de Queiroz

Daniele Marques Araujo de Souza Duarte

Edivani Galvani Carneiro

Mairi Suzi de Amorim Magalhães

Wélissa Alcântra da Costa Chaves

 

 

RESUMO

O presente artigo tem como tema a educação infantil e a importância da brinquedoteca no desenvolvimento da criança. A realização deste trabalho tem como base a fundamentação teórica, por meios de pesquisas bibliográficas, com investigação de caráter exploratório, baseando-se em livros e referências que fundamentam a temática. Esse trabalho tem como objetivo demostrar a importância da biblioteca nas instituições e como a brinquedoteca favorece um ambiente de aprendizagem e espaço de interação que estimula o desenvolvimento motor e a criatividade das crianças. Diante disso pode-se dizer que a brinquedoteca é um ambiente estruturalmente lúdico, voltado para a construção do conhecimento através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras, tornando-se um dos principais instrumentos pedagógicos facilitadores da aprendizagem.

Diante esse contexto em estudo, a criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança, porque nada mais motivador para a criança aprender do que brincando, podendo explorar sua imaginação, desejo, possibilitando o descobrimento de si mesmo, de suas capacidades.

Assim sendo, o brincar é extremamente importante para a infância de qualquer criança. Portanto conclui-se que a Brinquedoteca desperta na criança o sentido de responsabilidade e o respeito à propriedade coletiva, ela aprende que o brinquedo pode pertencer a muitas pessoas, que é necessário separar-se dele para que as outras crianças também possam brincar e que não deve destruí-lo.

 

Palavras-Chaves: Brinquedoteca; educação infantil; desenvolvimento; criança

 

 

INTRODUÇÃO

 

Este artigo busca entender a brinquedoteca enquanto ferramenta pedagógica para os educadores e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança que integra a Educação Infantil. Pois as escolas devem proporcionar um espaço às crianças para uma aprendizagem prazerosa. Sendo assim para que haja resultados positivos no processo de ensino aprendizagem no qual a brinquedoteca se faz presente como alternativa metodológica, é indispensável que os educadores busquem uma formação permanente, a fim de que possam utilizar os brinquedos de modo a alcançar uma aprendizagem lúdica.

Diante disso o objetivo desse estudo é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem pelas crianças, um lugar onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico, um meio de atrair esse ser tão ativo, agitado, curioso pra descobrir o mundo, por meio de brincadeiras orientadas com um objetivo de ensinar, de possibilitar conhecimento.

Entretanto esse artigo destaca também, que a brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, e por isso vamos expor neste trabalho qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, o que este meio pode proporcionar de novo, de atraente para as crianças, para o seu aprendizado escolar, que a sala de aula não contempla, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas. O espaço físico é lugar de desenvolvimento de várias habilidades e sensações, auxiliando, portanto, na aprendizagem.

Pensando assim, para um ambiente de aprendizagem significativo, BRASIL, (1998, p.69) ressalta que:

 

O espaço na Instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto é preciso que o espaço seja versátil e permeável à sua ação, sujeito a modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas (BRASIL, 1998, p.69).

 

Diante desse contexto, o artigo está organizado dessa maneira: Falar da origem, surgimento da brinquedoteca, a brinquedoteca escolar e a brinquedoteca no Brasil, enfatizando que a mesma surgiu com objetivo de estimular a aprendizagem da criança, pois o brincar auxilia na aprendizagem fazendo com que as crianças criem conceitos, ideias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes. Refletem sobre sua realidade e a cultura em que vivem.

Desse modo pode-se dizer concluir que a brinquedoteca escolar facilita o processo de ensino e aprendizagem da criança, estimulando e desenvolvendo sua capacidade e suas habilidades, tornando as brincadeiras prazerosas e construtivas.

 

 

SURGIMENTO DA BRINQUEDOTECA NO BRASIL

 

Brinquedoteca é um espaço de jogos, brinquedos e instrumentos para desenvolver a ludicidade da criança, podendo ser utilizada de forma livre ou com a orientação do profissional da brinquedoteca mais conhecido como brinquedista.

Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil. Em 1994 foi criada a Brinquedoteca do Instituto da criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Fundação ABRINQ. Foi implantada em dezembro de 1994, com objetivo de amenizar o processo de internação das crianças. Pode-se considerar que tenha sido a primeira brinquedoteca hospitalar implantada com o intuito de melhorar o tratamento e a estadia das crianças internadas. Em 1997, a pesquisadora Lou de Olivier, ao estagiar nesta unidade, observou a importância da Brinquedoteca e sua aplicação na aprendizagem de crianças com ou sem distúrbios. A partir daí, ela desenvolveu uma pesquisa que culminou em uma nova forma de aplicar a Brinquedoteca como aliada à aprendizagem. Uma espécie de brinquedoteca intermediária entre a Hospitalar e a apenas lúdica. Ela fez diversas publicações e palestras a este respeito, criando também um curso para treinar professores e pais utilizando brinquedos e brincadeiras como meio de alfabetizar crianças consideradas normais e tratar crianças com distúrbios de aprendizagem. Este modelo de brinquedoteca tem sido utilizado com sucesso em diversas unidades tanto em clínicas quanto em escolas. A partir de 1999 a brinquedoteca HCFMUSP foi reestruturada, ainda em parceria com a ABRINQ e também foi criada uma Brinquedoteca-Móvel proporcionando recreação para as crianças impossibilitadas de sair do leito. Em agosto de 2003, foi implantada outra Brinquedoteca na ala nova do ICr, seguindo os mesmos padrões do projeto.

 

 

BRINQUEDOTECA ESCOLAR

 

A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação Infantil. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor.

A partir daí, temos então dois modelos padronizados de brinquedoteca: A escolar e a hospitalar.

Diante disso, a brinquedoteca no ambiente escolar proporciona aos alunos o contato com brinquedos e brincadeiras dentro da escola, além de ser um espaço interessante para a criança, fator que colabora para seu desenvolvimento e sua aprendizagem. O Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNPEI) assegura o direito das crianças “a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil” (BRASIL, 1998, p. 13). Dessa forma, proporcionar o espaço da brinquedoteca às crianças é defender o direito que elas têm de ter contato com diferentes atividades que estimulem o seu desenvolvimento.

Nessa perspectiva a brinquedoteca Escolar, que se encontra dentro da instituição de ensino na maior parte das escolas brasileiras, busca assegurar o desenvolvimento integral da criança, com cantos. Ex: canto do faz de conta, do construtor, da leitura. É importante reconhecermos que não é apenas um lugar cheio de brinquedos e jogos, mais do que isso, é um setor pedagógico na qual se preocupa em privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas. Pois enquanto a criança brinca, naquele prazeroso momento ela estará adquirindo várias habilidades, expressando seus sentimentos, exercendo a linguagem, trocando informações e experiências com os demais companheiros e assim desenvolvendo sua aprendizagem.

Na brinquedoteca a criança vivencia diversas atividades lúdicas, na verdade a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo.

De acordo com alguns estudos vistos, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta uma forma de representação de um desejo ou realidade.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante do presente trabalho, pode-se ressaltar que a brinquedoteca proporciona aprendizagem e integra os alunos socialmente. Assim sendo, pelo brincar a criança tem descobertas que acarretam o aprendizado, o brinquedo e a brincadeira introduzem a criança em um universo de sentidos não somente de ações, mas valorizando o imaginário da criança para a fantasia com o real, tornando o mundo representado mais desejável pela criança, pois possibilita que a mesma saia do real para descobrir outro mundo, através da imaginação pelo brincar. Portanto, para que existam momentos educativos, é preciso que os jogos estejam voltados para sua realidade e assim, possibilitem o raciocínio e a afetividade.

Diante desse contexto, os resultados obtidos através desse trabalho possibilitam que as brinquedotecas tenham fundamental importância para o processo de aquisição de conhecimentos dos alunos da Educação Infantil, visto que o lúdico proporciona às crianças momentos de prazer e construção de conhecimentos cognitivos, afetivos, por serem também espaços de socialização e aprendizagem.

Através das análises bibliográficas realizadas referentes ao tema deste artigo, pode-se dizer que a infância a criança se torna única a singular, aprende a brincar e ao aprender ela pensa, analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, criando forma, conceitos, ideias, percepções e cada vez mais se socializa através de interações. Ao brincar a criança se desenvolve integralmente, passa a conhecer o mundo em que está inserida. Portanto, o brincar não é apenas uma questão de diversão, mas uma forma de educar, de construir e de se socializar. Constata-se igualmente que é necessário garantir o direito à educação evitando-se qualquer tipo de trabalho infantil, além de assegurarem-se espaços físicos

Diante desse contexto, conclui-se que a brinquedoteca é de fundamental importância para o processo de aquisição de conhecimentos, pois proporciona aos alunos o ato de brincar que é tão importante para o seu desenvolvimento. Sendo assim, introduzir a brinquedoteca nas escolas proporciona às crianças momentos de prazer no ambiente escolar e isso faz com que elas estejam cada vez mais interessadas em ir à escola, o que é essencialmente importante, pois somente através de educação pode-se dar uma formação integral as crianças.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

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BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, v.01 e 02.1998. 85p.

 

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