A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ilda de Lima Freitas
Francismare Regina Barbosa
Maria do Socorro Jerônimo
Islaine Cristina Jerônimo Gomes
Cristiane Marques Pereira
RESUMO
O presente artigo aborda a importância da arte na educação infantil, pois ela nos dá prazer, emoção, encantamento, conhecimento e sentimentos. A arte nos possibilita “dialogar com o mundo”, expressão esta que Paulo Freire (1996) já mencionava ao referir-se à leitura. Para ele, a leitura é bem mais que codificar palavras: é ler o mundo. Desse modo podemos dizer que a arte propicia essa leitura de mundo, ela nos faz compreender de forma mais critica e sensível às cores, as formas, as texturas, outras culturas, a natureza, os objetos, as pessoas e a nós mesmos. Quando nos referimos à disciplina de arte, a comunicação se dá por intermédio de formas, cores, volumes, texturas, sons, movimentos, gestos expressões dentre outros. A criança estabelece uma relação entre arte e brincadeira, para ela as propostas artísticas é como se fosse um jogo, para ela a arte tem um aspecto lúdico.
Cabe a nós educadores proporcionarmos aulas prazerosas que possibilitem o desenvolvimento integral da criança para que sua imaginação e criatividade aflorem de maneira eficaz.
Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento, imaginação, conhecimento.
Introdução
O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância do ensino de Arte na Educação, pois esta possibilita o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e estético da criança principalmente sobre os eixos conceituais da arte: produzir, apreciar, atiçar, inventar, imaginar, idealizar.
A arte é uma manifestação humana comunicativa muito antiga, os primeiros registros de Arte surgiram na pré-história através de imagens feitas pelos primitivos nas paredes das cavernas, que acompanha o homem desde aquela época até os dias atuais.
Porém o ensino da Arte não era vista de forma positiva como disciplina capaz de contribuir para o desenvolvimento da criança, tinha como propósito apenas o desenvolvimento motor e o desenho livre sem qualquer base para as atividades, presumia-se que a criança só poderia aprender sobre Arte fazendo sem qualquer tipo de mediação.
Essa disciplina era entendida apenas como um campo ligado às atividades práticas, às habilidades manuais e ao conhecimento de técnicas.
Entretanto após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96 aprovada em 20 de dezembro de 1.996. Em seu artigo 26, parágrafo 2° que: ‘O ensino da Arte constituirá Componente Curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (Brasil, 1.996, p.1).
Desenvolvimento
O professor de Arte precisa ser um pesquisador constante, ter uma base teórica, articular o conhecimento com a prática e sensibilizar-se em relação à Arte de um modo geral. Cabe a ele elaborar propostas artísticas prazerosas, ações desenvolvidas no ato de recortar, folhear, amassar, realizar sons e gestos movimentos, dentre outros, que devem iniciar nos primeiros anos de vida da criança a arte é de profunda importância para aprendizagem futura, e indispensável na sala de aula. É necessário provocar e despertar na criança algo além do que é desenvolvido, para estimular ainda mais sua criatividade.
Tanto na educação infantil como no ensino fundamental, ao trabalhar com a Arte, o aluno é incentivado a reflexão, comparações, a ter curiosidades, levantar hipóteses proporcionando desta forma o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, Cultural e estético.
O trabalho com propostas artísticas:
[...] propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e esse pensamento artístico possibilita a ampliação da sensibilidade, criatividade, percepção, originalidade, flexibilidade, reflexão, Imaginação, inventividade, o senso crítico e o senso estético, possibilita também, à criança um grande crescimento e um aumento de sua capacidade de visualização e memória visual além de ajuda-lo a resolver problemas de ordem técnica e estética (Cava, 2.009, p.3)
As propostas artísticas estimulam ao aluno a experimentação de matérias diversos, desta forma estimula os sentidos da criança, o que ela quer o que ela sente e sabe, ela aprende na exploração dos sentidos e dos contatos diretos com certos materiais e objetos.
O ensino de Arte amplia o repertório cultural da criança a partir dos conhecimentos estético, artístico e contextualizado, aproximando-a do universo cultural da humanidade nas suas inúmeras representações. Desta forma a arte e a cultura se completam.
Conclusão
Concluímos nesta pesquisa que a Arte como todas as áreas do conhecimento tem sua importância principalmente para os profissionais ligados à Educação, alguns professores pensam nesta disciplina de forma distorcida, a arte não é apenas realização de trabalhos, ilustrações, intuição, técnicas de reprodução.
Como toda disciplina a arte tem como finalidade a construção e aquisição de conhecimento.
Através das realizações de atividades artísticas a criança desenvolve a capacidade de representar, autoestima, sentimentos e imaginação.
Por representar experiências individuais a arte é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento emocional, cognitivo e intelectual da criança.
Referências
Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1.996. Lei de Diretrizes e bases da Educação (LDB). Brasília, 1.996. Disponível em:<htpp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1993.htm>
ANDRADE ,Klésia Garcia; CAVA, Laura Célia S .Cabral. Fundamentos e metodologias do ensino das artes e da música. In: UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso de pedagogia: módulo4. Londrina: Ed .da Unopar,2007.p.116