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A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA – UM ESTUDO NO CMEI MARIANA RODRIGUES AZEVEDO

Lindoclécio Besarria da Silva[1]

 

 

RESUMO

Este trabalho irá se dedicar a uma pesquisa que tem a finalidade de analisar as atividades desenvolvidas em campo e se processo pedagógico do ensino da Geografia no CMEI Mariana Rodrigues Azevedo está conduzindo as crianças à prática da educação ambiental e exercício da cidadania, verificando assim a contribuição do ensino de Geografia nas séries iniciais. No início da sua vida escolar as crianças necessitam de um ensino concreto, baseado no seu espaço vivido, onde esta vivência será de suma importância para o desenvolvimento das relações ambientais, sociais e espaciais, partindo da percepção a construção contínua e gradativa. O educador deve ter como ponto inicial o conhecimento inerente e intrínseco de cada aluno pois estes terão pontos de vista diferentes de acordo com o meio em que estão inseridas. As crianças estando na fase de alfabetização necessitam da leitura do mundo e do espaço vivido. Esse desafio está sendo trabalhado dia a dia? Os alunos se reconhecem como sujeitos da edificação do seu espaço de vivência percebendo os reflexos de suas ações locais?

 

 

ABSTRACT

This work will be dedicated to a research that aims to analyze the activities developed in the field and if the pedagogical process of teaching Geography at CMEI Mariana Rodrigues Azevedo is leading children to the practice of environmental education and the exercise of citizenship, thus verifying the contribution teaching Geography in the early grades. At the beginning of their school life, children need concrete teaching, based on their lived space, where this experience will be of paramount importance for the development of environmental, social and spatial relationships, starting from the perception of continuous and gradual construction. The educator must have as a starting point the inherent and intrinsic knowledge of each student as they will have different points of view according to the environment in which they are inserted. Children being in the literacy phase need to read the world and the lived space. Is this challenge being worked on day by day? Do the students recognize themselves as subjects of the construction of their living space, perceiving the reflexes of their local actions?

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Analisar a contribuição do ensino da Geografia nas séries iniciais do CMEI levando em consideração o exercício da cidadania dos alunos e sua vivência e relação no espaço socialmente construído.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Discutir a temática relativa ao ensino da geografia nas séries iniciais;

 

  • Verificar a metodologia e os materiais empregados nas aulas de geografia;

 

  • Investigar como os profissionais da educação mensuram o alcance dos seus objetivos nas aulas de geografia;

 

  • Compreender a dinâmica das aulas de campos vivenciadas no CMEI estudado.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Pesquisar sobre esse tema é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança pois ela, como um ser em formação, necessita aprender a geografia partindo da leitura do mundo, do seu cotidiano e do espaço vivido, onde os conteúdos de geografia devem contribuem para a alfabetização do discente, inclusive para o exercício da cidadania, fazendo a leitura do espaço, aprendendo a ler o mundo, localizando-se no espaço e compreendendo que as paisagens em que estão inseridos são o resultado da vida em sociedade.

 

 

METODOLOGIA

 

O tipo de pesquisa aplicada para se alcançar o objetivo é a exploratória, consolidando-se nas fontes escolhidas para coleta de dados. Será feita uma entrevista não padronizada com os professores do CMEI Mariana Rodrigues Azevedo que lecionam nas séries iniciais. Esta entrevista não se dará para a obtenção de dados quantitativos, mas para coletar informações que ajudarão a elucidar o questionamento inicial. A pesquisa bibliográfica que complementará o estudo será feita em livros específicos e dará enriquecimento a leitura. Quanto à abordagem, a pesquisa será qualitativa analisando a relação dinâmica no campo de estudo para assim se atingir o objeto de estudo que são as técnicas e métodos utilizados pelos professores das séries iniciais para ensinar a geografia e qual a contribuição desses para o educando. O procedimento de coleta será a entrevista face a face, logo após será feita a atuação de análise do conteúdo coletado e os resultados apresentados de forma qualitativa, levando-se em consideração a subjetividade das respostas e os resultados singulares da realidade.

