TREINAMENTO FUNCIONAL COM ALUNOS
Daiane Ferreira Teza
Sergio Junior Bertucini
INTRODUÇÃO: Este artigo pode promover e apoiar a autonomia e a auto responsabilidade dos alunos em treinos funcionais praticados na escola, sob a orientação do professor instrumentando e orientando os alunos com o acesso ao conhecimento clássico sobre treinamento, ou seja, o conhecimento fundamental, atual, cientifica sobre treinamento funcional para a prática esportiva, lazer e de cuidados com a saúde.
TREINAMENTO FUNCIONAL NA ESCOLA
Os alunos podem realizar de modo independente o treinamento de força, equilíbrio, atividades motoras e de concentração com base em sua percepção da carga subjetiva e no conhecimento assimilado nas aulas de Educação Física. Com isso eles começarão a assimilar e aprender a treinar a si mesmo, melhorando seu desempenho físico em prol da saúde, e acima de tudo entender que o esporte pode ser um grande ativador na vida do aluno, a partir de suas habilidades técnicas e táticas que poderão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da sua aprendizagem.
De acordo com Oliveira e Arruda (2000), a aptidão física se constitui, em um indicador fundamental do nível de saúde individual e comunitário, além de possuir reconhecida associação entre os hábitos de atividade física, o estado de saúde e o bem estar. A Educação Física é uma disciplina ofertada dentro da escola, fazendo parte da Educação Integral do indivíduo, portanto, entre tantos outros objetivos, deve desenvolver a aptidão física dos adolescentes em idade escolar através de exercícios físicos orientados.
Dentro da escola cabe a disciplina de Educação Física promover o desenvolvimento motor já que esta é a única disciplina que tem o movimento como objeto pedagógico.
Para Kunz (2003), é inegável que a Educação Física brasileira nas últimas duas décadas alcançou um extraordinário desenvolvimento na produção científica. Estimular e apontar experiências positivas para desenvolver o gosto pela atividade física nos alunos, através desse propósito pode promover adultos fisicamente ativos.
A Educação Física é uma disciplina ofertada dentro da escola, fazendo parte da Educação Integral do indivíduo, portanto, entre tantos outros objetivos, deve desenvolver a aptidão física dos adolescentes em idade escolar através de exercícios físicos orientados.
Guedes e Guedes (1997), pode ser verificado, portanto, que uma das principais preocupações na área da Educação Física e da Saúde Pública vem sendo a busca de alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a grande incidência de patologias associadas à falta de atividade física em escolares de diferentes faixas etárias.
Poucos alunos realizaram algum esporte em período contrário das aulas. Mas sabem dos benefícios que a atividade física proporciona e auxilia ao ser humano na sua prática ou rotina diária.
Percebe um pouco mais de conhecimento e interesse por práticas de atividades físicas como: treinos funcionais com e sem materiais e circuito de exercícios. Além das aulas de Educação Física, um dos fatores analisados é o próprio amadurecimento cronológico por parte dos alunos, dando a importância necessária para à sua saúde física e mental.
É possível afirmar que a maioria dos alunos, até mesmo os que não gostavam muito de exercícios físicos, passaram a gostar um pouco mais, pois a maioria consegue dar continuidade a essa prática. Através dessa intervenção didática ficou claro como é possível realizar exercícios sem aparelhos e em qualquer lugar que se sinta confortável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A ginástica geral e o trabalho em treinamento funcional tem importante papel no desenvolvimento motor dos alunos, auxiliando-os, tanto em fundamentos para o desenvolvimento de habilidades esportivas, quanto na execução das atividades da vida diária, melhorando a funcionalidade, contribuindo para melhorar e manter a qualidade de vida.
Esta prática consequentemente os remeterá na busca de relações nas atividades da vida diária. Fazem referência favorável aos exercícios físicos, como deveria ser adotado na vida de cada indivíduo. O papel da ginástica é citado como importante para o desenvolvimento motor dos alunos, porém sempre se utilizando da estratégia, do não “exagerar” e sim respeitar os limites de cada corpo, no seu processo de construção da sua cultura de movimento.
Assim motivando e despertando uma consciência corporal, onde levarão este aprendizado para a sua vida e para as pessoas que o cercam.
Conclui-se enquanto Educadores Físicos é dever de buscar mais conhecimentos para que esse conteúdo seja realmente entendido e desenvolvido na sua totalidade. Desse modo, este estudo não se encerra aqui, deverá futuramente ter uma continuidade por meio de novas pesquisas com autores que a defendem na intenção de um ensino empenhado no verdadeiro sentido de educar o corpo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUEDES, J. E. R. P.; GUEDES, D. P. Características dos programas de educação física escolar. Rev. paul. educ. fís., São Paulo, 11(1):49-62, jan./jun. 1997.
KUNZ, E. Transformação didático - pedagógica do esporte. Injuí, RS: Ed. Unijuí, 2003.
OLIVEIRA, P. R. D. e ARRUDA, M. D. Crescimento desenvolvimento e aptidão física. Campinas, SP: CODESP, 2000