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

A Geografia constitui-se como a ciência da sociedade que analisa a relação entre o ser humano e o meio em que atua. Sobre essas relações entre o social e o meio natural os PCNs abordam:

 

Na busca dessa abordagem relacional, a Geografia tem que trabalhar com diferentes noções espaciais e temporais, bem como com os fenômenos sociais, culturais e naturais que são característicos de cada paisagem, para permitir uma compreensão processual e dinâmica de sua constituição. (PCN’s, p. 25).

 

Mesmo nas séries iniciais a Geografia precisa ser apresentada a partir da leitura do mundo, do cotidiano e do espaço vivenciado, fato essencial para o exercício da cidadania. Nessa lógica os PCNs ressaltam que:

 

Adquirir conhecimentos básicos de Geografia é algo importante para a vida em sociedade, em particular para o desempenho das funções de cidadania: cada cidadão ao conhecer as características sociais, culturais e naturais do lugar onde vive, bem como as de outros lugares, pode comparar, explicar, compreender e especializar as múltiplas relações que diferentes sociedades em épocas variadas estabeleceram e estabelecem com a natureza na construção de seu espaço geográfico. (PCN’s, 2001, p. 39).

 

As contribuições do ensino da Geografia não advêm apenas de se ensinar mapas, países, dados de população, mas transbordam a exploração do espaço geográfico, que é o espaço produzido por toda a humanidade, palco das transformações ao longo do tempo. O espaço geográfico tem o caráter histórico, e como estão inseridas no meio as crianças precisam ter o hábito da leitura de onde vivem. Quanto aos objetivos do ensino da Geografia os Parâmetros norteiam:

 

Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia; Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprios e que o espaço geográfico resulta das interações entre elas, historicamente definidas; Compreender a escala de importância no tempo e no espaço do local e do global e da multiplicidade de vivências com os lugares; Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se devem ter na preservação e na conservação da natureza. (PCN’s, 2001, p. 98).

 

Para que não apenas o ensino da ciência Geográfica, mas de todas as áreas do conhecimento, contribuam para desenvolvimento integral da criança, o processo deve enfatizar a edificação do conhecimento refletindo sobre a realidade vivida pelo aluno, valendo-se do seu conhecimento prévio, da sua história de vida, do meio em que está inserido, fazendo com que este entenda seu papel na sociedade. Pode parecer complexo a primeiro entendimento, mas essa abordagem deverá ser atrelada ao lúdico. Assim Silviane Barbato ensina que:

 

As crianças de 6 anos constroem seu conhecimento, utilizando procedimentos lúdicos como suporte para a aprendizagem. O lúdico não se refere somente às brincadeiras livres, como as do recreio, ou planejadas como as elaboradas por professores com fins didáticos; ele é utilizado como suporte pelas crianças: a imaginação é um processo que possibilita a construção do conhecimento de forma diferenciada e é um instrumento de aprendizagem das crianças menores. (BARBATO,2008, p. 21)

 

Nessa perspectiva, a autora contribui com o conceito de aprendizagem apresentando-o como:

 

Processo pelo qual nos modificamos a partir de nossas experiências. A aprendizagem depende das condições históricas e sociais do tipo de conhecimento e das relações entre quem ensina, quem aprende e o conhecimento. As mudanças no modo de conhecer e agir sobre o mundo ocorrem em situações objetivas e com a mediação das pessoas que convivem com a criança na escola, na família, na comunidade. (BARBATO, 2008, p. 14)

 

É necessário atrelar os conceitos, a vivência e o lúdico para que o aluno aprenda desde cedo a pensar o espaço, ler o espaço em que ele mesmo atua, e para fazer essa leitura o professor deverá instigar e aguçar na criança o olhar, a percepção e o registro. Com isso é interessante analisar o que dizem os PCNs:

 

O estudo de Geografia possibilita, aos alunos, a compreensão de sua oposição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza que tem consequência – tanto para a sociedade. Permite conhecer e compreender as diferentes relações que são estabelecidas na construção do espaço geográfico no qual se encontram inseridas, tanto em nível local como mundial. (PCNs, 2001 p.113).

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Integração de crianças de 6 anos ao ensino fundamental. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

BRASIL, LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 8. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, edição câmara, 2011.

 

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Ministério da Educação. 3ª Ed. Brasília. A Secretaria, 2001 p. 109 – 113.

 

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